Coronel Xavier Chaves e Resende Costa, bate e volta desde Tiradentes

Coronel Xavier Chaves e Resende Costa ficam próximas uma da outra,e também são próximas, tanto de Tiradentes, quanto de São João Del Rei. É uma ótima opção para quem gosta de fazer bate e volta da cidade onde está hospedado. Coronel Xavier Chaves está a 21 km de Tiradentes, enquanto que Resende Costa fica a 42 km de distância.

Você também pode gostar de ler todas as dicas para visitar a Expoflora Holambra, a Festa das Flores. Tem o texto sobre o que fazer em Bento Gonçalves, uma cidade linda do Rio Grande do Sul. Ou então, pode querer conhecer o que fazer em Morretes, uma cidade encantadora na região de Curitiba. Também tem informações sobre Bichinho MG, a vila da Casa Torta.

Coronel Xavier Chaves o que conhecer por lá

A cidade é integrante do roteiro Turístico da Estrada Real, no Circuito Trilha dos Inconfidentes. A cidade nasceu quando o Coronel Francisco Rodrigues Xavier fez doação de parte de suas terras para a criação do município, no começo do Século XIX.

A cidade é pequena e simples, mas possui algumas construções antigas,uma igreja construída em pedra, com as estações da Paixão de Cristo ao seu redor. O ponto mais importante da cidade, é o Engenho Boa Vista.

 

Igreja de Pedra - Nossa Senhora do Rosário - Coronel Xavier Chaves
Igreja de Pedra – Nossa Senhora do Rosário

 

Este Engenho, segundo a Embratur, é o mais antigo do Brasil, ainda em funcionamento. Além de produzirem boas cachaças, o que o torna mais importante, é o fato de ter pertencido ao irmão mais velho de Tiradentes, Domingos da Silva Xavier.

Ainda hoje o Engenho pertence à familiares de Tiradentes. A visita ao Engenho é gratuita e rápida, a funcionária mostra a estrutura do lugar e explica o processo de elaboração da cachaça.

No final é possível degustar as cachaças produzidas por lá, e se gostar poderá levar uma garrafa para casa. Lá também são vendidos artesanatos.

Advertisements

Faça sua Viagem com o Blog Viagens de Cá pra Lá

Hotéis: encontre os melhores hotéis, com os melhores preços e com toda praticidade no Booking.com.

Aluguel de Carros: a RentCars te ajudará, fazendo um comparativo das melhores locadoras, mostrando o melhor custo benefício.

Internet no Exterior: a melhor forma de manter-se conectado fora do país, é utilizando um Chip da EasySim4u, com planos de internet ilimitada. Você já chega ao seu destino conectado.

Seguro Viagem: você sabia que para entrar na maior dos países é obrigatório ter um seguro viagem? Sem contar a importância de estar coberto, caso haja qualquer problema de saúde durante a viagem. Além disso o seguro viagem tem outras coberturas, como extravio de malas e atraso ou cancelamento de vôos. Com a Segurospromo, você poderá comparar os melhores planos, com os melhores valores. Com o Código promocional DECAPRALA5 você terá 5% de desconto em seu seguro.

Visitar a cidade de Coronel Xavier Chaves, não é uma atração imperdível, mas para quem gosta de conhecer lugares históricos, é uma boa pedida. O Engenho fica a apenas 1 km da praça central da cidade, onde está a igreja de Pedra Nossa Senhora do Rosário. Partindo da Praça, da Igreja de Pedra (Rua Monsenhor Parreira, 101-163) em direção a saída da cidade, vire a direita no fim da rua, em uma estrada de terra. Haverá placa na frente da entrada. E é só perguntar pelo Engenho Boa Vista no centro, que indicarão o caminho.

 

Tonel de Cobre para Envelhecer a Cachaça - Coronel Xavier Chaves
Tonel de Cobre para Envelhecer a Cachaça

Resende Costa o que fazer na cidade

A pequena cidade de Resende Costa, recebeu este nome em homenagem a dois inconfidentes nascidos na região. Os inconfidentes eram pai e filho e tinham o mesmo nome José de Resende Costa, desta forma foram homenageados os dois ao mesmo tempo.

Resende Costa possui tradição no tear, que foi trazida pelos colonizadores Portugueses. Assim como os teares e objetos utilizados no preparo dos fios de lã e algodão.

As técnicas de tear foram passadas de mãe para filha e também para as escravas. E desde então, Resende Costa tem tradição na venda de tecelagem para decoração.

A cidade também é simples. O objetivo da visita, é conhecer os itens de decoração de cama e mesa produzidos na cidade. Os produtos são de muita qualidade, com preços bastante atrativos e muito bonitos.

 

Placa Circuito Trilha dos Inconfidentes Com todas as Cidades Pertencentes - Coronel Xavier Chaves
Placa Circuito Trilha dos Inconfidentes Com todas as Cidades Pertencentes

 

Entrando na cidade, basta continuar seguindo a rua principal, e já avistará as lojas com itens lindos. As lojas localizadas na entrada da cidade não aceitam cartões. Já as lojas mais ao centro, ainda na rua principal, aceitam todas as formas de pagamento.

Os artesanatos produzidos em Resende Costa são um encanto, são almofadas, colchas, jogos americanos, redes, tapetes e muito mais. Tudo muito bonito, de boa qualidade e bons preços. Uma colcha de solteiro xadrez, paguei R$ 35,00, tinha todo tipo de estampa, todas lindas.

Para quem gosta de itens de decoração aconselho uma passadinha na cidade, eu fiquei apaixonada, queria comprar tudo.

 

Marco Estrada Real - Trilha Circuito dos Inconfidentes - Coronel Xavier Chaves

 

Considerações Finais

As duas cidades, tanto Resende Costa, quanto Coronel Xavier Chaves são lugares simples, sem grandes atrativos. Claro, se não contarmos a vista das pequenas estradas de acesso a elas, que são lindas.

Para conhecer as duas cidades um dia é suficiente, metade do dia para cada cidade. Em Coronel Xavier Chaves, creio que duas horas são suficientes para conhecer o centrinho e o Engenho Boa Vista.

Já Resende Costa, vale mais tempo, se você gosta de decoração para casa. As lojas realmente são lindas. Tanto as lojas logo na entrada da cidade, quanto as mais centrais, e lembre se quiser comprar nas lojas da entrada, leve dinheiro, pois não aceitam cartões.

Estes dois municípios ficam próximos a Tiradentes, mas como as estradas são vicinais, estradas simples de mão dupla, levam um pouco mais de tempo para o deslocamento. Ambas as cidades ficam na rota da Estrada Real. Tanto que, ao sairmos de Resende Costa para voltar a Tiradentes, o GPS nos indicou a Estrada Real como caminho. Mas não aconselho, a não ser que você tenha um carro alto, pois a estrada é de terra e não muito bem conservada.

Minha opinião sobre os dois lugares. Caso você tenha tempo sobrando na estada em Tiradentes ou São João Del Rei, dê uma passadinha por lá. Caso contrário, não vale a pena o deslocamento. Melhor utilizar o tempo para conhecer as lindas igrejas das cidades principais.

Fonte Histórica:

Prefeitura de Resende Costa, Prefeitura de Coronel Xavier Chaves e Tiradentes. net

Espero que goste destas dicas de bate e volta de Tiradentes, Resende Costa e Coronel Xavier Chaves, são cidades simples, mas ótimas para conhecer história e fazer comprinhas. Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Caso precise de ajuda com seu roteiro, deixe sua dúvida aqui nos comentários, será um prazer responder. Até o próximo post.

Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Alessandra, é uma pessoa apaixonada por viagens. Formada em Comércio Exterior e escreve o blog Viagens de Cá pra Lá desde 2014. Adora ler e fazer fotos. Buscando sempre lugares inusitados para suas viagens, seu intuito é trazer informações mais completas possíveis para você, Leitor. Seja bem vindo ao blog Viagens de Cá pra Lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *