Sicília, conhecendo as terras do Vulcão Etna

postado em: Sicília | 2

Em 2013 fizemos um cruzeiro pela Europa. É uma boa maneira de conhecer vários lugares com um custo benefício interessante, já que você terá hospedagem e alimentação fornecidas pelo navio e ainda não precisa ficar se preocupando em carregar malas de um lugar para outro. Um hotel de luxo flutuante. A desvantagem é o pouco tempo que você tem em cada cidade.

Um dos lugares que visitamos foi a Sicília, que é a maior ilha do Mar Mediterrâneo, separada da Calábria pelo estreito de Messina. Por sua posição geográfica teve papel importante nos acontecimentos históricos dessa região, rica em monumentos históricos e sítios arqueológicos. O guia nos informou que esta região sobrevive com as águas do degelo do monte Etna, pois a incidência de chuvas é muito rara, chegam a passar anos sem chuva.

Vista do Mar - Taormina - Sicilia
Vista do Mar – Taormina

Como ficaríamos apenas um dia na região, escolhemos visitar Taormina. Pegamos o ônibus de turismo que contratamos pelo navio e lá fomos montanha acima. A vista que tínhamos enquanto subíamos era maravilhosa.

Taormina é uma cidade que fica no alto do monte Tauro, bem ao lado do Vulcão Etna, é uma cidade graciosa, passear por suas ruas com escadarias é como estar de volta ao passado.

Taormina - Sicília
Taormina – Sicília

Entramos na cidade pela Porta Catânia, seguindo em frente, pela Corso Umberto, chegamos a Praça Duomo onde está a catedral da cidade, uma igreja construída no século XIII em homenagem a San Nicolau de Bari em estilo medieval, Duomo de Taormina.

Continuando pela Corso Umberto você encontrará vários restaurantes e lojas locais e de marcas famosas. Mais a frente encontrará outra praça, onde está a igreja de San Domenico em estilo barroco, de onde se tem uma vista maravilhosa, inclusive do Etna.

Vinícola Barone de Villagrande - Sicília
Vinícola Barone de Villagrande – Sicília

Mais a frente você encontrará o Palacio Corvaja, construção medieval do século X.

Ao final da Corso Umberto, está a rua que leva ao Teatro Greco, de onde se tem uma vista incrível da região. Infelizmente não tive tempo de subir ao teatro, tivemos problemas com nosso cartão e perdemos um tempão tentando resolver.

Depois que saímos de Taormina fomos ver o rio de lava, que se formou após a erupção do Vulcão Etna.

O Vulcão Etna é o mais alto da Europa, com aproximadamente 3343 metro de altitude e continua ativo.

De lá fomos conhecer uma vinícola (Barone de Villagrande), onde pudemos degustar ótimos vinhos, azeitonas e biscoitos deliciosos, além de ter uma bela vista  dos vinhedos e do Etna.

Vinícola Barone de Villagrande - Sicília
Vinícola Barone de Villagrande – Sicília

No caminho uma situação inusitada, a realização de um casamento no meio da floresta.

Como disse a desvantagem das viagens de navio, é o curto tempo de estadia nas cidades, as vezes não dá tempo para ver tudo, mas valeu a pena.

2 Responses

• Alessandra Lima

Olá, que bom que gostou.