Cidades históricas de Minas Gerais em um roteiro de 20 dias

postado em: Minas Gerais | 0

Este roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais já estava em nossos planos desde 2015, quando ocorreu o desastre do rompimento da barragem de Fundão. No momento oportuno passarei a vocês um pouco sobre a situação atual de Fundão. Por conta disso, desistimos deste destino e acabamos indo conhecer Paraty. Também aproveitamos e demos uma passadinha em São Luís do Paraitinga.

Esta troca de destino na época me deixou um pouco decepcionada, pois eu tinha muita vontade de conhecer as cidades históricas mineiras. Mas hoje analisando o roteiro que faríamos naquele ano, e o que fizemos agora em 2018 me faz pensar que foi a melhor escolha. Como dizem, nada é por acaso, o Universo sempre conspira para o seu melhor.

No roteiro que montei para 2015 seria uma viagem corrida de poucos dias e conheceríamos apenas duas cidades históricas. No roteiro deste ano, passamos por 8 cidades, ficamos em imersão no estado de Minas Gerais por vinte dias.

Caso venha de longe para fazer este roteiro, poderá pesquisar locação de veículos neste link.

Foi uma experiência e tanto, tivemos contato com muita história, natureza e gastronomia. Eu já gostava muito de Minas gerais, agora estou apaixonada pelo estado mineiro.

Vem comigo que vou te contar por quais cidades passamos. Vou dar um panorama geral sobre os lugares que visitamos e depois descrever em detalhes tudo que conheci por lá.

Cidades Históricas - Estradas Mineiras
Cidades Históricas – Estradas Mineiras

Roteiro pelas Cidades Históricas de Minas Gerais

Foi uma viagem de vinte dias, quando conhecemos 8 cidades. Três delas não eram do pólo histórico de Minas Gerais, mas foram colocadas no roteiro de forma estratégica. Como seria uma viagem com grandes distâncias, entre São Paulo e as cidades históricas. E aliando nosso interesse por contato com a natureza colocamos cidades onde poderíamos ter as duas atividades.

O estado de Minas Gerais é muito abençoado por cenários lindíssimos em meio a natureza, como é o caso de Capitólio, Gonçalves e Poços de Caldas. Também tem Monte Verde que é uma cidade romântica e de natureza exuberante.

Neste roteiro rodamos 2160 km, ida e volta. Por isso o roteiro foi muito bem planejado, para que não tivéssemos que rodar grandes distâncias em um único dia.  Em todo o caminho pagamos 14 pedágios, no total de R$ 37,80, quase todos no valor de R$ 2,30, apenas um no valor de R$ 5,10.

Fomos e voltamos pelas mesmas estradas, BR 381 (Fernão dias), BR 265 (Rod. Pres. Tancredo Neves), BR 040 (Rod. Juscelino Kubitschek) e BR 383 (não lembro no nome desta rodovia e não encontrei nas pesquisas). Claro que houve algumas outras estradas internas, que não lembro o nome, mas as principais foram estas.

A maior parte dos pedágios se concentram na BR 381, tanto esta estrada quanto a BR 383 e BR 040 são duplicadas, já a BR 265 é simples e portanto, mais lenta. Quando fiz minhas pesquisas para a viagem, achei estranho trechos de 150 km de distância terem um tempo de viagem de 2h30 a 3h, por exemplo.  Muitos trechos eram feitos em estradas simples.

Caminho para Cachoeiras Bueno Brandão

Cidades Históricas de Minas Gerais

Cidade Histórica – Tiradentes

Uma pequena cidade com pouco mais 7000 habitantes, com seu centro histórico com ruas estreitas e cobertas de pedra é de encantar até os seres mais amantes de modernidades. Mesmo fora do centro histórico é possível encontrar construções em estilo colonial.

Suas ruas, igrejas e prédios do século XVIII carregam muita história e tem a maior parte deste patrimônio bem preservado.

Ficamos na cidade 3 dias, foi tempo suficiente para conhecer a cidade histórica e algumas cidades ao redor. Depois conto quais foram as cidades próximas que visitei.

Caso tenha mais tempo e queira conhecer algumas cidadezinhas próximas sugiro que fique na cidade ao menos 5 dias. Há várias cidades com distancias entre 20 e 50 km de Tiradentes e que valem uma visitinha.

Nos hospedamos em nossa parceira, Pousada Hospedaria da Villa, um lugar maravilhoso, vale a pena.

Cidades Históricas - Tiradentes
Cidades Históricas – Tiradentes

Cidade Histórica – Ouro Preto

Ouro Preto já é uma cidade maior, com 70.227 habitantes, quando entramos na cidade, a primeira impressão não é das melhores. A entrada da cidade é por bairros simples, com casas não muito bem conservadas.

Mas logo depois esta má impressão e alterada, chegando ao centro antigo, se tem uma ideia de sua riqueza histórica. Fundada em 1711, inicialmente foi chamada de Vila Rica, por sua grande riqueza em minérios.

A cidade é repleta de ladeiras muito íngremes, com suas ruas de pedra e estreitas. Impossível você não se sentir na época colonial. Sempre é possível avistar uma igreja esplendorosa de qualquer lugar onde você esteja.

Ficamos na cidade por 4 dias, acho até que exagerei no tempo de estada na cidade, mas foi ótimo. Assim foi possível conhecer tudo em detalhes e ainda visitar cidades nas proximidades.

Para se hospedar em Ouro Preto há várias opções neste link.

Cidades Históricas - Ouro Preto
Cidades Históricas – Ouro Preto

Cidade Histórica – Congonhas

Pode parecer estranho, mas não utilizamos o tempo de estada em Ouro Preto para conhecer Congonhas. Pois como citei antes, para não percorrermos distâncias muito longas, coloquei cidades intercaladas no roteiro, mesmo sendo próximas a um destino já visitado.

No final colocarei as cidades em ordem e explicarei como o roteiro foi montado exatamente. Nos hospedamos em um parceiro do Blog De Cá Pra Lá, a Pousada Circuito dos Inconfidentes, a hospedagem foi excelente, recomendo.

Eu fiquei na cidade apenas 1 dia e me arrependo, pois diferente do que encontrei nas pesquisas que fiz sobre a cidade, há muito mais que as obras de Aleijadinho para conhecer na cidade.

Quando cheguei , me instalei no hotel, que fica a 400 metros do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Local onde estão os profetas de Aleijadinho. Ao lado da igreja  há o Centro de Informações Turísticas, onde consegui várias informações de outros pontos turísticos da cidade.

Farei um post completo sobre Congonhas com todas estas informações, mesmo que eu não tenha conseguido conhecer tudo. Assim você poderá conhecer melhor a cidade. Creio que 2 dias seja o ideal para conhecer tudo com calma.

Cidades Históricas - Congonhas
Cidades Históricas – Congonhas

Cidade Histórica – São João Del Rei

Outra cidade repleta de história, mas também com muitos espaços mais modernos. Esta cidade, diferente de sua vizinha Tiradentes é bem maior. Com quase 90.000 habitantes, seu centro histórico não é utilizado somente por turistas. Lá também funcionam lojas, bancos e todo o comércio dos locais.

Uma cidade bem mais movimentada por moradores, que trabalham e fazem suas atividades no centro histórico. Que tornou-se o centro comercial de São João Del Rei. Todas as atrações históricas são próximas umas das outras. É possível conhecer tudo a pé.

Ficamos na cidade 2 dias, conseguimos conhecer todos os pontos turísticos e ainda ir até uma cidade próxima.

Caso queira conhecer mais cidades próximas aconselho ficar na cidade ao menos 3 dias.

Me hospedei na pousada parceira do Blog De Cá Pra Lá Vila Magnolia, excelente, muito conforto e dentro do centro histórico.

Agora vou colocar as outras cidades que visitamos. Elas não são histórica, mas são lindas e foram pontos estratégicos em meu roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais.

Cidades Históricas - São João Del Rei
Cidades Históricas – São João Del Rei

São Thomé das Letras a Cidade das Bruxas

São Thomé das Letras, foi o ponto de partida em nosso roteiro por Minas Gerais. Quando cheguei a cidade, confesso que fiquei um pouco assustada e meio que, decepcionada. A cidade estava bastante movimentada, muitas pessoas nas ruas, ruas estreitas e íngremes.

Fizemos o check in na pousada, aproveitamos o por do sol no terraço, tomamos um banho e saímos para jantar. A cidade ainda estava movimentada, mas aí consegui me acostumar com o movimento e com os costumes da cidade, e principalmente dos turistas.

Tirando este primeiro impacto com a cidade, São Thomé das Letras é incrível, tem lugares maravilhosos para conhecer. Repleta de cachoeiras, grutas e picos com vistas que fazem você sentir a força do Universo. Conto mais no texto completo sobre a cidade.

Nos hospedamos no parceiro De Cá Pra Lá, a Pousada Vale do Sol, muito bem localizada, com quartos muito confortáveis e um café da manhã ótimo.

São Thomé das Letras - Minas Gerais
São Thomé das Letras – Minas Gerais

Belo Horizonte a Capital Mineira

Quando viajo, gosto de conhecer as capitais, quando estão próximas ou no caminho de meus roteiros.  E Belo Horizonte foi colocada propositalmente em meu roteiro, eu tinha muita vontade de conhecer a Capital Mineira.

Ficamos na cidade por 2 dias, parte de nossos passeios fizemos a pé. Já que o hotel que nos hospedamos era bem localizado e nos facilitou a locomoção em caminhada. Sempre digo que a melhor maneira de conhecer as cidades por onde viajamos, é caminhar por ela.

A cidade com cerca de 2.500.000 de habitantes é uma pequena São Paulo. Tem seu trânsito e seu pequeno caos de pessoas circulando por suas ruas. Assim como São Paulo, tem suas belezas históricas escondidas.

Seu Mercado Central é algo muitíssimo interessante, com uma variedade enorme de itens, você tem a impressão que pode encontrar de tudo por lá. Fiquei impressionada.

Na Capital Mineira nos hospedamos em outro parceiro do Blog De Cá Pra Lá, o Hotel Clan Glass. Recomendo, com quartos espaçosos e uma localização muito boa.

Cidades Históricas - Belo Horizonte
Cidades Históricas – Belo Horizonte

Brumadinho a Cidade do Instituto Inhotim

Brumadinho é uma cidade pequena e simples, nela não há muitos atrativos, mas abriga o maior museu de Artes Contemporâneas da história.

Seus atrativos na verdade estão em suas vilas, localizadas a 30 km do centro, e valem uma visitinha. A cidade apesar de simples tem até um número grande de habitantes, pouco mais de 38.000.

Por lá nos hospedamos no parceiro do blog Pousada Tamboril, simples como a cidade, mas confortável e bem localizada.

No texto completo conto como foi a visita ao Instituto Inhotim e outros lugares interessantes.

Brumadinho - Minas Gerais
Brumadinho – Minas Gerais

Bueno Brandão a Cidade das Cachoeiras

Uma pequena cidade, com aproximadamente 11.200 habitantes. Está localizada a 168 km de São Paulo, tem altitude média de 1500 metros ao menos 33 cachoeiras catalogadas.

Cheguei a cidade no início da tarde, fiz check in na hospedagem parceira De Cá Pra Lá, a Pousada Serra Verde, muito bem localizada, bem no centro da cidade.

Então partimos para conhecer as primeiras cachoeiras, há várias delas próximas a cidade e de fácil acesso.

Bueno Brandão pode ser inclusive ponto de partida para várias outras cidades da região, como Monte Cião que está a uma distância de 60 km, Socorro a 36 km entre outras.

Contarei tudo sobre as cachoeiras no post completo sobre Bueno Brandão.

Bueno Brandão - Minas Gerais
Bueno Brandão – Minas Gerais

Detalhes do roteiro pelas Cidades Históricas Mineiras

A ordem das cidades, acima não está correta, foram 8 cidades, quatro na ida e quatro na volta. Como disse no início foi uma viagem de 2160 km, e para não ter que percorrer distâncias muito longas fiz o roteiro da seguinte forma.

Ida: saímos de São Paulo e seguimos até São Thomé das Letras, distante 355 km de São Paulo. De lá partimos para Tiradentes, 176 km de São Thomé. A próxima parada foi Ouro Preto, distante 171 km de Tiradentes e finalizamos a ida em Belo Horizonte, que fica a 91 km de Ouro Preto.

Volta: saímos de BH e partimos para Brumadinho, que fica 62 km da capital mineira. Depois de Brumadinho fomos para Congonhas, esta fica a 83 km de Brumadinho. Saindo de Congonhas voltamos a São João Del Rei, que está a 114 km de Congonhas. Partimos então para nosso último destino, Bueno Brandão, que fica 345 km distante de São João Del Rei. Finalmente voltamos para casa, São Paulo, que fica a 168 km de Bueno Brandão.

Sei que tem algumas cidades que são praticamente ao lado uma da outra, mas preferi fazer este vai e vem, para não percorrer distancias muito longas.

Espero que tenha gostado deste roteiro pelas cidades históricas de Minas. Dê sua opinião aqui nos comentários. Será um prazer ouvir você e responder. Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest, para saber mais novidades. Até o próximo post.