11 Pontos turisticos de SP, roteiro de viagem de 2 dias

postado em: Capital | 2

Muitas pessoas vêm para São Paulo a trabalho, e tantas outras a passeio. Como a cidade é muito grande, com muitas opções de passeios, você pode ficar um pouco perdido, sem saber por onde começar. Neste post, vou colocar algumas dicas de pontos turisticos de SP para um roteiro de viagem de 2 dias.

Já fiz alguns outros posts sobre pontos turisticos de SP. Neste post falo sobre o Parque da Independência e neste sobre o Parque do Ibirapuera

Cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo possui em torno de doze milhões de habitantes, seu trânsito complicado, pode assustar um pouco quem pensa em vir conhecer a metrópole. Já passei por isso antes de mudar para cá. Sou do interior de São Paulo, uma cidade com apenas 50 mil habitantes, tudo muito perto e fácil de ir e vir.

Para facilitar as coisas, informações sobre locomoção e os melhores horários ajudam bastante. Então vou tentar, com estas dicas ajudar você a aproveitar o máximo sua estada.

As linhas de metrô ajudam muito no ir e vir, e facilitam bastante também na redução de tempo entre um local e outro. As linhas de ônibus, hoje com as faixas exclusivas também são uma ótima opção.

A maior parte dos pontos turisticos de SP está próxima a alguma estação de metrô e também sempre tem um ponto de ônibus.

Pontos turisticos de SP – Roteiro de viagem de 2 dias

1º dia: Vamos começar o roteiro de viagem por uma parte da região central de São Paulo, ali existe uma concentração bem grande de lugares para conhecer.

Estação da Luz: é a mais antiga de São Paulo e é um lugar imperdível, ela foi toda reformada e conserva sua arquitetura que data de 1901.

Praça da Luz: fica bem em frente a estação de mesmo nome, e é o quintal da Pinacoteca, é uma praça bem bonita, com esculturas, fontes, coreto e uma gruta, vale o passeio, e até sentar nos bancos para um descanso apreciando sua beleza, mas vá visita-la durante o dia.

Pinacoteca: é museu de artes com ênfase em artistas brasileiros, funciona no prédio do antigo Liceu de Artes e Ofício, foi fundada em 1905. A estrutura arquitetônica da Pinacoteca é muito bonita e possui obras maravilhosas.  O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada até as 17h30. Neste link mais informações sobre o museu.

Pinacoteca - Pontos Turisticos de SP
Pinacoteca – Pontos Turisticos de SP
Museu da Lingua Portuguesa
Museu da Lingua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa: este museu fica em frente a Pinacoteca, sua estrutura faz parte da Estação da Luz, com três andares, com exposições que fazem você pensar, e vivenciar as várias influências de cada região do país em nossa língua. No terceiro andar é apresentado um filme que fala sobre a origem da língua portuguesa, em uma projeção de áudio e imagem sobre a literatura brasileira. Mais informações no site do museu.

Museu de Artes Sacras: este museu funciona no prédio do Mosteiro da Luz. Foi construído por volta de 1774 em taipa de pilão, blocos feitos de barro e fibras, socados no pilão e que levavam cerca de 3 a 6 meses para secarem, seguindo a arquitetura colonial da época. O Museu de Artes Sacras funciona de quarta-feira a sexta-feira das 9h00 às 17h00, sábados e domingos das 10h00 às 18h00, segunda-feira e terça-feira, fechado para manutenção. No site do museu você encontra toda a programação.

Praça da Luz
Praça da Luz

Como chegar

Utilize as linhas de metrô, e desça na estação da luz, as linhas azul e amarela vão direto até esta estação. Desta forma ficará fácil conhecer as quatro primeiras indicações. Para chegar até o Museu de Artes Sacras, saindo da Pinacoteca, siga para a esquerda na Avenida Tiradentes para conhecer o último dos 5 pontos turisticos de SP para o 1º dia de passeio, o museu fica a 600 metros de distância. Procure utilizar o metro entre os horários das 8h00 às 17h00.

 2º dia: vamos conhecer a outra parte da região central de São Paulo.

Catedral da Sé: A primeira igreja Matriz de São Paulo foi construída em 1591, no centro da cidade. Esta foi substituída por uma construção em estilo barroco em 1745. E em 1913 em seu lugar, foi construída a Catedral da Sé, conhecida hoje. Esta é a 5º maior igreja em estilo neogótico do mundo. É possível fazer uma visita monitorada a igreja por R$ 5,00, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, aos sábados, domingos e feriados das 9h00 às 15h, neste link mais informações.

Catedral da Sé
Catedral da Sé

Palácio da Justiça: do lado esquerdo da Catedral da Sé, está o Palácio da Justiça, ou Tribunal de Justiça de São Paulo, um prédio muito bonito.

Pateo do Colégio: é o local onde Padre Manuel da Nóbrega e o noviço José de Anchieta, por ordem de Portugal ergueram a primeira construção de São Paulo, com intuito de catequizar os indígenas, dando assim origem a cidade. Há um museu no Pateo do Colégio, onde é possível encontrar quadros que remontam do século XVII, além de adereços religiosos. Ao Lado da entrada do prédio do Pateo do Colégio, há a primeira igreja de São Paulo, a Basílica de José de Anchieta. Horário de funcionamento de terça a domingo, e feriados não religiosos, das 9h00 às 17h00. Fechado das 12h00 às 13h00. O valor da entrada é de R$ 4,00. Mais informações pelo site do Colégio.

Pateo do Colégio
Pateo do Colégio

Secretaria de Justiça: uma bela construção que fica ao lado do Pateo do Colégio. No caminho você encontrará vários prédios com belas construções.

Mosteiro de São Bento: construído em 1598, o local de sua construção era ocupado pela taba do cacique Tibiriçá. Desde então houve várias alterações em sua construção, até que em 1910 foi construído o edifício visto hoje. Seguindo o estilo da escola artística de Beuron, foi projetada por Richard Berndl, professor da Universidade de Munique, seu interior foi decorado pelo Belga Dom Edelberto Gressnigt. No último domingo de cada mês é realizado um Brunch no refeitório do monastério. Neste link você encontrará mais informações sobre o Mosteiro.

Mosteiro de São Bento
Mosteiro de São Bento

Teatro Municipal de São Paulo: logo após o Viaduto do Chá, está o lindíssimo prédio do Teatro Municipal. É possível fazer visita guiada ao teatro, de terça-feira a sexta-feira, as 11h00, 15h00 e 17h00, sábado 11h00, 12h00, 14h00 e 15h00. Inclusive feriados. Neste link mais informações sobre as visitas ao Teatro Municipal.

Teatro Municipal de São Paulo
Teatro Municipal de São Paulo

 

Como chegar

Inicie o passeio pela Catedral da Sé, utilizando a estação Sé do metrô, as linhas vermelhas e azul, seguem até esta estação. Para conhecer os outros lugares, saindo da Catedral, atravesse a praça da Sé, e siga pela Rua Boa Vista e chegará ao Pateo do Colégio, continue seguindo por esta rua e chegará ao Mosteiro de São Bento. Depois siga pela Rua Libero Badaró, e entre a esquerda no Viaduto do Chá, o Teatro Municipal estará logo após o viaduto.

Uma dica importante para quem vem a São Paulo é hospedar-se próximo a uma estação do metrô, independente da linha, pois todas são interligadas.

Espero que estas dicas de pontos turisticos de SP ajude você a montar seu roteiro de viagem e vir conhecer  a cidade. Se precisar de ajuda com seu roteiro, tiver alguma dúvida, alguma outra dica sobre São Paulo ou quiser contar uma experiência que você viveu por aqui, deixe seu comentário no espaço aqui embaixo. Terei prazer em responder. Até o próximo post.

2 Responses

  1. Helen Ambrosio

    Muito bom esse artigo. Você mesmo escreveu por conta ou tem referências gringas?

    Dificil achar conteúdo de qualidade assim nos blogs brasileiros. Parabéns mesmo!

    • Alessandra Lima

      Olá Helen, sim, o post foi escrito por mim, mesma. Que bom que gostou. Abraço, Alessandra. De Cá Pra Lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *