Pilatus, o Monte Nevado na cidade de Lucerna na Suíça

postado em: Lucerna | 0

A cidade de Lucerna é também conhecida como a cidade das Pontes e das Torres. Fica na parte central da Suíça, tornando-se um importante ponto para o transporte do eixo Norte-Sul do país.  Com uma população em torno de 83.000 habitantes, fica a 436 metros acima do nível do mar.

Conhecemos esta cidade no inicio de 2014, saímos de Milão e rumamos para Lucerna, no caminho aproveitamos para fazer três paradas, uma delas em Lecco, uma cidade italiana muito graciosa, deu vontade de ficar por lá mesmo. Abaixo uma amostrinha da cidade.

Em seguida passamos por Como, outra cidade italiana, neste dia estava acontecendo um evento e na praça principal havia muitas barracas com comidas, doces e artesanatos. Almoçamos por lá, no Mariett Café.

E por último paramos em Lugano, já estava anoitecendo e não tivemos muito tempo, mas deu para perceber que a cidade reserva muitas belezas, na rua beira lago há muitas lojas e também obras de arte a céu aberto, a paisagem é linda.

 

Vista de Lucerna de cima do Monte Pilatus
Vista de Lucerna de cima do Monte Pilatus

 

Chegamos em fim a Lucerna, já a noite e fomos tentar encontrar algum lugar para comer, não foi fácil, pois os restaurantes fechavam cedo, comemos em um tipo de fast food na rua Tribschenstrasse, a comida era simples, mas boa.

Na esquina da Rua Tribschenstrasse com a Kollerstrasse há um restaurante super bonito, com ambiente aconchegante e uma comida excelente. Ele fica um nível abaixo da rua e na frente há um pergolado, com plantas é bastante estiloso, vale a pena. Não dá pra falar em valores, na Suíça é tudo muito caro, apesar de o Franco Suíço ser menos valorizado que o Euro, em relação ao Real, os preços são muito altos, então não pense nisso e divirta-se.

Ficamos em Lucerna apenas um dia, então concentramos nosso passeio ao centro da cidade e ao Monte Pilatus, que é lindo.

 

Torre D'água - Lucerna Suíça
Torre D’água – Lucerna Suíça

 

Para subir ao monte, basta ir até a central do teleférico, também há o trem de cremalheira, como fui no inverno apenas o teleférico estava funcionando, pagamos CHF 69,00 por pessoa pelo passeio. Lá em cima há um bar, um hotel e vários restaurantes, a vista é de tirar o fôlego. Neste link há informações sobre horário de funcionamento e preços

O Monte Pilatus fica a 2132 metros acima do nível do mar, a vista que se tem de lá de cima dos Alpes e da cidade de Lucerna é maravilhosa.

Essa visão dá uma paz, que você tem vontade de não sair de lá nunca mais.

 

Vista de Lucerna de cima do Monte Pilatus
Vista de Lucerna de cima do Monte Pilatus

 

Existe um túnel que circula parte do monte, onde há alguns quadros contando a lenda sobre o Monte Pilatus. Que diz que no lago abaixo do monte vivia o espírito de Pôncio Pilatus.

Na parte da tarde fomos andar pelo centro da cidade, é possível ver todos os pontos a pé mesmo, dois dias são suficientes para conhecer Lucerna, é uma cidade pequena e os principais pontos turísticos ficam no centro histórico.

As ruas de lucerna são muito bonitas com prédios antigos, praças onde as pessoas jogam xadrez gigante. Isso é uma tradição na Suíça, andar por elas já é um prazer enorme, aliás pra mim a melhor forma de conhecer os lugares é caminhando.

Os pontos mais conhecidos, depois do Monte Pilatus são, a Torre da Água e a Ponte da Capela. Na ponte é possível ver em seus caramanchões obras que retratam cenas da história da Suíça e local, além de biografias dos santos locais St. Maurice e St. Leodgar. Foi construída em meados do século 14, toda em madeira, e seu nome foi dado em homenagem a Capela de São Pedro, que fica próxima a ponte.

A Torre da Água, com seus 34 metros de altura, foi construída por volta de 1300, fazendo parte das muralhas da cidade, serviu como prisão, arquivo e também centro de tortura, é o ponto mais fotografado de Lucerna.

Catedral Hof, a principal da cidade, no século 8 foi fundado um mosteiro Beneditino, também chamada de Centro Religioso St. Leodgar e St. Maurice. Em 1633 foi destruída por um incêndio e reconstruída em 1645, é a mais importante igreja da Renascença Suíça.

 

Catedral Hof - Lucerna Suíça
Catedral Hof – Lucerna Suíça

 

Estação ferroviária que também foi destruída por um incêndio em 1971, foi reconstruída entre 1984 e 1991, a única parte que restou da construção original foi o portal de entrada, a estação foi toda redesenhada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Igreja Jesuíta, foi construída pelo padre Christoph Vogler, em 1666, para os jesuítas, foi a primeira grande igreja barroca da Suíça.

Nas proximidades da Ponte da Capela há muitas lojas, de roupas, calçados, relógios,  chocolates, lanchonetes, restaurantes e padarias.

A cidade de Lucerna é maravilhosa, vale muito a pena conhecer, há muitos outros pontos, se precisar de mais detalhes entre em contato.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *