Pompéia, a cidade do Mistério

postado em: Pompéia | 2

Chegamos a Pompéia em 30 minutos, partindo de Sorrento, na estação Pompei Sacavi – Vila dei Misteri, que fica exatamente em frente aos portões de entrada para as ruínas. Almoçamos num restaurante bem simples que fica em cima da estação, o macarrão era maravilhoso.

Pompéia é muito interessante. Ver as ruínas e saber todo o drama vivido por aquelas pessoas é comovente. Logo na entrada da cidade é possível ver o protagonista desta história, o Vesúvio.

 

Monte Vesúvio
Monte Vesúvio

 

Tudo ocorreu no ano de 79 D.C. quando o Vesúvio entrou em erupção, causando inicialmente uma chuva de cinza petrificada o que provocou o desabamento de muitas casas e soterramento de moradores. Depois a cidade foi invadida por fumaça e cinzas em altas temperaturas completando a tragédia.

Durante as escavações, no ano de 1860 assumida por Giuseppe Fiorelli, foram encontrados espaços vazios nas camadas de cinza, que os arqueólogos perceberam terem sido deixados por corpos decompostos. Então utilizaram uma técnica de injeção de gesso, que resultou em estátuas que reproduziam exatamente os hábitos do povo daquela época. Em um das casas em ruínas é possível ver algumas destas estátuas.

Nas ruínas é possível ainda encontrar várias pinturas utilizadas para decorar as paredes e pisos assim como jarros e outros utensílios.

Ruínas da Basílica
Ruínas da Basílica

Você recebe um mapa da cidade quando compra o ingresso, que dá uma boa orientação sobre os caminhos, mas a melhor forma de conhecer Pompéia e perdendo-se pelo labirinto de ruas e colocando toda sua atenção no caminho, que sempre reserva surpresas.

Caminho até o Grande Teatro
Caminho até o Grande Teatro

Ainda existe um centro de escavações em Pompéia, mas os trabalhos foram suspenso, para que os recursos financeiros, sejam aplicados em restaurar as ruínas em exposição.

Pompeia fica a 25 km de distância de Nápoles, e a 26 km de Sorrento, bem rápido para ir de trem. Depois da visita as ruínas, voltamos a Nápoles e embarcamos para Civitavecchia, Roma.

 

2 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *