Ícone do site Viagens de Cá pra Lá

Visconde de Mauá, Maromba e Maringá três vilas de Resende

Visconde de Maua, a exemplo de Penedo, também não é uma cidade. Visconde de Maua é um distrito, uma vila de Resende. Leia aqui as dicas sobre o que fazer em Penedo.

Na verdade é uma vila, que parte de sua área urbana está em Resende, parte em Itatiaia e outra parte ainda, fica em território de Bocaina de Minas, achei isso super interessante.

Outra infomação interessante e importante, é que o estado do Rio de Janeiro investiu nesta pequena vila, para torná-la mais segura para os animais silvestres. Foram instaladas na estrada de acesso a vila, “zoopassagens” subterrâneas e aéreas, para que os animais possam se locomover sem correr riscos de atropelamento.

Visconde de Maua é uma vila super simples e pequena. Em sua rua principal super graciosa encontram-se vários restaurantes, bares e lojas de artesanatos, queijos e doces.

 

Centro de Informações Turísticas – Visconde de Maua

 

Meu roteiro em Visconde de Mauá

Fiquei pouquíssimo tempo na vila, na verdade fiquei somente algumas horas por lá. Logo na entrada de Visconde de Mauá há o Centro de Informações Turísticas onde você pode retirar um mapa com as atividades e locais para visitar.

Na rua principal, logo na primeira quadra está a Sede do Parque Estadual da Pedra Selada, por lá você também consegue várias informações sobre o que fazer em Visconde de Maua. Foi por lá que comecei a visita a vila.

Para passar mais tempo na vila conheça algumas Pousadas Românticas em Visconde de Mauá, neste texto da Gaia, do blog Malas de Aventuras.

 

Sede do Parque Estadual Pedra Selada – Visconde de Maua

 

O que eu vi em Visconde de Mauá

 

Rio Preto – Visconde de Maua

 

 

Ponte dos Cachorros – Visconde de Maua

 

 

Foto no fundo da Aldeia dos Imigrantes

 

Como fiquei somente algumas horas, não vi muita coisa. Para visitar o parque que citei acima, caso também não tenha coragem de atravessar “a ponte do rio que cai”, há outro acesso por uma rua mais à frente da praça.

Outro passeio, é o mirante no caminho para Itatiaia, onde são feitos os voos livres, que tem uma vista bonita da região.

E o parque da Pedra Selada. Preciso marcar de voltar a região para completar meu passeio.

Vilas de Maringá do Rio e Maringá de Minas

Por que estas vilas tem este nome? Na verdade é uma única vila, o que acontece é que ela é dividida pelo Rio Preto em duas partes. Uma parte fica no estado do Rio de Janeiro, e a outra parte fica no estado de Minas Gerais.

As duas são divididas pelo rio e unidas por uma pontezinha para pedestres bem no meio do lado mineiro. Também fiquei apenas algumas horas na vila.

Maringá de Minas é uma graça, repleta de casinhas coloridas. Nelas funcionam casas de artesanatos, restaurantes, cafeterias e loja de chocolate caseiro que faz um chocolate quente maravilhoso.

 

Maringá de Minas – Resende

 

Maringá do Rio me fez lembrar daquelas cidades do velho oeste que vemos nos filmes, mantendo-se as devidas proporções…rs. Neste lado também há lojas de artesanato e restaurantes, claro, mas há também lojas de roupas de inverno e agências de turismo, além de locação de bikes, quadriciclos e bugies.

Almocei no Restaurante Marioca, do lado carioca, que fica às margens do Rio Preto. Um restaurante super aconchegante, com boa comida, música ao vivo e o som do rio. Recomendo.

Nesta vila a maior parte das atividades são conhecer os comércios e visitar as cachoeiras. Infelizmente não consegui ir até as cachoeiras.

 

Maringá do Rio – Resende

 

Vila de Maromba

Esta vilazinha é bem mais simples, tem uma rua principal onde fica a Igreja e algumas lojas de artesanato, restaurantes e uma empresa de turismo.

Os maiores atrativos de Maromba são as cachoeiras. Não tive tempo de visita-las, mas pelo que pesquisei, são muito bonitas. Dentro da vila já há uma pequena queda d’água.

 

Vila de Maromba – Resende

 

Eu até tentei ir visitar a cachoeira Toca da Raposa, mas acabei desistindo. O caminho é de difícil acesso, como estava com um carro baixo, não consegui continuar.

Aconselho você a alugar um quadriciclo ou um bugie para conhecer as cachoeiras, e tome muito cuidado nas estradas. Elas são estreitas, em alguns trechos há um abismo e não tem proteção nenhuma.

 

Vila de Maromba – Resende

 

Cachoeiras encontradas na região de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba

A Cachoeira do Alcantilado fica dentro de um sítio de mesmo nome, uma propriedade particular e lá há outras quedas d’água e grutas. Para visitar este lugar é cobrada uma entrada, que nas pesquisas que fiz é no valor de R$ 40,00 por pessoa. O local conta com lanchonete, bar e estacionamento.

 

Queda D’água dentro da Vila de Maromba

 

E assim foi meu passeio para conhecer as vilas de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Espero que este post ajude você com seu roteiro e que o inspire a visitar estes lugares lindos. Já esteve nestas vilas? Tem dúvidas? Ou outras dicas? Conte aqui embaixo, terei prazer em responder. Até o próximo post.

 

Sair da versão mobile