4 lugares interessantes para conhecer na Faria Lima

postado em: Brasil, São Paulo, São Paulo | 2

São Paulo não é vista como uma cidade turística. Ela é tida principalmente como uma cidade de negócios e a Avenida Faria Lima é um dos pontos comerciais importantes na cidade. Porém nem só de negócios vive esta cidade gigante.

Já fiz alguns posts sobre lugares para se conhecer na cidade de São Paulo. Falei sobre outros pontos turísticos de São Paulo, neste texto, a avenida Paulista. Também falei sobre outros lugares para conhecer em SP neste post, e também sobre a Praça da Sé. Estes são lugares mais tradicionalmente turísticos na metrópole.

Mas não é somente isso que São Paulo tem a oferecer, há muito mais. No final de semana passado fui fazer um passeio pela Faria lima, e hoje vou falar um pouco do que conheci por lá.

O que conhecer na Faria Lima

Museu da Casa Brasileira: fundado há 40 anos, o MCB é referência nacional e internacional na área de arquitetura e design. O piso térreo é dedicado a exposições temporárias. Já no primeiro andar é possível ter uma amostra do design e decoração. Além de ser palco do concurso de design criado em 1986, o Prêmio Design MCB.

Estão em cartaz até 15 de maio e 24 de abril, respectivamente, as exposições Marginais Heróis e Design Holandês hoje. Além de exposições o MCB oferece também aos domingos a partir das 11h00 apresentações musicais realizadas no auditório que fica nos jardins do museu. Nas dependências do museu também há um restaurante e uma loja de decoração encantadora.

Aberto de terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00, valor do ingresso R$ 7,00 e R$ 3,00 (meia entrada), entrada gratuita aos sábados, domingos e feriados. Estacionamento pago no local e bicicletário com 40 vagas. Acompanhe as novas exposições pelo site oficial do MCB. Endereço Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705.

Museu da Casa Brasileira - Faria Lima
Museu da Casa Brasileira – Faria Lima
Mural MCB - Faria Lima
Mural MCB – Faria Lima
Jardins MCB - Faria Lima
Jardins MCB – Faria Lima

Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat

Construída no ano de 1560, inicialmente uma simples capela. A igreja hoje é imponente e chama atenção por sua arquitetura externa e seus afrescos. Apesar de necessitar de um restauro, vale a pena a visita. Ela fica no Largo de Pinheiros ou Largo da Batata.

Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat
Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat
Interior da Igreja Nossa Senhora de Monte Serrat
Interior da Igreja Nossa Senhora de Monte Serrat

Instituto Tomie Ohtake

Inaugurado em 2001, recebeu o nome em homenagem a sua idealizadora Tomie Ohtake. Que veio para o Brasil nos anos 30 quando também começou a pintar.

O instituto além de exposições tem o intuito de desenvolver pesquisa sobre o ensino de arte contemporânea. Neste momento estão em cartaz até 01 de maio as exposições: Aprendendo com Dorival Caymme civilização praieira e Olhar em movimento. Entrada gratuita. O Instituto fica na Avenida Faria Lima, 201, entrada pela Rua Coropés.

A construção Edifício do instituto já impressiona e suas exposições são maravilhosas. Aberto de terça-feira a domingo das 11h00 às 20h00, entrada gratuita (algumas exposições são pagas consulte o site). No site oficial você poderá acompanhar novas exposições em cartaz.

Instituto Tomie Ohtake
Instituto Tomie Ohtake
Praça do Por do Sol

O nome correto da praça é Praça Manoel Custódio Fernandes Pinheiro. É um lugar simples com algumas muretas que servem de bancos, arborizada e gramada, mas o espetáculo que se apresenta ao por do sol é indescritível.

A praça é frequentada por muitas pessoas neste horário. Todos vão chegando a partir das 17h00 para assistir um por do sol maravilhoso. No local há pessoas vendendo bebidas, pipoca e salgadinhos e também fumantes não convencionais. A praça fica na Rua dos Macunis, 746, que é paralela a Avenida Faria Lima.

Praça do Por do Sol
Praça do Por do Sol
Praça do Por do Sol
Praça do Por do Sol

Onde comer na Faria Lima

A Avenida Faria Lima além de um centro comercial e pontos turísticos interessantes também tem ótima gastronomia.

Algumas opções para alimentação:

Restaurante dentro do MCB: funciona como restaurante e também café. Fica nos fundos do MCB, com entrada pelo jardim onde acontecem os consertos musicais aos domingos.

Bistrô Faria Lima: localizado na Avenida Faria Lima, 4150. Especializado na cozinha contemporânea. Servem petiscos, lanches, pratos variados e um delicioso fondue.

Padaria Quinta do Marquês: Avenida Faria Lima, 1853. Serve salgados, lanches e pizzas. Também possui uma variedade grande de comida self service por quilo. A comida é excelente.

Shoping Iguatemi: uma opção onde podem ser encontradas vários tipos de alimentação desde Fast Food até restaurantes sofisticados. Fica na Avenida Faria Lima, 2232.

Como chegar a Faria Lima

Sugiro que seu roteiro siga a ordem apresentada no post. Desta forma você verá todos os pontos indicados aqui e ao final do dia poderá apreciar o por do sol na praça. Para chegar ao primeiro ponto se estiver de carro basta colocar o endereço do Museu da Casa Brasileira (MCB) e depois os outros.

Caso prefira é possível chegar de metrô, descendo na estação Faria Lima da linha amarela.

Saindo da catraca vire a direita e suba as escadas rolantes. Na rua haverá um ponto de ônibus (a Igreja Nossa senhora de Monte Serrat fica atrás deste ponto de ônibus), pegue o ônibus 875C ou 477P ou 856R e desça no ponto próximo ao Shopping Iguatemi. Aproveitando se você é fã de shoppings aproveite para conhecer este, que é um dos mais sofisticados de São Paulo.

Para continuar o passeio e seguir ao Instituto Tomie Ohtake, utilize os ônibus 875 C ou 856 R. Há um ponto de ônibus bem em frente ao MCB na Avenida Faria Lima, e desça na altura do número 201.

Depois da visita ao Instituto, volte ao ponto de ônibus onde desceu na Faria Lima e pegue o ônibus 875C, para chegar a Praça do Por do Sol. Para voltar ao metrô, pegue o mesmo ônibus, do outro lado da rua, que irá deixá-lo na estação Faria Lima.

Estas dicas sobre passeios na Faria Lima são parte de um trabalho que iniciei para mostrar que São Paulo não é somente uma cidade de negócios. Há muito o que conhecer na cidade. Espero que goste deste post. Se tiver dúvidas, alguma dica ou uma história legal, escreva aqui. Até o próximo.

 

2 Responses

  1. Murilo Pagani

    Meeeeu, não conheço quase nada dessa região!!!

    Apenas a Praça do Pôr do Sol dessa lista, que por sinal, é um dos meus lugares favoritos em SP!!

    Vou reservar um dia para passear por esse lados!
    Adorei as dicas!!

    Abraço

    • Alessandra Lima

      Olá Murilo. São Paulo tem muitas regiões que são pouco exploradas, e a Faria Lima tem várias opções legais. Inclusive com uma ciclovia que passa por todos eles.

      Fico feliz que tenha gostado das dicas.

      Obrigada.
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *