Em julho fiz minha segunda visita a Campos do Jordão, desta vez foi um bate volta com minhas amigas. Saímos de São Paulo no sábado pela manhã e voltamos a noite. Pra quem ainda não esteve na cidade, neste post vou deixar algumas dicas sobre o que fazer em Campos do Jordão. Você que já foi para Campos, conhece todos estes pontos turísticos?
Campos do Jordão
Campos do Jordão está localizada na Serra da Mantiqueira e é considerada como estância climática. Em seu centro histórico são encontradas muitas lojas em prédios com arquitetura inspirada nas construções dos Alpes Suíços. A cidade fica a 200 km de São Paulo.
Quando visitar Campos do Jordão
A melhor época para visitar a cidade, são os meses de frio entre maio e julho, já que o foco do turismo da cidade é baseado no inverno. Ótima opção para degustar ótimos vinhos e um delicioso fondue, e ter a sensação de estar na Suíça.
Claro que nesta época também há o inconveniente de a cidade estar lotada e também dos preços estarem super altos. Se você gosta de um pouco mais de sossego, uma boa dica é ir para lá em meados de agosto, você ainda terá a experiência com o frio na cidade e pegará a época de descontos nas lojas. Ótimo para aquelas comprinhas!!!
O que fazer em Campos do Jordão
Além de todo o charme da cidade, tem muito mais o que fazer em Campos do Jordão. Por estar localizada na Serra da Mantiqueira a natureza do lugar é exuberante. Portanto aproveite para fazer algumas trilhas e caminhadas pelo campo.
Pedra do Baú: um famoso ponto de observação, que na verdade não fica em Campos do Jordão, mas sim em São Bento do Sapucaí, que faz divisa com Campos. O acesso é por uma estrada toda cheia de curvas, é fácil chegar, pois tem muitas placas indicando o caminho. vá preparado, parte do caminho tem que ser feita por meio de uma trilha, para chegar ao alto e ter uma vista linda e a maior sensação de paz.
Pico do Itapeva: o caminho todo é asfaltado e é bem mais movimentado por turistas. Inclusive tem várias barracas de artesanato, bebidas e lanchinhos. A vista também é linda. Pra chegar utilize estas coordenadas no GPS: -22.766559, -45.522679.
Lago do Itapeva: fica no caminho para o Pico do Itapeva, o lugar é muito bonito, além de ótimo senário para fotos também é possível fazer descida de tirolesa por sobre o lago, pura adrenalina.
Ducha de Prata: uma pequena queda d’água que fica numa vilinha, com várias lojinhas de artesanato, com estrutura de banheiros e lanchonetes. O lugar é bem organizado com espaço para estacionar os carros. Fica no caminho para o Pico do Itapeva.
Morro do Elefante: há duas maneiras de chegar ao morro, pelo teleférico ou de carro (coordenadas no GPS: -22.713537, -45.566098). De lá de cima se tem uma vista muito bonita da cidade. E também é possível conhecer o Parque do Elefante que tem entrada gratuita. O parque recebeu este nome por ter vista para uma montanha que lembra o formato de um elefante.
Teleférico: além de ser uma forma de chegar até o Morro do Elefante, para quem não tem medo de altura, é um ótimo passeio para ter uma vista linda da cidade. O passeio custa R$ 15,00.
Onde comer em Campos do Jordão
Fábrica de Chocolate Araucária: não se compara a fábrica de chocolates do Sr. Willy Whonka, mas vale a pena…rs. As visitas a fábrica são livres e vão das 10h00 às 18h00, este horário se estende aos finais de semana e feriados, sem contar que o chocolate e o sorvete deles é uma delícia. Rua Amadeu Carletti Junior, 255. Para visitas em grupos de 15 pessoas é necessário agendar pelo telefone (12) 3668-9588.
Bar Baden Baden: o bar super badalado, Baden Baden, fica no centro histórico. Há um logo na entrada do shopping Aspen, e outro, o tradicional que fica em frente ao shopping. Neste é necessário pegar uma senha para poder sentar nas mesinhas que ficam no calçadão e assim apreciar o movimento. A espera pode chegar a 4 horas. Mas se o intuito é somente tomar uma das melhores cervejas (pelo menos foi uma das melhores que já provei), suba para a parte superior do bar, lá a fila é menor, consegui uma mesa em 10 minutos. Também é possível visitar a mini cervejaria que fica na Av. Matheus Costa Pinto, 1653, todos os dias das 10h00 às 17h00, a cada uma hora, ingressos a R$ 15,00 por pessoa.
Passar um final de semana na cidade é maravilhoso, mesmo que você não queira fazer nenhuma das atividades que indiquei, apenas passear pelas ruas admirando a arquitetura da cidade já vale o passeio.
Para fazer todos os tours, e conhecer bem a cidade, eu recomendo ficar ao menos 3 dias em Campos do Jordão. Uma boa dica para hospedagem é buscar hotéis e pousadas nas cidades próximas, como São Bento do Sapucaí, que fica a 50 km de distância. Há pousadas que ficam na estrada entre Campos e São Bento, e a distância é ainda menor e os valores bem mais em conta.
Já fazia algum tempo que eu queria escrever sobre o que fazer em Campos do Jordão. Espero que tenha gostado destas dicas sobre a cidade e que aproveite muito sua estada por lá. Tem alguma dica sobre Campos, alguma dúvida? Deixe seu recado aqui embaixo, é sempre um prazer responder. Até o próximo post.
Paula Abud
Adoro Campos do Jordão! Meu pai nasceu lá, mas morava em São Bento, então essas cidades fizeram parte da minha infância (ainda fazem) e eu amo! Desses passeios todos já fiz quase tudo, só não criei coragem de subir à Pedra do Baú (morro de medo), mas os outros são incríveis! Essa região é linda e seu post ficou super fiel à ela!! Ameiii!
Beijos.
Alessandra Lima
Oi Paula, Campos é maravilhosa.
Fico feliz que tenha gostado do post.
Beijo.
Alessandra.