Parque Estadual Jaraguá, uma dose de natureza na cidade grande

postado em: Aventuras 40 + | 0

Aproveitei o feriado de 1º de maio para conhecer mais um pedacinho desta metrópole, São Paulo, desta vez me aventurei a fazer trilha no Parque Estadual Jaraguá, subindo até o Pico do Jaraguá.

A subida não é nada fácil, é bastante cansativa, mas vale a pena, sentir toda a paz de se estar em meio a um pedacinho da Mata atlântica, podendo ver a vida como ela era no inicio de tudo.

 

Trilha do Pai Zé
Trilha do Pai Zé

O Parque Estadual Jaraguá tem uma boa infra-estrutura para receber seus visitantes, possui banheiros, estacionamentos, bebedouros, além de quiosques e mesas dispostas em meio as árvores onde muitas pessoas passam o dia. Mesmo esta movimentação não impede os animais silvestres de aparecerem para uma foto.

Existem várias possibilidades de atividades no parque, são quatro trilhas, o Núcleo de Educação Ambiental, o Casarão Afonso Sardinha e os antigos tanques de lavagem de ouro, alguns destes espaços necessitam de agendamento para visitas. Agendamentos de segunda-feira a sexta-feira, pelos telefones (11) 3941-2162/3943-5222 ou por email pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br mais informações pelo site oficial do Parque Estadual Jaraguá.

 

Casarão Afonso Sardinha
Casarão Afonso Sardinha

Das quatro trilhas, a mais difícil é a Trilha do Pai Zé, que leva até a avenida de acesso ao Pico do Jaraguá, com 3600 metros de extensão (ida e volta) em subida. A Trilha da Bica é bem mais tranquilha, sem grandes inclinações e mais curta (1500 metros ida e volta), ela leva até uma das nascentes existentes no parque. As outras duas, Trilha do Lago possui 800 metros e a Trilha do Silêncio com 828 metros, estas duas últimas são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Tanto no Parque Estadual Jaraguá, quanto no alto do Pico existem algumas barracas de comidinhas como, cachorro quente, sorvetes e algodão doce, uma informação importante, leve dinheiro, estas barracas não aceitam cartão, pois o sinal de internet e celular é muito ruim.

A vista ao chegar ao topo da Trilha do Pai Zé e do Pico do Jaraguá são maravilhosas, nem parece que você está na cidade de São Paulo.

 

 

Vista do Pico do Jaraguá
Vista do Pico do Jaraguá

Na praça onde está o Pico do Jaraguá, também exitem banheiros, bebedouros e barracas de comidinhas. Além da vista maravilhosa, você também terá a oportunidade de ver bem de pertinho os animais, que não devem ser alimentados, mesmo com frutas.

Como chegar

Para chegar até o Parque, peguei o metrô até a estação da Luz, de lá fiz integração com o trem da CPTM, linha 7 Rubi sentido Jundiaí, desci na estação Lapa (é a terceira estação após a Luz). Saí em direção ao Mercadão (é só perguntar aos atendentes da estação) e dali peguei o ônibus Sol Nascente, o ponto dele fica em frente as Casas Bahia, aí foi só pedir ao cobrador para informar qual era o ponto mais próximo ao Parque Estadual Jaraguá. O ponto fica quase em frente ao portão de entrada. Para voltar peguei o ônibus com letreiro Lapa, o ponto fica em frente ao ponto onde eu cheguei, aí é só descer no ponto final, na estação de trem pergunte qual o sentido para ir até a estação da Luz.

Para quem não é adepto a grandes caminhadas, também é possível ir até o Pico de carro, o endereço é Estrada Turística do Jaraguá, 8557 – Vila Jaraguá. Para chegar até o Parque Estadual Jaraguá o endereço é Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luiza.

Espero que gostem do texto e se precisarem de ajuda com seus roteiros de viagem, deixem um comentário com as dúvidas no formulário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *