Conhecendo a Catedral da Sé, e outros pontos turísticos do centro

postado em: Capital | 0

Resolvi empenhar-me em conhecer São Paulo. Aproveitei então o feriado da Consciência Negra, para visitar mais alguns pontos do centro, inclusive a Catedral da Sé. Pode ser difícil acreditar, mas ainda não a conhecia.

 

Catedral da Sé - São Paulo
Catedral da Sé – São Paulo

 

No outro post sobre São Paulo, comentei que fiz o trajeto partindo do Mosteiro de São Bento em direção a Estação da Luz, desta vez parti do mesmo ponto, mas em direção a Catedral da Sé.

Fui de carro, mas não aconselho. Parar no centro da cidade é quase impossível, devido a falta de vagas nas ruas e os altos valores dos estacionamentos. De metrô, basta descer na estação São Bento e sair em direção ao Mosteiro.

Segui pela Rua Boa Vista, que fica bem em frente ao Mosteiro, passei pela Ladeira Porto Geral, uma rua extremamente movimentada e muito conhecida por suas lojas de bijuterias, tem pra todo gosto e bolso. Andei umas quatro quadras e cheguei ao Pateo do Collégio.

 

Pátio do Colégio - Centro de São Paulo
Pátio do Colégio – Centro de São Paulo

 

Pateo do Collégio é o local onde Padre Manuel da Nobrega e o noviço José de Anchieta, por ordem de Portugal, ergueram a primeira construção de São Paulo, com intuito de catequizar os indígenas, dando assim origem a cidade.

No prédio do Pateo do Collégio, é possível encontrar quadros que remontam do século XVII, além de adereços religiosos. No patio interno há o local onde o Papa João Paulo II realizou a missa em homenagem ao Padre José de Anchieta no ano de 1980. É um lugar que transmite bastante paz e tranquilidade. Lá também você encontra um café. E ao Lado da entrada do prédio do Pateo do Collégio, há a primeira igreja de São Paulo, a Basílica de José de Anchieta.

No mesmo local do Pateo do Collégio, também foi construído o prédio da Secretaria de Justiça.

 

Pátio do Colégio - Centro de São Paulo
Pátio do Colégio – Centro de São Paulo

 

Saindo do Pátio, continuando na Rua Boa Vista, cheguei a Praça da Sé. Estava bastante movimentada, pois estava acontecendo um evento religioso bem em frente a Catedral da Sé.

Na praça também há um monumento em homenagem ao Padre Anchieta.

A primeira igreja Matriz de São Paulo foi construída em 1591, no centro da cidade. Esta foi substituída por uma construção em estilo barroco em 1745. E em 1913 foi construída a Catedral da Sé, conhecida hoje, esta é a 5º maior igreja em estilo neogótico do mundo. É possível fazer uma visita monitorada a igreja por R$ 5,00, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, aos sábados, domingos e feriados das 9h00 às 15h, neste link mais informações sobre visitas a Catedral da Sé. 

Seguindo pela rua a direita da Catedral você encontra uma igreja aparentemente simples, por fora, mas seu interior é muito bonito.

Voltando o caminho para pegarmos o carro, do lado esquerdo da Catedral da Sé, está o Palácio da Justiça, ou Tribunal de Justiça de São Paulo.

 

Tribunal de Justiça - São Paulo
Tribunal de Justiça – São Paulo

 

O carro estava parado na Rua Libero Badaró, uma rua bem em frente ao Mosteiro de São Bento, no caminho em meio a tanto concreto, uma praça bem charmosa, que serve de passagem entre as ruas Libero Badaró e São Bento.

Mais a frente, ainda na rua Libero Badaró, o prédio da Prefeitura de São Paulo.

 

Teatro Municipal de São Paulo
Teatro Municipal de São Paulo

 

A direita do prédio da prefeitura, logo após o Viaduto do Chá, o lindíssimo prédio do Teatro Municipal. É possível fazer visita guiada ao teatro, de terça-feira a sexta-feira, as 11h00, 15h00 e 17h00, sábado 11h00, 12hoo, 14h00 e 15h00. Inclusive feriados. Neste link mais informações sobre as visitas ao Teatro Municipal. 

Realmente vale a pena visitar o centro de nossa cidade, além destes pontos que citei, a arquitetura de alguns prédios pelo caminho é muito bonita, mas somente a possibilidade de vislumbrar a Catedral da Sé já vale o passeio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *