O que fazer em Barcelona: roteiro imperdível para 5 dias de viagem

postado em: Barcelona, Espanha | 0

Barcelona com sua arquitetura incrível, me fez ficar apaixonada logo na primeira visita. Depois desta, houve outra visita, e com certeza voltaria anualmente para revê-la.  A cidade possui muitos monumentos, igrejas, parques sem contar as cidades ao redor. Neste texto você encontrará várias informações sobre o que fazer em Barcelona, e assim, poderá montar seu roteiro de viagem.

Uma cidade com cerca de 4000 anos de história, certamente tem muito a oferecer a seus visitantes. Barcelona passou a ser conhecida internacionalmente durante a Exposição Universal de 1888. Posteriormente, em 1929, houve várias alterações em sua arquitetura, modernização e ampliação de sua área urbana. Inclusive, foi nesta época que o Bairro Gótico nasceu, em lugar do Bairro da Catedral.

Veja outros lugares da Europa para seus roteiros: Paris a cidade luz e Florença.

 

La Rambla – O que fazer em Barcelona
La Rambla – Barcelona

 

O que fazer em Barcelona

Passeio pela Rambla

Rambla é uma das principais avenidas de Barcelona e uma das primeiras a nascerem na cidade. É uma via de mão dupla, com um grande calçadão central.

Enquanto caminha pelo calçadão, você encontra arquiteturas antigas, restaurantes, lanchonetes e várias lojas, que lembram bancas de jornais.

Nestas lojas, você encontra roupas, souvenirs, flores, doces, quadros e muito mais.

Nas ruas laterais a Rambla há muitas lojas com todos os tipos de artigos, roupas, calçados, bolsas, docerias, cafeterias e outros restaurantes.

Mercat La Bucheria

Parecido com os Mercados Centrais aqui no Brasil, que vende artigos variados, frutos do mar, doces, chocolates, frutas, com alta qualidade.

As bancas do mercado são grandes e variadas. Quando estive lá, as lagostas que estavam à venda, por exemplo, eram gigantes. Havia uma banca com pirulitos enormes, recheados de pirulitos normais…rs

Muitas frutas diferentes, lindas, grandes e saborosas. Não sei você, mas adoro passear por estes mercados.

 

Monumento a Cólon- O que fazer em Barcelona
Monumento a Cólon

 

Monumento a Colón e Plaça de Catalunya

Em uma das extremidades da Rambla você encontrará o Monumento a Colón. Este, foi inaugurado em 1888 em homenagem ao descobridor Cristóvão Colombo.

Do outro lado da Rambla está a Plaça de Catalunya, que é a mais central, e uma das maiores praças de Barcelona.

Na praça está a estação de Trem Catalunya, que apesar de ser uma linha de trem, ela trafega de forma subterrânea.

Nela, há duas plataformas que ligam o trem a duas estações de metrô, a Linha Verde L3 e a Linha vermelha L1.

Na Plaça de Catalunya, quando estive em Barcelona, estava acontecendo uma festa, tipo as quermesses que acontecem aqui no Brasil. Com música ao vivo, comidinhas e apresentações.

Parque Güell

Outra obra de Gaudí, e mais uma dica sobre o que fazer em Barcelona. Encomendado pelo empresário Eusebe Güell, foi projetado inicialmente, para ser um condomínio de alto padrão.

Porém, não foi bem recebido na época para esta finalidade. Então, foi vendido ao Município de Barcelona e transformado em parque público.

Dentro do parque está a casa em que morou o artista, Antoni Gaudí, por vinte anos. Local onde, desde 1963, funciona a Casa-Museu Gaudí.

Nela, pode-se encontrar objetos pessoais e algumas de suas obras, a casa está aberta a visitação. A área do parque está entre vários bairros da cidade e compreende uma extensão de 19 hectares.

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente das 8h00 às 20h30, última entrada 19h30.

Ingressos: para adquirir o ingresso ao parque utilize este link e fique fora da fila. É necessário comprar os ingressos antecipadamente.

Como Chegar: é possível chegar ao parque por metrô, utilizando a linha verde L3, e descer tanto na estação Lesseps ou Vallcarca, ambas estão a 20 minutos a pé do parque. Utilize a escada rolante na Baixada de La Glória.

 

Parque Güell - O que fazer em Barcelona
Parque Güell

 

Parque Montjuic

Outro ponto bem interessante em Barcelona, é o Parque Montjuic, que fica no alto de uma montanha.

Lá você encontrará vários atrativos, entre eles o Parque do Mirador, onde vários artistas ficam desenhando, e com uma vista linda da cidade.

Saindo da praça, subindo a rua a sua direita pegue o teleférico. Na primeira estação, está a Praça de La Sardana com uma Fonte linda.

Na segunda estação está o Castelo de Montjuic, uma construção de 1660. Além de sua estrutura muito bem preservada, há jardins lindos e uma vista maravilhosa do mar de Barcelona.

Além disso, há vários outros pontos interessantes para conhecer na montanha. Museu Nacional de Arte da Catalunha, Jardim Botânico, o Parque Olímpico, Fundação Miró, Pueblo Espanhol entre outros.

Horário de Funcionamento do Teleférico:

  • Novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, diariamente das 10h00 às 18h00
  • Março a maio e outubro, diariamente das 10h00 às 19h00
  • Junho a setembro, diariamente das 10h00 às 21h00

Para adquirir seu ingresso, acesse este link.

 

Castelo Montjuic
Castelo Montjuic

 

Museu Nacional de Catalunha – MNAC

Este museu está localizado na mesma região do Castelo Monjuic, no Palácio Nacional de Montjuic.

Uma construção realizada com o intuito de servir a Exposição Internacional de 1929, que somente em 1934 passou a funcionar como o Museu Nacional de Arte da Catalunha.

No museu, além das exposições de artes, também acontecem várias programações para todas as idades.

Horário de Funcionamento:

  • Horário de inverno: de outubro a abril, terça a sábado, das 10h00 às 18h00; Domingos e feriados, das 10h00 às 15h00
  • Horário de verão: de maio a setembro, terça a sábado, das 10h00 às 20h00; Domingos e feriados, das 10h00 às 15h00
  • Fechado às segundas-feiras, exceto feriados.
  • Fechamento anual: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.

Compre seu ingresso e faça uma visita a este incrível museu, e ainda tenha uma vista lindíssima da cidade.

 

MNAC – Museu Nacional de Arte da Catalunha
MNAC – Museu Nacional de Arte da Catalunha

 

Sagrada Família

Esta é outra das obras do arquiteto Antoni Gaudí, que você encontrará pela cidade. Sua construção foi iniciada em 1883.

Gaudí, faleceu em 1926 antes do término da construção da Sagrada Família, vítima de atropelamento. Esta igreja foi considerada a obra prima de Gaudí e impressiona por sua amplitude e beleza diferenciada, tanto interna, quanto externamente. 

As obras de construção da Sagrada Família, na verdade, ainda não foram terminadas. Conclui-se então, a complexidade desta obra, com previsão de termino para 2026, segundo o site da catedral.

Horário de Funcionamento:

  • De novembro a fevereiro: das 9h00 às 18h00
  • Março e outubro: das 9h00 às 19h00
  • De abril a setembro: das 9h00 às 20h00
  • 25 e 26 de dezembro e 1 e 6 de janeiro, das 9h00 às 14h00.

Como chegar:

  • Metrô L2 e L5 Sagrada Familia
  • Ônibus 19, 33, 34, 43, 44, 50, 51, B20 e B24.

Aconselho comprar os ingressos antecipadamente, pois, no dia que visitei a Catedral, quase não consegui entrar. Além disso, a fila era enorme. Utilize este link, para comprar seu ingresso evitando filas e conheça a Catedral Sagrada Família com acesso a uma de suas torres. Como é preciso escolher qual subir, sugiro a Torre do Nascimento.

 

Igreja Sagrada Família
Igreja Sagrada Família

 

Catedral de Barcelona e Bairro Gótico

A Catedral de Barcelona, localizada no Bairro Gótico, que originalmente chamava-se Bairro da Catedral, foi construída entre os séculos XII e XIV.

Esta catedral foi idealizada em homenagem a Santa Cruz e Santa Eulália. Toda reformulada em estilo gótico, tem dimensões grandiosas e uma belíssima decoração.

Tanto o Bairro Gótico, quanto a Catedral de Barcelona são lugares lindos para uma visita. Ambos estão próximos a Rambla. Basta caminhar pelas ruas na lateral esquerda da Rambla, e já estará no Bairro Gótico.

Além da Catedral, há também o Palácio da Generalitat, o Palácio Real Maior e o Palácio Episcopal, todos ficam próximos, praticamente um, no quintal do outro.

Na catedral é possível subir ao terraço, e se for final de tarde, ver um lindo pôr do sol.

Horário de Visitas a Catedral de Barcelona:

  • Dias úteis das 12h30 às 19h45
  • Sábados das 12h30 às 17h30
  • Domingos e Feriados das 14h00 às 17h30

Para conhecer melhor o que fazer em Barcelona dentro do Bairro Gótico, você poderá fazer um Tour pelo bairro neste link.

Museu Marítimo de Barcelona

Conforme é possível ver neste texto, o que não faltam são opções de o que fazer em Barcelona. E aqui estão somente algumas opções, a cidade oferece muito mais. Preciso voltar para conhecer o que ficou faltando.

Este museu está localizado bem ao lado do monumento a Cólon, lado direito, no início da Rambla.

O Museu Marítimo de Barcelona tem por princípio preservar e contar a história náutica Catalan. Por lá você encontrará em exposição, barcos que contam várias histórias, além de exposições temporárias.

Horário de Funcionamento

  • Segunda a domingo, das 10h00 às 20h00 (Acesso até 19h)
  • Domingos após as 15h00, entrada gratuita.
  • O museu fecha em 25 e 26 de dezembro e 1 e 6 de janeiro.
  • Nos dias 24 e 31 de dezembro, o museu fecha às 15h00.

 

 

Caminhar pela Orla da Praia

A orla da praia de Barceloneta fica muito próxima a Rambla, e é uma ótima opção para uma caminhada, apreciando o entardecer e o mar de Barcelona.

Caso esteja por lá no verão, será possível aproveitar o mar, mas lembrando, que por ser uma praia central, provavelmente estará repleta de turistas. Mas também, a cidade possui várias outras praias.

Ainda assim, não perca a oportunidade de, ao menos, fazer uma caminhada por sua orla, no Passeio Marítimo de La Barceloneta.

 

 

Onde se Hospedar em Barcelona

Certamente, você notou que meu ponto de partida em Barcelona, foi a Rambla. Assim, acredito que ela seja um ponto estratégico para conhecer e aproveitar melhor a cidade. Já que, por lá, você terá estações de metrô próximas. Terá, também, várias opções do que fazer em Barcelona, pois estará próxima ao Bairro Gótico, que tem muitas atrações.

Uma vez que, por lá passam os ônibus de turismo e há uma grande variedade de comércio, bares e restaurantes.

Onde ficar:

Hotel Sant Agustí: excelente opção. O hotel não é luxuoso, mas é muito organizado, limpo, tem um bom café da manhã e o atendimento é excelente. Além disso, a localização é perfeita, fica na Praça San Agustí, a duas quadras da Rambla. Neste link você poderá fazer a cotação deste hotel.

Hotel Best Auto Hogar: um hotel muito bem localizado também, fica na Avenida Del Paral-el. Em frente ao hotel há uma estação de metrô, e a Rambla está a 900 metros dele. Também não é um hotel luxuoso, mas, é muito limpo, organizado e o café da manhã é muito bom. Para fazer a cotação deste hotel, utilize este link.

O que fazer em Barcelona – Compras

Não sou muito adepta a compras, ainda assim, observei alguns pontos com lojas legais na cidade de Barcelona.

Rambla: na Rambla, claro, existem além das bancas no calçadão, várias lojas em ambos os lados da rua. Ao mesmo tempo, que são encontrados muitos bares e restaurantes por lá. Além disso, para facilitar a vida de quem gosta de comprar snack foods, há um Carrefour.

Bairro Gótico: Nas ruas ao lado direito da Rambla, no bairro Gótico, há inúmeras lojas. Lá, comprei uma bolsa linda da Desigual, loja que hoje está localizada no final da Rambla, próxima a praça de Catalunya. Além disso, há muitas docerias com delícias de chocolates, biscoitos e doces.

Shopping La Maquinista: além das lojas pela Rambla e Bairro Gótico, um bom lugar para compras é o shopping La Maquinista. Ele fica mais afastado do centro de Barcelona. Por lá há muitas lojas de todas as marcas e também lojas locais, com preços ótimos.

Para chegar ao shopping, pegue o metrô L1, na Praça da Catalunya e desça na estação Torras I Bages. Então, saia do metrô em direção à Rua Torras I Bages, siga para a rua Carrer Palomar, e vire a esquerda nela. Você andará cerca de 5 quarteirões até o shopping.

 

Shoping La Maquinista

 

Onde Comer em Barcelona

O que não falta, são opções de restaurantes em Barcelona. Visto que, concentrei minha estada na Rambla, foi por lá que fiz minhas refeições.

Sukaldari: este restaurante fica bem ao lado do Mercat La Bucheria, a paella dele é maravilhosa e também servem pizzas.  Endereço La Rambla, 87.

La Poma Pizzaria: outra opção na Rambla. Além de pizzas, servem peixes, massas, tacos, sanduíches e uma deliciosa sangria. Localizado na Rambla, 117.

O que fazer em Barcelona – Como Chegar as Atrações

Para conhecer todas as atrações da cidade, a melhor maneira é comprar um tíquete do ônibus de turismo, Hop-On Hop-Off.

Os tíquetes são vendidos para um ou dois dias. Para conhecer todas as atrações com calma, sugiro comprar o tíquete para dois dias. Dessa forma, você terá mais tempo e economizará.

São duas linhas, a vermelha e a azul, que passam por pontos distintos. Você pode descer e subir do ônibus quantas vezes quiser, basta guardar seu tíquete.

As duas rotas passarão pelos principais pontos turísticos e você pode trocar de linha nos pontos de junção das rotas.

Também poderá pegar o ônibus em qualquer um dos pontos turísticos. Na Rambla, por exemplo, há um ponto em cada extremidade. Uma na Praça da Catalunya e outro próximo ao Monumento a Cólon.

O que conhecer nos arredores de Barcelona

Outra opção, de o que fazer em Barcelona, é visitar alguns lugares nos arredores da cidade. Quando estive por lá, fiz visitas a duas cidades próximas.

Uma delas foi a cidade de Figueres, que fica a 138 km de distância de Barcelona. Fomos até lá de carro. As estradas são ótimas, bem sinalizadas e no caminho há apenas um pedágio.

Figueres é a cidade onde está localizado o museu de Salvador Dalí, além disso, é o local onde nasceu o artista. Fora o museu, há outros pontos interessantes na cidade como o Castelo San Ferran.

O outro lugar que fomos visitar a partir de Barcelona, foi Montserrat, o mosteiro localizado no alto da montanha.

O lugar é simplesmente lindo. A vista que se tem da região, do alto do mosteiro, a beleza da catedral, são indescritíveis. E lá você também encontra lanchonetes e restaurantes.

Para estes passeios, que são fora da cidade sugiro a locação de um carro. Isso facilita a locomoção e dá maior liberdade para ir e vir nos horários que melhor convier a sua programação.

 

Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona

 

Dicas finais para sua viagem a Barcelona

Uma viagem como esta, a Barcelona, trará muitos momentos lindos para sua memória. E algo que hoje não pode faltar, é o registro destes momentos. Normalmente quando fazemos estes registros uma das primeiras atitudes é postar nas redes sociais, ou enviar para alguém que não está conosco.

Outro ponto importante durante uma viagem ao exterior é conseguir comunicar-se com familiares e amigos.

Assim sendo, nada mais prático que chegar ao seu destino, já conectado. Dessa forma, sugiro a compra de um chip internacional com dados ilimitados ainda no Brasil.

Como resultado, você chegará a seu destino já conectado, sem ter que perder tempo buscando chip no local.

E a utilização é muito simples. Só para ilustrar, basta desligar o celular quando estiver chegando ao destino e inserir o chip no aparelho. Lembrando que, mesmo que seu aparelho seja de duplo chip, retire o de sua operadora. Então, basta ligar novamente o aparelho, ligar o sistema de roaming, para que, ele passe a funcionar normalmente. Por fim, seu whats app permanecerá com seu número de telefone do brasil, sendo assim, poderá continuar utilizando seus contatos.

Você também pode cotar suas passagens aéreas conosco, basta utilizar este link.

Fonte Histórica: Site de Barcelona.

Em conclusão, espero que estas informações sobre o que fazer em Barcelona, ajude você a montar seu roteiro por esta linda cidade Espanhola. Se acaso tiver alguma dúvida sobre Barcelona, deixe sua pergunta aqui embaixo, será um prazer responder. Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.

Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Alessandra, é uma pessoa apaixonada por viagens. Formada em Comércio Exterior e escreve o blog Viagens de Cá pra Lá desde 2014. Adora ler e fazer fotos. Buscando sempre lugares inusitados para suas viagens, seu intuito é trazer informações mais completas possíveis para você, Leitor. Seja bem vindo ao blog Viagens de Cá pra Lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *