Viajando de carro pela Europa, venha conhecer esta aventura

No final de 2013 e início de 2014, passamos 22 dias viajando de carro pela Europa, foi incrível.

Precisa de hotel para sua viagem? Faça sua cotação por aqui. Além de conseguir a melhor hospedagem pelo menor preço, você ajuda o Blog Viagens de Cá pra Lá a continuar dando dicas para suas viagens.

Viajando de carro pela Europa

Viajando de Carro pela Europa
Viajando de Carro pela Europa

 

Resolvemos alugar um carro para esta viagem pela Europa, já que seria mais econômico (apesar do custo do aluguel, combustível e pedágios), por estarmos em três pessoas.

As estradas da Europa são todas muito bem conservadas e bem sinalizadas, e não há tantos pedágios quanto no Brasil.

Iniciamos a viagem de carro por Paris e terminamos em Lyon, também na França. De Lyon pegamos um voo até Barcelona e terminamos a viagem em Roma.

Lecco - Viajando de Carro pela Europa
Lecco – Viajando de Carro pela Europa

Uma Aventura pelas estradas da França

O início desta viagem foi uma grande aventura. Pegamos o voo em São Paulo até Paris. Por lá ficamos 10 horas aguardando o próximo voo que nos levaria até Nice (Cotê D’azur). Aproveitamos estas 10 horas para dar um passeio pela cidade.

Nice - Cotê D'azur - Viajando de Carro pela Europa
Nice – Cotê D’azur – Viajando de Carro pela Europa

A aventura, viajando de carro pela Europa, começou quando retornamos ao aeroporto de Paris para embarcar para Nice. Chegando ao balcão de embarque fomos informados que o voo havia sido cancelado devido a fortes ventos que estavam ocorrendo na cidade de Nice. O próximo voo só sairia 4 dias depois, quando já deveríamos estar rumando para o próximo destino.

Então, fica a dica, ir para Nice no inverno europeu, pode ser uma furada, já que a região é litorânea, e podem ocorrer ventos que fecham o aeroporto. A cidade de Nice é maravilhosa, mas apesar do custo da viagem ser menor no inverno, visitá-la em outra época do ano, é mais aconselhável.

Precisando de um carro para sua viagem, utilize este link para fazer sua pesquisa. Você terá a melhor cotação, de várias locadoras diferentes. Fará economia na sua locação e ainda ajudará o Blog Viagens de Cá pra Lá a continuar dando dicas para sua viagem.

Maranello - Viajando de Carro pela Europa
Maranello – Viajando de Carro pela Europa

 

Bom, após muitas discussões, horas aguardando o aparecimento das bagagens, resolvemos fazer a viagem de Paris a Nice de carro. Alugamos então, um carro no aeroporto mesmo (tinham nos informado que a distância era de 700 km). Mas logo no inicio do caminho pelo GPS, descobrimos que a distância era maior, 1000 km. Mas decidimos ir em frente, e assim começamos nossa aventura viajando de carro pela Europa.

Viajando de Carro pela Europa
Viajando de Carro pela Europa

O problema é que era noite, chegamos a Nice por volta do meio dia do dia seguinte. Sem dormir quase nada por mais de 24 horas (apenas um cochilo de 2 horas no estacionamento de um posto na estrada…rs).

Chegamos exaustos, mas entre mortos e feridos, chegamos em fim e bem…rs. 

Viajando de Carro pela Europa
Viajando de Carro pela Europa

 

Agora falando sério, não aconselho ninguém a fazer uma viagem tão longa de carro. Ao menos não a noite e sem dormir direito. É extremamente cansativo e apesar das estradas da França serem ótimas, passa a ser perigoso devido ao cansaço.

Dicas para uma viagem de carro pela Europa

Uma dica, caso você decida fazer sua viagem de carro em outro país, por precaução, leve seu GPS com o mapa do país instalado.

Apesar de todas as empresas de aluguel de veículos fornecerem GPS, muitas vezes não estão em bom estado de funcionamento. Isso aconteceu conosco nos dois veículos que alugamos na Europa.

E se na viagem, você for passar por vários países será outro problema. O GPS da locadora terá somente o mapa do país de origem instalado.

Sorte que levamos nosso GPS com os mapas de toda a Europa instalados.

Prevenção e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, não é!!!!!

O que é necessário para dirigir fora do Brasil

Outro detalhe importante. Fiz várias pesquisas sobre a PID Permissão Internacional para Dirigir, e as informações que encontrei eram muito contraditórias. Alguns diziam não ser necessária outros diziam quer era melhor levar, então optamos por tirar a PID.

Principalmente por que iríamos passar pela Itália, e li que os policiais de trânsito de lá são impiedosos neste assunto. Outra informação que encontrei também é que as empresas de locação de veículos não exigem a PID no momento da locação. Porém, caso você tenha qualquer acidente o seguro poderá não cobrir as despesas, então preferimos não arriscar.

Bem já que aconselho vocês a solicitarem a PID, aqui vão informações complementares.

Como conseguir a PID

É muito simples requerer o documento. Basta entrar no site do Detran, clicar em CNH – Habilitação, do lado esquerdo superior (no centro da página), então abrirá outra página com o título CNH – Habilitação.

Logo abaixo haverá a frase Mais Serviços, onde haverá duas listas de itens, clique em Permissão Internacional para Dirigir – PID (faça pela internet) então basta seguir os passos, não tem erro.

O custo para o requerimento é de R$ 224,07 (já com a taxa de envio). Este documento será entregue em seu endereço (cadastrado no momento em que fez/renovou sua habilitação) em no máximo 7 dias úteis.  A PID terá a mesma validade de sua Carteira Nacional de Habilitação.

No Blog Viagens de Cá pra Lá, há vários textos, onde falo dos lugares por onde passamos nesta viagem. Foram vários países como, França, Itália, Suíça e Espanha.

Espero que estas dicas lhe ajudem a se planejar e se aventurar viajando de carro pela Europa e outros continentes.Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades.  Deixe seu comentário aqui embaixo, será um prazer responder. Até o próximo post.

Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Alessandra, é uma pessoa apaixonada por viagens. Formada em Comércio Exterior e escreve o blog Viagens de Cá pra Lá desde 2014. Adora ler e fazer fotos. Buscando sempre lugares inusitados para suas viagens, seu intuito é trazer informações mais completas possíveis para você, Leitor. Seja bem vindo ao blog Viagens de Cá pra Lá.

Comentários estão fechados.