Andar por Florença, é como andar por uma exposição de artes, em cada rua, cada prédio, há sempre uma escultura nas fachadas, nas paredes, pilares e fontes. Tudo é lindo, você nem sabe ao certo pra onde olhar.
Se você não tiver muito tempo em Florença, não se preocupe, mesmo que não vá visitar os museus, palácios ou igrejas, um passeio a pé pela cidade já vale muito a pena.
Chegamos a Florença de trem (uma longa história, que conto neste post sobre Pisa), saindo de Pisa. A viagem durou cerca de 1 hora e meia. Logo em frente a estação de trem, está a igreja Santa Maria Novella, construída em estilo Romano-gótico no ano de 1246.
Se for programar sua viagem para Florença, não esqueça de fazer seu seguro viagem, aqui você terá a melhor cotação. Para entrar nos países Europeus o seguro viagem é obrigatório. Reservando seu hotel aqui no blog De Cá Pra Lá, você terá as melhores opções, com os menores preços, e ainda ajuda o blog a continuar dando dicas para sua viagem.
Como conhecer Florença
Saímos da estação e fomos caminhar pelas ruas da cidade. Chegamos a uma feira onde vendem de tudo, de roupas de lá, a casacos de couro e máscaras para o carnaval. Esta feira é muito grande.
Logo ao lado da feira encontramos a Basílica de San Lorenzo, no centro de Florença. Construída entre 1419 e 1460, desenhada pelo arquiteto Filippo Brunelleschi e finalizada por Antonio Manetti. Foi financiada por Cosme, o Velho Médici, em estilo Renascentista. É uma construção impressionante, vista de frente não aparenta o tamanho descomunal.
Catedral de Santa Maria del Fiore – Duomo de Firenze
Em cada esquina, próximo a um ponto turístico, você encontrará uma placa marrom indicando a direção de outros pontos. Seguindo uma destas placas chegamos a Catedral de Santa Maria del Fiore “Duomo” de Florença. Ela é espetacular e impossível mostrar toda ela em uma única foto, precisaria de um vôo panorâmico.
Suas obras foram iniciadas em 1296 por Arnolfo de Cambio, passando por Giotto de Bondone, Francesco de Talenti e finalizada com a construção de sua cúpula por Filippo Brunelleschi em 1436. Com espantosos 153 metros de comprimento e 90 de largura é a 5º maior igreja da Europa. Neste link você encontra informações sobre ingressos e horários de visitação.
Ao lado da Duomo tem uma loja da Lindt, maravilhosa. Uma perdição para quem adora chocolate, como eu.
Batistero
Em frente a Duomo, está o Batistero, uma construção octogonal para representar o oitavo dia, quando da Ascensão de Cristo, simbolizando a vida eterna dada pelo batizado. Todo revestido em mármore, assim como a Duomo. Suas portas de Bronze foram feitas por Andrea Pisano, e seus relevos inseridos por Lorenzo Ghiberti. Tanto o Batistero, quanto a Duomo, são duas obras de arte. Neste link você encontra informações sobre ingressos e horários de visitação
Piazza Della República e Della Signoria
Seguindo a rua em frente a Duomo, chegamos a Piazza della República, onde há o portal de entrada para o centro velho de Florença.
Um pouco mais a frente, chegamos a Piazza Della Signoria onde estão o Palazzo Della Signoria (Palazzo Vecchio) e a Fontana Del Netuno. Praça central da cidade, sede do poder civil e o ponto mais badalado. Neste link informações sobre o museu.
Ponte Vecchio – Florença
Seguindo a rua da Duomo, depois da Piazza della Signoria, está a Ponte Vecchio, construída em arco sobre o Rio Arno. Originalmente foi construída em madeira, em 1333 foi destruída por uma inundação, e reconstruída em 1345 por Taddeo Gadi. Nesta ponte você encontrará inúmeras lojas de joias. Atravessando a ponte, estará o Palazzo Pitti e a esquerda da entrada da ponte está a Galeria degli Uffizi. Neste link você encontra informações sobre visitas ao palácio e neste link sobre a Galeria.
Piazza de Santa Croce
Voltamos e atravessamos a Piazza della Signoria, e chegamos a Piazza de Santa Croce. Nesta praça fica a Basílica de Santa Croce uma das principais igrejas católicas do mundo. Construída em 1294, nela estão enterrados vários artistas e cientistas da época como Michelângelo, Galileo Galilei entre outros. Em frente a igreja há uma estátua de Dante Alighieri autor da obra A Divina Comédia, nascido em Florença e apaixonado por sua terra natal, foi exilado injustamente em 1301 e impedido de retornar.
Florença é realmente maravilhosa, perca-se por suas ruas, admire sua arquitetura e suas obras de arte. Há milhares de lugares para conhecer, aqui citei alguns deles, querendo mais informações entre em contato. Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Deixe suas dúvidas aqui, terei prazer em responder.