Passeios em São Paulo, 8 dicas de lugares para você conhecer

postado em: Capital | 8

São Paulo

Uma cidade gigante e com milhões de pessoas andando por todos os lados em meio a suas correrias. É assim que a capital é vista. Mas não é só isso. Tenho feito alguns posts que falam sobre os pontos turísticos da cidade e pretendo fazer vários outros falando sobre passeios em São Paulo com acesso pelas estações de metrô.

Já foram publicados aqui no blog alguns textos com dicas bem legais sobre passeios em São Paulo.Que você pode ler neste link sobre alguns parques. Neste link um texto sobre a Av. Faria Lima, o que conhecer por lá. E neste falo sobre uma visita ao Palácio do Governo de São Paulo, vale a pena dar uma olhada.

Passeios em São Paulo

As dicas de hoje se concentram na estação do metrô República. Este faz parte de uma série de posts que iniciei há uma semana. Quero com isso, mostrar a você que em quase todas as estações do metrô é possível encontrar pontos turísticos na cidade de São Paulo.

Praça da República: é um lugar bastante movimentado, com muitos camelôs e lojas de todos os tipos. Aos domingos acontece a feira de arte e artesanato, que abriga bancas de produtos do norte e nordeste do país e também do Peru. O que mais impressiona na Praça da República é o prédio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, construído em  1894.

Secretaria Estadual da Educação
Secretaria Estadual da Educação

Igreja Nossa Sra. da Consolação: fundada em 1801 e reconstruída a partir de 1909 em estilo neo-romântico. Hoje está sendo restaurada. Após seu restauro será possível subir a Torre do Relógio de onde se pode avistar a cidade de São Paulo. O ponto que chama muito atenção dos visitantes é o órgão de tubos italiano de 1930. Para chegar a igreja siga pela lateral da Praça da República, na Avenida Ipiranga, passando ao lado do prédio da Secretaria da Educação. A igreja fica na Praça Roosevelt.

Passeios em São Paulo - Igreja Nossa Sra. da Consolação
Passeios em São Paulo – Igreja Nossa Sra. da Consolação
Passeios em São Paulo - Igreja Nossa Sra. da Consolação
Passeios em São Paulo – Igreja Nossa Sra. da Consolação
Igreja Nossa Sra. da Consolação
Igreja Nossa Sra. da Consolação

Galeria do Rock: um prédio totalmente diferente das tradicionais construções do centro de São Paulo. Muito procurada por jovens, repleto de lojas com artigos de bandas de rock, estúdios de tatuagens, lanchonetes, discos de vinil entre outros artigos inusitados. Vale a visita, fica na Avenida 24 de maio, 62 é a rua a direita no final da praça. Link da Galeria do Rock.

Galeria do Rock, vista pela Avenida São João
Galeria do Rock, vista pela Avenida São João

Teatro Municipal: construído em 1911. Inspirado na Ópera de Paris, num estilo que juntou o Renascentista, Barroco e Art-Nouveau. Foi idealizado para receber concertos e apresentações de ópera. É possível realizar visitas guiadas ao teatro de terça-feira a domingo das 11h00 às 15h00. A entrada é gratuita e a visita tem duração de 1 hora. É necessário fazer uma inscrição na portaria do teatro que se inicia as 10h00. O teatro fica no final da Avenida 24 de maio, ao lado da Galeria do Rock.

Teatro Municipal de São Paulo
Teatro Municipal de São Paulo

Praça Ramos de Azevedo: também conhecida como Vale do Anhangabaú. Fica ao lado do Teatro Municipal, a praça é muito linda, renderá ótimas fotos.

Praça Ramos de Azevedo - Vale do Anhangabaú com Teatro Municipal ao fundo
Praça Ramos de Azevedo – Vale do Anhangabaú com Teatro Municipal ao fundo

Centro Cultural do Correio: inaugurado em 1922, situado na Praça Pedro Lessa, mais conhecida como Praça do Correio. Fica ao lado do Vale do Anhangabaú. É possível fazer visitas ao prédio de terça-feira a domingo das 11h00 às 17h00, com entrada gratuita.

Centro Cultural do Correio
Centro Cultural do Correio

Igreja Nossa Sra. do Rosário: localizada no Largo do Paiçandu. Foi construída no século XIX por trabalhadores negros de forma gratuita. Tendo originalmente o nome de Igreja Nossa Sra. do Rosário dos Homens Pretos, a beleza desta igreja é impressionante. Para chegar até ela, siga pela pela Praça do Correio e vire a esquerda na Rua Capitão Salomão, você já avistará a igreja.

Igreja Nossa Sra. do Rosário
Igreja Nossa Sra. do Rosário

 

Igreja Nossa Sra. do Rosário
Igreja Nossa Sra. do Rosário
Igreja Nossa Sra. do Rosário
Igreja Nossa Sra. do Rosário

Igreja Nossa Sra. da Conceição de Santa Efigênia: construída em 1910, no lugar da Igreja de Nossa Sra. da Conceição. Construção inspirada em igrejas do norte da Europa, em estilo arquitetônico baseado no neo-românico com detalhes neogótico. Siga pela Rua Antonio de Godói, logo atrás da Igreja do Rosário, fica a um quarteirão de lá.

Igreja Nossa Sra. da Conceição de Santa Efigênia
Igreja Nossa Sra. da Conceição de Santa Efigênia
Igreja Nossa Sra. da Conceição de Santa Efigênia
Igreja Nossa Sra. da Conceição de Santa Efigênia

Como Chegar

Basta pegar pegar o metrô, linha Azul, Amarela, ou vermelha. Pela linha Azul, faça transferência para a linha vermelha na Estação da Sé, sentido Palmeiras / Barra Funda. Pela linha Amarela basta seguir sentido Luz e pela linha Vermelha seguir sentido Palmeiras / Barra Funda. Em todas as opções desça na Estação República.

Sei que você pode ouvir comentários não muito bons sobre esta região de São Paulo. Mas eu posso dizer por experiência própria, nada é tão ruim quanto pintam. Fiz este tour há duas semanas. Claro que vi, além de todas estas coisas maravilhosas, que a cidade tem a oferecer, algumas não tão bonitas assim. Mas esta é a realidade de São Paulo já há algum tempo. Na região podem ser vistas várias viaturas fazendo a segurança. Basta estar atento, e aproveite seus passeios em São Paulo.

Vou terminando por aqui. Espero que tenha gostado de mais esta dica sobre passeios em São Paulo, e que aproveite sua estada na cidade. Ou se você mora na cidade aproveite seu final de semana para conhecer melhor sua história, vale a pena. Deixe seu comentário, sua dúvida, vou adorar responder.

 

8 Responses

  1. Dirce

    Parabéns pelo blog . Muito útil para quem quer conhecer lugares interessantes sem gastar muito. Obrigada por compartilhar suas experiências conosco.

    • Alessandra Lima

      Olá Dirce, fico feliz que meu blog ajude de alguma maneira meus visitantes. Sempre escrevo com intuito de levar o maior número de informações possível. Obrigada pelo elogio.

      Abraços,
      Alessandra.

  2. Deisy Rodrigues

    Parabéns pelo post, a região central de São Paulo apesar de todo o burburinho consegue ser umas das regiões com mais atrativos para ver, tive a oportunidade de trabalhar um tempo no prédio da secretária da educação e ele é muito bonito por dentro também, sempre passo em frente nas igrejas do post e nunca entro vou tentar visitar na próxima vez. Bjos

    • Alessandra Lima

      Olá Deisy, obrigada, que bom que gostou do post. São Paulo tem muitos lugares lindos e históricos, suas igrejas são maravilhosas também, precisamos conhecer melhor nossa cidade. Obrigada. Bjo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.