Quando decidimos viajar para Europa, começamos a nos perguntar: Quais os melhores lugares para conhecer na Europa? não é muito difícil responder esta pergunta já que o continente Europeu tem milhares de lugares maravilhosos, o difícil é escolher.
Mas queríamos aproveitar ao máximo nossa viagem e conhecer lugares não tão famosos, e que são muito interessantes e bonitos também. E foi aí que meu trabalho começou, utilizando dicas de conhecidos e muitas pesquisas vimos que seria maravilhoso conhecer o continente de carro, passando por vários lugares, como conto neste post Pelas estradas da Europa, uma viagem inesquecível, e um dos lugares escolhidos foi San Gimignano (para chegar até lá de carro utilizei este endereço no GPS Piazza Cisterna, 4, ou LAT/LON 43.46744, 11.04339).
Como estávamos programando passar 3 dias em Florença em nosso caminho, um dos lugares para conhecer na Europa que escolhemos, decidimos fazer um bate e volta até Pisa e San Gimignano todos na região da Toscana. As estradas da Toscana são lindas.
San Gimignano é uma cidade muito antiga, lendas contam que foi fundada em 63 a.C. mas o primeiro registro documentado sobre a cidade data do ano de 929. A cidade fica no alto de uma colina o que dá uma vista linda da região.
Chegamos a cidade por volta das 14h00, deixamos o carro estacionado em frente as muralhas da cidade, onde há um estacionamento e um banheiro público, bem providencial…rs. Entramos na cidade por uma escadaria bem em frente ao banheiro e fomos primeiro almoçar, entramos num restaurante bem aconchegante, com uma comida muito boa e o preço bem razoável 40 euros três pratos e bebidas, o lugar se chama Bar Piazzeta, fica na Via S. Matteo, bem na esquina com a Via XX Setembre.
Saímos do restaurante, caminhamos pela Via S. Matteo e chegamos a Piazza della Cisterna. As construções são impressionantes, todas feitas de pedras, o que remete a um tempo muito distante. Nesta praça há uma sorveteria cujo sorvete, segundo minhas pesquisas, foi premiado internacionalmente pela qualidade e sabor, Gelateria Dondoli, infelizmente estava fechada por férias. Se o sorvete da Itália já é bom, imagine este…rs, mas fiquei na vontade.
Na cidade existem alguns museus para serem visitados como, Museu da Tortura, Museu Ornitológico, Museu Arqueológico, Museu Cívico, Museu de Arte Sacra e 13 Torres que datam do século XIV, inicialmente eram 72 torres, que se deterioraram com o tempo, por serem feitas de madeira e barro, estas torres tinham o papel de mostrar a superioridade dos seus proprietários. Os museus podem ser visitados de segunda a sábado, das 10h00 as 17h00 e o valor dos ingressos variam entre 3 e 4 euros. Na cidade também há o Museu do Vinho, onde é possível fazer degustação dos vinhos da região, neste link você encontrará informações sobre os eventos de degustação.
A cidade estava bastante movimentada quando a visitamos, ficamos por lá metade do dia, o passeio valeu muito a pena, para visitar com mais detalhes a cidade recomendo chegar cedo e passar o dia por lá. Para chegar a cidade é possível pegar ônibus que saem de Florença, Pisa, Siena e Roma, neste link mais informações sobre ônibus para o local.
Em toda a cidade você encontrará lojas de couro, padarias com doces deliciosos, restaurantes, bares e muita história. Sempre há placas direcionando os turistas para os pontos de interesse da cidade, o que facilita o passeio.
Este com certeza é um dos lugares para conhecer na Europa que vale a pena ser colocado no roteiro de quem estiver passando pela região da Toscana. Espero que gostem deste post, deixem seus comentários e dúvidas, adorarei ajudar. Até o próximo.