Pontos Turísticos de Minas Gerais, o que Fazer em Mariana

postado em: Mariana | 0

Um dos pontos turísticos de Minas Gerais, é a cidade de Mariana. Esta pequena cidade histórica de Minas, nasceu em 1696, com o nome de Arraial de Nossa Senhora do Carmo. Em 1711 foi elevada a vila com o nome de Vila Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo. Em 1745 o Rei de Portugal, Dom João V elevou a vila, à categoria de cidade e passou a chama-la de Mariana.

O novo nome foi uma homenagem a esposa de Dom João V, D. Maria Ana D’Austria. Além de um grande pólo de extração de ouro, a cidade de Mariana também foi a primeira Capital de Minas Gerais.

Uma curiosidade sobre a cidade, anualmente no dia 16 de julho, no dia de Minas, o governo Mineiro, instala-se na cidade e realiza cerimônia em comemoração ao dia. Isso ocorre na Praça Minas Gerais, que é um ícone da Minas Colonial.

Você pode gostar de ler também dicas sobre O que fazer em São Thomé das Letras, ou ainda sobre O que Fazer em Tiradentes MG, também tem post falando sobre a Cidade das Cachoeiras e também sobre os Pontos Turísticos de Belo Horizonte, outras cidade lindas de Minas Gerais.

Hotéis: encontre os melhores hotéis, com os melhores preços e com toda praticidade, sem pagar nada mais por isso, e cancele quando quiser no Booking.com.

 

Vista de Mariana - Torre Basílica São Pedro - Pontos Turísticos de Minas Gerais
Vista de Mariana – Torre Basílica São Pedro

Pontos Turísticos de Minas Gerais

A cidade de Mariana foi tombada como Monumento Nacional em 1945, pelo então Presidente Getúlio Vargas. Conhecida também como “primeira Minas” foi integrante da Trilha dos Inconfidentes, do Circuito do Ouro e Circuito Estrada Real.

Foi também onde surgiu a primeira Agência de Correio do Estado de Minas Gerais. Com tanta história Mariana não pode ficar de fora do seu roteiro pelos pontos turísticos de Minas Gerais.

A cidade é bem pequena, mas com muitas construções históricas. A maioria delas concentrada no centro, próximas a praça.

Quando estivemos visitando a cidade, a Banda União XV de Novembro estava se apresentando. Uma típica apresentação de cidade de interior. E na rua da Câmara estava instalada a marca de chegada da competição de mountain bike, Iron Biker Brasil, que acontece anualmente em Mariana.

O evento é um dos mais importantes da região, ocorre em setembro e atrai milhares de pessoas. Os hotéis estavam quase todos lotados, tanto em Mariana, quanto em Ouro Preto. Esta corrida traz competidores de todo o mundo. Em 2019 o Iron Biker Brasil ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de abril, e as inscrições para participação já esgotaram.  A cidade fica bem movimentada com este evento.

 

Aluguel de Carros: a RentCars te ajudará, fazendo um comparativo das melhores locadoras em todo o mundo, mostrando o melhor custo benefício.

 

Competição Iron Biker - Pontos Turísticos de Minas Gerais
Competição Iron Biker

 

Atrativos de Mariana – Basílica São Pedro dos Clérigos

Assim que entramos na parte histórica de Mariana, avistamos a Igreja São Pedro dos Clérigos, que fica na parte alta da cidade. Na porta da Igreja ficam algumas pessoas, que se apresentam como guias turísticos, e sem delongas começam a explicar toda a história da cidade.

Na época, fiquei em dúvida se eles realmente eram guias, ou somente alguém que sabe muito sobre a história da cidade. Mas hoje pesquisando informações sobre Mariana, encontrei o guia neste vídeo, é o Dyone. E ele realmente sabia muito sobre a história da cidade e de todas as igrejas. Ele não nos acompanhou nos passeios, apenas foi nos falando sobre cada ponto, que é possível avistar do alto, onde fica a igreja. Ele não cobrou um valor específico, apenas pediu uma contribuição espontânea.

 

Basílica São Pedro dos Clérigos - Pontos Turísticos de Minas Gerais
Basílica São Pedro dos Clérigos

 

Inclusive nos contou que após o estouro da Barragem de Fundão ocorrido em 2015, o turismo na cidade de Mariana teve um grande declínio. Pois as pessoas pensam que a cidade toda foi afetada, mas a tragédia ocorreu em um distrito a 35 km da cidade. Uma tristeza, pois além de mortos e desabrigados, também prejudicou todo o fluxo de trabalho da cidade.

No início fiquei um pouco desconfortável com a situação da abordagem do guia, mas no final foi algo bem interessante, já que conseguimos conhecer mais a fundo fatos históricos da cidade. Então se for a Mariana, e encontrar o Dyone, peça para ele te contar a história da cidade e contribua com o trabalho e conhecimento dele.

A Basílica de São Pedro dos Clérigos com sua construção, em estilo Romano, foi iniciada em 1722. Mas por falta de documentação ficou fechada por mais de um século, terminada somente em 1922, quando foi realizada a primeira missa.

Internet no Exterior: a melhor forma de manter-se conectado fora do país, é utilizando um Chip da EasySim4u, com planos de internet ilimitada. Você já chega ao seu destino conectado.

 

Basílica São Pedro dos Clérigos - Pontos Turísticos de Minas Gerais
Basílica São Pedro dos Clérigos

 

Igrejas em Mariana e a disputa de poder

O Dyone também nos contou que as igrejas muitas vezes eram construídas por famílias nobres das cidades. O exemplo disso, são as igrejas de Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis que ficam próximas a Câmara Municipal, no Pelourinho. Uma a poucos metros da outra.

Cada uma delas foi construída por uma família tradicional de Mariana, são praticamente iguais.

Igreja Nossa Senhora do Carmo foi construída no ano de 1790 e levou 36 anos para ficar pronta. Consegui vê-la por dentro rapidinho após a missa, pois não estava aberta para visitas.

 

Igreja Nossa Senhora do Carmo - Pontos Turísticos de Minas Gerais
Igreja Nossa Senhora do Carmo

 

Igreja de São Francisco de Assis, sua construção foi de 1763  a 1794 em estilo Rococó. Está fechada a visitação e missas desde 2009 devido a problemas com cupins, mas não iniciaram obras e não a abriram mais, desde então.

Mariana é dos pontos turísticos de Minas Gerais que tem muita história para contar. Adoro conhecer estas histórias e detalhes sobre as cidades. Que podem ser verdadeiras, ou apenas lendas, mas que fazem a imaginação navegar no tempo.

Nada melhor que ter a ajuda de um guia para conhecer melhor os pontos turísticos de Minas Gerais, um estado com tanta história para contar. Me arrependo de não ter utilizado este serviço nas outras cidades que visitei.

Seguro Viagem: você sabia que para entrar na maior dos países é obrigatório ter um seguro viagem? Sem contar a importância de estar coberto, caso haja qualquer problema de saúde durante a viagem. Além disso o seguro tem outras coberturas, como extravio de bagagens e atraso ou cancelamento de vôos. Com a Segurospromo, você poderá comparar os melhores planos, das melhores seguradoras, com os melhores valores. Com o Código promocional DECAPRALA5 você terá 5% de desconto em seu seguro viagem.

 

Igreja São Francisco de Assis - Pontos Turísticos de Minas Gerais
Igreja São Francisco de Assis

 

Igrejas em Mariana

Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção (Sé de Mariana): Uma construção de 1711, que passou por várias reformas e reconstruções, seguindo o desenho original. Há concertos de órgão, mas que estão suspensos devido a outra reforma da igreja. Localizada na Rua Direita, 8.

Igreja Nossa Senhora do Rosário: Construída por volta de 1720, com estrutura de madeira e feita de pau a pique. Está localizada a 40 km de Mariana, em seu distrito Santa Rita Durão.

Capela de Santo Antônio: Uma construção simples, do final do século XVII, é a mais antiga de Mariana, e onde foi realizada a primeira missa de Minas Gerais. Localizada na Rua do Rosário Velho, as margens do Ribeirão do Carmo.

 

Basílica Nossa Senhora Assunção - Pontos Turísticos de Minas Gerais
Basílica Nossa Senhora Assunção

 

Igreja Nossa Senhora das Mercês: Uma construção de 1787, mas que passou por várias reformas, tendo partes de sua estrutura original modificada. Localizada na Rua das Mercês.

Igreja da Arquiconfraria Nossa Senhora dos Anjos: Construída por volta de 1843. Localizada na Rua Dom Silvério.

Há muitos pontos turísticos de Minas Gerais para conhecer na região de Mariana e Ouro Preto. E esta pequena cidade é graciosa.

Internet no Exterior: a melhor forma de manter-se conectado fora do país, é utilizando um Chip da EasySim4u, com planos de internet ilimitada. Você já chega ao seu destino conectado.

 

Igreja Nossa Senhora do Carmo - Pontos Turísticos de Minas Gerais
Igreja Nossa Senhora do Carmo

 

Outros Pontos Turísticos de Mariana

Pelourinho: Uma coluna em pedra, utilizada no tempo do Brasil Colônia, para açoitar escravos. Localizado na Rua Prof. Waldemar de Moura Santos, 145.

Colégio Providência:  O primeiro colégio feminino do Brasil, onde freiras vicentinas francesas,  educaram meninas órfãs e carentes. Projeto iniciado em 1849, hoje funciona num prédio de 1930. Localizado na Rua Dom Silvério, 161.

Casa da Câmara e Cadeia: Casarão estilo colonial, com janelões e escadaria. Construída entre 1768 e 1795. Inicialmente utilizada como casa de fundição e senzala. É possível visitar seu interior, entrada gratuita.

Museu arquidiocesano de Arte Sacra: Funciona num prédio estilo Rococó, do final do século XVIII. Expõe peças religiosas, algumas obras atribuídas a Aleijadinho e Mestre Athayde. Aberto de terça a sábado, das 8h30 às 12h00, das 13h30 às 17h00. Domingos e feriados, das 8h30 às 14h00. Rua Frei Durão, 49, entrada gratuita.

 

Colégio Providência - Pontos Turísticos de Minas Gerais
Colégio Providência

 

Museu da Música de Mariana: Museu com partituras manuscritas de música sacra do século XVIII, documentos e instrumentos musicais. Lá acontecem concertos e oficinas. Localizado em um prédio de 1753, na Rua Cônego Armando, 161.

Casas dos Artesãos: Várias lojas com artesanatos produzidos na região, localizadas na Rua Direita, a partir do número 20.

Estação Ferroviária – Trem Turístico: De onde parte o trem entre Mariana e Ouro Preto. Conta com uma biblioteca e um Museu Ferroviário. O valor do passeio varia de R$ 46,00 a R$ 100,00. Funciona somente de janeiro a junho.

Mina da Passagem: Uma mina do século XVIII, a maior mina do mundo aberta a visitação. São 315 metros de extensão, por 120 metros de profundidade, com vários salões e um lago de águas cristalinas. Aberta todos os dias, das 9h00 às 17h00, o ingresso é R$ 88,00 adulto e R$ 44,00 crianças, pagamento em dinheiro. Localizada na Rua Eugênio E. Rapalho, 192, Mariana.

 

Casas dos Artesãos - Pontos Turísticos de Minas Gerais
Casas dos Artesãos

 

Fonte Histórica e de Pesquisa

As informações históricas foram retiradas dos sites, Prefeitura de Mariana, Portal da Cidade Mariana, Portal IPHAN.

Fiquei somente algumas horas em Mariana, mas com certeza seria necessário mais tempo, para conhecer com calma todos os pontos turísticos da cidade. Caso vá visitar a cidade, sugiro ao menos passar uma noite por lá, e ter um dia inteiro para conhecer a cidade.

Espero que estas dicas sobre Mariana, que é um dos pontos turísticos de Minas Gerais, ajude você a montar seu roteiro. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo. Será um prazer responder. Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *