San Martin de Los Andes o que fazer no verão com sugestão de roteiro

San Martin de Los Andes nasceu em 1898 onde o sustento de sua população iniciou-se com a exploração da madeira. Sua vida turística teve início somente na década de 1970, quando começaram a criar estruturas para receber as pessoas. Desta forma, com sua natureza exuberante e uma boa estrutura para atender aos turistas, hoje a cidade é um centro importante no turismo argentino.

Os primeiros habitantes da região foram tribos indígenas como os Mapuches e Pehuenches, que já estavam ali muito tempo antes, mas também recebia outros migrantes somente de passagem pela cidade. Foi com a chegada do exército argentino que estas terras começaram a ser dominadas pelo homem branco “pacificamente”, com assinatura de acordos de paz.

A cidade de San Martin de Los Andes nasceu e se desenvolveu às margens do Lago Lácar, uma das atrações da cidade.

Neste texto, pretendo mostrar a vocês as várias opções de atividades, que a cidade oferece durante o período do verão, apesar do turismo da região ser mais voltado à temporada de neve, no inverno.

 

Você também pode gostar de ler:

O que fazer em Bariloche;

Torres del Paine no Chile;

O que fazer em Ushuaia.

 

Precisa de ajuda com seu roteiro de viagem? Trabalho com consultoria de viagens, faço roteiros personalizados e também posso ajudar com passagens aéreas, passeios e ingressos de atrações. Entre em contato por e-mail para contato@viagensdecaprala.com.Br, pelo WhatsApp 11 93045-5202 ou acesse este link.

 

Lago Lacar - San Martin de Los Andes
Lago Lacar – San Martin de Los Andes

 

Onde fica San Martin de Los Andes

A cidade de San Martin de Los Andes está localizada na região noroeste da Patagônia, fica vizinha a conhecida San Carlos de Bariloche. Além disso, fica às margens do Lago Lacar formado pelo degelo, conhecido como lago glaciar.

A Argentina é dividida em províncias, que são como nossos estados aqui no Brasil, San Martin está localizado na Província de Neuquén, sendo o polo turístico mais importante da província.

 

Seguro viagem com 25% de desconto. Aproveite!

Seguros Promo

 

Letreiro San Martin de Los Andes
Letreiro San Martin de Los Andes

 

O que vai fazer em San Martín de los Andes?

 

Como chegar

O aeroporto mais próximo de San Martin de Los Andes é o de San Carlos de Bariloche, a partir de lá é possível alugar um carro para visitar a cidade. Outra opção é contratar um transfer que levará você do aeroporto até San Martin.

Quando visitei a cidade, eu já estava em Bariloche, então peguei um ônibus na rodoviária, o valor da viagem foi de 17.500,00 pesos argentinos (valor referente a dezembro de 2022.. A viagem dura em torno de 4 horas.

 

Entrada de San Martin - Chegada por Bariloche
Entrada de San Martin – Chegada por Bariloche

 

Como é o clima em San Martin

Eu estive em San Martin de Los Andes no final da primavera, início do verão, mesmo assim era necessário utilizar um casaco, no mínimo um corta vento. Os ventos por lá são muito fortes também, os famosos ventos patagônicos.

Mas também teve dias mais quentes que foi possível usar camiseta e bermuda, mas não é uma região muito quente, e no inverno as temperaturas são bem baixas, com precipitação de neve, o que torna a cidade um centro de turismo de esqui.

O que fazer em San Martin de Los Andes no Verão

San Martín de Los Andes é uma cidade onde o turismo é mais forte no inverno, por ser um local propício para esportes de neve. Mas no verão também há várias atividades possíveis por lá.

Inclusive para quem não está acostumado com frio intenso, a primavera e verão são uma boa época para visitar a cidade.

Vem comigo que vou te contar tudo que é possível conhecer em San Martín no verão.

 

Parque Lanin - Rio Huechulafquen
Parque Lanin – Rio Huechulafquen

 

Mirador Arrayanes

Este mirador fica bem próximo a cidade, inclusive é possível alcançá-lo caminhando a partir do Lago Lacar. A distância é de 3,8 km, e é preciso atenção, pois o caminho é feito por uma  estrada secundária pouco movimentada, mas que passam alguns carros.

Parte do caminho é asfaltado, e a outra parte é de estrada de chão batido, a caminhada não é difícil, apesar de haver um trecho com um pouco de subida, mas nada demais. A partir do mirador é possível ter uma vista ampla de San Martín de Los Andes e do Lago Lacar. No início do caminho, mais ou menos 1,5 km  há um outro mirante que também dá uma vista interessante do local.

 

Vista da cidade de San Martin de Los Andes
Vista da cidade de San Martin de Los Andes

 

Lago Lacar

O Lago Lacar faz parte da Rota dos 7 Lagos e é um dos pontos turísticos de San Martín de Los Andes. Ali é possível fazer passeios de lancha, além de ser o local onde está localizado o letreiro de San Martin. Na rua beira lago há vários restaurantes, bares, pousadas e food trucks.

Há uma faixa de areia onde é possível sentar e relaxar, e em dias mais quentes é até possível aproveitar a água do lago, que sim, é bem gelada, já que o lago é formado pelo degelo da região. Mas é um lugar muito bonito para se passar um tempo apreciando as águas e a paisagem.

 

Lago Lacar - San Martin de Los Andes
Lago Lacar – San Martin de Los Andes

 

Centro de San Martin de Los Andes

O centro de San Martín de Los Andes fica do lado oposto ao Lago Lacar, ali está a Plaza San Martin, onde eu assisti a final da Copa do Mundo 2022, junto com os argentinos. Foi emocionante ver a felicidade e comemoração deles, inclusive eu torci e comemorei junto.

A rua principal do centro é a Avenida San Martín, onde fica todo o tipo de comércio, restaurantes, supermercados, bares, lanchonetes, galerias, entre outros estabelecimentos. Foi na Avenida San Martín que tomei um sorvete delicioso na Chocolateria Mamusia, sim é este mesmo o nome, não é a mesma rede famosa de Bariloche, esta é outra e com produtos muito bons também.

Esta avenida é onde você consegue encontrar de tudo, e ela vai de um ponto a outro da cidade, do lago até a outra extremidade. Não é difícil andar por San Martin, basta ter como base a avenida de mesmo nome e logo estará familiarizada com a cidade.

 

Plaza San Martin - Final da Copa do Mundo 2022
Plaza San Martin – Final da Copa do Mundo 2022

 

Parque Nacional Lanin

A cidade de San Martín de Los Andes é a porta de entrada para o Parque Lanin, uma das atrações da região. Ele possui 472.000 hectares de área, formado por Bosques Patagônicos, Estepe e Altos Andes.

É neste parque nacional que está localizado o Vulcão Lanin, que possui uma altura de 3776 metros acima do nível do mar e ainda está ativo. Além do imponente vulcão, que dá nome ao parque, é possível encontrar cerca de 24 lagos.

Um parque rico em fauna e flora, onde são encontrados pumas e condores e muitas espécies de plantas típicas da região, como as lengas, uma árvore endêmica da Patagônia com folhas serrilhadas.

Para entrar no parque é preciso pagar uma taxa de 5500 pesos argentinos (valores de setembro de 2023).

 

Parque e Vulcão Lanin - San Martin de Los Andes
Parque e Vulcão Lanin – San Martin de Los Andes

 

Playa Yuco

Playa Yuco fica a cerca de 30 km de San Martín de Los Andes, porém o caminho é todo feito por estrada de chão batido. Desta forma a viagem é um pouco demorada, apesar da boa qualidade da estrada. Na verdade são várias praias que são acessadas por trilhas, uma caminhada de no máximo 600 metros entre uma e outra praia.

Estas praias são conhecidas como Caribe Patagônico, devido a cor de suas águas, é um lugar ímpar. Ali você encontra praias de pedras, também com faixa de areia para os visitantes relaxarem.

Ao todo são 5 praias:

  • Turquesa;
  • Arenosa;
  • Rocosa Este;
  • Muelle Viejo Oeste;e
  • Del Bosque.

Todas possuem um bolsão de estacionamento, mas no verão é importante chegar cedo para conseguir uma vaga. 

Estas praias de água doce ficam dentro do Parque Lanin, em uma área de acesso gratuito e está aberto das 9h00 às 20h30.

 

Playa Turquesa - San Martin de Los Andes
Playa Turquesa – San Martin de Los Andes

 

Cascada Chachin

Pouco a frente de Playa Yuco você encontrará a Cascada Chachin, basta seguir a esquerda ao sair do estacionamento de Yuco e seguir sempre em frente. Logo encontrará uma sede da guarda florestal, peça informações ali que será mais fácil de chegar até o estacionamento da cascata.

A partir do estacionamento você fará uma caminhada de cerca de 20 minutos, o nível é de fácil a médio, com um pouco de inclinação, mas bem tranquila de ser feita. Ao final da trilha, que fica cercada de árvores, você encontrará o mirante da cascata mais linda que já vi na vida.

Sério, não sei se era o momento que estava vivendo, mas fiquei hipnotizada, não queria mais sair de lá, a sensação de paz, alegria e encantamento que senti foi algo indescritível. Quando for visitar, ou se já visitou este lugar, me conta o que sentiu nos comentários.

Este ponto turístico de San Martin de Los Andes também fica dentro do Parque Nacional Lanín.

 

Cascada Chachin - Parque Lanin
Cascada Chachin – Parque Lanin

 

Rota dos 7 Lagos

Outro passeio que vale a pena fazer a partir de San Martin de Los Andes é a Rota dos 7 Lagos, que é feita pela famosa Ruta 40. Esta rota é um passeio que leva um dia inteiro, pois sai de San Martin e vai até Villa la Angostura, e depois retorna.

São duas possibilidades para fazer este passeio, ir até Villa La Angostura e voltar parando nos lagos que eu acho melhor, menos cansativo, ou ir já parando em cada um dos lagos.

Os Lagos a partir de Bariloche são:

  • Lago Lacar (este já em San Martin);
  • Valle del Arroyo Pil Pil;
  • Arroyo Partido;
  • Lago Machônico;
  • Cascata Vuliñanco;
  • Lago Falkner;
  • Lago Villarino;
  • Lago Escondido;
  • Lago Correntoso;
  • Lago Espejo;
  • Lago Nahuel Huapi (este já em Bariloche).

 

Para fazer a rota dos 7 Lagos, a sugestão é alugar um carro. Também aconselho fazer este passeio por conta própria no verão, já durante o inverno, o melhor é contratar uma agência que tenha experiência em dirigir na neve.

 

Lago Correntoso - Rota dos 7 Lagos - Ruta 40
Lago Correntoso – Rota dos 7 Lagos – Ruta 40

 

Comunidade Mapuche

Existe também a possibilidade de conhecer o Lago Lacar pela margem oposta à Ruta 40. Para conhecer as outras praias nesta margem do lago é necessário entrar na Comunidade Mapuche.

Eles controlam a entrada e saída de visitantes e cobram uma taxa de 400 pesos argentinos (valor de dezembro de 2022). Eles oferecem uma estrutura de banheiro, bem limpos e com papel, além de um estacionamento para conhecer o local. 

Próximo ao estacionamento está o Mirante Bandurrias e seguindo a estrada ao lado da comunidade você chega às praias. 

 

Vista do Mirador Bandurrias - San Martin de Los Andes
Vista do Mirador Bandurrias – San Martin de Los Andes

 

Mirante Bandurrias

Mirante Bandurrias, que está dentro da Comunidade Mapuche é um ponto excelente para ter uma vista de outro ângulo do Lago Lacar. A área é toda em areia clarinha, com pequenas subidas e descidas, mas bem curta, são cerca de 300 metros.

Andando por estas trilhas, é possível ter vistas diferentes do lago e da paisagem. Alguns jovens locais estavam por ali também para verem o por do sol. 

Não sei você, mas eu adoro visitar lugares que dêem uma vista panorâmica dos destinos que estou visitando. E San Martin de Los Andes tem vários pontos como este.

 

Lago Lacar visto do Mirante Bandurrias
Lago Lacar visto do Mirante Bandurrias

 

Como se locomover em San Martin

Dentro de San Martin de Los Andes é fácil se locomover a pé mesmo, eles até possuem transporte público, mas acabei não utilizando nesta viagem por achar que a caminhada era mais proveitosa. A cidade é pequena, e os pontos de interesse urbanos são todos bem próximos uns dos outros. 

Já para fazer os passeios que citei no texto é preciso contratar o serviço de uma agência, eu fiz o passeio ao Parque Nacional Lanín com a Agência El Claro Turismo. A agência me buscou na Pousada onde estava hospedada como uma van com ar condicionado e um motorista que também era um guia.

Durante a viagem ele foi passando várias informações sobre a região, sobre o vulcão e sobre o parque. Fizemos uma parada em Junin de Los Andes, uma pequena cidade próxima a San Martín, fizemos um passeio rápido pelo centro, conhecemos a Igreja Matriz e um centro de artesanato da cidade e seguimos para o Parque.

 

Playa Turquesa - Yuco - Parque Lanin
Playa Turquesa – Yuco – Parque Lanin

 

A partir de vários pontos da estrada era possível avistar o Vulcão Lanin, enorme e com seu pico coberto de neve, alcança os 3746 metros e está parte na Argentina e parte no Chile. 

Além do Vulcão Lanin, que dá nome a este parque, ele também oferece várias opções de atividades. Durante os meses de verão (outubro a março) é possível fazer trekking, esportes aquáticos e aproveitar as praias dos lagos. Já no período de inverno (junho a setembro) o local oferece esportes de neve.

A entrada ao Parque Nacional Lanin tem o valor de 5500 pesos argentinos para adultos, menores de 6 anos não pagam.

Este passeio é incrível, a cada curva no parque uma paisagem de tirar o fôlego, paramos em vários pontos do parque, e foram milhares de fotos. Recomendo muito este passeio.

 

Vulcão Lanin - Parque Lanin - San Martin de Los Andes
Vulcão Lanin – Parque Lanin – San Martin de Los Andes

 

Onde ficar em San Martin de Los Andes

Minha hospedagem em San Martin de Los Andes não poderia ter sido melhor, fiquei no Apart Hotel Naum, além de muito conforto, ele estava localizado a poucos metros da rodoviária e do Lago Lacar, o que facilitou muito minha chegada e também a realização dos passeios.

O Apart Hotel Naum é uma mini casa, com cozinha, sala de estar e um quarto no mezanino, um espaço incrível, onde é possível hospedar até 4 pessoas. O banheiro é super espaçoso, com banheira e também com um pequeno varal para secar pequenas peças de roupas, o que ajuda muito pessoas como eu, que ficam por mais tempo nos destinos.

 

Apart Hotel Naum - San Martin de Los Andes
Apart Hotel Naum – San Martin de Los Andes

 

A cozinha apesar de ser compacta era completa, com fogão, frigobar, micro-ondas, chaleira e cafeteira elétricas e todos os utensílios. Isso é uma mão na roda, pois gosto muito de cozinhar durante as viagens como forma de economizar.

O espaço também conta com vagas para os carros, um ofurô, além de serviço de massagem, serviço reservado à parte. 

O atendimento do Apart Hotel Naum foi excelente, todos muito solícitos, educados e prestativos. Recomendo fortemente esta acomodação, pelo conforto, atendimento e ótima localização. Utilize o link que estou deixando aqui, para fazer uma cotação do Apart Hotel Naum.

 

Apart Hotel Naum - San Martin de Los Andes
Apart Hotel Naum – San Martin de Los Andes

 

Quanto tempo ficar na cidade

San Martin de Los Andes oferece muitas opções de atividades, além daquelas que deixei aqui, ainda é possível visitar:

  • Cerro Chapelco;
  • Playa Catitre;
  • Quila Quina;
  • Villa Traful.

Desta forma, é possível ficar 7 dias na cidade e ter atividades para todos os dias, mas para quem não dispões de tantos dias, sugiro ao menos 4 dias inteiros para aproveitar o máximo possível das belezas desta cidade.

 

Eu e o Vulcão Lanin
Eu e o Vulcão Lanin

 

Sugestão de Roteiro em San Martin

Roteiro de 4 dias em San Martín de Los Andes:

 

  • Dia 1: Parque e Vulcão Lanin;
  • Dia 2: Playa Yuco e Cascada Chachim;
  • Dia 3: Rota dos 7 Lagos;
  • Dia 4: Mirador Arrayanes, Mirador Bandurrias e centro de San Martín.

 

Para quem tem mais tempo, sugestão de roteiro de 7 dias na cidade.

  • Repetir os dias 1, 2, 3 e 4 conforme acima.
  • Dia 5: Monte Chapelco;
  • Dia 6: Quila Quina e Playa Catitre;
  • Dia 7: Villa Traful.

 

Playa del Bosque - Yuco
Playa del Bosque – Yuco

 

Impressões finais sobre San Martin de Los Andes

San Martin de Los Andes é uma cidade fofa, com muitas construções em madeira, pessoas muito gentis e muito fácil de se locomover. Mesmo quem não quer gastar muito com passeios, ainda assim é possível conhecer vários pontos da cidade durante o verão de maneira independente, mas é preciso a locação de um carro, pois alguns pontos são distantes.

Os locais são muito solícitos, gentis e dispostos a ajudar, em todos os momentos que precisei tirar alguma dúvida, sempre encontrei alguém disposto a ajudar. Eu realmente posso dizer que sou apaixonada pela Argentina e pelas pessoas que encontrei em meu caminho.

Espero que as informações deste texto sobre San Martin de Los Andes ajude na organização de seu roteiro. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.

 

As indicações e links contidos neste texto foram fruto de parcerias feitas com o blog Viagens de Cá pra Lá. Podendo assim gerar um comissionamento para ajudar o blog a continuar criando conteúdos de qualidade para suas viagens, e você não paga nada mais por isso. Porém, todas as indicações realizadas aqui são de locais e prestadores de serviços, que estejam de acordo com a concepção de oferecer um bom serviço aos leitores e leitoras. 
Se você gosta deste conteúdo e quiser ajudar este blog a continuar produzindo conteúdo, você pode fazer uma contribuição espontânea por meio da chave pix contato@viagensdecaprala.com.br . Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *