Seguro Viagem, todas as informações para uma boa contratação

postado em: Parcerias | 15

Olá pessoal, mais uma informação importante para o momento de programar sua viagem. Neste texto passarei algumas informações sobre o Seguro Viagem, Item muito importante e que não deve ser esquecido no momento que for programar sua viagem.

Qual a importância de contratar um seguro viagem

Claro que ninguém planeja uma viagem pensando que terá problemas, mas tudo pode acontecer. Não temos como evitar imprevistos, mas podemos nos precaver.

Por isso o seguro viagem é tão importante. Imagine, você se divertindo em seus passeios por aquele lugar incrível e de repente, uma queda, e você se machuca. Com um seguro viagem você terá o atendimento necessário sem maiores dores de cabeça.

Já te aconteceu de chegar ao seu destino e sua mala não? Tudo bem que a cia aérea deverá se responsabilizar pelo extravio, mas e se ela não o fizer? O Seguro viagem lhe fará o ressarcimento.

Além destes benefícios, caso precise de medicamentos, isto também poderá estar incluído em seu contrato. A diferença entre o seguro saúde e o seguro viagem é que, no seguro saúde você terá atendimento médico e internações. Já no seguro viagem, além destas coberturas, você também terá cobertura por extravio e localização de bagagem, indenização em caso de morte, fiança, auxilio financeiro, entre outras.

Sobrevoando Barcelona - Seguros Viagem
Sobrevoando Barcelona – Seguros Viagem

Como escolher o melhor seguro viagem?

Para fazer uma boa escolha do seguro viagem, é importante que você pesquise informações sobre os custos dos atendimentos médico hospitalares do país que irá visitar.

Também é importante pesquisar sobre a forma de atendimento, opinião de quem já utilizou o serviço, coberturas e o custo benefício.

É importante pesquisar com antecedência o maior número de informações sobre o local a ser visitado, Considerar todos os detalhes de sua viagem, e na dúvida utilize também o atendimento da seguradora, Conversando abertamente sobre sua viagem.

O que é importante observar no contrato do seguro viagem?

Coberturas: muitas vezes somos seduzidos por um seguro com valor menor. Mas ele provavelmente lhe oferecerá apenas a cobertura básica, de assistência médica e hospitalar. Um seguro viagem com um valor maior, oferecerá além dos atendimentos básicos: indenização por atraso ou extravio de bagagem, assistência odontológica, assistência jurídica, repatriação entre outros itens.

Condutas médicas: tenha muita atenção com o valor de cobertura médica. O valor de R$ 30.000,00 pode parecer muito. Mas pesquise sobre os valores de internações no local que irá visitar, assim como valores de exames.

Pratica de esportes: algumas seguradoras não têm cobertura para acidentes ocorridos durante a prática de esportes como: esqui, mergulho e outros. Neste caso você talvez tenha que fazer uma cobertura extra.

Sobrevoando São Paulo
Sobrevoando São Paulo
Como contratar um seguro viagem?

Há vários pontos a serem levados em conta no momento de contratar seu seguro para garantir uma viagem tranquila. As variações vão depender do tipo de viagem que você pretende fazer, o destino escolhido, o seu perfil, o tempo de viagem e seu orçamento.

Para entrar na Europa, o seguro viagem é obrigatório. O valor mínimo de cobertura deverá ser de  30.000 euros com cobertura para assistência médica, além de repatriação médica e funerária.

Além dos países europeus, há outros que também exigem o seguro viagem, como Austrália, Cuba e Venezuela.

Doenças pré-existentes

É importante verificar se na apólice do seguro viagem que está contratando, consta cobertura para doenças pré-existentes. Principalmente doenças crônicas que são as mais possíveis de ocorrerem crises inesperadas e que exigem acompanhamento médico.

Qual a diferença entre assistência viagem e seguro viagem?

A diferença entre eles é bem pequena, e se caracteriza principalmente sobre cobertura de procedimentos médicos.

Na assistência viagem, o atendimento médico é realizado por profissionais e hospitais da rede credenciada à seguradora. Já no seguro viagem o cliente poderá escolher onde será atendido, recebendo reembolso posterior destas despesas comprovadas.

Estas modalidades podem ser contratadas de forma independente, ou como um pacote que englobe estas duas formas de cobertura.

A escolha do melhor formato para você dependerá do local a ser visitado. De que adianta contratar a assistência viagem se o local a ser visitado não possui estrutura de atendimento. Neste caso o seguro viagem é a melhor opção.

Chegando a Paris - Seguro Viagem
Chegando a Paris – Seguro Viagem
Veracidade de informações na contratação

É importantíssimo que todas as informações dos formulários sejam preenchidas de forma honesta e com clareza. Estas informações serão imprescindíveis para a melhor contratação. Desta forma terá o melhor atendimento em caso de imprevistos.

Portanto, caso sua viagem inclua esportes radicais, ou visitas a áreas de riscos é importante informar a seguradora. Para que possa ser adicionada cobertura específica para eventualidades desta natureza.

Também é importante informar se sua viagem será por vários países, desta forma evitará ficar sem atendimento por estar fora do país informado na contratação.

Como escolher um bom seguro viagem?

Busque junto a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão regulador das seguradoras, informações sobre a seguradora ou corretora de seguros com quem está negociando seu seguro viagem.

Faça busca de reclamações sobre a corretora ou seguradora nos sites de reclamações do consumidor na internet.

Esteja bem informado sobre as coberturas e regras do seguro viagem que está contratando. Para isso é de suma importância ler atentamente a apólice antes da contratação e na dúvida entre em contato com a seguradora.

Chegando a Paris
Chegando a Paris
Como utilizar o seguro viagem?

Novamente, leia com atenção o regulamento e apólice do seguro antes de viajar, para saber exatamente quais as coberturas contratadas.

Deixe uma cópia de toda documentação do seguro com um familiar no Brasil, em caso de acidente é importe que os familiares saibam quais o direitos estão garantidos na apólice.

Tenha com você o código de identificação da apólice para apresentar ao agente de imigração caso seja solicitado.

Imprima uma cópia dos documentos do seguro para facilitar a consulta. Desta forma não tendo que depender de celular em caso de necessidade de utilização do seguro viagem. E leve com você durante todos os passeios.

Anote os telefones de acionamento do seguro, tanto do Brasil, quanto do país que visitará, de forma fácil de encontrar.

Guarde os comprovantes de despesas eventualmente pagas, laudos médicos e atestados, a seguradora poderá solicitar em caso de reembolso.

Tenha uma cópia de toda a documentação entregue a seguradora em caso de solicitação de reembolso.

Sempre ligue a seguradora para informar sobre ocorrência, antes de acionar o seguro, pois a companhia poderá determinar o hospital ou médico para atendimento.

Seguro viagem durante a gravidez.

Durante a gravidez a mulher necessita de garantia de atendimento 24 horas, pois todo sintoma deve ser avaliado por um médico.

Portanto muita atenção na contratação de seu seguro de viagem, analise se há cláusulas garantindo o atendimento a gestante.

Verifique se a apólice contempla cobertura de atendimento a gestante e até qual semana.

Caso não conste na apólice, entre em contato com a seguradora e peça que enviem para seu e-mail um relatório completo sobre a cobertura. Inclusive com a cláusula sobre a gestação, imprima este documento e tenha-o sempre com você.

Anote o contato da seguradora no país que irá visitar para acionar imediatamente o serviço em caso de emergência.

Paris
Paris

Seguro Viagem Nacional

Não é somente para viagens internacionais que o seguro viagem é importante. Em sua viagem pelo Brasil o seguro também é importante, já que a maioria dos planos de saúde não dão cobertura nacional.

Outros itens a serem verificados em sua apólice

Prazo para indenização, que deverá ser de até 30 dias, a partir da apresentação da documentação à seguradora.

Leia com atenção todo o contrato, inclusive as letras miúdas.

Pesquise sobre a história e reputação da seguradora que está contratando.

Pesquise o melhor seguro que se adeque a idade dos viajantes, destino e duração da viagem.

Espero que este texto tenha ajudado a tirar suas dúvidas sobre o seguro viagem. Estas informações foram baseadas em textos encontrados no site da Seguros Promo, a nova parceira do Blog De Cá Pra Lá. Quando for contratar seu seguro viagem utilize este código de Desconto DECAPRALA5.

Faça sua cotação de seguro viagem por meio do banner aqui embaixo. Ele lhe mostrará várias opções de seguros no mercado. Onde você poderá escolher a melhor cobertura para sua viagem. Você será muito bem assessorado e ainda ajudará o blog a continuar dando dicas de viagens, sem pagar mais por isso.

Caso tenha dúvidas sobre qual o melhor seguro viagem contratar, entre em contato pelo formulário aqui embaixo, terei enorme prazer em lhe ajudar.

 

15 Responses

  1. Cleber Yamamoto

    Seguro é indispensável, apesar de eu já ter feito algumas viagens nacionais sem seguro, mas internacionais jamais fiz sem. As dicas são ótimas. Obrigado por compartilhar.

    • Alessandra Lima

      Oi Cleber,
      Realmente fora do Brasil o seguro é importantíssimo.
      Que bom que gostou das dicas. Obrigada.
      Abraço,

      Alessandra

  2. Keul Fortes

    Muito bom! Eu não arrisco viajar sem seguro. Parabéns pelo post! Útil para qualquer viajante. =)

  3. Klécia

    Super dicas, galera. Eu não viajo sem. Nunca precisei acionar, mas não tem nada melhor que viajar sabendo que esta garantido pra os imprevistos que podem ocorrer 😉

  4. Josiane Bravo

    É sempre bom se prevenir né. Algo que nunca fiz em nenhuma das minhas viagens hehe, mas por pura nunca fiquei doente, mas a gente nunca sabe o que pode acontecer, então o jeito é já ir preparado para imprevistos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *