Interior de Portugal: Bate e volta a partir do Porto, Lisboa, Évora e Albufeira

postado em: Interior de Portugal | 12

A história da povoação em Portugal, inicia-se no ano de 400 a.C. os Celtiberos ocuparam o interior de Portugal, entre os rios Douro e Tejo. Depois, no ano 300 a.C. chegaram os Romanos que travaram lutas com os Celtiberos e passaram a dominar as terras lusitanas até o ano 100 a.C.

Além da conquista das terras, os romanos deixaram um legado que vai da língua (o latim) à religião, que era o cristianismo. 

Por este país, passaram muitas outras civilizações, como Suedos, Muçulmanos e Visigodos. Assim, qualquer cidade que você visite no interior de Portugal, haverá muita história para ser contada. Além de uma mistura de culturas em suas construções.

Não sei você, mas eu amo conhecer destinos com tanta história para contar. Em minha viagem pelo país, visitei várias cidades do interior de Portugal e pude ter contato com parte desta história.

Para conhecer o interior de Portugal, fiz algumas cidades como base para minha viagem. Foram elas Porto, Albufeira (no litoral), Évora no Alentejo e Lisboa. Fiquei hospedada vários dias em cada uma destas cidades, 7 dias inteiros em Porto e Lisboa, em Albufeira e Évora, fiquei 3 dias, assim foi possível fazer vários bate e volta para outras cidades.

Cadastre-se no Airbnb e receba R$ 300,00 de desconto em sua primeira hospedagem e R$ 50,00 em sua primeira experiência.

Agora vamos à lista de cidades e algumas informações sobre elas.

Você também pode gostar de ler:

Monumentos Megalíticos em Portugal;

Visita Virtual pelo mundo;

Lisboa Card vale a pena?;

Quanto custa uma viagem a Portugal;

Roteiro de Viagem Personalizado

 

Castelo a caminho de Évora
Castelo a caminho de Évora

Lista de cidades do interior de Portugal que conheci

Vou deixar aqui, a lista das cidades que visitei, e os links para os textos que já escrevi sobre algumas delas. Algumas, apenas passei rapidamente, outras fiquei mais tempo e conheci mais sobre o lugar.

Região Norte:

Vilas e Aldeias na Região Norte:

Compre seu Seguro Viagem com 5% de desconto com o cupom DECAPRALA5

 

 

 

Região Central:

  • Aveiro;
  • Praia da Barra;
  • Praia da Costa Nova;
  • Alcobaça;
  • Óbidos.

Vilas da Região Central:

  • Batalha.

Região do Vale do Tejo:

Região do Alentejo:

Vilas no Alentejo:

  • Vila de Monsaraz;
  • Vila Viçosa.

 

Fortaleza da Graça - Elvas
Fortaleza da Graça – Elvas

 

Região do Algarve:

Vilas do Algarve:

  • Vila de Sagres;
  • Vila do Carvoeiro.

 

Encontre sua hospedagem em Portugal

 

Monsaraz - Interior de Portugal
Monsaraz – Interior de Portugal

 

Visitei muitas vilas e cidades do interior de Portugal, claro que muitos destes lugares eu apenas conheci suas principais atrações.

Recomendo fazer uma viagem assim? Bem, a resposta é depende. Depende do tipo de viagem que você quer, do tipo de viajante que você é. Eu, quando viajo, gosto de aproveitar ao máximo o destino, então, se tiver oportunidade, visitarei o máximo de lugares possível.

Claro, que para fazer uma viagem como esta, é preciso pensar bem qual o tipo de transporte irá usar. Com um carro alugado fica bem mais fácil de fazer vários bate e volta a partir da cidade base. Minhas viagens costumam ser bastante dinâmicas, em ritmo acelerado mesmo.

Eu fiquei em Portugal por 20 dias, então combinei várias cidades e vilas em um mesmo dia, visitando somente um ponto específico do destino.

Agora, se você prefere uma viagem mais slow, com menos atividades, esta lista irá ajudar a escolher os locais a serem visitados, aqueles com os quais se identificar mais. Os destinos que não estão com links para o texto completo, colocarei abaixo mais informações do que visitar.

Roteiro de Viagem Personalizado

 

Borba - Interior de Portugal
Borba – Interior de Portugal

 

Bate e volta a partir do Porto – Região Norte

  • Peso da Régua: Esta é uma cidade localizada na Região Norte de Portugal, mais precisamente no Vale do Douro. Esta é a primeira cidade de uma região cercada por vinhedos, montanhas e banhadas pelo Rio Douro. É nesta região que são fabricados os famosos Vinhos do Porto de Portugal. Nesta pequena cidade, é possível andar pela margem do rio, em um belo calçadão com árvores e bancos, visitar vinícolas e fazer passeio pelo Rio Douro, além de passeio de trem.
  • Pinhão: Este é o destino final do passeio de trem que parte de Peso da Régua, e a estação de trem é uma das atrações da vila. Ali, você também pode visitar vinícolas e o mirante Casal de Loivos, que dá uma visão linda dos vinhedos plantados nas encostas das montanhas e do Rio Douro. 
  • Aldeia de Provesende: Uma típica aldeia de Portugal, o lugar parece ter parado na idade média. A maioria das construções são feitas com pedras, é pequena e muito charmosa. O café, no centro da aldeia, era de uma senhora de 92 anos, que ainda atendia seus clientes. Andar pelas ruas da vila te faz sentir no período medieval, literalmente, pois elas ficam vazias, e você tem a impressão que a qualquer momento encontrará um cavaleiro de armadura e elmo.
Aldeia de Provesende - Vale do Rio Douro
Aldeia de Provesende – Vale do Rio Douro

Bate e volta de Évora – Região do Alentejo

  • Elvas: Esta cidade localizada na fronteira com a Espanha, divisa com a cidade de Badajoz, possui uma fortaleza, cuja arquitetura é tida por historiadores, como uma das mais poderosas do mundo. A Fortaleza da Graça é uma construção do século XVIII, que fica no alto de uma colina, local estratégico para proteção contra invasões espanholas. Esta fortaleza pode ser visitada e é uma experiência incrível, são inúmeras dependências como capelas, prisões e as muralhas com vistas lindas.
  • Vila de Monsaraz: Uma pequena vila amuralhada, que mostra indícios de povoamento desde a pré-história. Suas muralhas datam do século XIII. Quando visitei a vila, era época do Natal, e suas ruas estavam decoradas com bonecos caracterizados, como se fossem parte de um presépio “vivo”. Na praça da Igreja Matriz, havia músicas medievais sendo tocadas num alto-falante. Foi uma visita mágica. O pôr-do-sol a partir das muralhas, é algo magnífico. A vila possui restaurantes, bares e lanchonetes, e em julho há uma festa no local para conhecer a cultura alentejana. 

 

Vila Viçosa - Interior de Portugal
Vila Viçosa – Interior de Portugal

 

  • Vila Viçosa: Também pertencente à Região do Alentejo é uma vila charmosa, com uma rua principal bastante larga com canteiros repletos de laranjeiras, que tem ao fundo as muralhas do castelo medieval, construído no século XIII. Além do castelo há outros pontos interessantes para serem visitados, como o Santuário Nossa Senhora da Conceição, que fica dentro das muralhas, há registros de sua existência desde a época medieval, e foi restaurada no século XVI. Outro ponto de interesse da vila é o Paço Ducal, uma construção imponente do século XVI.
  • Borba: Esta cidade do interior de Portugal, eu só conheci de passagem, literalmente. Atravessei esta pequena cidade para chegar até Vila Viçosa, e mesmo sem conhecer em detalhes fiquei encantada. Com suas casas brancas de janelas coloridas, igrejas, praças e jardins, se tivesse mais tempo, teria explorado mais a cidade.

 

Palácio Ducal - Vila Viçosa - Interior de Portugal
Palácio Ducal – Vila Viçosa

 

Bate e volta de Lisboa – Regiões Central e Vale do Tejo

  • Praia da Barra: Localizada ao lado de Aveiro, na região central de Portugal, é uma praia enorme, com uma grande extensão de areia, com mar azul e uma passarela para uma caminhada pela orla. Esta praia, e a que indico a seguir, conheci em um passeio de bike que fiz a partir de Aveiro.
  • Praia da Costa Nova: A segunda praia que conheci no passeio de bike em Aveiro. Estas duas praias estão localizadas na cidade de Ílhavos, no interior de Portugal, que fica a 10 km de Aveiro. Nesta praia é onde ficam as famosas casas listradas. Um mar infinitamente azul, e um grande espaço na areia para aproveitar o sol no verão.
  • Alcobaça: Como disse no início do texto, alguns destinos visitei com intuito de conhecer um ponto específico. No caso de Alcobaça, meu objetivo era conhecer o Mosteiro de Alcobaça, um lugar histórico e com uma construção incrível. Construído por causa da necessidade de expansão cristã em 1178, foi a primeira construção em estilo gótico de Portugal.
  • Óbidos: Esta é a minha queridinha, de todas as cidades do interior de Portugal que visitei. Óbidos é muito conhecida por sua vila murada,  a Vila de Óbidos. Localizada na parte alta da cidade, possui um castelo que foi construído por volta do século XII, que hoje é uma pousada. Andar pelas ruas da Vila de Óbidos, é como voltar à era medieval, inúmeras construções caiadas em branco com janelas coloridas. Restaurantes com mesas externas, suas igrejas e as muralhas, é uma experiência que recomendo. Em dezembro, no pátio do castelo acontece a Vila de Natal. A Vila de Óbidos também é conhecida como Vila Literária, pois vários pontos, como antigas igrejas, lojas de alimentos orgânicos e casas funcionam como livrarias.

 

Praia da Costa - Ílhavos - Interior de Portugal
Praia da Costa – Ílhavos

 

  • Batalha: Na vila de Batalha meu objetivo era conhecer o Mosteiro da Batalha, cujo nome oficial é Mosteiro de Santa Maria da Vitória, construído entre os séculos XIV e XVI, levou 150 anos para ser terminado, mistura em sua arquitetura os estilos gótico, manuelino e renascentista. Com muita história e beleza, vale a visita.
  • Cascais: Passei um dia inteiro em Cascais, esta cidade do interior de Portugal oferece várias praias lindas, além da cidadela e um centro histórico com inúmeras lojas de artesanatos, produtos locais e restaurantes. Uma caminhada por sua orla revela toda beleza que a cidade tem a oferecer.
  • Sintra: Aqui você conhecerá castelos, palácios e muita história. O Castelo dos Mouros, com suas grandes muralhas e sítio arqueológico, o Palácio da Pena, uma construção que mistura cores, misticismos e beleza ímpar, a Quinta da Regaleira com jardins e construções lindíssimas, são alguns dos pontos a serem visitados nesta cidade do interior de Portugal. Em seu centro histórico, com construções antigas e doces deliciosos é possível perder-se e divertir-se. Uma visita imperdível.

 

Quinta da Regaleira - Sintra
Quinta da Regaleira – Sintra

 

Bate e volta de Albufeira – Região do Algarve

  • Albufeira: Uma cidade do interior de Portugal, localizada na Região do Algarve, ao sul de Portugal. A partir desta cidade pude visitar várias outras praias lindíssimas. Aqui foi minha base para conhecer a região, ela fica a pouco mais de 25 km de Faro e 50 km de Tavira, que também visitei e deixei o link dos textos, no início deste post. Albufeira é uma cidade razoavelmente grande, com uma boa estrutura de supermercados, bares, restaurantes e lojas. Além de várias praias, a cidade também oferece um centro histórico com igrejas e museus, e um mirante para observar a praia de cima e um lindo pôr do sol.

 

Albufeira - Algarve - Interior de Portugal
Albufeira – Algarve

 

Lagos: Uma das cidades do Algarve, fica a 60 km de Albufeira, como visitei a região no inverno, a estrada estava tranquila, mas acredito que no verão o fluxo de carros seja maior. Ali, você encontrará praias lindas como: Praia do Pinhão e Praia da Dona Ana, que foram as praias que visitei, e também: 

  • Meia Praia;
  • Praia da Batata;
  • Praias da Costa D’Oiro;
  • Praia do Camilo;
  • Ponta da Piedade;
  • Praia do Porto de Mós;
  • Praia da Luz;
  • Praia dos Pinheiros;
  • Praia Grande;
  • Barranco do Martinho;
  • Canavial.

 

Praia do Pinhão - Algarve
Praia do Pinhão – Algarve

 

Portimão: Em Portimão eu conheci duas praias: a do Alemão, e a Praia do Vau, a cor do mar nestas praias é inacreditável . Abaixo deixo a lista de praias da cidade.

  • Praia da Marina;
  • Praia da Rocha;
  • Praia dos Três Castelos;
  • Praia dos Careanos;
  • Praia do Vau;
  • Praia do Barranco das Canas/Alemão;
  • Prainha;
  • Praia dos Três Irmãos;
  • Praia da Torralta;
  • Praia de Alvor.

 

Praia do Vau - Algarve
Praia do Vau – Algarve

 

Vila de Sagres: Esta vila está localizada na cidade de Vila do Bispo, e meu objetivo era visitar o Cabo de São Vicente com sua fortaleza e a Praia de Beliche.

Esta cidade oferece inúmeras praias, pois possui duas costas, a meridional e ocidental. Ela fica na pontinha do continente, voltada para as Américas. A vista deste ponto do país é maravilhosa.

Abaixo, as praias de Vila do Bispo:

  • Burgau;
  • Cabanas Velhas;
  • Boca do Rio;
  • Salema;
  • Figueira;
  • Furnas;
  • Zavial;
  • Ingrina;
  • Barranco;
  • Martinhal;
  • Baleeira;
  • Mareta;
  • Tonel;
  • Beliche;
  • Telheiro;
  • Ponta Ruiva;
  • Castelejo;Cordoama;
  • Barriga; e
  • Murração.

A cidade também oferece inúmeras outras atividades, como caminhadas, roteiros ambientais e culturais, observação de aves e estação de biodiversidade. A região é lindíssima. 

 

Sagres - Algarve
Sagres – Algarve

 

Vila do Carvoeiro: Localizada na cidade de Lagoa, esta vila possui a praia mais famosa e mais linda, a meu ver, da Região do Algarve, a Praia e a Gruta de Benagil. Você já deve ter visto as fotos deste lugar incrível.

Ali é possível fazer uma trilha pela parte superior da Praia de Benagil, e observar o mar azul por sobre as falésias. Assim como, ver a Gruta de Benagil por cima.

No verão é possível fazer passeios de barco até o interior da gruta. Abaixo algumas das praias de Lagoa: 

  • Praia da Marina;
  • Praia do Carvalho;
  • Praia de Albandeira;
  • Praia dos Beijinhos;
  • Praia do Carvoeiro;
  • Praia do Vale do Olival.

São mais de 30 praias, algumas acessíveis somente de barco, e todas com beleza extraordinária.

 

Praia de Benagil - Algarve
Praia de Benagil – Algarve

Dicas para escolher sua hospedagem

Em cada cidade do interior de Portugal, me hospedei em hotéis que variaram muito em estilo e qualidade. Normalmente minhas escolhas em hospedagem são feitas por um conjunto de fatores, que envolvem, economia, qualidade (avaliação), localização e facilidade de acesso a transporte.

Normalmente eu busco lugares com pontuação a partir de 7,5 e procuro ler as avaliações de outros hóspedes.

Aqui deixo o link do Booking do qual sou afiliada para você fazer sua cotação de hospedagem em Portugal.

 

Gruta de Benagil - Algarve
Gruta de Benagil – Algarve

Segurança durante sua Viagem ao interior de Portugal

Uma das preocupações que devemos ter ao viajar, seja para outro país, ou mesmo dentro do Brasil, é com nossa segurança.

Por isso, a contratação de um bom seguro viagem é muito importante. O seguro viagem lhe protegerá de vários problemas e imprevistos.

Além da proteção com relação a saúde, você também estará coberto, caso haja cancelamento de voos e extravio de bagagem.

É sempre bom lembrar, que, caso precise de atendimento hospitalar em sua viagem internacional, sem um seguro viagem os custos podem ser superiores a R$ 25.000,00.

Então investir cerca de R$ 250,00 por um seguro viagem é realmente uma forma de economia, lembrando que mesmo para viagens nacionais, é possível contratar um seguro, que lhe dará assessoria em caso de cancelamento de voo e extravio de bagagem, e também na área de saúde, desde que o destino esteja a mais de 100 km de distância de sua residência.

 

Faro - Interior de Portugal
Faro – Interior de Portugal

 

Viajar conectado

Viajar para fora do país, sempre causa alguns problemas quando o assunto é conexão com a internet.

Todos gostamos de ficar conectados com nossas famílias e amigos. Além disso, ter a possibilidade de postar as fotos dos destinos nas redes sociais, também é um desejo.

Sem contar que, estando conectado o tempo todo em sua viagem, você poderá consultar seu roteiro personalizado, seguir rotas em mapas e pesquisar mais informações sobre o seu destino.

Mas, usar o roaming do celular vai gerar um custo alto, ou depender da internet wifi dos hotéis e restaurantes nem sempre resolve a situação.

Uma sugestão, é levar o chip internacional aqui do Brasil, e já chegar conectada no destino. Eu sempre compro um chip de celular aqui e levo comigo.

É super prático, basta desligar o celular durante o voo e trocar os chips. Quando ligar novamente o aparelho, ele já estará conectado. 

Lembrando que, mesmo que seu aparelho seja de duplo chip, retire o chip de sua operadora. 

Então, basta ligar novamente o aparelho, acionar o sistema de roaming, para que ele passe a funcionar normalmente. 

Além disso, seu WhatsApp permanecerá com seu número de telefone do Brasil, sendo assim, você poderá continuar utilizando seus contatos.

 

Tavira - Interior de Portugal
Tavira – Interior de Portugal

 

Conclusão

Com esta lista de cidades do interior de Portugal, creio que será um bom início para a organização de seu roteiro de viagem. 

Além das indicações e breves explicações sobre cada cidade e vila, deixei também o link dos textos que já escrevi sobre algumas delas em detalhes.

As cidades de Portugal são muito interessantes, contam muitas histórias e nos fazem viajar no tempo.

Esta foi minha última viagem internacional antes da pandemia, neste momento não é possível viajar, mas em breve poderemos voltar a conhecer destinos incríveis como este.

Caso necessite de ajuda para organizar sua viagem entre em contato, será um prazer poder ajudar a desenhar uma viagem personalizada, seguindo os seus desejos e interesses.

Caso tenha alguma dúvida, sobre as cidades do interior de Portugal, pode me perguntar, será um prazer ajudar. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.

12 Responses

  1. Dhebora

    Adorei essas dicas de bate e volta para cidades do interior de Portugal. Estive em Porto mas não consegui ir até Peso de Régua. Porém, fui até a Praia de Costa Nova e amei!

    • Alessandra Lima

      Olá Dhebora,
      Porto também é linda, e a Praia de Costa Nova uma ótima pedida.
      A cidade é uma ótima opção de cidade base.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  2. Aline Laudelina L dos S Pires

    Eu também adoro visitar e conhecer lugares cheios de histórias. Que sonho conseguir ficar 20 dias em Portugal, sempre falo com meu marido que Portugal merece umas férias só dele para explorar como você fez. Salvando esse link para um dia eu realizar meu sonho.

    • Alessandra Lima

      Oi Aline,
      Foi realmente a realização de um sonho, foi maravilhoso.
      Tenho certeza que irá realizar o seu também.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  3. ANDRESSA

    Nossaaa!! Que viagem sensacional! Fiquei encantada com cada cantinho de Portugal! Desde as cidades medievais até as praias de Algarve! Fiquei de boca aberta!

  4. Murilo Pagani

    Caramba, não sabia que tinha tantos passeios bate-volta para conhecer o interior de Portugal.

    Adoro cidades com esse perfil…

    Esses cenários da Região do Algarve são lindos demais! Morro de vontade de conhecer.

    Adorei as dicas!

    Obrigado

    • Alessandra Lima

      Olá Carla,
      Verdade, Portugal tem cidades encantadoras, é preciso tempo para explorar.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  5. Roberto Caravieri

    Eu amo fazer viagem de bate e volta quando estou fora! Adorei as dicas, vou guardar pra quando voltar à Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *