Sempre faço uma lista dos lugares que tenho vontade de conhecer, e em uma destas listas estava a cidade de Aracaju, Capital do Sergipe. Mas o que eu não fazia ideia era que havia tantas opções do que fazer em Aracaju, tanto na cidade, quanto em seus arredores.
Algo interessante sobre Aracaju, é seu significado “Cajueiro dos Papagaios”, outro ponto intrigante sobre o nome da cidade, é que muitos podem pensar que sua fruta símbolo seja o caju, mas na verdade a fruta símbolo da cidade é a Mangaba. Fiquei surpresa!!!
A cidade de Aracaju é considerada um grande santuário das tartarugas marinhas, onde também é feito um trabalho lindo de estudo sobre as espécies, conscientização e conservação destes animais. Tanto que uma parte da Praia do Atalaia é fechada para o acesso de turistas devido aos vários ninhos de desova das tartarugas.
Uma cidade do Nordeste Brasileiro que não é tão famosa quanto as outras, mas que possui muita cultura e história para contar. Sem contar as pessoas que são muito receptivas e prestativas.
Você pode gostar de ler:
O que fazer em Lençóis Chapada Diamantina;
Quer um Roteiro Personalizado para sua viagem a Portugal, clique aqui
Onde comer em Aracaju
A culinária local é um dos pontos altos das opções do que fazer em Aracaju, existem inúmeros restaurantes que servem desde um caldinho típico da região, até o prato mais tradicional que é o caranguejo. Abaixo deixo alguns dos lugares que conheci na cidade e que servem comidas deliciosas.
- Pitú com Pirão da Eliane: Aqui você vai encontrar o Pirão mais surpreendente que você já experimentou na vida, o sabor do pirão e da moqueca da Eliane é algo incomparável. Além da qualidade e amor com que ela faz seus pratos, a história de vida de Eliane é algo inspirador, quando estiver na cidade não deixe de fazer uma visita e se tiver oportunidade de dar um dedo de prosa com ela, uma pessoa incrível;
- Cariri Restaurante e Casa de Forró: Um misto de restaurante e casa de shows para todos os gostos musicais e paladar. Na parte da frente do restaurante são servidos pratos bastante característicos da região, e também são feitas apresentações de bandas que tocam estilos variados de músicas, sertanejo antigo, MPB, pagode, entre outros. Já na parte do fundo do restaurante, além de servirem os pratos é feita a apresentação de uma banda de Forró, que faz a alegria dos visitantes adeptos à dança. Ambos os ambientes são decorados com objetos que lembram as tradições Nordestinas;
- Pizzaria e Restaurante Paulistinha: Para quem não gosta de se aventurar experimentando comidas típicas, há também opções mais comuns, com este restaurante que serve pratos e também pizzas deliciosas;
- Porto Seaside: Neste restaurante é possível comer uma versão diferenciada de ceviche e casquinha de siri, entre outros pratos, além de drinks bem elaborados.
- Restaurante Asa Branca: Na Praia do Saco uma boa opção para o almoço é o Asa Branca, ambiente agradável, com uma passarela de madeira na entrada, um espaço amplo com várias mesas, comida caseira e saborosa.
- Sorvete Parati Gourmet: E para se refrescar do calor de Aracaju, além das praias, uma boa pedida é tomar um sorvete delicioso na Parati, sabores regionais e tradicionais todos deliciosos.
Precisando de um carro para sua viagem, utilize este link para fazer sua pesquisa. Você terá a melhor cotação, de várias locadoras diferentes. Fará economia na sua locação e ainda ajudará o Blog Viagens de Cá pra Lá a continuar dando dicas para sua viagem.
Onde se hospedar em Aracaju
Para conhecer tudo o que tem para fazer em Aracaju, algo bem importante é uma hospedagem de qualidade. Além do conforto, que é primordial para um descanso tranquilo depois de um dia repleto de atividades, a localização do hotel é bastante importante no momento da escolha.
Eu escolhi me hospedar no Real Classic Hotel Aracaju, que fica na Orla de Atalaia, o que facilita demais a locomoção até os restaurantes e também uma caminhada deliciosa pela orla.
O Real Classic Hotel Aracaju conta com quartos espaçosos, com varandas com vista para o mar e banheiro também muito espaçoso. Os quartos contam ainda com mesa de trabalho, cofre e ar condicionado, item extremamente importante para o calor do Nordeste.
Além disso, oferece grandes espaços nas áreas comuns com mesas para trabalho, recepção 24 horas e um atendimento excelente, todos muito prestativos.
O hotel oferece ainda piscina, sala de ginástica e sala de jogos na área externa. O café da manhã é um caso à parte, oferece grande variedade de frutas, frios, cereais, iogurtes, pães, bolos, além de pratos quentes como ovos mexidos e outros.
Para os visitantes que preferem ficar relaxando no hotel a noite, ao invés de sair para jantar, eles também têm um restaurante com pratos deliciosos.
Faça a cotação de sua hospedagem no Royal Classic Hotel Aracaju, utilize o link que deixei aqui.
O que fazer em Aracaju
A Capital Sergipana foi uma grande surpresa para mim, durante minhas pesquisas para montar meu roteiro na cidade, descobri que a cidade oferece muitas atrações.
Eu havia programado ficar 8 dias na cidade e pensei que seria muito tempo, acabaria ficando com tempo livre e ocioso. Mas na verdade quase não consegui trabalhar durante a viagem, de tantas atividades. Sim, eu trabalho enquanto viajo, pois as contas continuam chegando…rs.
Esta viagem fiz com a Keli, do blog Va Viaje! Ela também contou a visão dela sobre a viagem.
Então, vamos conhecer o que fazer em Aracaju.
Passeio pela Orla do Atalaia
Eu cheguei a Aracaju em um domingo, e a primeira coisa que queria fazer, era conhecer a Orla do Atalaia. Uma das opções do que fazer em Aracaju que é muito famosa, e é um passeio que realmente vale a pena, principalmente no final da tarde e à noite.
Na verdade esta orla é um pouco diferente do que estamos acostumados a ver em outras cidades litorâneas. A Orla do Atalaia é uma grande avenida que segue pela praia sim, mas há uma distância maior até a areia, inclusive com gramados e até algumas dunas.
Para chegar à praia é necessário uma caminhada de ao menos 50 metros, desde a avenida. Mas isso não tira a beleza do lugar, a região é muito bem cuidada.
Seguindo pela Orla do Atalaia chegamos aos Arcos da Orla, onde também se encontra o letreiro Eu Amo Aracaju.
Passarela do Caranguejo
Quando pesquisei sobre o que fazer em Aracaju, fiquei muito curiosa para ver como era a Passarela do Caranguejo. Para mim, era uma Passarela suspensa, como vemos em várias cidades, na verdade a passarela é uma faixa mais larga no meio da avenida da Orla do Atalaia, onde há uma escultura de um Caranguejo gigante, uma boa opção de parada para fotos.
Praça dos Lagos
Continuando ainda pela Orla do Atalaia chegamos a Praça dos Lagos, uma área com gramados, coqueiros e vários lagos. Ali as pessoas fazem caminhadas, passeiam com seus pets e com as crianças, que aproveitam para andar com seus triciclos e bicicletas.
Ao redor dos lagos também há bancos para descansar e relaxar, olhando a vida passar. Subindo em algumas dunas próximas, é possível ter uma vista do mar e também da Praça dos Lagos. Uma boa opção do que fazer em Aracaju no final de tarde para relaxar ou para fazer um pouco de exercícios.
Vila do Artesanato
Acho que ficou claro que grande parte das atrações da cidade estão ao longo da Orla do Atalaia, não é? Pois bem, e ainda não acabou. Outra opção do que fazer em Aracaju está um pouco mais à frente da Praça dos Lagos, na Orla do Atalaia, é a Vila do Artesanato.
Bem típica de cidades do litoral, esta é uma feira com vários estandes de artesanatos típicos da região, são roupas, bolsas, sandálias e muitas opções de presentes e lembranças da cidade. Do lado dos estandes de artesanato há também várias barracas com comidinhas, que vão de cachorro quente, a pastéis e moquecas. Vale a pena experimentar alguma comidinha por lá, por ser saborosa e com preço justo.
Oceanário – Projeto Tamar
E não acabou, outra opção do que fazer em Aracaju é o Oceanário – Projeto Tamar, que também fica na Orla do Atalaia. Uma visita riquíssima, onde é possível entender melhor o drama vivido pelas tartarugas marinhas, que estão ameaçadas de extinção.
Durante a visita uma bióloga foi explicando todo o trabalho de preservação que é realizado pelo instituto, contou várias peculiaridades sobre as tartarugas marinhas, e nos mostrou quais as espécies existentes no brasil: Tartaruga Pente, Tartaruga Verde, Tartaruga Cabeçuda, Tartaruga de Couro, a maior de todas e a Tartaruga Oliva.
Além de conhecer o trabalho com as tartarugas também é possível ver em um aquário gigante, várias espécies de peixes e tubarões. Realmente um passeio muito interessante para adultos e crianças.
O que fazer em Aracaju – Orla do Rio Sergipe
Museu da Gente Sergipana
Agora sim, acabaram as atrações na Orla do Atalaia, e vamos partir para o centro da cidade e conhecer o que fazer em Aracaju na Orla do Rio Sergipe. Uma das atrações da região é o Museu da Gente Sergipana, que conta um pouco da história do seu povo, mostrando suas tradições, cultura e histórias.
Durante a visita os monitores vão instruindo como conhecer o museu de maneira que faça sentido para conhecer todos os detalhes da vida sergipana. Um dos pontos é a representação de um pequeno comércio com itens bem característicos bastante utilizados pelo povo do Sergipe.
Já em outra você embarca em uma canoa para conhecer um pouco do que a natureza da região tem a oferecer. Realmente uma experiência imersiva e muito interessante, vale demais a visita e a entrada é gratuita.
Largo da Gente Sergipana
A próxima opção do que fazer em Aracaju é conhecer o Largo da Gente Sergipana, onde foram instaladas 8 esculturas representando figuras pertencentes ao folclore de Sergipe. São: Lambe Sujo e Caboclinhos, Chegança, Cacumbi, Taieira, Bacamarteiro, Reisado, São Gonçalo e Parafuso. O Largo foi inaugurado em Março de 2018, para homenagear o povo e sua cultura.
A forma como as esculturas foram instaladas, avançando sobre o Rio Sergipe, dá a impressão de que elas flutuam. As imagens tiveram inspiração nos Orixás que ficam no Dique do Itororó, em Salvador.
Mais a frente, há o Centro Histórico de Aracaju, onde se encontram a Catedral, o Mercado Municipal e o Mercado de Artesanato. É uma região mais tumultuada, tipo a região do Mercado Municipal de São Paulo.
Pré-Caju
Aracaju não é uma cidade conhecida por ter uma grande tradição de festas de Carnaval, porém já foi muito famosa por uma comemoração antecipada desta festa, o Pré-Caju. A festa ficou suspensa por 7 anos, e após a pandemia retornou com toda força em 2022, mostrando sua importância e magnitude para o desenvolvimento do turismo do estado do Sergipe.
Este grande evento passou por mudanças, e uma delas foi o local onde ela acontece, agora o trio elétrico faz a festa na Orla do Atalaia, um dos pontos mais importantes da cidade de Aracaju. Em 2023 o Pré-Caju acontece entre os dias 03 e 05 de novembro, e contará com muitos artistas.
São esperadas mais de 300 mil pessoas para aproveitarem o Pré-Caju, além de muita música e alegria pelas ruas da cidade, os participantes também poderão aproveitar a culinária local e os diversos pontos turísticos da região. Você pode adiquirir seu pacote para o Pré-Caju por este link.
O que fazer em Aracaju – Arredores
Pensou que havia acabado as opções do que fazer em Aracaju? Ainda não, além das atrações urbanas há várias outras atrações um pouco mais distantes da região central e da Orla do Atalaia.
Elas ficam em vilarejos ou pequenos distritos próximos à Capital Sergipana. Vamos conhecê-las agora.
Orla do Pôr do Sol
Esta opção do que fazer em Aracaju é uma boa opção para passar o fim de tarde. É dali que saem alguns passeios de barco para outros pontos de interesse da região, como veremos abaixo.
O local é bem organizado, tem alguns bancos, é arborizado e tem algumas barracas de comida. Um ponto excelente e muito famoso para vislumbrar um lindo pôr do Sol em Aracaju. Caso você não esteja de carro na cidade, é totalmente possível chegar de taxi ou de uber.
Ilha dos Namorados
A partir da Orla do Pôr do Sol é que saem barcos para esta outra atração de Aracaju, a Ilha dos Namorados. Esta opção do que fazer em Aracaju é muito divertida, pois durante o trajeto há um sanfoneiro que toca muitos forrós e músicas tradicionais.
Entre uma canção e outra o cantor ainda conta um pouco sobre a história dos pontos onde o barco passa. E é impressionante a agilidade com que os marujos do barco montam toda uma estrutura ao chegar na Ilha dos Namorados, com tenda, mesas e cadeiras, e servem aos turistas petiscos e bebidas.
Na Ilha há também um balanço e dentro do Rio Vaza Barris há redes, para aquela tradicional foto.
Croa do Goré
Esta outra opção do que fazer em Aracaju, faz parte do passeio até a Ilha dos Namorados, o passeio de barco faz uma parada também neste ponto, que é um banco de areia no meio do Rio Vaza Barris.
Neste ponto já existe uma estrutura permanente montada com mesas, cadeiras e guarda-sóis feitos de sapé. Ali também fica ancorado um grande barco restaurante bem bonito que é possível inclusive subir para tirar algumas fotos e pedir algo para petiscar e beber. Lá também é possível fazer um passeio de jetski.
Durante a parada é possível aproveitar as piscinas naturais formadas pelas águas do rio na areia, e andar vários trechos com água até o tornozelo, experiência deliciosa.
Praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis
A Praia do Saco fica a 73 km da capital do Sergipe e é uma ótima opção do que fazer em Aracaju, pois além de aproveitar o mar, há várias opções de passeios por lá. Uma delas é o passeio de buggy pelas dunas da Praia do Saco. Fiz o passeio de buggy com o pessoal da cooperativa @buggyturoficialpraiadosaco como o bugueiro Renato.
Um passeio muito divertido, com muita emoção e belezas naturais. Além de ver muita coisa bonita, também conhecemos pessoas, que talvez foram somente por uma passagem, mas com certeza naquele momento fizeram a diferença na minha vida.
Outro passeio interessante na Praia do Saco é o passeio de lancha que leva até a Praia da Sogra, Praia do Sogro e Ponta do Saco, muito bom. O passeio de lancha fiz o @fagnerfelixsantos da @cooperlanchas_praiadosaco.
No caminho para a Praia do Saco fiz uma parada na Lagoa dos Tambaquis, que é possível ficar por lá, pois tem estrutura de bar e restaurante. Os peixes da lagoa são enormes, e muito mansinhos.
O que fazer em Aracaju – Bate e volta
E eu que pensava que 8 dias em Aracaju seria muito tempo, iria ficar com tempo sobrando para trabalhar, me enganei redondamente. A cidade oferece muitas opções do que fazer, tanto na parte urbana, quanto nos arredores e também em bate e volta.
Agora vamos conhecer as duas partes mais esperadas por mim, nesta viagem, vem comigo.
Mangue Seco
Ok, tudo bem, Mangue Seco fica na Bahia, mas o ponto mais próximo para visitá-lo é a cidade de Aracaju. Portanto, esta também é uma opção do que fazer na cidade. A distância que separa Mangue Seco de Aracaju é de apenas 100 km, assim dá para fazer um bate e volta sem problemas.
O passeio se inicia nas margens do Rio Jacaré, no Porto do Mato, que é a divisa entre os estados. Ali pegamos um barco e atravessamos o rio, e já estávamos em Mangue Seco, a partir da outra margem do rio começa a aventura para conhecer as dunas e a Praia que foi cenário da novela Tiêta, quem se lembra?
Ali conheci as dunas que engolem tudo em seu caminho, inclusive coqueiros estavam somente com suas copas para fora do mar de areia. O lugar é realmente lindo, com paisagens deslumbrantes e o azul do céu dessas terras é algo impressionante.
Depois de conhecer as dunas e a praia, voltei para a vila e fui conhecer a Casa de Tiêta e a igreja que foram cenários da novela também. Na casa funciona hoje um café, mesclado com museu com uma senhora bem simpática que atende seus clientes e conta um pouco da história do lugar. O passeio de buggy foi com o @clevertonlima3 da cooperativa local.
Cânion do Xingó – Rio São Francisco
O segundo ponto que eu esperava muito conhecer era o Cânion do Xingó, apesar de ser bem distante de Aracaju, são em torno de 200 km de viagem. Um passeio que dura o dia todo, mas que valeu cada minuto.
Durante o trajeto a guia foi explicando sobre a vegetação, sobre a história da região, que inclui a história de Lampião e Maria Bonita.
Depois da viagem de ônibus, paramos em um píer, com uma estrutura bem legal de bar e restaurante, de onde parte o barco para percorrer o Rio São Francisco onde foi possível admirar o paredões que circundam o rio e a demonstração de fé do povo, com imagens dos seus santos devotos encravados nas escarpas.
No final chegamos a uma plataforma suspensa dentro do Rio onde ali embarcamos em uma canoa, e fizemos o passeio pela parte mais estreita do Cânion do Xingó, um passeio rápido, apenas 10 minutos, mas deslumbrante.
As águas do Rio cor verde esmeralda, as encostas avermelhadas e o sol fazendo um jogo de luz incrível, foi uma experiência inexplicável. Ao voltar a plataforma do início do passeio de canoa, foi possível nadar em uma piscina natural dentro do rio. Foi lindo demais.
O que fazer em Aracaju a noite
Além de todas estas opções do que fazer em Aracaju, ainda é possível aproveitar a noite na cidade. No decorrer da Orla do Atalaia há incontáveis bares e restaurantes com música ao vivo, muito gostoso para um jantar diferente.
O Restaurante Cariri é uma ótima opção para diversão à noite em Aracaju, pois tem música ao vivo diariamente.
Mesmo que você não esteja querendo tanta agitação de música ao vivo, a Orla do Atalaia será com certeza um ótimo point para uma passeio à noite.
Roteiro em Aracaju
Roteiro para 3 dias em Aracaju
Três dias inteiros é muito pouco para conhecer a cidade e região, minha sugestão é conhecer os pontos, que a meu ver são mais importantes. Veja abaixo:
- Dia 1: Cânion do Xingó;
- Dia 2: Mangue Seco;
- Dia 3: Praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis.
E a noite destes dias aproveitar para passear pela Orla do Atalaia.
Roteiro para 5 dias em Aracaju
Com este tempo na cidade já é possível conhecer mais atrativos e fazer uma distribuição melhor para ter um descanso entre os bate e volta mais longos.
- Dia 1: Cânion do Xingó;
- Dia 2: Ilha dos Namorados e Crôa do Goré;
- Dia 3: Mangue Seco;
- Dia 4: Projeto Tamar, Passeio pela Orla do Atalaia, Museu e Largo da Gente Sergipana e Vila do Artesanato;
- Dia 5: Praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis.
Roteiro para 7 dias em Aracaju
Agora além de conseguir intercalar dias de passeios mais distantes e dias mais tranquilos, você consegue conhecer com calma a cidade de Aracaju.
- Dia 1: Cânion do Xingó;
- Dia 2: Ilha dos Namorados e Crôa do Goré;
- Dia 3: Mangue Seco;
- Dia 4: Projeto Tamar, Passeio pela Orla do Atalaia;
- Dia 5: Praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis.
- Dia 6: Aproveitar algum Beach Club da cidade e Orla do Pôr do Sol;
- Dia 7: Museu e Largo da Gente Sergipana e Vila do Artesanato.
Impressões finais sobre o que fazer em Aracaju
Minha visita a Aracaju foi realmente surpreendente, não esperava encontrar tantas opções do que fazer na cidade. Todas as pessoas com quem tive contato foram extremamente atenciosas, amáveis e receptivas.
Para aproveitar ao máximo a cidade, todos os passeios que mencionei no texto fiz com a Top Tur Aracaju, que oferece um serviço incrível com profissionais atenciosos, conhecedores da história do seu Estado, um atendimento espetacular.
Espero que as informações que deixei aqui sobre o que fazer em Aracaju ajudem você a organizar sua próxima viagem. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.
As indicações e links contidos neste texto foram fruto de parcerias feitas com o blog Viagens de Cá pra Lá. Podendo assim gerar um comissionamento para ajudar o blog a continuar criando conteúdos de qualidade para suas viagens, e você não paga nada mais por isso. Porém, todas as indicações realizadas aqui são de locais e prestadores de serviços, que estejam de acordo com a concepção do blog de oferecer um bom serviço aos leitores e leitoras.
Se você gosta deste conteúdo e quiser ajudar este blog a continuar produzindo conteúdo, você pode fazer uma contribuição espontânea por meio da chave pix contato@viagensdecaprala.com.br. Obrigada.