12 dicas sobre hotéis, como escolher a melhor opção e viajar barato

postado em: Roteiros de Viagem | 18
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Todas as vezes que viajo, uma das principais preocupações é escolher hotéis. Sempre procuro buscar opções acessíveis, mas que tenham qualidade.

Quando se viaja por meio de agência de turismo você não precisa preocupar-se com este detalhe. Mas a proposta do blog é ajudá-lo a montar seu roteiro de viagem de forma independente, e torná-lo mais proveitoso.

Neste post darei algumas dicas de como encontrar hotéis, com qualidade e preço acessível.

 

Hotéis Barcelona - Espanha
Hotéis Barcelona – Espanha

 

Hotéis, dicas de como escolher a melhor opção

Para a escolha de hotéis você deve ter em mente algumas questões: qual o tipo de acomodação você prefere?luxuosa ou simples? Vai viajar de carro? Vai alugar um carro ou vai utilizar transporte público? Estas avaliações ajudarão na hora da escolha.

1 – Para conseguir hotéis a um custo menor, escolha opções com a classificação de três estrelas. No geral são lugares simples, mas com ótima qualidade, esta dica já não se aplica para quem prefere hotéis luxuosos;

2 – Se você vai viajar de carro, você pode escolher um hotel que fique um pouco mais afastado dos locais badalados e pontos turísticos. Isso reduz o custo consideravelmente;

3 – Se não vai ter um carro disponível, procure saber se o local para onde vai viajar dispõe de transporte público de fácil acesso. Então busque hotéis próximos ao metrô ou pontos de ônibus;

4 – Para não errar quanto a qualidade dos hotéis, outra dica é ter atenção quanto as notas dadas por turistas que já estiveram hospedados no local antes, notas entre 7 e 8,5 já são ótimas opções;

5 – Leia algumas avaliações sobre o hotel, mesmo dentro das notas acima, normalmente os hóspedes dão dicas sobre as redondezas e sobre detalhes do hotel e transportes, o que também lhe ajudará a decidir;

6 – Outra opção é buscar por hostels, que são hotéis mais simples, alguns têm tanto opção de quartos coletivos, quanto quartos privativos também;

7 – Para saber sobre as distâncias entre os hotéis e as atrações turísticas, utilize os sites de localização, tipo Google Maps, e coloque o endereço do hotel escolhido, e faça a rota para uma das atrações do lugar que vai visitar, desta forma terá uma noção de distâncias.

Hotéis Lucerna - Suíça
Hotéis Lucerna – Suíça

Viajar barato, algumas dicas

Claro que uma viagem não depende somente de valores de hotéis, há outros custos envolvidos. Então aqui vão algumas outras dicas para viajar barato.

1 – Procure hotéis em sites de buscas especializados, normalmente lá você encontrará as avaliações que comentei e poderá ordenar por preços;

2 – Além de escolher hotéis de três estrelas, outra opção é buscar locais que possuam cozinhas compactas, desta forma você poderá realizar uma das refeições no hotel, diminuindo o custo da viagem;

3 – Sei que você deve ter pensado, “vou viajar de férias e ficar me preocupando em cozinhar? Na última viagem que fiz pensei assim também quando tive esta sugestão, mas pensando melhor encontrei uma opção, que foi fazer alguns pratos em casa, congelar e levar, aí na hora de comer era só esquentar (claro que esta opção é valida para viagens feitas de carro), quando não for viajar de carro, a opção é comprar comida congelada no supermercado;

4 – Algumas sugestões de pratos para levar: torta de frango, molho de macarrão a bolonhesa, almondegas, arroz. Deu super certo para mim, desta forma fazíamos somente uma refeição na rua. Isso reduziu bastante o custo da viagem;

5 – Compare os valores dos hotéis, de mesma categoria entre os vários sites de buscas especializados.

Minha primeira experiência viajando para fora do país

A primeira vez que viajei por conta própria, sem utilizar agências de viagem, foi quando fui para a Europa, também pela primeira vez. Uma grande preocupação minha foi exatamente a escolha dos hotéis.

Imaginem, ir para outro país, sem conhecer nada sobre onde fica o quê, escolher hotéis e  correr o risco de errar na escolha e acabar me hospedando em um hotel tipo “casa dos horrores”…rs

Mas com a ajuda de alguns amigos que já tinham alguma experiência em viajar para fora do Brasil, e alguns blogs, fui aprendendo a melhor forma de escolher hotéis, entre erros e acertos.

Neste processo de aprendizagem conheci o Booking, em 2013. Ok, sei que este site de busca de hotéis não é novidade para alguns, mas o que quero salientar é a qualidade e confiabilidade dos estabelecimentos divulgados no site que são realmente excelentes.

Ainda faço a comparação entre várias ferramentas de busca de hotéis, mas até o momento o Booking tem dado as melhores opções.

Já me hospedei em locais que busquei fora de sites especializados em hotéis, e alguns me decepcionaram. Não há como você ver avaliações de hóspedes. Esta ferramenta dos sites especializados, realmente é um grande diferencial, que ajuda muito na escolha.

Hotéis - Arraial do Cabo - Brasil
Hotéis – Arraial do Cabo – Brasil

 

A partir da experiência que tive na primeira viagem para Europa, vi que a melhor opção para viajar era de forma independente. Podendo desta forma colocar a viagem dentro de minhas possibilidades financeiras e moldar conforme minhas necessidades e interesses.

Foi daí que surgiu também a ideia de criar um blog sobre viagens. Queria muito poder passar os conhecimentos que adquiri com minhas experiências, e mostrar que é possível sim viajar barato, ainda com conforto.

Hotéis Chamonix - França
Hotéis Chamonix – França

Hotéis que já me hospedei

Agora vou deixar aqui a dica de alguns hotéis que me hospedei, no brasil e na Europa.

Hotel Sant Augusti – Barcelona: excelente localização, há duas quadras da Ramblas, uma das mais famosas e badaladas avenidas de Barcelona.

Hotel Auto Hogar: também em Barcelona, localizado há cinco quadras da Ramblas.

Holliday Inn Express Bologna Fiera: localizado um pouco mais distante dos pontos turísticos, mas como estávamos de carro alugado, não foi problema, excelente hotel em Bologna;

Résidence Pierre & Vacances La: apart hotel em Chamonix, localizado bem próximo ao centro histórico da cidade e do teleférico Aguli du Midi.   

Ibis Genève Petit Lancy: hotel em Genebra localizado próximo a um shopping e a pontos de ônibus estratégicos. Algumas cidades mesmo estando com carro, a melhor opção é andar de transporte público.

Ibis Budget Hotel Luzern City: em Lucerna este hotel fica há 6 quadras de atrações como a Torre de Água e Ponte da Capela.

Hotel Aspromonte: excelente localização deste hotel em Milão, há dez minutos de caminhada da principal rua comercial da cidade a Corso Buenos Aires e de estações do metrô.

Hotel Bon Port: em Montreux ficamos neste hotel, simples, mas bem localizado e com um ótimo café da manhã.

Hotel Aria: hotel simples mas bem localizado, fica há umas seis quadras da Promenade de Anglais em Nice, Cote D’Azur.

Hotel Arlecchino: lindo este hotel em Veneza, localizado próximo ao estacionamento San Marco, o que facilitou bastante chegar até ele com as malas.

Pousada Búzios Flat: excelente pousada, um pouco distante dos pontos mais badalados, mas como viajamos de carro isso não foi problema. Opção com cozinha compacta, fica em Búzios, e fizemos esta cidade de ponto principal para conhecermos também Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Hotéis Veneza - Itália
Hotéis Veneza – Itália

 

 

Mais algumas dicas para encontrar o melhor hotel

Todas estas opções de hotéis, encontrei pelo Booking, seguindo as indicações que fiz neste post, e todos foram maravilhosos. Estas dicas servem para todos os mecanismos de busca de hotéis. 

Uma dica importante, quando fizer sua reserva de hotel, seja por meio de qual ferramenta for, sempre verifique qual o período de serviço da recepção, para não ter o mesmo problema que tive em Chamonix. Não nos atentamos a este detalhe, e como era um apart hotel, a recepção fechava às 17h00.

Cheguei a cidade às 21h00, resultado, tive que buscar outro local para ficar. Mas mesmo sendo erro nosso, tivemos todo o apoio do Booking para encontrarmos outro hotel e fomos reembolsados.

Hoje o blog De Cá Pra Lá é afiliado do Booking, desta forma se você fizer sua reserva de hotel por este link, ou pelos links deixados em cada hotel, você ajuda o blog a continuar dando dicas de viagens, pois ele é comissionado, e você não paga nada mais por isso. Todas as dicas fornecidas aqui, são baseadas em minha experiência pessoal, e que deram certo para mim e não somente para divulgação.

Espero que estas dicas ajudem você a montar seu roteiro de viagem independente, economizando na reserva de hotéis. Se tiver dúvidas deixe aqui no formulário abaixo, terei prazer em ajudá-lo. Se tiver outra experiência e quiser dividir, deixe aqui também. Até o próximo.

 



Booking.com

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×
Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Sou Alessandra, uma pessoa apaixonada por viagens. Sou formada em Comércio Exterior e escrevo o blog De Cá Pra Lá desde 2014. Adoro ler e tirar fotos, principalmente das paisagens dos novos lugares que conheço. Seja bem vindo ao blog De Cá Pra Lá.

18 Responses

    • Alessandra Lima

      Olá Patricia, fico feliz que meu post tenha sido útil.

      Abraços,
      Alessandra.

  1. Giulia Sampogna

    Ótimas dicas para encontrar hotel. Dá para encontrar hotéis mais baratos e ajuda muito em uma viagem. Quando os lugares tem cozinha economizamos mesmo. De vez enquanto vale a pena mesmo. Abraços.

    • Alessandra Lima

      Oi Giulia, que bom que gostou.
      Obrigada.
      Abraços,
      Alessandra.

    • Alessandra Lima

      Oi Ana, que bom que gostou.
      Obrigada.
      Abraço,
      Alessandra.

  2. Luan Perez

    Excelente artigo, ótimas dicas, algumas já uso e outras vou testar na próxima viagem.
    Um Grande Abraço!

    • Alessandra Lima

      Olá Luan, que bom que gostou.
      Obrigada.
      Abraço,
      Alessandra.

  3. Karine Porto

    Muito boa seleção de hotéis!! Bom saber onde encontrar dicas de diversas opções para quando for viajar!

    • Alessandra Lima

      Olá Karine.
      Que bom que gostou.
      Obrigada.

      Abraço,
      Alessandra

    • Alessandra Lima

      Oi Michela.
      Fico feliz que gostou.
      Obrigada.
      Abraços,
      Alessandra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *