Passeios em Ouro Preto, 10 Pontos Imperdíveis desta Cidade Histórica

postado em: Brasil, Minas Gerais, Ouro Preto | 10

Em minha viagem a Ouro Preto, fiquei por 5 dias na cidade. No texto Turismo em Minas Gerais, tem o roteiro completo que fizemos na cidade. Mas caso você não tenha tanto tempo, no texto de hoje deixarei 10 Passeios em Ouro Preto, que são imperdíveis.  Estas dicas cabem direitinho em um roteiro de 2 dias na cidade histórica.

Ouro Preto tem muitos pontos interessantes para serem visitados, é possível passar uma semana inteira por lá e ter lugares para conhecer em todos os dias. Este texto traz minha opinião, sobre quais lugares não podem ficar fora de seu roteiro. Desta forma você conseguirá otimizar seu tempo na cidade. Não é algo fácil escolher apenas alguns pontos, pois tudo por lá é interessante.

A cidade de Ouro Preto impressiona, pela quantidade de história que guarda, tanto em seus museus e igrejas, quanto em suas construções. É um dos maiores centros de preservação histórica do país. Eu, que adoro história, fiquei apaixonada pela cidade.

Você também pode gostar de ler sobre Inhotim o maior Museu de Arte Contemporânea. Também tem dicas sobre Mariana, no texto Pontos Turísticos de Minas Gerais. E neste texto, tem dicas sobre O que Fazer em São João Del Rei.

Hotéis: encontre os melhores hotéis, com os melhores preços e com toda praticidade, sem pagar nada mais por isso, e cancele quando quiser no Booking.com.

 

Por do Sol Igreja Nossa Senhora do Carmo - Passeios em Ouro Preto
Por do Sol Igreja Nossa Senhora do Carmo

 

Passeios em Ouro Preto, 10 Pontos Imperdíveis

Lembro que estes pontos que coloco aqui como imperdíveis, são somente minha opinião. Mas, no texto completo sobre a cidade, poderá encontrar pontos que combinem mais com suas preferências.

  • Museu Casa dos Inconfidentes: Este local é a casa onde os inconfidentes se reuniam. Uma casa simples, com móveis e objetos da época. Não perca a narrativa sobre a história dos inconfidentes e também do nascimento de Ouro Preto.
  • Mina do Chico Rei: Nesta mina você poderá conhecer e aproximar-se um pouco da dura realidade vivida pelos negros escravizados. Além de conhecer outro trecho da história desta cidade linda.
  • Feirinha de Artesanato: Onde é possível encontrar todo tipo de artigos em pedra sabão, madeira e prata. Ótima opção para levar uma lembrança.
  • Museu da Inconfidência Mineira: Aqui você encontrará vários objetos que remetem ao império e seus costumes. Além de contar parte da história da Inconfidência Mineira.
  • Mirante Universidade Federal Ouro Preto: Do alto deste mirante, você terá uma vista panorâmica da cidade histórica, e suas igrejas monumentais.
Aluguel de Carros: a RentCars te ajudará, fazendo um comparativo das melhores locadoras em todo o mundo, mostrando o melhor custo benefício.
Museu da Inconfidência Praça Tiradentes - Passeios em Ouro Preto
Museu da Inconfidência Praça Tiradentes

 

  • Casa da Ópera – Teatro Municipal: O primeiro teatro brasileiro, totalmente conservado, com toda sua estrutura original, ainda em funcionamento.
  • Museu Aleijadinho: Localizado na Igreja Nossa Senhora da Conceição, é onde se concentra o maior número de obras do artista.
  • Museu de Ciência e Técnica: Para quem gosta de geologia e história natural, é realmente imperdível. Há muitos tipos de minérios, fósseis de animais e história da mineração no Brasil.
  • Igreja de Santa Efigênia: Construída pelos negros escravizados, faz parte da história da Mina do Chico Rei. Então acho interessante conhecer os dois pontos.
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo: Esta igreja é lindíssima, por dentro e por fora, e tem uma vista linda da cidade. Um bom ponto para ver o por do sol.
Internet no Exterior: a melhor forma de manter-se conectado fora do país, é utilizando um Chip da EasySim4u, com planos de internet ilimitada. Você já chega ao seu destino conectado.
Museu Casa dos Inconfidentes - Passeios em Ouro Preto
Museu Casa dos Inconfidentes

Considerações Finais

Estes 10 passeios em Ouro Preto que citei, são suficientes pra preencher um roteiro de dois dias na cidade, e ainda ter um tempinho livre para andar por suas ruas de pedra.

No centro histórico há muitas lojinhas de artes, artesanato, doces, lanchonetes e restaurantes.  Não deixe de conhecer a Chocolateria Ouro Preto, que fica na Praça Tiradentes e a Doceria Garapinha, que vende doces por quilo. Lá você compra o doce, como se fosse sorvete, em copinhos para comer na hora, e os preços são ótimos.

Restaurantes que eu experimentei, O Passo, comida ótima e preço justo. Também comemos no Restaurante Adega Ouro Preto, com comida por quilo e a la carte, também muito saborosa e com bom preço. Tem outras dicas no texto completo sobre Ouro Preto.

Seguro Viagem: você sabia que para entrar na maior dos países é obrigatório ter um seguro viagem? Sem contar a importância de estar coberto, caso haja qualquer problema de saúde durante a viagem. Além disso o seguro tem outras coberturas, como extravio de bagagens e atraso ou cancelamento de vôos. Com a Segurospromo, você poderá comparar os melhores planos, das melhores seguradoras, com os melhores valores. Com o Código promocional DECAPRALA5 você terá 5% de desconto em seu seguro viagem.

 

Mina do Chico Rei - Passeios em Ouro Preto
Mina do Chico Rei

 

Quando visitar a cidade não esqueça de calçar sapatos presos aos pés, como tênis, por exemplo, pois no calçamento de pedras isso ajudará a não torcer o pé. Andar de carro por lá não é uma tarefa muito fácil, devido as extensas ladeiras e as pedras lisas. Além de haver poucas vagas para estacionar no centro histórico.

O melhor mesmo é caminhar, ir de carro somente a lugares mais distantes, como a Casa dos Inconfidentes, o Mirante, a Igreja de Santa Efigênia e a Mina do Chico Rei.

Espero que este roteiro com 10 passeios em Ouro Preto ajude a montar sua viagem. Mas, digo que a cidade merece mais que apenas dois dias de visita. Há muitos pontos a serem conhecidos. Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Deixe sua dúvida aqui nos comentários, será um prazer responder. Até o próximo post.

Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Alessandra, é uma pessoa apaixonada por viagens. Formada em Comércio Exterior e escreve o blog Viagens de Cá pra Lá desde 2014. Adora ler e fazer fotos. Buscando sempre lugares inusitados para suas viagens, seu intuito é trazer informações mais completas possíveis para você, Leitor. Seja bem vindo ao blog Viagens de Cá pra Lá.

10 Responses

  1. Paula Augot

    Eu estou pensando em fazer um roteiro pelas cidades mineiras no próximo ano com meus pais, e esse post veio em boa hora!

  2. Fernanda Souza

    Ainda não conheço Ouro Preto, mas é bom saber que dá para fazer tanta coisa em 2 dias. Gostei desses passeios em Ouro Preto. O Museu Casa dos Inconfidentes e Mirante Universidade Federal Ouro Preto parecem bem interessantes.

    • Alessandra Lima

      Oi Fernanda, fico feliz que gostou do texto.
      O Museu Casa dos Inconfidentes é imperdível, você vai conhecer muito da história ocorrida por lá.
      Abraço,
      Alessandra.

  3. Bruna

    Ouro Preto é mesmo uma cidade maravilhosa e que até nos surpreende por ser tão legal! Os pontos mais relevantes que vc apontou estão mais do que certos!

  4. Juliana

    Ouro Preto é uma cidade muito incrível, hein? Repleta de história e curiosidades, além da comida mineira que dispensa apresentação né. Adorei essa lista, ótima para quem não tem tanto tempo assim por lá.

    • Alessandra Lima

      Oi Juliana, sim, Ouro Preto é linda.
      São muitos pontos para serem visitados, fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada por comentar.
      Abraços.
      Alessandra.

  5. Giulia

    Adorei a lista pois não é sempre que podemos ver todos os pontos turísticos durante viagens. Eu nunca fui em Ouro Preto mas com certeza já deu vontade!!

    • Alessandra Lima

      Olá Giulia, sempre gosto de fazer uma listinha dos pontos que mais gostei nas cidades, pois acho que pode ajudar quem não tem tanto tempo de viagem.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *