O que fazer em Ushuaia Terra do Fogo na Argentina

postado em: Ushuaia | 6

Antes de falar sobre as opções do que fazer em Ushuaia Terra do Fogo, acho interessante contar um pouco sobre a história da cidade. Ushuaia carrega uma história de ao menos 10000 anos. Seus primeiros habitantes foram os Yámanas, os Selknans, os Alacalufe e os Mannekens que tiveram o primeiro contato com os europeus a partir de 1520 com a expedição de Fernando de Magalhanes.

O primeiro navio a navegar pelas águas do canal de Ushuaia foi o Beagle, que mais tarde dá seu nome ao Canal que hoje é uma das mais importantes atrações da cidade. A cidade foi citada com o nome de Ushuaia a partir de 1869, na Inglaterra, em documentos da sociedade dos Missionários da América do Sul.

E foi assim que se apresentou ao mundo o lugar mais incrível que já conheci.

Você também pode gostar de ler:

Hospedagem gratuita para sua viagem

Cidade de Buenos Aires, roteiro de 4 dias

Tigre na Argentina

Passeios gratuitos em Buenos Aires


Seguros Promo

 

Imagem dos Povos Originários - O que fazer no Ushuaia
Imagem dos Povos Originários – Ushuaia

 

Porque Ushuaia é conhecida como Terra do Fogo

A cidade de Ushuaia também é conhecida como Terra do Fogo, ou em espanhol Tierra del Fuego, tanto que seus habitantes são chamados de Fueguinos. Mas porquê este nome?

Como vimos, estas terras eram habitadas por várias comunidades indígenas, e que precisavam manter-se aquecidas nas baixas temperaturas da região, já que não tinham o hábito de usarem roupas, somente peles de animais sobre o corpo. Para isso faziam grandes fogueiras, que foram avistadas pelos navegantes europeus que chegaram até este ponto mais austral do mundo, e que deram este nome ao lugar.

Terra do Fogo é a denominação não somente do Ushuaia, mas de toda a região compreendida pela Patagônia, portanto se estende também até o Chile.

Além de Terra do Fogo, a cidade de Ushuaia também é chamada de Cidade do Fim do Mundo, pois é a parte mais ao Sul do continente Sul Americano. Inclusive o principal parque da região é chamado de Parque Nacional do Fim do Mundo.


Seguros Promo

 

Letreiro Ushuaia
Letreiro Ushuaia

 

Roteiro para o Ushuaia

Uma viagem ao Ushuaia não é algo fácil de ser organizado, é necessário um bom conhecimento sobre a região, além de muita pesquisa sobre o lugar. Para que sua viagem à Terra do Fogo atinja suas expectativas e você consiga conhecer todas as opções do que fazer em Ushuaia, você pode contar com minha ajuda.

Estive na Patagônia por mais de 50 dias e pude conhecer muito bem a região do Ushuaia, assim você pode contar com minha consultoria para organizar sua viagem para este lugar encantador. Pode me chamar no whatsapp (11) 930455202, ou pelo e-mal contato@viagensdecaprala.com.br ou ainda acessando este link.

 

Canal de Beagle - Ushuaia
Canal de Beagle – Ushuaia

 

Onde fica Ushuaia a Terra do Fogo

Ushuaia é o último território da Argentina, ficando totalmente ao Sul do continente Americano, por estar muito próximo a Antártida é considerado o ponto mais Austral do mundo. 

Ushuaia faz parte de um arquipélago composto por várias ilhas, sendo esta conhecida também como Ilha Grande. Esta região é banhada pelos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, além de ser separada do continente pelo Estreito de Magalhães, um importante ponto de passagem do Atlântico para o Pacífico.

Agora que já conhecemos um pouco sobre a história da cidade, vamos falar sobre o que fazer em Ushuaia.

 

Placa do Fim do Mundo - O que fazer em Ushuaia
Placa do Fim do Mundo – Ushuaia

 

Onde se hospedar em Ushuaia

Em minha viagem ao Ushuaia eu busquei um lugar para me hospedar que tivesse o melhor custo benefício. Pois queria uma boa localização e conforto, pois sabia que precisaria de um bom descanso após fazer os passeios na região.

Escolhi o Hostel Los Cormoranes, que apesar de não estar na região mais movimentada da cidade, estava bem próximo a várias opções de comércios. Além disso, o hostel Los Cormoranes oferecia uma cozinha completa, o que me proporcionava a opção de cozinhar minha própria comida, o que é bem importante para quem faz viagens mais longas.

 

Café da Manhã Hostel Los Cormoranes - Ushuaia
Café da Manhã Hostel Los Cormoranes – Ushuaia

 

O hostel oferece quartos compartilhados com várias camas, mas também quartos para até 4 pessoas com banheiro privativo. Todos os quartos possuem aquecimento central o que tornou a estadia bastante confortável, já que a região é bastante fria, mesmo em novembro.

O atendimento no Los Cormoranes foi excelente, todos muito solícitos e simpáticos, sempre prontos a darem sugestões de passeios e informações sobre a cidade. Outro ponto muito bom do hostel era o café da manhã, que oferecia um pão caseiro de fermentação natural, além de ovos e um delicioso doce de leite que não pode faltar na Argentina.

Esta é uma ótima opção de hospedagem em Ushuaia para quem busca a melhor relação custo benefício.

 

Quarto Quadruplo Hostel Los Cormoranes - O que fazer em Ushuaia
Quarto Quadruplo Hostel Los Cormoranes – Ushuaia

 

Como Chegar à Cidade do Fim do Mundo

Chegar à Cidade do Fim do Mundo não é algo difícil, e a melhor forma é com um voo que pode sair a partir do Brasil, diretamente ao Ushuaia, ou fazendo outros pontos de partida para conhecer a Patagônia.

A opção que utilizei foi um voo a partir de Buenos Aires, que foi a primeira cidade que visitei na Argentina durante minha viagem. O voo saiu do Aeroparque Jorge Newbery, que fica dentro da cidade e que o acesso é mais fácil.

O aeroporto de Ushuaia também fica dentro da cidade e com fácil acesso aos hotéis. Logo na saída do aeroporto você encontra opções de transportes em vans e taxis que levam até o ponto que necessita. A maneira mais em conta para este trajeto é de taxi, o valor até o Hostel Los Cormoranes ficou em 900 pesos, que na cotação que consegui deu em torno de R$ 15,00. Na porta do aeroporto há a fila para aguardar o táxi.

Quando entrei no taxi, levei um susto ao olhar o taxímetro, pois os números não tinham separação por vírgula nem ponto, então aparecia 20000, que me deu uma certa preocupação: 20.000 pesos já de saída o taxi? Depois que fui entender que na verdade eram 200 pesos, que é o valor mínimo de uma corrida.

Caso prefira um transporte mais confortável e que já esteja a sua espera no aeroporto, você pode fazer sua cotação neste link.

 

Chegando ao Ushuaia
Chegando ao Ushuaia

 

O que fazer em Ushuaia Terra do Fogo na Argentina

Esta região da Argentina tem uma riqueza natural enorme, fazendo assim com que seus visitantes tenham inúmeras opções do que fazer em Ushuaia. São lagos, montanhas, glaciares, parques naturais e muito mais.

Para conhecer todas as opções de passeios da cidade, creio que seria necessário ao menos 10 dias de estadia. Mas 5 dias já são suficientes para conhecer os pontos mais importantes.

Então, vamos às opções de passeios em Ushuaia.

Seguro Viagem: você sabia que para entrar na maior parte dos países é obrigatório ter um seguro viagem? Principalmente depois da pandemia de covid-19. Sem contar a importância de estar coberto, caso haja qualquer problema de saúde durante a viagem. Além disso, o seguro tem outras coberturas, como extravio de bagagens e atraso ou cancelamento de voos. Com a Segurospromo, você poderá comparar os melhores planos, das melhores seguradoras, com os melhores valores. Com o Código promocional DECAPRALA5 você terá 5% de desconto em seu seguro viagem.

 

Cartão Postal com Carimbo do Fim do Mundo
Cartão Postal com Carimbo do Fim do Mundo

 

Parque Nacional Terra do Fogo

O Parque Nacional da Terra do Fogo é um dos pontos mais famosos e importantes na esfera turística da cidade, portanto não pode ficar fora de sua lista do que fazer em Ushuaia. Ele foi fundado em 1960 e possui cerca de 69.000 hectares de belezas naturais.

Todo este território abrange também uma parte do Chile e protege a parte mais ao sul da Cordilheira dos Andes.

Neste parque há inúmeras possibilidades de atrações, você pode fazer trilhas que levam a lagos, baías, mirantes e a agência de correios mais ao sul do mundo, a Unidad Postal Fin del Mundo.

São paisagens lindíssimas e durante o passeio que fiz com a Tierra Turismo (@tierraturismo), a guia foi contando a história sobre a região, antes de se tornar um Parque Nacional. Foi uma experiência incrível, recomendo.

 

Correio do Fim do Mundo - O que fazer em Ushuaia
Correio do Fim do Mundo – Ushuaia

 

Trem do Fim do Mundo

Um pouco antes da entrada do Parque Nacional do Fim do Mundo, está a estação do Trem do Fim do Mundo, que é uma opção do que fazer em Ushuaia bastante interessante. A maria-fumaça faz um passeio pelo parque passando por vários pontos.

Em 1902 foi construído um presídio nesta área e a estrada de ferro foi construída para transportar os detentos que trabalhavam na área. Depois que o presídio foi fechado, o trem continuou a ser utilizado para outras finalidades, depois de um tempo parado, em 1994 ele foi reativado com funções turísticas.

Este passeio refaz os últimos 7 km da rota original que levava os detentos a suas áreas de trabalho, dando aos visitantes vistas panorâmicas durante o trajeto. 

 

Trem do Fim do Mundo - Ushuaia
Trem do Fim do Mundo – Ushuaia

 

Lago Fagnano e Lago Escondido

Outro passeio incrível que você pode colocar na sua lista do que fazer em Ushuaia é a visita aos lagos Fagnano (ou Khami) e Escondido. Fiz este passeio com carro 4×4 passando por lugares incríveis como o mirante Tierra Mayor que tem uma vista linda das montanhas nevadas.

Um pouco mais a frente a parada é no Mirante Paso Garibaldi, de onde é possível avistar o Lago Escondido e mais atrás o Lago Fagnano. Depois destas duas paradas, atravessamos a cordilheira dos Andes para chegar perto dos dois lagos. Neste trecho passamos por pontos onde somente carros 4×4 conseguem chegar, com paisagens incríveis.

Depois de uma viagem incrível, chegamos ao refúgio, onde há estrutura de banheiro e uma cabana, onde fomos servidos de um almoço com a deliciosa carne argentina, regado a vinho. Para os vegetarianos havia hamburguesa de grão de bico. No final do almoço, fizemos um passeio de canoa pelo grandioso lago Fagnano.

 

Lago Fagnano - Ushuaia
Lago Fagnano – Ushuaia

 

Puerto Almanza

Puerto Almanza é uma vila de pescadores localizada às margens do Canal de Beagle e que possui casinhas coloridas e vários restaurantes pelo caminho e o passeio que estava em minha lista do que fazer em Ushuaia nesta região me proporcionou uma experiência gastronômica espetacular.

O passeio começou logo pela manhã, e passou por um lago chamado Lago Victoria, onde pudemos conhecer de perto um ponto de solo característico do Ushuaia, o turbal. 

Turbal é um tipo de vegetação que é formada em locais com grande umidade por sedimentos, gramíneas e musgos que se acumulam no solo e não se decompõem devido às baixas temperaturas.

 

Árvore Bandeira - Ushuaia
Árvore Bandeira – Ushuaia

 

Nestes pontos também há um grande acúmulo de água abaixo desta formação, e o solo fica fofo, e podem atingir 8 metros de espessura. 

Depois da parada para um café no Lago Victoria seguimos para conhecer a floresta de Árvores bandeira e para ter uma vista linda da região. As árvores bandeira são ciprestes que devido a altitude e força do vento faz com que seus galhos e tronco deitem para um lado.

Então, chegamos ao ponto final do passeio, um recanto escondido no meio da mata também às margens do Canal de Beagle, Alma Yagan, um restaurante intimista com atendimento personalizado e exclusivo.

Me senti totalmente acolhida no Alma Yagan pela proprietária, e você participa da preparação da comida, é realmente uma experiência única. Os pratos servidos são elaborados com ervas, plantas e pescados produzidos por locais na região, tudo maravilhoso, recomendo. Para agendar esse passeio pode falar com a @tierraturismo, ou pelo site do Tierra Turismo.

 

Almoço Alma Yagan - Ushuaia
Almoço Alma Yagan – Ushuaia

 

Navegação pelo Canal de Beagle

Navegar pelo Canal de Beagle é um dos passeios mais comentados do Ushuaia, os barcos saem do porto às margens do canal, e navegam para vários pontos. Um dos pontos por onde passamos é a ilha Alícia onde pode ser vista uma colônia de lobos marinhos.

Em seguida o passeio continua até chegar ao Farol les Eclaireurs onde você pode tirar fotos na proa do barco com o farol ao fundo.

No retorno ao cais fizemos uma parada na Ilha Bridge, onde descemos para explorar um pouco o lugar. Ali vimos um pequeno sítio arqueológico dos habitantes originários e conhecemos um pouco sobre a flora da ilha, além de tirar fotos incríveis.

Ao final do passeio foi servido café, chá e chocolate quente, uma delícia de atendimento. Este foi o passeio com o barco menor, e com um trajeto mais curto, também é possível fazer o passeio mais longo que vai até a pinguineira, para conhecer a colônia de pinguins. Apesar do passeio que fiz não ir até a pinguineira, conseguimos avistar dois pinguins que estavam nadando no canal bem próximo ao barco, foi incrível. Recomendo demais essa opção do que fazer em Ushuaia.

 

Ilha Alicia com Lobos Marinhos - Ushuaia
Ilha Alicia com Lobos Marinhos – Ushuaia

 

Trilha até a Laguna Esmeralda

Se existe um lugar mais lindo que este, ainda não conheci. A trilha para a Laguna Esmeralda tem em torno de 9 km ida e volta e leva mais ou menos 4 horas. O nível de dificuldade desta trilha é baixo, com pouquíssima subida, mas vá preparada, venta muito na laguna e o frio é intenso, mesmo em novembro.

Durante a caminhada as paisagens são espetaculares, a cada passo uma visão incrível, são montanhas, rios, quedas d’água e florestas. É um lugar impressionante e surpreendente. 

Parte do passeio é feita pela Rota Nacional 3 até um estacionamento e depois seguimos pela trilha. Durante o trajeto a guia foi explicando sobre as características do lugar e informando sobre as montanhas que víamos. Uma experiência linda para colocar em sua lista do que fazer em Ushuaia.

 

Laguna Esmeralda - Ushuaia
Laguna Esmeralda – Ushuaia

 

Passeios pela cidade

Além de toda esta natureza linda, há também opções de passeios na cidade mais simples, mas que vale a pena. Abaixo vou colocar uma lista do que fazer na cidade de Ushuaia.

Centro de Informações Turísticas: O Centro de Informações Turísticas fica em frente ao cais de onde saem os passeios de barco no Canal de Beagle. Ali você consegue informações sobre os pontos turísticos e mapa da cidade e o mais importante, você consegue carimbar seu passaporte, com o carimbo do Fim do Mundo e Ushuaia. Eles também fazem um certificado de visitante do Ushuaia, achei bem legal.

Letreiro do Ushuaia: O letreiro com o nome da cidade fica do lado oposto do Centro de informações, na mesma avenida, Av. Prefectura Naval Argentina. Quando estive lá, em novembro, ele estava todo iluminado por pequenas luzes coloridas. Em frente ao letreiro há um jardim com tulipas coloridas, um encanto.

Placa Ushuaia Fin Del Mundo: Outro ponto que todos os visitantes da Cidade do Fim do Mundo procuram para fazer uma foto é a Placa do Fim do Mundo, eu também fiz a minha, claro. Ela fica no porto, próxima aos quiosques de onde saem os passeios de barco e tem um jardim muito bem cuidado e colorido também, as fotos ficam lindas.

Avenida San Martin: Esta é a avenida onde estão a maioria dos restaurantes, bares e lojas. Quase no final da rua sentido contrário ao cais, há o Supermercado La Anonima e um pouco mais a frente subindo uma escadaria há um carrefour. Sempre bom saber onde há um supermercado nos destinos que visitamos né?

 

Letreiro do Ushuaia - O que fazer em Ushuaia
Letreiro do Ushuaia

 

Onde comer no Ushuaia

Na lista do que fazer em Ushuaia também é necessário ter algumas opções de onde comer. Como eu costumo cozinhar durante minhas viagens para reduzir os custos, não costumo sair muito para comer, mas em alguns dias quando o passeio leva bastante tempo e a fome bate forte, é mais prático comer na rua. Então, vou indicar dois lugares onde comi abaixo.

Brix Bar: Este bar serve refeições, lanches, salgados e sobremesas, o preço é justo e a comida é boa. Eu pedi uma milanesa napolitana, e minha amiga pediu um prato vegetariano, estavam bem saborosos. A milanesa é enorme, acabei pedindo para embrulhar para viagem, então serve duas pessoas que não comam muito. Ele fica na 25 de mayo, esquina com a Avenida San Martin.

Dieguito Pizza: Lugar simples localizado na Avenida Governador Margallanes 967, mas com uma pizza deliciosa e com valor justo. Apesar de não ficar na rua principal é fácil de chegar, apesar de ser um pouco íngreme a caminhada, ela fica 4 quadras acima da Avenida San Martin.

 

Milanesa a Napolitana - Ushuaia
Milanesa a Napolitana – Ushuaia

 

O que levar na mala para o Ushuaia em novembro?

O Ushuaia é um lugar que tem temperaturas bem mais baixas por estar totalmente ao sul do continente sul americano. Então, mesmo na primavera ainda faz frio, cheguei a pegar 4º de temperatura em novembro. 

Mas mesmo com esta temperatura não é necessário levar tantos agasalhos. Eu levei um casaco corta vento impermeável, uma blusa de fleece, uma blusa de lãzinha, meia calça fio 40 e um conjunto de segunda pele, que acabei não usando. Calçados levei um tênis, uma sapatilha e uma bota de trilha.

Acredito que por segurança, pois cada pessoa sente a temperatura de uma forma diferente, as peças citadas acima são suficientes, pois não ocupam muito espaço e em caso de necessidade estão na mala. O corta vento é importante, pois é uma região que venta muito.

Como fazer o câmbio para Moeda Argentina?

Na época em que viajei para a Argentina, em novembro de 2022, a melhor forma de fazer câmbio foi usando a plataforma Western Union. E como funciona? Primeiro você faz um cadastro na plataforma, deixei o link aqui para você acessar. Quando fizer o cadastro coloque apenas o primeiro nome e o último sobrenome, sem o nome do meio ou outro sobrenome.

Depois é só escolher a moeda para onde irá enviar o dinheiro e seguir o passo a passo para envio. Depois de fazer todo o processo de envio, a plataforma mostrará informações do pix para transferir o valor, que deve ser exatamente o indicado na plataforma.

Então, você receberá um e-mail informando um código, que deve ser apresentado junto ao passaporte, ou RG para sacar o valor. Os saques podem ser feitos em Kioscos que tenham a marca Western Union, nas agências do correio ou unidades do Pago Fácil.

Importante saber que em cidades menores como El Calafate e Ushuaia, por exemplo, pode haver um limite para saque no valor de 60.000 pesos, principalmente em Kioscos e Agências do Correio. Já em cidades maiores como Buenos Aires e Bariloche, não há esta limitação. A cotação na Western Union, quando estive na Argentina está R$ 1,00 = 62 pesos.

Um fato curioso e preocupante sobre o Ushuaia

Em um dos passeios, conheci um pouco sobre o problema enfrentado pela região com a população de castores.

No ano de 1946 o exército argentino trouxe castores do Canadá na intenção de criar uma indústria de peles que prometia ser muito próspera. Porém, com a diferença de temperatura entre Ushuaia e Canadá em pouco tempo os castores se adaptaram e passaram a ter um pêlo mais duro e mais curto, já que não precisavam se aquecer tanto, fazendo com que sua pele não servisse mais para comercialização.

Então, os castores foram soltos na natureza, e o que inicialmente era uma colônia de pouco mais de 20 animais, hoje se transformou em 110 mil castores, pois não há predadores naturais na região. Porém os castores ainda não perceberam isso.

Desta forma, eles continuam criando suas tocas submersas nas águas dos rios. Com isso, derrubam um grande número de árvores, e durante a construção de suas tocas represam as águas dos rios transformando os lugares por onde passam em lagos de água parada, desviando o curso dos rios e matando outras árvores ao redor.

Como sempre, a mão do capitalismo levando o ser humano a ver somente os ganhos financeiros, sem pensar nas possíveis consequências a única casa que tem para habitar, a Terra. 

 

Represa feita pelos Castores e Abandonada - Ushuaia
Represa feita pelos Castores e Abandonada – Ushuaia

 

Conclusão

A lista do que fazer em Ushuaia é extensa, tanto para conhecer as belezas naturais da região, quanto para se divertir na cidade. Não citei nas opções de passeios do início do texto, porque não visitei, mas também há o Museu del Fin del Mundo para ser visitado na cidade. Ele fica próximo a Placa do Fim do Mundo.

Algumas trilhas podem ser feitas sem guia, como o Glaciar Martial que fica relativamente próximo ao centro da cidade. Você pode acessar a entrada do parque de taxi, e fazer a caminhada até o glaciar.

As caminhadas nos passeios que citei aqui são de nível fácil, e alguns deles são feitos quase todos em carros 4×4, portanto com muito conforto e com vivências incríveis. Ushuaia é um destino inesquecível.

Neste texto de hoje, procurei deixar as melhores indicações do que fazer em Ushuaia, e também informações que irão ajudar na sua viagem. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.

 

As indicações e links contidos neste texto foram fruto de parcerias feitas com o blog Viagens de Cá pra Lá. Podendo assim gerar um comissionamento para ajudar o blog a continuar criando conteúdos de qualidade para suas viagens, e você não paga nada mais por isso. Porém, todas as indicações realizadas aqui são de locais e prestadores de serviços, que estão de acordo com a concepção de oferecer um bom serviço aos leitores e leitoras. 
Se você gosta deste conteúdo e quiser ajudar este blog a continuar produzindo conteúdo, você pode fazer uma contribuição espontânea por meio da chave pix contato@viagensdecaprala.com.br . Obrigada.

Fontes: Ecologia Verde e Governo da Terra do Fogo

6 Responses

  1. Nelma Silva

    Oi Alessandra, Adorei o seu roteiro. Muito claro, completo, as informações serão de grande valia para minha viagem. Adoro viajar e agora conhecer este lugar maravilhoso. Assim como vc, tenho também uma grande preocupação, respeito e cuidado com o nosso ambiente. Muito obrigada.

    • Alessandra Lima

      Olá Nilma.
      Muito obrigada por sua mensagem, fico feliz que tenha gostado do meu texto.
      Espero que aproveite muito sua viagem.
      Um abraço.
      Alessandra Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *