Mucugê na Chapada Diamantina: O que fazer em 3 dias de viagem

postado em: Mucugê | 7

Mucugê na Chapada Diamantina é uma pequena cidade do interior da Bahia, localizada na parte central do Parque Nacional da Chapada. A cidade preserva em seu centro uma grande quantidade de casas em estilo colonial, coloridas e com grandes portas e janelas.

Além do visual colonial, a cidade tem temperaturas amenas, com muitas árvores em suas ruas e praças floridas. No centro também é onde a vida noturna acontece, com vários bares e restaurantes.

Por ser a parte mais central do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a cidade concentra uma grande diversidade de atividades para serem realizadas em meio a natureza. Com vistas exuberantes e muitas cachoeiras.

Durante o dia uma cidade pacata, com pouco movimento de automóveis, ruas de paralelepípedos, que convidam a uma caminhada no final da tarde para admirar as belezas de suas construções.

Neste artigo, você conhecerá todas as opções de passeios existentes em Mucugê na Chapada Diamantina e a melhor forma de conhecer a região.

 

Roteiro de Viagem Personalizado

 

Cachoeira da Piabinha - Mucugê Chapada Diamantina
Cachoeira da Piabinha – Mucugê Chapada Diamantina

 

Onde se hospedar em Mucugê na Chapada Diamantina

A cidade de Mucugê na Bahia, oferece uma excelente estrutura para os turistas, tanto em relação a restaurantes e passeios, quanto em hospedagem. A localização é algo muito importante no momento da escolha da acomodação, pois facilitará sua locomoção pela cidade e suas atrações.

Na viagem que fiz em fevereiro a Mucugê me hospedei na Pousada Capim Rosa Chá, que está muito bem localizada, a uma quadra de restaurantes, bares e lanchonetes. Com quartos espaçosos, um bom chuveiro e camas confortáveis.

Além disso, a pousada também conta com um excelente café da manhã com muitas frutas, iogurtes, geleias, pães e bolos, todos produzidos artesanalmente no local. À noite você também pode saborear uma deliciosa pizza com massa de fermentação natural e deliciosos recheios.

O atendimento é outro diferencial da Pousada Capim Rosa Chá, pois é gerenciada de maneira familiar, onde mãe e dois filhos trabalham em conjunto para atender bem seus hóspedes.

Para fazer sua reserva na Pousada Capim Rosa Chá, entre em contato pelo Instagram, e veja como se hospedar neste lugar tão aconchegante e com excelente atendimento. 

 

Pousada Capim Rosa Chá - Mucugê
Pousada Capim Rosa Chá – Mucugê

 

Como se locomover em Mucugê

Grande parte dos passeios podem ser feitos com carro particular, apesar de necessitar do acompanhamento de guias. Alugar um carro fará com que você tenha maior autonomia em seus passeios, além de ser mais econômico, principalmente se estiver em duas ou mais pessoas.

Isso porque, quando se está com carro próprio o custo do passeio será apenas com o guia que o acompanhará e a entrada em alguns parques. Caso utilize o carro do guia, ou da agência o valor pode ser até 6 vezes maior.

Desta forma, alugar um carro, apesar dos custos com combustível e o aluguel em si, se tornará mais em conta. Neste link você poderá fazer a comparação entre várias locadoras de veículos.

 

Aluguel de Carros: a RentCars te ajudará, fazendo um comparativo das melhores locadoras em todo o mundo, mostrando o melhor custo benefício.

 

Como chegar a Mucugê

Mucugê na Chapada Diamantina está localizada a 450 km de Salvador, sendo possível chegar até lá em uma viagem de 7h30 de carro. Há também a opção de fazer este trajeto de ônibus, neste caso a viagem tem uma duração em torno de 8h00.

A companhia que faz esta viagem é a Cidade do Sol em dois horários: 7h30 da manhã, chegando às 16h00 em Mucugê, ou saída às 19h35, chegando às 2h55, e o valor da passagem gira em torno de R$ 100,00 por trecho (valor de fevereiro de 2022).

Consultoria de Viagem

Além de escrever sobre minhas experiências viajando pelo mundo, eu também faço consultoria de viagem, ajudando a organizar seu roteiro e tornando sua viagem totalmente personalizada e única.

Entre em contato pelo Whatsapp ou por e-mail contato@viagensdecaprala.com.br e vamos conversar sobre sua próxima viagem.

 

Roteiro de Viagem Personalizado

 

Onde comer em Mucugê

Mucugê tem uma grande variedade de restaurantes, bares e cafés, abaixo deixarei algumas opções que conheci na cidade.

Sabor da Picanha: localizado no coração de Mucugê na Chapada Diamantina, lugar simples, mas com pratos muito saborosos que vão de carnes a pizzas. Os drinks também são feitos no capricho, tomamos caipiroskas e sucos deliciosos.

Beco da Bateia: também localizado próximo ao centro de Mucugê, com ótimos drinks, petiscos e pizzas. Com valores justos e com muita qualidade, sem contar que os espaços do restaurante são incríveis, com mesas no interior que tem uma decoração linda e também na área externa, realmente um lugar para aproveitar a noite de Mucugê na Chapada Diamantina

 

Beco da Bateia - Mucugê Chapada Diamantina
Beco da Bateia – Mucugê

 

Café Odeon: um local charmoso, todo decorado com equipamentos, fotos e móveis antigos e comidas saborosas. Fica ao lado da prefeitura da cidade, com mesas dispostas em duas salas lembrando biblioteca e também com mesas na calçada. Ótima pedida para um café na tarde de sábado.

 

Sorvete com Calda de Frutas Vermelhas - Café Odeon Mucugê
Sorvete com Calda de Frutas Vermelhas – Café Odeon Mucugê

 

Point da Chapada: restaurante mais sofisticado com pratos exclusivos, vinhos e sobremesas deliciosos. Está localizado após o portal da cidade, possui mesas na área interna do restaurante e também na varanda, com música ambiente tornando o ambiente ainda mais aconchegante.

 

Point da Chapada - Mucugê Chapada Diamantina
Point da Chapada – Mucugê

 

O que fazer em Mucugê na Chapada Diamantina

Por fazer parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Mucugê possui natureza com belezas indescritíveis e muitas opções de passeios. São inúmeras cachoeiras, quedas d’água, parques acessíveis por trilhas e estradas de chão.

Para conhecer todas as belezas da região a sugestão é ficar ao menos 4 dias na cidade, podendo percorrer as várias atrações e também ter tempo para algum descanso. Para fazer algumas das trilhas da região é necessário um mínimo de preparo físico, pois são caminhadas longas e com alguns trechos íngremes.

Passagens Aéreas: E se precisar de passagem aérea para sua visita a cidade, utilize esta plataforma, Passagens Promo, que lhe mostrará várias opções de companhias, com os melhores preços.

Cemitério Bizantino

Um dos pontos turísticos a ser visitado ainda na cidade de Mucugê é o Cemitério Bizantino, também chamado Cemitério de Santa Isabel, foi construído quando passou a ser proibido o sepultamento de pessoas dentro das igrejas, devido às mortes pela epidemia de cólera.

Então os donos das fazendas de diamantes contrataram arquitetos de outros países para que criassem o cemitério, que foi elaborado em estilo bizantino. As sepulturas foram criadas imitando templos católicos em miniatura.

Ao longo dos anos o cemitério foi conservado como se fosse uma obra de arte, sendo hoje um patrimônio histórico de Mucugê na Chapada Diamantina. Ele está localizado ao pé da montanha e voltado para a cidade. Esta visita foi feita de quadriciclo com a empresa Natureza Insight Ecoturismo.

 

Cemitério Bizantino - Mucugê
Cemitério Bizantino – Mucugê

 

Cachoeira dos Funis

O primeiro passeio que fiz em Mucugê foi a trilha que leva a vários pontos do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a primeira parada nesta trilha foi a Cachoeira dos Funis, uma queda d’água que desce pelas pedras que vão se afunilando até formar o Rio.

O caminho até essa cachoeira não é muito difícil, o trajeto é quase todo plano com exceção do início que é mais íngreme, e na chegada a queda d’água, que oferece um pouco mais de dificuldade, pois é necessário descer uma parede de pedra, mas nada muito complicado.

Este passeio precisa ser feito com guia, pois apesar de não ser uma trilha difícil, ela não tem demarcação. Portanto, é necessário conhecimento do local para não se perder. Durante o percurso, o guia vai mostrando pontos que fizeram parte da mineração de diamantes na região, além de explicar sobre a vegetação local. Fizemos este passeio com a KM Chapada Turismo.

 

Cachoeira do Funil - Mucugê Chapada Diamantina
Cachoeira do Funil – Mucugê

 

Trilha das Sete Quedas

Após um mergulho nas águas turvas da Cachoeira dos Funis a trilha continua descendo pelas sete quedas formada por pedras basálticas. Esta parte da trilha é a mais complicada e que precisa de maior cuidado.

Aqui o guia vai orientando onde se deve pisar para não correr riscos de queda, não é um lugar alto, mas a força da água pode derrubar. Por isso, a importância de um guia que conheça bem a região.

Nesta parte da trilha é necessário tirar os sapatos e entrar um pouco na água, é realmente uma aventura e um trabalho em equipe. Onde um ajuda o outro a atravessar os obstáculos.

Eu e minhas amigas fomos acompanhadas nesta trilha pelo Ailton da KM Chapada Turismo, que além de explicar um pouco da história da região, também faz várias piadas divertindo a todos pelo caminho.

 

Trilha das Sete Quedas - Mucugê
Trilha das Sete Quedas – Mucugê

 

Cachoeira das Andorinhas

Depois de descermos pelas Sete Quedas contemplando paisagens lindas, chegamos ao último ponto desta trilha, que é a Cachoeira das Andorinhas, uma queda d’água de mais ou menos 6 metros, cercada por pedras enormes e uma grande vazão de água.

O nome dessa cachoeira vem do grande número de Andorinhas que voam sobre a queda d’água tentando se banhar em suas águas e caçar pequenos insetos. O lugar é incrível e um ótimo ponto para fazer um lanche e se refrescar do calor. Sempre lembrando de não deixar lixo no local.

 

Cachoeira das Andorinhas - Mucugê Chapada Diamantina
Cachoeira das Andorinhas – Mucugê

 

Trilha do Cachoeirão

O que não falta em Mucugê na Chapada Diamantina são trilhas que levam a lugares incríveis. Uma delas vai até o Cachoeirão, que é uma queda d’água enorme e com paisagens lindíssimas. Fizemos esta trilha com o guia Ney da empresa Mucuge Adventure, que conhece muito bem a região e faz fotos incríveis.

Esta trilha exige um pouco de condicionamento físico, pois são 21 km ida e volta, e destes  2 km são em subida íngreme. Mas o restante do caminho é tranquilo, a maior parte é plana, e as paisagens e belezas naturais são de tirar o fôlego.

O guia, Ney, tira fotos incríveis em cima das pedras em ângulos maravilhosos, a sensação de liberdade nesta região é intensa.

 

Trilha do Cachoeirão - Mucugê
Trilha do Cachoeirão – Mucugê

 

Vale do Pati

A partir da trilha do Cachoeirão, é possível continuar e chegar ao Vale do Pati, que também tem paisagens deslumbrantes, além de ser uma experiência única. A cada trecho da trilha você se hospeda na casa de locais, o que faz com que a vivência seja muito mais significativa.

Para fazer a trilha do Vale do Pati, é possível iniciar por vários pontos da Chapada Diamantina, um deles é o Vale do Capão. Esta trilha exige mais esforço físico, pois são 3 dias de caminhada.

Além de conhecer paisagens lindas a possibilidade de conhecer os moradores do local, suas dificuldades e vivências fazem com que este passeio traga muito mais aprendizado.

Poço Azul

Outro ponto para ser visitado em Mucugê na Chapada Diamantina é o Poço Azul, que fica na cidade vizinha Nova Redenção. O local possui uma ótima estrutura de estacionamentos, banheiros e restaurante, desta forma é possível passar o dia todo por lá.

Para visitar o Poço Azul aconselho chegar cedo e ter paciência, pois por ser uma atração muito buscada por turistas, costuma ter uma fila grande. Na entrada para o poço são fornecidos coletes e snorkel para flutuação e há monitores que acompanham o passeio.

O melhor horário para a visita é próximo às 12h00, quando o sol incide sobre o poço e a água fica com um azul incrível. Mas mesmo em outros horários o lugar é lindo.

 

Poço Azul - Andaraí
Poço Azul – Andaraí

 

Pantanal dos Marimbus

Além de todas as cachoeiras e paisagens lindas da região, Mucugê na Bahia também tem um Pantanal em suas proximidades, o Pantanal de Marimbus, em Andaraí, neste bioma é possível encontrar vários animais como jacarés.

O Pantanal dos Marimbus fica ao pé da Serra do Sincorá, é uma planície que alaga com as águas vindas de vários pontos turísticos da região, como Cachoeira da Fumaça, Ribeirão do Meio e Mucugezinho.

Uma região muito fértil e com vasta diversidade de fauna e flora, uma ótima opção de passeio em Mucugê na Chapada Diamantina. Após a visita ao Poço Azul e ao Pantanal de Marimbus almoçamos no restaurante da Pousada Ecológica de Andaraí

 

Pantanal do Marimbus - Andaraí
Pantanal do Marimbus – Andaraí

 

Projeto Sempre Viva

Localizado no Parque Nacional de Mucugê na Chapada Diamantina, o Projeto Sempre Viva foi criado para proteção e preservação desta planta Herbácea, ameaçada de extinção. 

A planta foi explorada desordenadamente no século XIX, e como sua reprodução depende de um fungo que também foi praticamente extinto, ela não consegue mais se reproduzir na natureza.

Hoje sua reprodução acontece somente em laboratório e sua comercialização está proibida. Já houve tentativas de devolvê-la ao seu ambiente natural, mas ela não consegue sobreviver. 

Além do Projeto Sempre Viva, no parque também é possível fazer uma trilha curta para conhecer a Cachoeira da Piabinha, a 300 metros da sede do Parque, e a Cachoeira do Tiburtino, que fica a 1500 metros.

 

Projeto Sempre Viva - Mucugê Chapada Diamantina
Projeto Sempre Viva – Mucugê

 

Museu do Garimpo

O Museu do Garimpo, também localizado no Parque Nacional de Mucugê na Chapada Diamantina, conta a história da mineração de diamantes, desde seu apogeu, até sua decadência, quando a exploração das terras baianas foi proibida.

Foi após o fim da exploração de Diamantes na região, que o ecoturismo e turismo de natureza começaram a se desenvolver na cidade, e hoje é o centro da economia de Mucugê.

Conclusão

Esta viagem para Mucugê na Chapada Diamantina, que faz parte do Parque Nacional da Chapada, foi uma parte desta viagem incrível. A Chapada Diamantina é uma área imensa, e tem várias cidades que podem ser usadas como base para conhecer suas belezas.

A visita a Mucugê teve o apoio imprescindível da Secretaria de Turismo da cidade, na pessoa da Fabiana Profeta que inclusive nos acompanhou durante vários passeios realizados na região. Quero agradecer o acolhimento, receptividade e colaboração neste roteiro da secretaria e de Fabiana que se tornou uma amiga. Muito obrigada.

A melhor forma que encontramos para conhecer a região foi dividir nosso tempo de estadia de 10 dias em 3 cidades, Mucugê, Ibicoara e Lençóis. Assim é possível conhecer muito mais lugares sem correria, pois as distâncias são muito grandes e se perde muito tempo com viagens desnecessárias, sem contar o cansaço de estar sempre na estrada.

Espero que tenha gostado de conhecer um pouco sobre Mucugê na Chapada Diamantina. Caso necessite de ajuda com seu roteiro basta enviar um e-mail para contato@viagensdecaprala.com.Br, entrar em contato pelo WhatsApp 11 93045-5202 ou acesse este link. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.

 

As indicações e links contidos neste texto foram fruto de parcerias feitas com o blog Viagens de Cá pra Lá. Podendo assim gerar um comissionamento para ajudar o blog a continuar criando conteúdos de qualidade para suas viagens, e você não paga nada mais por isso. Porém, todas as indicações realizadas aqui são de locais e prestadores de serviços, que estejam de acordo com a concepção de oferecer um bom serviço aos leitores e leitoras. 

Se você gosta deste conteúdo e quiser ajudar este blog a continuar produzindo conteúdo, você pode fazer uma contribuição espontânea por meio da chave pix contato@viagensdecaprala.com.br. Obrigada.

7 Responses

  1. Roberto Oliveira's

    Já conheço a chapada, e Mucugê, porém sempre isso os sites para me atualizar e gostei muito! E Ney ( guia) se tornou um amigo dela que nós levou na trilha de férias vermelhas. Só sugiro 20 dias para conhecer as coisas básicas de Mucugê! Tem mais de dez anos que viajo pela região e ainda não conheço! Kkkk

    • Alessandra Lima

      Oi Roberto, tem razão, dá para ficar muito tempo por lá e não conseguimos ver tudo. Obrigada por comentar, um abraço.
      Alessandra.

  2. Lilian

    Uau, amei o site e os artigos e esse lugar então…
    Já salvei para não perder o artigo e o site.
    Parabéns pelo trabalho, tenho certeza de que está ajudando muito à todos que chegam até o seus conteúdos.
    Sucesso sempre!!!