Roteiro Itália 20 dias, dicas de cidades para um roteiro de sonho

postado em: Itália | 0

A Itália é um país que faz parte dos sonhos de viagem de muitos brasileiros, e tenho que concordar que o país merece ser sonho de muitos. Neste roteiro Itália 20 dias darei sugestões de cidades para serem visitadas e para se apaixonar.

O país italiano fica na região sul da Europa, onde suas cidades não são tão frias no inverno. Esta foi a estação que escolhi para visitar a Itália, por vários motivos.

O inverno na Europa vai de dezembro a março, mesma época do verão e das férias escolares no Brasil. Este fato poderia sugerir alta nos preços de passagens e hospedagem, isso até é verdade.

Porém como as temperaturas por lá são bem menores que as temperaturas em nosso inverno, isso assusta um pouco os brasileiros, tornando as passagens mais em conta e os lugares menos lotados.

Dica importante:  para entrar na Itália, é exigido o Seguro Viagem, então, faça sua cotação e ganhe 5% de desconto com o cupom DECAPRALA5.

Você também pode gostar de Ler:

Bérgamo Alta, cidade Medieval;

Dicas sobre Bolonha;

Cidades da França;

 

Roteiro de Viagem Personalizado

 

Catedral de Como - Roteiro Italia 20 dias
Como – Itália

 

Dicas para economizar com Passagens Aéreas

As passagens aéreas são uma parte que impacta consideravelmente o custo de um roteiro pela Itália para 20 dias. Claro que não é o maior custo, normalmente hospedagem e alimentação costumam ser os maiores valores.

  1. Para conseguir melhores valores para sua passagem a primeira dica é ter flexibilidade nas datas de sua viagem. O ideal seria marcar suas férias no período que conseguir a passagem mais em conta, mas sei que nem sempre isso é possível;
  2. A segunda dica, é começar a fazer buscas das passagens com ao menos 5 meses de antecedência;
  3. Terceira dica é criar nos mecanismos de buscas, alertas sobre alterações dos valores das passagens para o destino escolhido;
  4. A quarta dica, é buscar passagens para Bolonha, é a cidade que sempre encontro passagens mais em conta para entrar na Itália. Gênova também tem bons preços. Claro que isto não é uma regra, mas comece sua busca por estas cidades e depois vá tentando outras;
  5. Por fim, algo que ajuda a reduzir o valor das passagens, é comprar a chegada e partida pela mesma cidade. Vou dar dicas de como organizar o roteiro.

Há vários mecanismos de busca de passagens que você pode utilizar na hora de montar seu roteiro pela Itália para 20 dias. Eu normalmente utilizo o Passagens Promo, Skyscanner, Google Flights e Melhores destinos.

O melhor é fazer buscas em todas estas plataformas em períodos diferentes e em guias anônimas do navegar, além de limpar os históricos de navegação.

Roteiro Itália 20 dias – Indicação de Cidades a Visitar

Eu tive o privilégio de ir a Itália por duas vezes, desta forma conheci várias cidades deste país maravilhoso.

Vou mencionar aqui as cidades que visitei, depois colocarei de uma forma otimizada para organização de seu roteiro Itália 20 dias.

  • Bolonha;
  • Veneza;
  • Milão;
  • Genova;
  • Pisa;
  • Florença.

Estas sugestões são as mais próximas dos pontos de partida, no caso, comprando passagens para Bolonha ou Gênova. E foram estas que visitei em uma Road Trip de carro pela Europa.

Mas, há outras possibilidades, que estão mais distantes, como Sicília, Roma, Nápoles, que também visitei, mas foram pontos de parada de um cruzeiro.

Então, vou fazer as indicações deste post, baseada em minha viagem de carro pela Europa.

Mas, caso prefira fazer sua viagem de trem, neste texto a Patti, do Trip Unicorn, tem várias informações de como comprar passes e passagens de trem na Europa.

 

Lecco - Roteiro Italia 20 dias
Lecco – Itália

 

Como Organizar seu Roteiro Itália 20 dias

Normalmente, quando faço roteiros entre cidades com longas distâncias, e compro passagens de ida e volta pela mesma cidade, procuro deixar a cidade de partida como último destino a ser visitado. Desta forma, procuro iniciar o roteiro na próxima cidade.

Geralmente, evito colocar viagens com distâncias maiores que 350 km para o novo destino, isto torna a viagem mais confortável.

Abaixo o mapa com a rota para visitar os destinos citados.

 

 

É bom lembrar que o tempo de estada de seu roteiro nas cidades, para ser de 20 dias, deverá ser contado a partir de sua chegada a primeira cidade e sua saída da última. Desta forma sua viagem terá na verdade a duração de 22 a 23 dias, dependendo do voo que você comprar.

Assim, é sempre importante verificar o horário de chegada do voo, quanto mais cedo chegar à cidade, mais proveitosa será sua estada. E o mesmo vale para a partida, quanto mais tarde partir seu voo, mais proveitosa será sua estada.

O carro é a melhor forma de locomoção entre estas cidades, já que não são todos os trechos que são atendidos por trens rápidos. Principalmente se for uma viagem para duas pessoas ou mais. Para fazer a cotação de aluguel de um carro utilize este link.

 

Gênova - Itália
Gênova – Itália

 

Sugestão de dias para o Roteiro

Bolonha será seu ponto de partida neste roteiro Itália 20 dias, caso chegue por ela no país. A sugestão é que você retire o carro alugado no Aeroporto de Bolonha mesmo, facilitando a locomoção de uma cidade a outra.

Mas, vale lembrar que não é permitido andar dentro das cidades históricas italianas de carro. Pois há várias restrições de circulação de carros o que pode acarretar multas. A dica é perguntar na sua hospedagem sobre estas restrições.

Desta forma, saindo do aeroporto, siga para seu primeiro destino, que será Veneza. Esta é uma das cidades que não é permitido circular de carro, e nem seria possível, já que todo o transporte da cidade é feito por seus canais, de barco.

Roteiro em Veneza

Veneza é uma cidade em que seu roteiro deverá ser feito todo a pé, já que suas ruas são apenas para pedestres. Claro que há a possibilidade de utilizar os transportes públicos, que navegam pelos canais. Mas, é muito mais interessante perder-se por suas vielas.

Quando estive em Veneza, deixei o carro na Garage San Marco, que fica na Piazzale Roma, 467/f. Uma boa dica é não viajar com malas muito grandes e nem muito pesadas, pois, terá que carrega-la até o hotel.

Quando montei meu roteiro, procurei um hotel próximo ao estacionamento, facilitou demais a locomoção. Para cotar este hotel, utilize este link, fiquei no Hotel Arlecchino.

Veneza merece uma estada de 3 noites, para conhecer a cidade com calma. No link que deixei aqui, você encontrará dicas sobre o que fazer na cidade.

 

Veneza - Roteiro Italia 20 dias
Veneza – Itália

 

Roteiro em Milão

Na cidade da moda, já é mais tranquilo de andar de carro entre uma atração e outra. Claro que há um pouco de trânsito, mas algumas atrações são distantes, e o carro irá facilitar bastante a locomoção.

Quando estive em Milão, me hospedei próximo a Corso Buenos Aires, uma rua com muitas lojas, fiquei no Hotel Aspromonte.

Opções de pontos turísticos não faltam na cidade, como a Galeria Vitorio Emanuelle II, Catedral de Milão e o Castelo Sforsezco.

Além disso, Milão é um ótimo ponto de partida para conhecer Bergamo Alta, Lecco e Como. Neste texto há várias dicas sobre o que fazer em Milão.

Portanto sugiro que você fique na cidade ao menos 3 noites.

 

Milão - Itália
Milão – Itália

 

Roteiro em Genova

Em minha viagem a Itália, havia uma estada em Gênova de 2 noites, que é o que sugiro para seu roteiro Itália 20 dias. Mas, tive um problema com meu voo e tive que cancelar a estada na cidade.

Portanto, fiz apenas uma parada de algumas horas por lá.

Mas, mesmo não tendo muitos atrativos na cidade, será um ótimo ponto de apoio para visitar Portofino e Santa Maria Lighuria. Desta forma utilize um dia para visitar Genova, um para Santa Maria Lighuria e o último dia para visitar Portofino, já a caminho de Pisa.

Você poderá cotar hotéis em Genova, neste link.

Roteiro em Pisa

Apesar de, todos pensarem que a cidade de Pisa tem somente a Torre dos Sinos para ser vista, a cidade tem muito mais a oferecer.

Junto a torre, há também uma catedral, o batistério e o cemitério, que já fazem da cidade um ponto interessante.

Porém, em algumas pesquisas que fiz descobri que a cidade tem muitos outros atrativos.

Neste texto, dou várias dicas sobre o que fazer em Pisa, para esta cidade sugiro 2 noites de hospedagem. 

Desta forma, você poderá aproveitar e ir até Lucca, uma cidade murada, onde nasceu Giacomo Puccini, compositor de ópera Italiano. A cidade é uma graça.

Para cotar um hotel em Pisa, utilize o link que deixei aqui.

 

Catedral de Pisa - Roteiro Italia 20 dias
Catedral de Pisa – Itália

 

Roteiro em Florença

Esta é a minha cidade preferida dentre todas estas que listei para você. Florença tem uma arquitetura espetacular.

Por todas as ruas onde você passar, encontrará uma obra de arte, seja nas paredes das construções, seja em praças e fontes.

Além disso, a cidade oferece inúmeros museus, igrejas, sem contar com a esplendorosa Catedral Santa Maria del Fiore.

Além, de todas as atrações existentes na cidade, é possível também conhecer outras cidades próximas, como por exemplo, San Gimignano.

Neste texto sobre lugares para conhecer na Europa, há várias dicas sobre o que fazer em San Gimignano.

Então, para conhecer a linda Florença e conseguir fazer um bate e volta a San Gimignano, sugiro uma estada de 3 noites na cidade.

Em Florença fiquei hospedada no Hotel Alex, que você pode fazer a cotação por este link.

 

Florença - Roteiro 20 dias Italia
Florença – Itália

 

Roteiro em Bolonha

Apesar de, ter sugerido sua chegada por Bolonha, coloquei a estada na cidade como sendo a última, pois, já que seu voo de volta ao Brasil sairá de lá, ajudará a otimizar seu roteiro.

Bolonha não é uma cidade muito procurada por turistas, mas é um erro, pois é uma cidade linda. Com alguns pontos interessantes para conhecer, por ser uma cidade medieval.

Inclusive a cidade conhecida por seus arcos, que circundam grande parte da cidade, ligando vários pontos.

Um deles é o Santuário de San Luca, que fica em uma região alta de Bolonha. Uma construção linda e com uma vista maravilhosa da cidade.

Assim, sugiro uma estada na cidade de 1 noite. Desta forma, você terá um dia e meio, dependendo do horário de seu voo, para conhecer parte da cidade.

Quando estive em Bolonha, hospedei-me no Holiday inn Bologna Fiera, que você pode fazer sua cotação no link que deixei aqui.

 

Bolonha - Itália
Bolonha – Itália

 

Dica para manter-se conectado na Itália

Viajar para fora do país, sempre causa alguns problemas quando o assunto é conexão com a internet.

Todos gostamos de ficar conectados com nossas famílias e amigos. Além disso, ter a possibilidade de postar as fotos dos destinos nas redes sociais, também é um desejo.

Sem contar que estando conectado o tempo todo em sua viagem, você poderá consultar seu roteiro personalizado, seguir rotas em mapas para seu roteiro Itália 20 dias e pesquisar mais informações sobre o destino.

Mas, usar o roaming do celular vai gerar um custo alto, ou depender da internet wifi dos hotéis e restaurantes nem sempre resolve a situação.

Uma sugestão é levar o chip internacional daqui do Brasil, e já chegar conectada no destino. Eu sempre compro um chip de celular aqui e levo comigo.

É super prático, basta desligar o celular durante o voo e trocar os chips. Quando ligar novamente o aparelho, ele já estará conectado.

Lembrando que, mesmo que seu aparelho seja de duplo chip, retire o chip de sua operadora.

Então, basta ligar novamente o aparelho, acionar o sistema de roaming, para que, ele passe a funcionar normalmente.

Além disso, seu whats app permanecerá com seu número de telefone do brasil, sendo assim, você poderá continuar utilizando seus contatos.

 

Bergamo Alta - Roteiro Italia 20 dias
Bérgamo Alta – Itália

 

Segurança para seu Roteiro Itália 20 dias

Outro ponto importante em que se deve pensar na programação de sua viagem a Itália, é com a segurança e saúde de todos.

Desta forma, é aconselhável contratar um Seguro Viagem Internacional. Não temos como prever se teremos algum imprevisto de saúde na viagem.

Então, é melhor prevenir, que arcar com um custo elevado por causa de algum problema de saúde durante sua viagem. Normalmente os hospitais e consultas médicas fora do Brasil são caríssimos.

Conheço casos de amigos que tiveram custos em torno de 25.000,00 Euros com despesas médicas.

Portanto, investir menos de R$ 200,00 para evitar problemas, é bastante razoável. Sem contar, que o seguro viagem internacional tem várias outras coberturas além da parte médica.

Os contratos preveem despesas com cancelamento e atraso de voos, extravio de bagagem, traslado e viagem de familiar para apoio, entre outros imprevistos.

Outra dica importante, sempre deixe copias de seu contrato de seguro viagem com algum familiar no Brasil. Deixe em destaque os números de contato, caso seja necessário acionar o seguro em ambas as copias.

Tenha também seus contratos salvos no celular, em um e-mail que você consiga acessar facilmente online. Leve estes documentos, e os comprovantes de hospedagem, passagem de retorno, também impressos. Inclusive durante a viagem, em sua bagagem de mão, caso seja solicitado na imigração.

Para contratar um seguro viagem, você pode utilizar a plataforma da SegurosPromo, um parceiro do Viagens de Cá pra Lá.

Uma plataforma totalmente segura, onde você encontrará um comparativo de várias seguradoras, com os melhores custos benefícios.

E com o cupom DECAPRALA5, você consegue um desconto de 5% em qualquer plano. Além disso, pagando em boleto, terá mais 5%. E aproveite seu roteiro Itália 20 dias, com toda segurança e conforto.

 

San Giminignano - Roteiro Italia 20 dias
San Giminignano – Itália

 

Conclusão  

Estas seis cidades, são parte dos pontos que conheci em meu roteiro Itália 20 dias. São cidades com muita história, construções lindíssimas, museus e monumentos de um tempo longínquo.

Claro que, este roteiro é apenas uma sugestão e uma pincelada sobre os destinos. Sugiro que antes de decidir, finalizar seu roteiro, faça pesquisas sobre as cidades próximas.

Talvez, você perceba que outras cidades sejam mais interessantes que estas que indiquei. E ainda assim, poderá basear-se nestas indicações para montar sua viagem.

Não esqueça de buscar suas passagens aéreas com antecedência e criar alertas de passagens nos sites que indiquei no texto. Desta forma será mais fácil de conseguir o melhor valor para sua viagem.

Tenha também atenção com sua segurança e saúde durante a viagem, e não deixe de contratar o seguro viagem, que dará o suporte necessário em casos de emergências. Mesmo que utilize o seguro de seu cartão de crédito, aconselho o contrato de um seguro viagem específico, com seguradora.

Assim, com estas dicas complementares, termino este texto com dicas de roteiro Itália 20 dias de viagem. Espero que tenha ajudado em sua escolha de destino e que você tenha uma viagem de sonho.  Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Ficou com alguma dúvida, ou tem outras sugestões, deixe aqui embaixo seu comentário, será um prazer responder. Até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *