El Chaltén na Argentina é conhecida como a Capital Nacional do trekking, e também um local muito buscado por viajantes mochileiros. E é possível perceber isso logo ao chegar à cidade, pois na rua principal há alguns monumentos que mostram isso.
A cidade é muito procurada por viajantes que amam estar em meio a natureza, ela oferece inúmeras trilhas com níveis de dificuldade diversos. El Chaltén foi fundada inicialmente como uma área rural argentina, localizada entre a província de Santa Cruz e o Chile. O nome da cidade foi dado devido por causa do Cerro Chaltén, que hoje é o mais famoso da cidade e conhecido como Monte Fitz Roy.
Você também pode gostar de ler:
Precisa de ajuda com seu roteiro de viagem? Trabalho com consultoria de viagens, faço roteiros personalizados e também posso ajudar com passagens aéreas, passeios e ingressos de atrações. Entre em contato por e-mail para contato@viagensdecaprala.com.Br, pelo WhatsApp 11 93045-5202 ou acesse este link.
O que fazer em El Chaltén na Argentina
Conhecida como a Capital Nacional do Trekking, El Chaltén na Argentina, oferece inúmeras atividades para os amantes de trilhas e destinos de natureza. É um ótimo destino para apreciar cachoeiras, rios, lagoas e vistas incríveis da cidade.
A cidade está localizada no Parque Nacional Los Glaciares, a maior parte das trilhas existentes são muito bem sinalizadas e não necessitam a contratação de guias para serem feitas.
Monte Fitz Roy – El Chalten Argentina
A trilha mais conhecida e mais procurada de El Chaltén na Argentina é a subida ao Monte Fitz Roy. Este é o monte que deu o nome a cidade, pois antes de ser conhecido por este nome, ele era chamado de Cerro Chaltén.
A subida até o Fitz Roy tem cerca de 20 km ida e volta, caminho que inicialmente é de nível fácil, com algumas subidas e descidas. Porém, o último quilômetro tem nível alto de dificuldade, uma subida íngreme, num caminho feito todo de pedras. É preciso um bom condicionamento físico para realizar esta última parte da subida.
Logo no início da trilha há um mirante de onde é possível apreciar a vista do Rio de Las Vueltas. Mais a frente há algumas bifurcações na trilha que levam a Laguna Capri e a Laguna de Los Tres que fica aos pés do Fitz Roy. E ao lado esquerdo do monte fica a Laguna Sucia, incrível também.
A cada quilômetro de trilha há uma placa indicando a distância que já foi superada do caminho. Fiz esta trilha no mês de novembro, durante a primavera, o clima ainda estava frio, mas sem neve. Caso você visite El Chaltén na Argentina nos meses de inverno, será necessário alugar grampões para as botas, pois com a neve, o caminho final se torna escorregadio e perigoso, por ser muito íngreme.
O acesso à trilha para o Monte Fitz Roy é gratuito e fica ao lado esquerdo, no ponto onde acabam os comércios na Avenida San Martin.
É importante levar pelo menos 2 litros de água e alguns lanches leves para esta trilha, a depender do seu rítmo para subir a trilha pode levar 8 horas ida e volta.
Seguro Viagem com 25% de desconto
Trilha Chorrillo del Salto
Esta outra trilha em El Chaltén na Argentina tem início no mesmo ponto em que se inicia a trilha do Fitz Roy, ao lado direito. Esta trilha é bem mais fácil e mais curta que a outra, são em torno de 6 km ida e volta caminhando, são poucas subidas e descidas, a maior parte do caminho em terreno plano.
Para quem quiser andar menos, é possível chegar de carro até um estacionamento que fica a 500 metros da cachoeira. Na cidade há várias empresas que levam até este ponto e também a entrada de trilhas de outros atrativos.
Chorrillo del Salto é uma cachoeira com uma vasão grande de água e que forma uma pequena corredeira no final de sua queda. Os 500 metros finais da trilha é todo sombreado, já os 2,5 km até o estacionamento é em trilha aberta.
A trilha é de nível fácil, durante várias partes do percurso você irá margeando a estrada, em alguns pontos é necessário atravessá-la também. É uma trilha bem tranquila de fazer e não exige muito condicionamento, e a entrada também é gratuita.
Trilha Laguna Torre
Laguna Torre é outro ponto de onde é possível avistar o Monte Fitz Roy de outro ângulo. Aliás, o Fitz Roy em El Chaltén na Argentina é visível em todos os pontos da cidade. Esta trilha é de nível médio de dificuldade, mas sem subidas muito íngremes, mas com vistas incríveis.
Durante o caminho até a Laguna Torre, depois de 2,5 km você encontrará o Mirante del Torre, que tem vista para o Fitz Roy e toda a região. Durante a caminhada você verá campos com florzinhas coloridas, gramado verdinho e também terrenos mais áridos e com pedras. O lugar é realmente incrível, com grandes variações de vegetação.
Parte do caminho é feito margeando o Rio Fitz Roy com bastante correnteza, muitas pedras. Logo no início da trilha, a 700 metros de caminhada há o mirante Margarita que dá uma visão do alto do Rio Fitz Roy.
Como chegar a Trilha Laguna Torre
A entrada para esta trilha fica em outro ponto da cidade, seguindo a Rua Riquelme, entrando a direita na Avenida José Antonio Riojo, no final da avenida vire à esquerda e em seguida a direita novamente no final desta ruazinha vire à esquerda na Rua Huemules, siga por ela até encontrar a Rua Los Charitos, a entrada para a trilha está à esquerda, subindo um caminho entre pedras.
Mas se tiver dificuldade em chegar até lá, basta perguntar no comércio local, ou em sua hospedagem e saberão explicar o caminho.
Outras trilhas em El Chalten
Estas que mencionei acima foram as trilhas que consegui fazer nos 3 dias que estive em El Chaltén na Argentina, mas a cidade oferece muitas outras opções. Abaixo algumas delas:
- Mirador del Condor;
- Mirador del Águia;
- Rio Blanco;
- Mirador Glaciar Piedras Blancas;
- Mirador del Paredon.
Quantos dias ficar em El Chalten Argentina
A quantidade de dias para visitar El Chaltén na Argentina, dependerá muito de sua necessidade de descansar entre uma trilha e outra. Por exemplo, acredito que após realizar a trilha do Monte Fitz Roy, o ideal seria fazer ao menos meio dia de descanso no dia seguinte. Ela realmente exige bastante esforço físico e para evitar se machucar um descanso é bem vindo.
Desta forma, para fazer as três trilhas que fiz, Fitz Roy, Chorrillo del Salto e Laguna Torre, indico ficar ao menos 3 dias inteiros na cidade. Mas a cidade oferece tantas opções de trilha que seria facilmente possível ficar 10 dias por lá, sem ficar parado um dia sequer.
Como chegar a El Chaltén de ônibus
Antes de chegar a El Chaltén eu estava visitando El Calafate, e a distância entre as duas cidades é de apenas 215 km. Então é possível chegar de carro, partindo de El Calafate pela famosa Ruta 40, mas como eu estava buscando baixo custo e não pretendia usar carro nesta viagem, preferi fazer o percurso de ônibus.
Comprei a passagem com a empresa Marga Taqsa, que tinha o melhor preço. A viagem durou 4 horas e foi bem tranquila, sem contar que a passagem era incrivelmente linda, valeu a pena. O ônibus era bem confortável, com poltronas grandes e com uma boa distância do passageiro ao lado. Sou meio anti social…rs
Informações sobre segurança para as trilhas em El Chaltén
Toda trilha exige um certo cuidado para sua realização, as trilhas de El Chaltén na Argentina não são diferentes. Abaixo alguns cuidados para não ter problemas em sua viagem.
- Use sempre calçados fechados, tênis ou bota de trilha para fazer todas as trilhas, em qualquer lugar. Isso te protegerá de tombos e acidentes com animais silvestres;
- No inverno para subir ao Monte Fitz Roy, alugue grampões para colocar em suas botas, e sim para o Fitz Roy é aconselhável subir de bota;
- Para a trilha Laguna Torre, também sugiro fazer de bota, ela tem maior aderência e será mais seguro em pontos onde há muitas pedras soltas, de preferência de cano algo, que protegerá seus tornozelos;
- Leve bastante água para as trilhas, ao menos 2 litros por pessoa, mesmo sendo frio há uma grande perda de líquidos;
- Não esqueça também de levar um lanche leve, e de trazer de volta todo o seu lixo;
- Não alimente os animais silvestres;
- Ande sempre pela trilha demarcada, desta forma não agridirá tanto o meio ambiente;
- Leve seu celular totalmente carregado e de preferência um power bank, é importante ter como se comunicar em caso de emergência;
- Protetor solar e óculos de sol também são importantes, apesar de ser um local frio, o sol está sempre presente.
Onde se hospedar em El Chalten Argentina
El Chaltén na Argentina tem muitas opções de hospedagem, eu escolhi ficar na Nothofagus Bed and Breakfast, uma pousada com quartos muito espaçosos, e opções também de quartos compartilhados. Tanto os quartos privativos, quanto os compartilhados tem um banheiro bem grande com chuveiro excelente para aquele banho relaxante após as trilhas.
A localização da Nothofagus é excelente, a poucos metros da rodoviária e da avenida principal a San Martin e próxima a entrada da trilha para Laguna Torre. Além disso, está próxima a vários comércios, padarias, lanchonetes, restaurantes e mercados.
Você pode fazer sua reserva na Nothofagus Bed & Breakfast, por este link.
A pousada oferece calefação, o que é muito importante para os dias sempre frios de El Chaltén. Toda manhã é servido um café com frutas, sucos, chás, café, leite, iogurtes, cereais, pães e geleias, tudo delicioso. E para fechar com chave de ouro o café da manhã, é possível sentar com vista das montanhas.
O atendimento do Nothofagus é excelente, todos muito gentis, a porta de entrada tem fechadura com senha o que torna o lugar muito mais seguro, e facilita a entrada dos hóspedes.
Onde comer em El Chalten Argentina
Agora fiquem com duas indicações de locais para comer:
Nomade Restô Bar: Um lugar muito charmoso, e com uma comida muito saborosa. Um ponto importante neste restaurante, é que como estávamos viajando durante a Copa do Mundo de 2022, eles tinham TV para assistir aos jogos. Então, uni diversão com a alimentação e foi tudo excelente. Ele fica na Avenida San Martin.
Bourbon Smokehouse: Outro bar com comida saborosa e onde assisti um dos jogos do Brasil. Também fica na Avenida San Martin e serve sanduíches, petiscos e boas cervejas.
Quando ir a El Chalten
O ano todo haverá possibilidades de fazer trilhas em El Chaltén na Argentina, no inverno não é muito aconselhável devido a muito vento, frio intenso e nevascas. Já na primavera, outono e verão são boas épocas para visitar a cidade. Nestes períodos o frio não é tão intenso e os ventos dão uma trégua.
Lembrando que na primavera e no outono ainda pode haver neve e dificultará um pouco fazer as trilhas, pois os caminhos podem ficar escorregadios. Caso visite a cidade nestas épocas do ano, lembre-se de alugar os grampões para colocar nas botas para fazer a trilha do Fitz Roy.
O verão, ou final primavera, que foi quando visitei El Chaltén, é o período ideal para fazer as trilhas, a cidade não estará tão cheia de turistas, não há mais queda de neve, portanto as trilhas ficam mais fáceis de serem realizadas e as temperaturas estarão bem amenas. E os preços mais baixos.
Impressões sobre a cidade
El Chaltén na Argentina, é um município que teve sua emancipação a pouco tempo, e cresceu graças ao investimento no turismo de natureza. É uma cidade bem pequena, com pessoas acolhedoras, natureza exuberante e um clima agradável durante a primavera e o verão.
A cidade oferece também muitas opções de restaurantes e hospedagens e suas trilhas podem ser feitas de forma independente, já que são todas bem demarcadas. Por ser pequena, é muito fácil andar pela cidade e rapidamente você já estará familiarizado.
Bem estas foram minhas experiências na cidade de El Chaltén na Argentina, fiquei impressionada com as belezas naturais encontradas por lá, e espero que este relato ajude na organização de sua viagem. E se precisar de ajuda é só chamar no Whatsapp: 11 930455202. Até a próxima.
As indicações e links contidos neste texto foram fruto de parcerias feitas com o blog Viagens de Cá pra Lá. Podendo assim gerar um comissionamento para ajudar o blog a continuar criando conteúdos de qualidade para suas viagens, e você não paga nada mais por isso. Porém, todas as indicações realizadas aqui são de locais e prestadores de serviços, que estejam de acordo com a concepção do blog de oferecer um bom serviço aos leitores e leitoras.
Se você gosta deste conteúdo e quiser ajudar este blog a continuar produzindo conteúdo, você pode fazer uma contribuição espontânea por meio da chave pix contato@viagensdecaprala.com.br. Obrigada.
Deixe um comentário