Praia de Trancoso: O que fazer em 4 dias em Trancoso Bahia

postado em: Aventuras 40 +, Trancoso | 0

Praia de Trancoso: o que fazer na vila

 

A praia de Trancoso na Bahia é um distrito pertencente a Porto Seguro, é um dos destinos mais belos deste estado. Nele você encontra cultura, história, gastronomia, belezas naturais, lindas praias e muita badalação.

Trancoso foi parte importante do início da história do Brasil, ela está localizada na região sul da Bahia, onde os portugueses, da frota de  Pedro Álvares Cabral desembarcaram no Brasil em 1500.

Esta região compreende a Rota do Descobrimento, e dela fazem parte as praias de Trancoso, Arraial D’Ajuda, Caraíva e Santa Cruz Cabrália. Todas são distritos de Porto Seguro, são próximas umas das outras e podem fazer parte de seu roteiro.

Neste post você irá conhecer as várias atrações que existem em Trancoso, irá encontrar neste roteiro de 4 dias todas as informações necessárias para sua viagem. 

Leia Também:

Arraial do Cabo praias e pontos turísticos

Cabo Frio Rio de Janeiro

Região dos Lagos, dicas sobre Búzios

Roteiro de Viagem Personalizado
Roteros de Viagem Personalizados

 

Sobrevoando Porto Seguro - Praia de Trancoso
Sobrevoando Porto Seguro

 

Destino de Celebridades: Praia de Trancoso

A praia de Trancoso é um dos destinos mais charmosos e sofisticados do estado da Bahia. Ela é conhecida como a preferida das Celebridades, com isso possuem muitos restaurantes, pousadas, resorts e bares a beira mar muito requintados.

Mas não é apenas a sofisticação que a praia de Trancoso oferece, há inúmeras praias que fazem parte de sua costa. Elas podem ser acessadas tanto de carro, quanto de bike ou caminhando, para aqueles que gostam de andar pela areia apreciando o mar e as paisagens.

Conheça também, um pouco sobre a Chapada Diamantina, neste texto da Camila do blog E aí Fértias.

 

Melhor época para visitar Trancoso

Minha viagem para conhecer a região ocorreu no final de fevereiro de 2021, durante o verão. Portanto, minha opinião pessoal é sobre esta época do ano, mas com as pesquisas que fiz, darei alguns comparativos sobre o clima em outras épocas.

Praia de Trancoso no Verão

No verão a temperatura na vila estava por volta de 30º, na minha opinião uma temperatura bastante agradável para uma região de litoral. E o clima é bom, não é abafado, existe uma brisa que ameniza o calor.

A chuva não é um problema nesta época, apesar de ser o período do ano com maior volume de chuvas, o sol sempre aparece. Nos 4 dias que estive na vila, houve uma noite mais chuvosa, mas o sol apareceu no meio da manhã e foi possível aproveitar bem as praias de Trancoso.

Os maiores problemas de realizar sua viagem no verão, por ser alta temporada, são preços que ficam muito altos, tanto de restaurantes, quanto de hospedagem, e pelo fluxo de turistas que é muito maior.

Como estive em Trancoso durante a pandemia, a vila e as praias não estavam tão lotadas. Mas ainda assim, havia muitos turistas por lá.

 

Trancoso no Inverno

No estado da Bahia o clima é sempre quente, o que altera nas outras estações do ano, é o volume de chuvas, que pode ser maior ou menor. Durante o inverno o volume de chuvas é bem menor, não passando de 60 mm.

Não há um período de seca total no estado, a chuva se distribui durante o ano todo. Suas temperaturas são sempre altas, não há inverno por lá. Durante a estação de Inverno a máxima fica em 25º.

A grande vantagem de uma viagem à Praia de Trancoso no inverno, é que há um fluxo menor de turistas e os preços são mais amigáveis. Com exceção dos meses de férias escolares e feriados prolongados que também causam alta de preços e do número de turistas.

 

Trancoso no Outono

Os meses de outono vão de março a junho, neste período os meses com maior volume de chuvas são março e abril. O que pode atrapalhar um pouco os passeios, mas é uma época com preços melhores e com menos turistas.

Portanto, pode ser uma boa escolha para quem busca economizar e não gosta de frequentar lugares muito cheios. Apesar de ter a incidência de chuvas, sempre haverá uma trégua.

 

Trancoso na Primavera

Entre setembro e dezembro são meses mais calmos na Praia de Trancoso, com menor número de visitantes. Porém é a época com maior volume de chuvas e a temperatura máxima fica na faixa dos 25º e 30º.

Os meses mais chuvosos nesta estação do ano, são novembro e dezembro, mas mesmo que ocorra chuva, muito provavelmente o sol irá aparecer. O sol está sempre presente nos céus da Bahia. Com a vantagem que, de setembro a novembro o volume de pessoas é menor e os preços também.

 

Encontre um Hotel

 

 

Praia do Rio Verde - Praia de Trancoso
Praia do Rio Verde – Praia de Trancoso

 

Conhecendo o Quadrado e sua história: Point de Trancoso

O Quadrado é o ponto mais famoso da Praia de Trancoso, é um lugar cheio de charme. Em suas casinhas coloridas, que têm muita história para contar, estão instalados restaurantes, bares e pousadas.

Esta é a praça principal da Vila, e é onde as pessoas gostam de passear calmamente para admirar suas belezas. Um passeio pelo Quadrado é algo muito agradável e, para mim, imperdível.

Vamos conhecer um pouco mais sobre este ponto turístico. 

 

História do Quadrado

Trancoso era apenas uma vila de pescadores, que ficou famosa depois dos anos 1970, quando um grupo de hippies foi visitar a vila e resolveram ficar. Então os moradores acabaram gostando da ideia e montaram pequenos negócios para atender as pessoas que foram chegando para visitar suas praias.

Um dos moradores mais importantes da Vila, foi o Seu João Alves, que era conhecido por sua alegria. Ele e sua esposa, Dona Carmesina moravam fora da cidade, mas mantinham uma casa no Quadrado para aproveitarem os dias de festas. 

A casa de Seu João e Dona Carmesina, existe até hoje, eles eram muito conhecidos pelo amor à dança e à música. Sua casa estava sempre em festa, quando eles chegavam na vila, o povo já sabia que a festança estava garantida.

As casas coloridas ao redor da praça, construções coloniais, e com suas decorações externas, dão muito charme a vila. Algumas das casas têm placas contando a sua história em forma de poesia. Uma delas é a de Seu João e Dona Carmesina.

 

Igreja São João Batista

O Quadrado foi a região em que os Padres Jesuítas começaram a catequização dos indígenas no Brasil. Quando os Jesuítas chegaram ao país no século XVI, esta região era pertencente a uma aldeia Tupi. 

Fundaram ali então, a Vila de São João onde construíram um convento e uma biblioteca que era utilizada para a catequização. Devido a um desentendimento entre os Jesuítas e o Marquês de Pombal, em 1760 os Jesuítas deixaram a vila.

Porém, permaneceram no local 500 indígenas, depois disso, o convento e a biblioteca foram derrubados. Entre 1815 e 1817, sobre as ruínas da biblioteca foi construída a Igreja de São João Batista, com areia, água doce e óleo de Baleia, e que hoje faz parte da história do Quadrado. 

 

Igreja de São João Batista - Praia de Trancoso
Igreja de São João Batista no Quadrado

 

Festas Populares Religiosas

Além de toda a história que a Igreja de São João Batista representa, ela também é palco de várias festas religiosas muito populares na Praia de Trancoso. As principais e mais tradicionais festas são: São Sebastião em 20 de janeiro, São Brás em 3 de fevereiro e o padroeiro da Igreja, São João Batista, em 25 de junho.

Na frente da Igreja do Quadrado, como também é conhecida, há três mastros, que foram erguidos em homenagem aos três santos. Todos os anos, na época das festas, esses mastros são trocados por novos, e as pinturas das bandeiras são feitas por artistas locais.

Estas festas duram 24h, durante o dia é feito um almoço gratuito, e distribuído às pessoas. Acontece também procissão, missa e levantamento do mastro. A festa começa no dia anterior ao dia do santo e só termina no dia dele.

A festa começa próximo às 20h00, com samba de coro dos nativos, depois acontecem shows artísticos e a festa vai até as 5h00 da manhã. O povo então vai buscar os mastros, é servido um café feito pelos organizadores da festa. Enquanto isso, cerca de 30 mulheres estão preparando o almoço que é gratuito para todos que chegarem na festa.

Depois de toda essa festa e do almoço, às 16h00 acontece a missa, a procissão e uma cerimônia com cantos, tambores e danças. E na finalização da festa escolhem os próximos organizadores para o próximo ano e é levantado o mastro.

A festa de São João Batista que deu origem a todas as outras, existe desde dois séculos atrás. Essas festas são uma excelente maneira de preservar e conhecer a cultura local.

 

Fonte: Ministério do Turismo.

 

Roteiro de Viagem Personalizado

 

 

Interior da Igreja de São João Batista - Igreja do Quadrado
Interior da Igreja de São João Batista – Igreja do Quadrado

 

Conhecendo as Praias de Trancoso: Litoral Sul

Trancoso possui inúmeras praias, algumas mais próximas ao Quadrado, que é a parte central da cidade, outras um pouco mais distantes. Todas elas com águas transparentes, que refletem o azul do céu, que dependendo do tom da areia, se tornam verdes.

Existem praias mais movimentadas, por terem maior estrutura de quiosques e Beach Parks, outras mais tranquilas e sem estrutura. Vem comigo conhecer estas praias maravilhosas de Trancoso.

 

Praia dos Coqueiros

Esta praia de Trancoso  fica muito próxima ao Quadrado, ela tem uma extensa faixa de areia, e ao lado esquerdo há o Rio Trancoso. É desse lado da praia que ficam os quiosques, e onde acontece toda a badalação. 

Andando para o lado direito, existem alguns pontos mais tranquilos da praia sem quiosques, e mais para o final da praia, há outros quiosques. Esta é uma das praias mais movimentadas de Trancoso.

Como Chegar

Caminhando: Para quem está hospedado próximo ao Quadrado, é muito fácil chegar até ela, basta pegar a ruazinha do lado direito da Igreja de São João Batista. Ela chega a uma  ladeira, seguindo a esquerda você encontrará um ponto de táxi, e logo avistará o caminho para a praia. Ele passa na ponte sobre o mangue, onde é possível admirar vários caranguejos de todos os tamanhos.

De Carro: Seguindo pela ladeira que contorna o quadrado, você chegará ao mesmo ponto citado acima. Ali há um estacionamento pequeno, mais a frente há o segundo acesso à praia, com um estacionamento maior.

Táxi/Moto Táxi: Também é possível chegar de táxi (R$ 20,00) ou mototáxi (R$ 5,00), há vários pontos espalhados pela vila.

 

Quadrado - Praia de Trancoso
Quadrado – Praia de Trancoso

 

Rio Verde

A Praia do Rio Verde já foi point de naturistas nos anos 1990, hoje isso foi mudado devido ao grande número de turistas que visitam o local. Durante a maré baixa a praia fica com uma extensa faixa de areia, que é um convite para uma caminhada até a próxima Praia de Itapororoca que fica a 20 minutos da Praia do Rio Verde.

Nesta praia de Trancoso há várias opções de barracas que ao fazer sua reserva para almoço, dá direito a utilizar a estrutura do bar da praia. Entre as barracas estão a Toca do Mar e Bahia Bonita, que atende aos hóspedes da pousada.

Durante a maré alta, a Praia do Rio Verde se transforma em uma praia de tombo, com extensão de areia menor e areia mais fofa. Caminhando pela praia, logo em seguida está a Praia da Pedra Grande, a caminhada é mais confortável durante a maré baixa, momento em que a pedra que dá nome a praia fica visível.

Como Chegar 

De carro: o caminho é o mesmo da Praia dos Coqueiros, descendo a ladeira ao lado do Quadrado, cinco minutos depois das entradas da Praia dos Coqueiros. O acesso é feito por traz das barracas de praia.

Caminhando: acesse o mesmo caminho para a Praia dos Coqueiros, do lado direito da Igreja do Quadrado, acesse a primeira entrada da Praia dos Coqueiros e siga caminhando pela areia. São mais ou menos 30 minutos de caminhada.

Táxi ou mototaxi: os valores são em torno de R$ 20,00 o taxi e R$ 5,00 o mototaxi, na volta é possível pedir nas barracas para chamar o táxi. Valores de fevereiro de 2021.

Itapororoca

A Praia de Itapororoca fica logo depois da Praia da Pedra Grande e o acesso somente é possível a partir da Praia Verde, caminhando pela areia. O melhor momento para visitar esta praia é quando a maré está baixa, fazendo com que a caminhada seja mais tranquila.

Tome cuidado com a subida da maré, caso contrário terá que caminhar na areia fofa para voltar, não é uma experiência muito agradável, falo com conhecimento de causa…rs. Apesar desta praia ficar em frente a um condomínio alto padrão e ter uma vigilância discreta, os banhistas podem aproveitar suas areias sem problema algum. É preciso cuidado ao entrar no mar, pois há pedras. 

Como Chegar

O acesso a Praia de Itapororoca é feito por caminhada a partir da Praia Verde. É aconselhável fazer o trajeto de mais ou menos 30 minutos na maré baixa, aproveitando a areia firme.

 

Praia da Pedra Grande
Praia da Pedra Grande

 

Praia Ipatimirim

Caminhando mais um pouco após a praia de Itapororoca você estará na Praia de Ipatimirim. É uma boa opção para aproveitar o mar, ela fica logo após a Pousada Tutabel. Para chegar até esta praia também é caminhando pela areia a partir da Praia do Rio Verde.

Ainda é possível caminhar mais um pouco para chegar a outra praia linda de Trancoso, a Itaquena. Sempre é bom lembrar, que todas estas caminhadas são mais aconselháveis durante a maré baixa.

Itaquena

Esta praia de Trancoso já está na metade do caminho para a praia do Espelho, a paisagem é um pouco diferente, mais árida, com vegetação rasteira no vale do Rio dos Frades. Ela possui uma faixa larga de areia com águas mais calmas em algumas épocas do ano.

É uma praia mais deserta, na época em que o mar fica um pouco mais agitado, ela é bastante procurada por surfistas.

Como chegar

Não é aconselhável ir até lá de carro, pois é necessário entrar no condomínio Itapororoca, e fazer uma trilha, que não é muito bem sinalizada. 

É possível chegar caminhando, a partir da Praia Verde, sempre durante a maré baixa e leva em torno de 1 hora, caso saia da Praia dos Nativos a Caminhada será de 2 horas.

A maneira mais fácil de chegar a esta praia, para aqueles que não gostam de aventuras e caminhadas, é fazer passeio de Quadricíclo.

 

Espelho

Eu não tive tempo suficiente para conhecer esta praia de Trancoso, ela é a mais distante da região central da vila. Mas é uma visão espetacular, com piscinas naturais durante a maré baixa, que é o melhor momento para visitá-la.

Para conhecer a Praia do Espelho, a opção mais adequada é passar uma noite no local. Do lado direito da Praia do Espelho está a Praia do Amor, toda cercada por falésias e no canto esquerdo estão algumas piscinas naturais que surgem na maré baixa, chamada de Coruípe.

Também é possível acessar o Mirante do Espelho, que fica em cima das falésias e ter uma visão maravilhosa das piscinas naturais. A estrutura de alimentação fica na parte de Coruípe.

Como Chegar

Há algumas possibilidades para chegar a Praia do Espelho a partir das praias de Trancoso.

Taxi: o valor para ir até a Praia do Espelho, o taxista aguardar até o final da tarde e voltar com você a Trancoso, sai em torno de R$ 350,00. O trajeto somente de ida saíra por volta de R$ 200,00. Valores de fevereiro de 2021.

Também é possível ir de carro, são 25 km de distância, sendo ao menos 20 km em estrada de terra, que leva cerca de 45 minutos de viagem.

Há também alguns passeios de lancha que saem da Praia de Trancoso e vão até a Praia do Espelho, com custo bem salgado, entre R$ 2500,00 e R$ 3500,00. Valores de fevereiro de 2021.

Uma maneira mais econômica de chegar à Praia do Espelho é de ônibus. A linha que sai de Trancoso e vai até Caraíva, faz uma parada na entrada da estradinha de acesso a Praia do Espelo, o valor da passagem custa em torno de R$ 11,00. A partir do ponto de ônibus você fará uma caminhada de 3 km. É preciso cuidado durante esta caminhada, pois ela é feita em uma estrada local. Valores de fevereiro de 2021.

Outra possibilidade é fazer o trajeto caminhando pela praia a partir da Praia dos Coqueiros. Esta caminhada levará em torno de 4 horas, e é necessário partir duas horas antes do horário da maré mais baixa, para conseguir atravessar o Rio dos Frades.

Para esta aventura é aconselhável estar em grupo, pois o trajeto passa por grandes trechos bastante desertos. É preciso ter um bom preparo físico e a volta pode ser combinada com um taxista para o final da tarde a R$ 200,00. Valores de fevereiro de 2021.

 

Praia do Rio Verde - Praia de Trancoso
Praia do Rio Verde – Praia de Trancoso

 

Praia de Trancoso: Litoral Norte

Partindo para o lado esquerdo do Quadrado, é possível conhecer as praias do litoral norte, que têm também muitas belezas. A caminhada passa por Rios, falésias, pedras quase dentro do mar com uma cor lindíssima.

Conheça um pouco sobre as praias do Litoral Norte de Trancoso aqui abaixo.

 

Praia dos Nativos

A Praia dos Nativos em Trancoso pode ser admirada a partir do Mirante do Quadrado, que fica atrás da Igreja de São João Batista. Ela é a segunda Praia de Trancoso com fácil acesso a partir do Quadrado.

Esta praia oferece opções de pousadas com pé na areia cheias de sofisticação, além de barracas e restaurantes no mesmo estilo. Mas também oferece opções de alimentação com barracas mais populares como, Cabana do Dinga e Cabana do Zé Barbudo. 

Já as opções mais sofisticadas são o Fly Club Bar e Villas de Trancoso Bar de Praia e Restaurante, que já ficam um pouco mais afastados do agito. 

Para quem gosta de tranquilidade na praia, sem tantas pessoas disputando o espaço é recomendado escolher o canto esquerdo da Praia dos Nativos, bem mais tranquila. Entre um lado e outro desta praia de Trancoso há o Rio que forma uma piscina de água doce na maré baixa.

Ali também há uma antiga cabana de pescadores, que fica dentro do rio e já é famosa por aparecer em várias fotos de turistas. 

Como Chegar

A praia dos nativos pode ser acessada a partir da Praia dos Coqueiros, caminhando para o lado esquerdo.

Também é possível chegar de Táxi ou mesmo de carro, e estacionar nos estacionamentos públicos existentes à beira mar. 

 

Rio da Barra

Esta Praia de Trancoso é praticamente deserta, apesar de ter alguns restaurantes bem sofisticados em alguns pontos e que cobram a famosa consumação, que parte de R$ 100,00 (Valores de fevereiro de 2021).

Além da beleza desta praia, também é possível sentar à sombra de coqueiros e aproveitar a vista, além de escapar um pouco do sol. O mar desta região é de uma beleza, que não é possível explicar em palavras.

E para tirar o sal do corpo, é possível ainda dar um mergulho na água doce do Rio da Barra.

Como Chegar

O acesso a Praia do Rio da Barra é feito pela estrada sentido a Arraial D’Ajuda, na beira da praia há estacionamentos dos restaurantes que cobram cerca de R$ 30,00 (valores de fevereiro de 2021). Mas continuando um pouco mais pela estrada você encontrará um condomínio, onde é possível parar sem custo, e fica a 5 minutos de caminhada da praia.

Outra maneira de visitar esta praia é caminhando pela areia a partir da Praia dos Nativos, durante a maré baixa, pois é preciso atravessar o Rio da Barra. Esta caminhada leva em torno de 30 minutos.

 

Praia do Rio da Barra - Trancoso
Praia do Rio da Barra – Trancoso

 

 

Compre seu Seguro Viagem Nacional com 5% de desconto com o cupom DECAPRALA5

 

 

 

 

Travessia em Trancoso

Além de aproveitar o mar nas Praias de Trancoso, também é possível fazer algumas travessias para conhecer suas praias maravilhosas. Esta é uma maneira que aprecio muito, para conhecer os destinos em minhas viagens.

Quando estive em Trancoso, fiz duas dessas travessias, uma delas incompleta, pois no período de minha visita a maré não estava muito baixa. Para fazer estas travessias com segurança, a maré deve estar entre 0,1 e 0,5. Pois, em alguns trechos é necessário atravessar rios e com a maré alta, é mais perigoso, pois é necessário nadar.

 

Caminhada até Arraial D’Ajuda

Uma das travessias que fiz, foi uma caminhada entre a Praia dos Nativos em Trancoso e Arraial D’Ajuda. Foi uma caminhada inesquecível, foi cansativa, mas valeu a pena cada passo dado.

Eu fui com uma amiga, saímos por volta de 5h00 da manhã, pois o plano era assistir ao nascer do sol e partir para a caminhada, já que este seria o horário da maré mais baixa.

Vimos o nascer do sol na Praia dos Nativos, sentadas nas cadeiras de praia de um dos restaurantes que estava fechado. Foi um espetáculo maravilhoso. Essa caminhada foi de 16 km, durou cerca de 5 horas, mas com várias paradas para fotos e para apreciar o mar.

Nesta caminhada entre a Praia de Trancoso e Arraial D’Ajuda passamos por várias praias lindas, como: Praia das Tartarugas, Praia do Taípe, Praia da Lagoa Azul, Praia da Pitinga.

Em outro texto vou contar em detalhes para vocês como foi esta experiência incrível. 

 

Nascer do Sol - Praia dos Nativos
Nascer do Sol – Praia dos Nativos

 

Praia dos Coqueiros a Praia de Itaquena

A outra travessia que fiz, foi sentido Litoral Sul da Bahia, que em sua totalidade vai até a Praia do Espelho. A maré não estava propícia para esta travessia quando estive por lá, e eu tinha apenas 4 dias na vila, então não quis arriscar.

No terceiro dia na Praia de Trancoso, parti da Praia dos Coqueiros e segui em caminhada com objetivo de chegar o mais longe que conseguisse. Minha capacidade me levou somente até a Praia de Ipatimirim, foram 6 km de caminhada.

Não teria sido tão cansativo, se eu tivesse ido num horário em que a maré estivesse mais baixa, e pudesse ter caminhado pela areia firme. Portanto, minha travessia foi feita toda, ida e volta, pela areia fofa. Mas as paisagens foram uma recompensa e tanto para o cansaço. Farei um texto contando com detalhes essa aventura.

 

Tábua das Marés

A Tábua das Marés é uma informação muito importante para ajudar na escolha da melhor época para visitar um destino litorâneo, principalmente aqueles com piscinas naturais.

É por meio da Tábua das Marés que conseguimos entender como estará o nível das águas do mar, que é muito influenciado pela gravidade exercida pelo Sol e principalmente pela Lua. Isso ocorre devido ao movimento entre a Terra, o Sol e a Lua.

Esta movimentação possui picos, que fazem com que a maré fique cheia, quando há uma maior aproximação da Lua, por exemplo, e a maré fique baixa, quando há seu distanciamento. E é no momento da maré baixa que os passeios às piscinas naturais são melhores aproveitados, ou se torna mais fácil realizar as travessias.

Estas altas e baixas das marés ocorrem em ciclos com duração próxima a 6 horas. Portanto, a maré leva 6 horas para atingir seu ponto mais alto, e a partir deste momento começa a esvaziar até atingir seu ponto mais baixo, após aproximadamente 6 horas. 

E esse movimento varia de um dia para outro, tanto a maré baixa, quanto a maré alta, ocorrem diariamente em horários variados. Outro fator importante que define este movimento das marés, é a fase da Lua.

Durante a Lua Cheia e Lua Nova são os momentos em que as marés estão mais baixas. O melhor nível da maré para os passeios é aquele que mais se aproxime 0.0 durante o dia, o ideal é entre 0.1 e 0.5, acima disso já começa a ser alta. 

Neste link da Marinha Nacional, é possível acompanhar o nível da maré. Coloquei no link a tabela da tábua das Marés de Ilhéus, que está mais próxima a Porto Seguro, onde fica a Praia de Trancoso.

 

Como Chegar a Praia de Trancoso na Bahia

O aeroporto mais próximo da Praia de Trancoso, na Bahia, é o da cidade de Porto Seguro, partindo dali é possível pegar um táxi, ou transfer para chegar até a vila. Apesar do tempo de espera, a balsa é de grande ajuda para evitar estradas ruins de terra neste trajeto.

Quando cheguei pelo aeroporto de Porto Seguro fiz o trajeto com transfer por meio da balsa, levou um bom tempo para partir, pois era meia noite e o fluxo de balsas é menor. 

Após a travessia de balsa, entre Porto Seguro e Arraial D’Ajuda, que leva cerca de 15 minutos, o trecho de estrada de terra levou cerca de 1h30.

Na volta para Porto Seguro, onde pegaria o voo de volta a São Paulo, o Transfer fez todo o trajeto pela estrada de terra. Pareceu que a viagem foi muito mais curta e rápida…rs

Mas creio que esta sensação foi somente isso mesmo, pois este trajeto foi durante o dia, fui conversando sobre a política brasileira com o motorista, e acabou passando mais rápido. A estrada é razoavelmente boa, apesar de ser de terra.

 

Travessia Balsa - Porto Seguro
Travessia Balsa – Porto Seguro

 

Aluguel de carro vale a pena?

Alugar um carro pode ser válido dependendo do objetivo de sua viagem, se você tem pouco tempo e não gosta de caminhar ou andar de ônibus, o carro será bastante útil. Porém, é preciso pensar nos custos de combustível, estacionamento e locação. 

Também há a possibilidade de contratar passeios no local para visitar outras praias. Para você poder estudar se essa opção é válida para você, acesse este link para verificar o valor da locação de veículo no aeroporto de Porto Seguro

 

Andar de ônibus em Trancoso

Alguns trajetos que fiz na Praia de Trancoso eu utilizei os ônibus de linha da região. No final de minha travessia até Arraial D’Ajuda, peguei o ônibus para Trancoso na rua lateral da Praça da Igreja Matriz, onde há uma cancela.

O custo da viagem foi de R$ 11,00 (valor de fevereiro de 2021), a viagem durou cerca de 1 hora. O ônibus é simples, daqueles com janelas que se abrem, o que foi ótimo, já que estamos na pandemia, o que me fez sentir mais segura.

O outro momento que utilizei este serviço foi no bate e volta que fiz até Caraíva. Peguei o ônibus na frente do Restaurante Bem Te Vi, na Estrada para Itabela, 30, apesar do nome é uma rua pertinho do quadrado. O ônibus tem o letreiro letreiro Caraíva, a viagem até o ponto de travessia do Rio Caraíva leva em torno de 1h30, e a passagem custou R$ 42,00 ida e volta (valor de fevereiro de 2021).

 

Onde se hospedar na Praia de Trancoso

O que não falta na Praia de Trancoso são opções de hospedagem, não é algo muito simples encontrar opções econômicas, mas vou deixar aqui embaixo algumas opções entre econômica e sofisticada.

  • Vila Nobre: Inicio as indicações com uma opção econômica, um apartamento que comporta até 7 pessoas. Está localizado a 1,4 km da Praia do Coqueiro.
  • Pousada Calypso: Esta pousada é mais sofisticada, está localizada a 1 km da Praia dos Coqueiros, oferece café da manhã, quartos espaçosos e com varanda.
  • Casa Agatu: Esta opção com todo requinte e sofisticação, acomoda até 10 pessoas, conta com piscina, churrasqueira e fica localizada a 200 metros do Quadrado e a 1 km da Praia dos Coqueiros.

Estas são apenas algumas opções existentes na região, neste link você poderá buscar a hospedagem que melhor atenda suas necessidades.

 

Trancoso: Destino luxuoso

A Praia de Trancoso é conhecida como um destino luxuoso frequentado por celebridades e pessoas da alta sociedade brasileira. Claro que este fato torna o destino realmente inflacionado, os preços na vila, principalmente no Quadrado, são realmente salgados.

As praias da vila oferecem opções de restaurantes e bares à beira mar com excelentes serviços, mas também com preço compatível a esta excelência. Porém, apesar de todo este glamour do destino, é possível fazer uma viagem econômica para conhecer este paraíso.

Buscar hospedagens mais distantes da praia e do Quadrado, assim como restaurantes também fora deste circuito turístico, ou mesmo optar por uma hospedagem com cozinha e fazer as próprias refeições pode ajudar a economizar.

Outra opção é ficar hospedada em Arraial D’Ajuda e fazer bate e volta até Trancoso. Tudo depende de seu objetivo de viagem, o importante é conhecer o destino de forma consciente e respeitosa

 

Quadrado - Praia de Trancoso
Quadrado – Praia de Trancoso

.

Onde comer em Trancoso

Opções de lugares para comer na Praia de Trancoso é o que não faltam, o Quadrado é repleto de restaurantes. Alguns que tive recomendação com valores mais acessíveis, foram o Rabanete, um restaurante a quilo, outra opção é Chimichurri, com churrasco tradicional Argentino e o Matriarca Restaurante e Pizzaria.

Estas opções ficam mais distantes do Quadrado, este é um fator decisivo para o preço ser mais acessível. Há também algumas barracas com lanches e tapiocas pouco antes do Quadrado, também com preços mais em conta.

 

O Quadrado a noite

Depois das praias de Trancoso, a principal atração da vila é o Quadrado, que além de todo o charme durante o dia de suas construções coloridas, a noite oferece muita badalação. São inúmeras opções de restaurantes e bares todos com mesas na área externa, com uma iluminação muito charmosa.

Além das opções para comer, já se preparando para desembolsar um valor considerável, também é possível tirar belas fotos do local. Sem contar, ver a lua no mirante atrás da Igreja São João Batista refletindo no mar. Imperdível.

Também dá pra fazer umas fotos divertidas em frente aos holofotes da igreja, fazendo algumas poses, em que sua sombra fica em destaque. Mesmo não sendo um local com preços convidativos, é possível se divertir de forma econômica por lá.

 

Quadrado - Praia de Trancoso
Quadrado à noite

 

Roteiro de 4 dias pelas Praias de Trancoso

E assim terminou minha visita a este paraíso baiano. Trancoso é um lugar lindíssimo, com muitas opções de passeios para todos os gostos e bolsos. Segue um resumo do roteiro de 4 dias que fiz por lá.

1º dia: Conhecer a Praia dos Coqueiros e Nativos;

2 dia: Travessia entre a Praia dos Coqueiros e Praia de Ipatimirim;

3º dia: Assistir o nascer do sol e Travessia entre a Praia dos Coqueiros e Arraial D’Ajuda;

4º dia: Bate e volta de Caraíva, conto sobre esta aventura em outro texto.

 

Conclusão

Esta foi minha primeira visita ao Estado da Bahia, e não poderia ter vivido uma experiência melhor. Conheci pessoas incríveis, bem humoradas, prestativas e acolhedoras. A população da Bahia me encantou, este foi um dos lugares que tive vontade de ficar, começar uma nova vida por lá.

São praias lindas, pessoas amáveis, um clima delicioso e muitas opções para fazer o que mais gosto, estar em meio a natureza. Pretendo voltar a Bahia para conhecer outros lugares, e também voltar a região de Porto Seguro e Praia de Trancoso para explorar mais.

Espero que este texto lhe ajude a criar seu roteiro para conhecer a Praia de Trancoso. Ou se preferir organize toda sua viagem com o blog Viagens de Cá pra Lá, fale comigo neste link. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *