Fabrica de Chocolate em Gramado 3 opções para conhecer na cidade

Não sei se você é como eu, apaixonada por chocolate!!! Quando montei meu roteiro para Gramado e Canela uma das atividades que queria fazer era conhecer uma fábrica de chocolate. Em minhas pesquisas descobri que estas cidades têm várias opções com visitação.

Não consegui visitar todas, apesar de querer muito…rs. Mas visitei 3 delas, cada uma com características diferentes. Todas com chocolates deliciosos.

Neste texto vou contar a você como foram minhas visitas a cada fábrica de chocolate e o que vi por lá.

Leia também, Canyon Itaimbezinho em Cambará do Sul e Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, outras dois lugares que visitei no Rio Grande do Sul.

 

Hotéis: encontre os melhores hotéis, com os melhores preços e com toda praticidade, sem pagar nada mais por isso, e cancele quando quiser no Booking.com.

 

 

Fabrica de Chocolate - Mundo de Chocolate Lugano
Mundo de Chocolate Lugano

 

Fábrica de Chocolate Gramado- Mundo de Chocolate Lugano

Esta foi a primeira fábrica de chocolate que visitei. Na verdade ali não é exatamente a fabrica, mas sim a loja destas delícias e um parque temático. Logo na entrada há uma fonte enorme que jorra chocolate o tempo todo.

Este parque temático oferece ao visitante, vários cenários com várias esculturas. Todas elas, mais de 200, foram elaboradas em chocolate.

Cada um dos cenários mostra um pouco sobre a história do chocolate, os países de onde veio a tradição do consumo desta delícia e como foram elaboradas as esculturas.

O cheirinho de chocolate do lugar é maravilhoso, e ao final do passeio é possível degustar as delícias fabricadas pela Lugano. A degustação é feita tanto no último salão do parque, onde é possível degustar a vontade, barrinhas de chocolate e chocolate derretido, quanto na loja, na saída do parque.

O parque temático fica na Avenida Borges de Medeiros, 2497, bem no centro de Gramado. Fica aberto de quinta a domingo, das 9h30 às 20h00 e de sexta e sábado, das 9h30 às 21h30. A entrada do parque custa R$ 35,00 para adultos (de 13 a 59 anos).

 

Aluguel de Carros: a RentCars te ajudará, fazendo um comparativo das melhores locadoras em todo o mundo, mostrando o melhor custo benefício.

 

Mundo de Chocolate Lugano
Mundo de Chocolate Lugano

 

O Reino do Chocolate em Gramado – Caracol

Está é na verdade uma mini fábrica de chocolate, localizada em Canela e que também tem um parque temático para visita. Mini fabrica, pois logo na entrada há uma atendente que ajuda você a montar uma mini pizza de chocolate, uma graça. Você escolhe os tipos de chocolate os confeitos e no final do passeio retira sua barra em formato de pizza. Uma barra de chocolate personalizada custa R$ 25,00.

Este parque temático é mais infantil, mas bem interessante. Você entra em um salão onde há um telão e uma plataforma, você sobe, ela se movimenta e faz som de nave espacial e aterrissa. Neste momento a imagem de um Palhacinho aparece e dá as boas vindas e o convida a conhecer a história do chocolate.

 

Fabrica de Chocolate Caracol
Fabrica de Chocolate Caracol

 

É impressionante a riqueza de detalhes nos cenários que são apresentados. O visitante interage com as esculturas que contam a história desde a descoberta do chocolate e seus benefícios, até a utilização deste, na forma que conhecemos hoje. 

Os cenários são graciosos e coloridos. Eu fiquei encantada com o parque, com certeza as crianças também vão ficar, é um passeio que você não pode deixar de fazer.

Na saída do parque, claro que há a loja de chocolates Caracol onde é possível degustar os chocolates da marca e comprá-los, é claro.

O parque está localizado na Avenida das Hortênsias, 5382. Funciona de domingo a sexta das 8h30 às 18h30, sábados e feriados das 8h30 às 19h30. A entrada é gratuita.

 

Chocolates Caracol
Chocolates Caracol

 

 

Chocolate Caracol
Chocolate Caracol

 

Chocolates Prawer – Fábrica de Chocolate em Gramado

Esta é realmente uma fábrica de chocolate, e na frente dela, há a loja destas delícias. Chegando a fabrica você é atendido pela recepcionista que pergunta se há interesse em fazer o tour. Então é mostrado um vídeo sobre a fábrica Prawer(se diz Práver), em seguida você recebe uma toquinha e é direcionado a fabrica.

Na entrada para o tour, você recebe uma degustação de chocolate quente, delicioso, e então começa a visita. Durante a visita a guia explica como funciona cada etapa do processo de fabricação dos chocolates.

É maravilhoso poder olhar como são feitos os chocolates, dá vontade de pegar um de cada e ir comendo…rs. A visita a Fábrica de Chocolate Prawer é totalmente diferente das outras, mostra realmente o processo de fabricação e conta a história de fundação da Prawer. Esta foi a primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil.

Ao final da visita, claro que há uma loja enorme cheia de chocolates, também é possível degustar estas delícias na loja.

A fábrica de Chocolate Prawer está localizada em Gramado, na Avenida das Hortênsias, 4100. Aberta à visitação de segunda a sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00. A entrada para visita a fábrica é gratuita.

 

Chocolates Prawer
Chocolates Prawer

 

Qual a melhor, das três marcas de chocolate?

Todos os chocolates destas marcas são muito gostosos. O que mais me conquistou, por sua textura e sabor foi o Chocolate Lugano. Os alfajores da marca são maravilhosos, o chocolate com laranja e com menta espetaculares.

Na fábrica de Chocolate em Gramado Prawer os chocolates também são deliciosos. O chocolate em pó, para chocolate quente, é perfeito. Sem contar que eles têm umas embalagens para presentes, umas latas decoradas lindas, que você recheia com o tipo de chocolate que preferir.

Já os chocolates Caracol, não me agradaram muito, são bons, mas não gostei muito da textura do chocolate, isso para o meu gosto. Nesta fábrica de chocolate em Gramado, o que encanta mesmo é o parque temático contando a história do cacau e do chocolate, não deixe de visitar.

Quando for montar seu roteiro nestas cidades não se esqueça de incluir estas visitas a fábrica de chocolate em Gramado e Canela, um passeio doce e divertido. Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda com seu roteiro? Deixe seu comentário aqui embaixo, será um prazer responder. Até o próximo post.

Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Alessandra, é uma pessoa apaixonada por viagens. Formada em Comércio Exterior e escreve o blog Viagens de Cá pra Lá desde 2014. Adora ler e fazer fotos. Buscando sempre lugares inusitados para suas viagens, seu intuito é trazer informações mais completas possíveis para você, Leitor. Seja bem vindo ao blog Viagens de Cá pra Lá.

14 Responses

  1. Fernanda

    Oi Alessandra, Gramado realmente é um destino fabuloso para chocólatras! Eu só conheci o Reino do Chocolate! Agora já tenho mais motivos para voltar!

  2. Marcela Falco

    Muito legal o post! Eu estou planejando uma viagem a Gramado e as dicas da fábrica de chocolate foram muito preciosas! Obrigada pelo post!

  3. Mariana Menezes

    Adorei saber dessas fabricas de chocolate em Gramado! Eu amo chocolate! Ainda não conheço a cidade, mas agora já tenho mais um motivo! Além do mais, achei uma ótima opção de passeio para levar meu filho de 8 anos.

    • Alessandra Lima

      Oi Mariana, Gramado é uma cidade encantadora.
      Seu filho vai adorar as fábricas de Chocolate, principalmente a Lugano e a Caracol.
      A Caracol tem interação com os bonecos e a entrada é como se fosse uma nave espacial/máquina do tempo.
      Vale a pena.
      Abraço,
      Alessandra.

  4. Edson

    Nossa, faz tanto tempo que fui para Gramado… eu lembro que visitei uma fábrica de chocolate, mas não sei qual. Legal saber que tem mais outras e também em Canela. Já sei que preciso voltar.

  5. Marcia Picorallo

    Faz quase 15 nos que estive em Gramado e naquela época o máximo sobre chocolate era uma fonte em uma loja, que se não me engano é esta Mundo do Chocolate. Que coisa impressionante as esculturas! E nem li o último parágrafo porque quando eu for vou querer provar todos, assim não tenho desculpas para não fazê-lo. ahaha

    • Alessandra Lima

      Oi Marcia,
      Gramado é tudo de bom e melhor ainda são as lojas e fábricas de chocolate.
      Quero voltar para lá também.
      Abraço,
      Alessandra.

  6. ROBERTA KELLY NOGUEIRA

    Sempre fui louca pra conhecer a Fábrica de Chocolates da Garoto em Vila Velha, mas agora quero essa Fábrica de Chocolates de Gramado e Canela. Babando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *