Praias de Itacaré na Bahia: dicas sobre como chegar às praias e o que fazer

postado em: Itacaré | 0

Itacaré é uma cidade com grande mistura de sons, cores e sabores. Por sua rua principal se ouvem vários ritmos,  reggae, hip hop, rock nacional, muitas pessoas e restaurantes. Além das praias de Itacaré na Bahia, a cidade também oferece muita diversão.

Mas antes de todo este agito trazido pelo turismo, principalmente pelos surfistas inicialmente, a cidade já foi mais pacata e teve sua economia baseada na produção de cacau. Foi somente em 1998, que as Praias de Itacaré começaram a fazer sucesso no turismo, após a construção da BA 001, antes o acesso à cidade era feito por uma estrada de terra de 50 km o que afastava as pessoas.

A cidade de Itacaré fica no litoral sul da Bahia, e faz parte de um conjunto de cidades que são conhecidas como Costa do Cacau. São 180 km de litoral, por ali também há vários rios que margeiam as fazendas de cacau, tornando uma região forte no turismo rural também.

Esta pequena cidade possui 732 km² de território, com pouco mais de 27.000 habitantes, destes a metade está situada na área rural de Itacaré. Banhada pelo Oceano Atlântico a leste, possui praias lindíssimas, algumas com fácil acesso, outras acessíveis por trilhas.

Neste texto você irá conhecer um pouco mais sobre Itacaré na Bahia e suas praias entre outras informações para ajudar em sua próxima viagem.

 

Leia também:

Porto Seguro Bahia;

Praia de Trancoso;

O que fazer em Paraty;

 

Roteiro de Viagem Personalizado

 

 

Letreiro de Itacaré Praias de Itacaré Bahia
Letreiro de Itacaré

 

O que fazer em Itacaré na Bahia

Além de visitar as praias de Itacaré na Bahia, também é possível fazer outras atividades na cidade. Ela também oferece um centro histórico com casas coloridas, que é onde está preservada parte da história do surgimento de Itacaré, em 1720 como Vila de São Miguel da Barra de Rio de Contas.

Em frente a Foz do Rio de Contas, em junção com o mar, está a Igreja Matriz de 1723 que conta com São Miguel como padroeiro e protetor. Ali também há várias casas antigas, que foram restauradas e hoje são usadas como pousadas, restaurantes e bares.

Ali, bem na frente da Igreja Matriz está o letreiro de Itacaré, uma boa opção para aquela foto tradicional nas cidades turísticas. Além dos restaurantes e pousadas, há algumas barracas de artesanato local com peças lindas.

Esta região é um pouco mais tranquila e tem preços mais acessíveis em lanchonetes e restaurantes. Outro ponto interessante a ser visitado em Itacaré é a famosa Rua Pituba, ou Rua Pedro Longo e também a Rua Pituba II, que são paralelas. Aqui o movimento é muito maior, com muitas pousadas, hostels, bares e restaurantes, com preços mais salgados.

 

Igreja Matriz Itacaré
Igreja Matriz Itacaré

 

Visitar o Mirante do Xaréu

O mirante do Xaréu fica localizado do lado esquerdo da Praia da Concha. A partir dali é possível assistir ao pôr do sol. Mesmo em dias um pouco nublados é possível ter uma visão muito bonita.

No final da tarde o mirante fica repleto de pessoas para verem o espetáculo do sol. Ao lado do mirante há um bar com mesas onde também é possível sentar, tomar um drink e assistir ao pôr do sol.

Passeio pela orla

A orla fica no centro histórico de Itacaré, onde está a foz do Rio de Contas, que na verdade é a orla do rio, de onde é possível avistar o mar também. Ali encontram-se restaurantes, bares, a Igreja Matriz e o letreiro da cidade.

Nesta área ficam vários barcos de pescadores parados, que dão uma bela foto, a depender do ângulo. A noite também é bem gostoso um passeio por esta região, apesar de o movimento ser menor que na Rua Pituba, também há várias pessoas por ali, o que torna mais segura sua caminhada.

Gostaria que algum leitor ou leitora que more na região e conheça melhor, comente aqui se a região realmente é segura, ou se foi apenas uma impressão e sorte minha. Só andei sozinha nesta região durante o dia, à noite estava com outras amigas.

 

Por do Sol - Mirante do Xaréu - Praias de Itacaré
Por do Sol – Mirante do Xaréu

 

Passeio de Bike em Serra Grande

Outra opção de passeio, é um bate e volta até Serra Grande, um distrito de Uruçuca, que fica a 30 km de Itacaré, por lá fiz um passeio de mountain bike. Neste passeio visitamos uma antiga fazenda de cacau, onde  hoje também funciona um restaurante que serve alimentos orgânicos e produzidos por eles mesmos.

Dentro da fazenda conseguimos visitar a plantação de cacau e até colher um fruto para experimentar, e uma linda cachoeira que fica dentro da fazenda.

Fizemos o passeio de bike, com o Juliano da Elo Bike Trips, que além deste passeio pela região de Serra Grande, também faz outras viagens mais longas de bike com os clientes. No passeio estão inclusos bike, capacete e um pique nique. Além de toda a supervisão do Juliano para quem não está habituado com as bicicletas.

Para fazer o passeio com a Elo Bike Trip, você pode entrar em contato pelo Instagram @elobiketrips ou pelo telefone 73 99988-5650. 

 

Passeio de Bike - Serra Grande
Passeio de Bike – Serra Grande

 

Praias de Itacaré na Bahia

Itacaré oferece inúmeras praias, tanto em seu território, quanto nas regiões em seu entorno. Como toda cidade litorânea, as praias de Itacaré na Bahia se dividem entre praias mais próximas ao centro da cidade, e praias mais distantes.

Normalmente, as praias mais centrais, conhecidas como praias urbanas, têm maior infraestrutura de barracas, mas também têm um fluxo de banhistas muito maior. O que torna estes locais mais lotados.

Veja quais são algumas das praias encontradas em Itacaré.

Praias de Itacaré próximas ao centro

As praias localizadas mais próximas ao centro de Itacaré, são facilmente acessadas por carro, ou até mesmo a pé. Elas ficam na continuação da Rua Pedro Longo, uma Rua chamada Caminho das Praias.

Algumas destas praias possuem infraestrutura de estandes de comida e bebida, facilitando a permanência das pessoas por mais tempo. Além da facilidade de acesso, o que as torna mais populares.

Praia de Resende

Esta é a praia mais próxima ao centro de Itacaré, fica logo no início do Caminho das Praias, é possível chegar até sua entrada de carro, ou caminhando para quem estiver hospedado próximo ao centro. Não há estrutura de quiosques nesta praia de Itacaré na Bahia, pois é uma área de visual preservado.

A areia é branca e durante a maré mais baixa é possível aproveitar algumas piscinas naturais. Esta praia também é bastante procurada para a prática de surf. Além destas características a Praia de Resende possui vários coqueiros que sombreiam a praia, o que dá um refresco do sol da Bahia.

 

Praia de Resende - Itacaré
Praia de Resende – Itacaré

 

Praia da Tiririca

A Praia da Tiririca é a segunda praia da área central de Itacaré, também pode ser acessada tanto de carro, como caminhando. Uma praia de ondas fortes e rápidas e que é frequentada por surfistas o ano todo. Esta praia não é recomendada para surfistas iniciantes.

Ali acontecem alguns campeonatos de surf, estaduais, regionais, nacionais e até internacionais. Nesta praia de Itacaré na Bahia, há várias opções de hospedagem para quem curte ficar bem pertinho da areia.

Esta praia oferece quiosques com comida e bebida, e também há chuveiros naturais de água doce para se refrescar. Além disso, a praia também oferece uma pista de skate.

 

Praia da Tiririca - Itacaré - Praias de Itacaré Bahia
Praia da Tiririca – Itacaré

 

Praia da Costa

Também acessível pelo Caminho das Praias, a Praia da Costa fica a mais ou menos 1 km do centro. Uma faixa pequena de areia fofa e branca, e não oferece estrutura de quiosques. Ela é mais tranquila, em relação ao número de pessoas, pois tem correntes mais fortes, não sendo boa para banho.

Esta praia de Itacaré na Bahia é mais indicada para relaxar na areia, tomando um banho de sol e admirando a paisagem. Para tomar banho no mar prefira as praias vizinhas. 

 

Praia da Costa - Itacaré
Praia da Costa – Itacaré

 

Praia da Ribeira

Entre as praias de Itacaré na Bahia mais próximas ao centro, esta é a última que é possível ser acessada de carro. Nela há um estacionamento, onde é possível parar o carro para aproveitar a praia.

Ela oferece vários quiosques com comidas e bebidas, e costuma estar bastante cheia de banhistas. Além do mar, ela possui um córrego que chega próximo à praia, formando um pequeno poço de água doce. É a partir desta praia que começa a trilha de acesso a Prainha.

 

Praia da Ribeira - Praias de Itacaré
Praia da Ribeira – Itacaré

 

Praia da Concha

Outra das praias de Itacaré na Bahia que fica próxima ao centro é a Praia da Concha. Porém seu acesso é feito pelo lado oposto ao Caminho das Praias. Também é possível chegar até ela de carro, com alguns lugares para estacionar em ruas laterais.

A Praia da Concha tem uma extensão maior de areia, com vários quiosques de comida e bebida, e com maior fluxo de turistas. O visual do mar ali é bastante diferente, pois por ser próxima a foz do Rio de Contas, o mar arrebenta na praia e também em outro ponto que parece ser no meio do oceano, uma visão interessante.

 

Praia da Concha - Itacaré
Praia da Concha – Itacaré

 

Praias de Itacaré BA acessíveis por trilhas

Além das praias centrais de Itacaré, a cidade também oferece opções de praias acessíveis por trilha. Isso foi um ponto que me chamou a atenção ao montar o roteiro para a região, pois trilhas são atividades que me encantam.

Adoro caminhar entre a natureza, e poder acessar locais mais tranquilos e com um número menor de turistas.

 

Praia do Seriaco - Praias de Itacaré Bahia
Praia do Seriaco – Itacaré

 

Prainha

Uma das praias de Itacaré na Bahia acessíveis por trilha, é a Prainha. Eu li várias informações em blogs informando que é perigoso fazer a trilha sozinha, que é mais aconselhável fazer com guias. Eu estava com uma amiga e resolvemos fazer a trilha sem guia e não levamos nada que chamasse muito a atenção.

Chegamos a entrada da trilha, na praia da Ribeira, por volta das 9h00, a trilha tem duração de mais ou menos 50 minutos. É uma trilha de nível fácil, a única dificuldade é que ela possui várias bifurcações, e é justamente isso que a torna perigosa. 

Muitas pessoas acabam se perdendo nas bifurcações e há relatos de que acabaram sendo assaltadas por oportunistas. Portanto, aconselho contratar um guia para maior segurança. Na entrada da trilha há vários guias oferecendo os serviços.

Antes de chegar à Prainha, há a Praia de Siriaco, com muitas pedras, coqueiros, que fazem uma paisagem lindíssima, que também vale uma parada. 

Logo em seguida, está o acesso a Prainha que passa por um pequeno rio, que deságua no mar. A Prainha é linda, com uma grande extensão de areia, com muitos coqueiros ao redor, o que faz valer a pena a caminhada.

 

Prainha - Itacaré
Prainha – Itacaré

 

 Compre seu Seguro Viagem com 5% de desconto com o cupom DECAPRALA5

 

 

 

 

Trilha das 4 praias

As próximas praias que vou mencionar no texto são todas acessíveis pela mesma trilha, a Trilha das 4 praias. É uma caminhada de nível fácil que leva a várias praias de Itacaré na Bahia. Para acessar a trilha, há um estacionamento na entrada, na beira da estrada que leva até Serra Grande.

 Há apenas dois pontos desta trilha um pouco mais difíceis, uma subida íngreme, mas pequena, saindo da praia da Camboinha para Itacarezinho. E o último trecho, saindo de Itacarezinho para chegar a estrada. Mas que podem ser evitados, iniciando a trilha por Itacarezinho.

É possível chegar de carro, assim como de ônibus. A passagem até a Engenhoca custa em torno de R$ 7,00 (valor de fevereiro de 2022). Basta pedir ao motorista para descer na Trilha das 4 praias ou na Praia da Engenhoca. 

Também é possível começar a trilha pela última das 4 praias, que é a Itacarezinho, pois desta forma o trecho mais íngreme e mais difícil da trilha, é feito em descida, não em subida. Quem vai de carro, pode parar em um estacionamento com o custo de R$ 20,00, quem vai de ônibus pede para descer em Itacarezinho. Neste caso a passagem custa R$ 7,50. 

Não é necessário guia para esta trilha.

Praia da Engenhoca

A primeira delas é a praia da Engenhoca, após uma caminhada de 15 minutos a partir da estrada você chega até ela.

Sua entrada é gramada, com vários coqueiros e no caminho até ela, é possível ver ruínas de uma construção que foi abandonada por falta de autorização para estar ali. A praia tem uma extensão de areia bastante grande, e antes de chegar ao mar há um riacho, algo que gosto muito nas praias.

É uma praia simples, mas com uma certa beleza, principalmente o caminho até chegar a ela.

 

Praia da Engenhoca - Itacaré
Praia da Engenhoca – Itacaré

 

Praia de Havaizinho

A segunda praia da Trilha das 4 Praias em Itacaré, é a praia de Havaizinho. Acessível por uma trilha fácil, de mais ou menos 15 minutos também. Sua entrada é repleta de coqueiros, formações rochosas e um gramado.

Esta praia não oferece estrutura de quiosques, mas o visual é lindo, com banco para apreciar o mar e tirar fotos incríveis. Vale a pena passar um tempinho por lá apreciando a vista.

Praia de Camboinha

Logo em seguida à Praia do Havaizinho, está a Praia da Camboinha. Uma trilha fácil, também de 15 minutos de caminhada por meio da Mata Atlântica, o que faz a caminhada mais agradável. 

Esta praia tem uma faixa de areia bem larga, mas pequena. Ali é possível encontrar uma estrutura maior de quiosques de comidas e bebidas. Toda a volta destas praias é formada por coqueiros.

 

Praia de Havaizinho - Itacaré
Praia de Havaizinho – Itacaré

 

Praia de Itacarezinho

A última, da Trilha das 4 praias de Itacaré na Bahia, é a praia de Itacarezinho, que tem uma extensão bem maior de areia, tanto em comprimento, quanto em largura. Do lado esquerdo da praia há um cano com água doce, onde é possível tirar o excesso de sal da água do mar.

Já do lado direito é a saída para a estrada, passando por dentro de um hotel e restaurante requintado, com um gramado lindo e espreguiçadeiras para os hóspedes. É neste ponto que há a parte íngreme do caminho.

Por isso, indico que iniciem a trilha pela praia de Itacarezinho, pois desta forma, evitam uma subida tão íngreme no final.

 

Praia de Itacarezinho - Itacaré Bahia
Praia de Itacarezinho – Itacaré Bahia

 

Como chegar a Itacaré na Bahia

Bem, existem algumas formas de chegar até Itacaré na Bahia, uma delas é fazer um voo até Ilhéus (faça sua cotação de voo aqui), e a partir de lá, pegar um ônibus ou alugar um carro (faça sua cotação da locação de carro aqui).

No meu caso, eu já estava em viagem pela Bahia há alguns dias, e havia iniciado por Porto Seguro. A partir de lá, também é possível pegar vôos até Ilhéus e depois seguir até Itacaré. Como eu estava fazendo uma viagem econômica preferi fazer este trecho de ônibus a partir de Porto Seguro. Mas a viagem leva em torno de 9 horas.

Onde comer em Itacaré

As praias de Itacaré na Bahia oferecem muitas opções de restaurantes, aqui vou indicar duas opções de lugares para comer.

Espaço Brasil: localizado na Rua Pedro Longo, 196, que oferece drinks, pizzas, carnes e frutos do mar, feitos com muito capricho e com excelente atendimento. Os espaços do restaurante são bem arejados, com mesas espaçadas e na área externa.

Como ele está localizado na principal rua da cidade, há sempre artistas de rua tocando boa música.

Para quem está sem tempo, e quer só fazer um lanche rápido, além de economizar, há uma pequena pizzaria, que vende pedaços de pizza. Ela fica ao lado do Hostel Che Lagarto, não lembro o nome, sorry.

 

Espaço Brasil - Itacaré
Espaço Brasil – Itacaré

 

Onde se hospedar nas praias de itacaré

Para visitar as praias de Itacaré na Bahia, uma ótima opção é se hospedar próximo ao centro, ou à Rua Pedro Longo. Pois, a partir dali o acesso às praias, ao centro histórico e às ruas de mais movimento fica mais fácil.

Eu me hospedei no Paradiso Flat , que tem uma localização excelente, fica em uma rua paralela a Rua Pedro Longo. Isso facilitou o acesso aos restaurantes, e às praias do centro, e ainda assim, é muito silencioso, o que ajuda a ter um descanso tranquilo.

Além disso, esta opção de hospedagem é excelente para quem busca economizar com alimentação, pois é possível cozinhar no flat. Ela oferece dois quartos com ar condicionado, uma sala bem espaçosa, uma cozinha compacta, mas totalmente equipada, com fogão, microondas, geladeira e utensílios.

 

Paradiso Flat- Itacaré Bahia
Paradiso Flat- Itacaré Bahia

 

Outro ponto positivo nesta hospedagem é que ela possui uma pequena lavanderia, o que possibilita lavar algumas peças de roupas, e também secar toalhas e roupas de maneira mais eficaz.

Sem contar que o acesso é totalmente individualizado, e ainda conta com o suporte de uma portaria durante o dia. Nela os atendentes estão à disposição para resolver qualquer eventualidade que possa surgir.

O Paradiso Flat também oferece uma pequena varanda com rede, que proporciona uma excelente opção de relaxamento. Cada uma das acomodações, que são vários sobrados em um condomínio, possui acesso à internet, além de ter espaços para home office, o que ajuda muito para quem viaja e tem que continuar trabalhando como eu.

 

Paradiso Flat- Itacaré Bahia
Paradiso Flat- Itacaré Bahia

 

Aluguel de Carro vale a pena?

Outra opção para se locomover pelas praias de Itacaré na Bahia com maior praticidade e conforto, é alugar um carro. Para fazer o trajeto entre Itacaré, Serra Grande e a Trilha das 4 Praias o carro facilita a locomoção.

Mas o carro não é imprescindível, pois é muito fácil fazer estes passeios de ônibus, mas um ponto a ter em mente é que nesta região os aplicativos de carros não funcionam. As estradas da região são boas, apesar de serem simples, com mão dupla. 

A locação de veículo é um conforto e uma facilidade maior, pois permite fazer os passeios de maneira mais independente, nos horários que melhor lhe atende. Porém, é necessário fazer os cálculos para entender se o custo benefício vale a pena, em comparação com as outras opções, principalmente com relação ao combustível, para fazer cotação de  locação do carro, você pode utilizar este link.

 

Orla Itacaré
Orla Itacaré

 

Seguro viagem nacional

Você sabia que é possível contratar um Seguro Viagem para viagens nacionais? Não? Pois saiba que isso é possível. Para a compra do seguro viagem nacional, basta que seu destino esteja a pelo menos 100 km de distância de seu endereço residencial.

Mesmo que você tenha um plano de saúde, o seguro viagem ajuda em outros fatores da viagem, por exemplo, extravio de bagagem e cancelamentos de voos. E caso seu plano de saúde não seja nacional, o seguro viagem será muito útil se precisar de algum tratamento hospitalar durante este período.

Para fazer uma simulação do valor do seu seguro viagem nacional acesse este link, você terá a indicação da melhor opção de seguro para o seu estilo de viagem.

 

Trilha da Prainha - Itacaré Bahia
Trilha da Prainha – Itacaré Bahia

 

Conclusão

Visitar as praias de Itacaré na Bahia, foi algo que me deixou maravilhada, por ser uma combinação entre ver o mar e estar no meio da natureza fazendo trilhas que é algo que eu gosto muito.

Isso foi um ponto de equilíbrio para mim, pois a parte do agito da Rua Pedro Longo, não me agrada muito. Mas valeu a pena pelo contato com a natureza que eu tive a oportunidade de vivenciar.

Itacaré é um destino completo, pois oferece restaurantes, bares, agito e também relaxamento e contato com a natureza. 

Espero que este texto seja útil para a organização de sua viagem para as praias de Itacaré na Bahia. Caso necessite de ajuda com seu roteiro basta enviar um e-mail para contato@viagensdecaprala.com.Br ou entrar em contato pelo WhatsApp 11 93045-5202 ou acesse este link. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.

 

As indicações e links contidos neste texto foram fruto de parcerias feitas com o blog Viagens de Cá pra Lá. Podendo assim gerar um comissionamento para ajudar o blog a continuar criando conteúdos de qualidade para suas viagens, e você não paga nada mais por isso. Porém, todas as indicações realizadas aqui são de locais e prestadores de serviços, que estejam de acordo com a concepção de oferecer um bom serviço aos leitores e leitoras. 

 

Se você gosta deste conteúdo e quiser ajudar este blog a continuar produzindo conteúdo, você pode fazer uma contribuição espontânea por meio da chave pix contato@viagensdecaprala.com.br. Obrigada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.