Comida Típica do Japão, restaurantes tradicionais em São Paulo

postado em: Brasil, Capital, São Paulo | 10

A comida típica do Japão mais conhecida por nós brasileiros, é o sushi e o sashimi. Mas, existem muitas outras delícias desta culinária, que ainda não estamos habituados, ou não conhecemos.

Com toda certeza, estas delícias podem ser encontradas em restaurantes espalhados por São Paulo, principalmente no Bairro da Liberdade. Este, que se tornou um ícone da imigração e cultura Japonesa no Brasil.

Sendo assim, por todo o Bairro da Liberdade é possível encontrar restaurantes e lojas que vendam comidas e ingredientes da culinária japonesa. Porém, é na rua Thomaz Gonzaga onde se concentram os melhores e mais tradicionais, restaurantes de comida típica do Japão.

A Rua Thomaz Gonzaga é uma travessa da Rua Galvão Bueno, fica a duas quadras da Estação de Metrô Liberdade.

Então, vou deixar aqui pra vocês uma lista dos restaurantes encontrados por lá, que conheci, durante a 3º Edição do Japão.br. Um evento organizado pela Pati, do blog Bagagem de Memórias.

 

Hotéis: encontre os melhores hotéis, com os melhores preços e com toda praticidade, sem pagar nada mais por isso, e cancele quando quiser no Booking.com.

 

Comida Típica do Japão – Lista de Restaurantes

  • Yamaga Restaurante

Um restaurante muito charmoso, que acima de tudo tem uma decoração tipicamente oriental. O restaurante possui um ambiente reservado para grupos maiores, com mesa baixa e tatame. Você fica sentado no chão, ou seja, no tatame. Os pratos servidos são a la carte e muito bem servidos.

A arrumação dos pratos é um espetáculo, você já come com os olhos.

Localização: Rua Thomaz Gonzaga,66

Horário de Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira das 11h30 às 14h30 e das 18h30 a 22h30, sábado das 12h00 às 15h00 e das 18h00 às 23h00, domingos das 12h00 às 21h00. Não abre às quartas-feiras.

 

"<yoastmark

  • Komei Restaurante

Restaurante simples em sua decoração, mas que serve pratos deliciosos, da comida típica do Japão. Um restaurante para os ocidentais aprenderem que comida japonesa, não é somente sushi e sashimi.

Sendo assim, lá conheci outra comida típica do Japão, um prato chamado Karé.

Karé, que é um curry japonês, servido também num combo, que vem o Karé e empanados com salada. O empanado pode ser de frango, camarões, carne bovina, suína ou peixe.

Localização: Rua Thomás Gonzaga, 65.

Horário de Funcionamento: quarta-feira a sábado e segunda das 11h30 às 22h00, domingos das 11h30 às 21h00. Não abre às terças-feiras.

 

Aluguel de Carros: a RentCars te ajudará, fazendo um comparativo das melhores locadoras em todo o mundo, mostrando o melhor custo benefício.
  • Espaço Kazu

Uma parte restaurante, outra cafeteria. Servem sushi, sashimi e outros pratos.

Além disso, servem deliciosos doces, um mais lindo e mais gostoso que outro. Uma ótima pedida para o almoço tradicional japonês e com sobremesas deliciosas na parte de cima. São doces, tortas, bolos e mini tortas.

Localização: Rua Thomás Gonzaga, 84.

Horário de Funcionamento: segunda-feira das 11h00 às 15h00, quarta-feira a domingo e feriados das 11h00 às 15h30 para almoço. Segunda-feira a sábado das 18h00 as 22h30, domingos e feriados das 18h00 às 21h00 (jantar). Terça-feira fechado.

 

Espaço Kazu - Comida Típica do Japão
Espaço Kazu – Comida Típica do Japão

 

  • Restaurante Samurai

Este restaurante não só, é uma representação de restaurante tradicional japonês, como também possui uma área de Karaokê, onde é possível garantir a diversão. O restaurante serve vários pratos típicos japoneses, quer seja sushi, sashimi e cia, que já conhecemos, quer seja pratos diferentes e muito tradicionais.

Localização: Rua da Gloria, 608

Horário de Funcionamento: segunda-feira e terça-feira das 19h00 às 2h00, quarta-feira e quinta-feira das 19h00 às 3h00, sexta-feira e sábado das 19h00 às 4h00. Fechado aos domingos.

Saiba como contratar o melhor seguro para sua viagem, clique no botão abaixo.

 

Como Contratar Seguro Viagem

 

 

Restaurante Samurai - Comida Típica do Japão
Restaurante Samurai – Comida Típica do Japão

 

  • Restaurante Lamen Aska

Servem o Lamém com variações de caldos, e todos muito saborosos. Já que este restaurante, tem ótima qualidade e preço justo, está sempre cheio, portanto, sugiro chegar bem cedo, para não ter que aguardar muito tempo na fila.

Este é um restaurante bastante tradicional, sendo assim, tem espaço reduzido, atendendo apenas um número pequeno de pessoas. Como acontece nos restaurantes tradicionais no Japão.

Além disso, suas mesas são compartilhadas, e também é possível sentar no balcão, onde há a visão da cozinha, onde os pratos estão sendo elaborados. Bem interessante.

Localização: Rua Galvão Bueno, 466

Horário de Funcionamento: terça-feira a domingo das 11h00 às 14h00 e das 18h00 às 22h00. Segunda-feira não abre.

 

Passagens Aéreas: E se precisar de passagem aérea para sua visita a cidade, utilize esta plataforma, Passagenspromo, que lhe mostrará várias opções de companhias, com os melhores preços.
  • Restaurante São Paulo Tokyo

Este restaurante é bastante espaçoso, tem opções de mesa no térreo e também o balcão assistindo ao preparo dos pratos. Assim como, no primeiro andar, há mais mesas tanto na parte interna, quanto na varanda.

Além disso, há um espaço reservado com mesas baixas tradicionais da cultura japonesa, mas o piso embaixo das mesas, é um nível abaixo do piso normal. Assim, você fica sentado no tatame, mas não precisa ficar com as pernas dobradas, mais confortável.

O rodízio deles é espetacular, uma grande variedade de itens, com apresentações lindíssimas. Os drinks também são ótimos e lindos.

Localização: Rua Borges Lagoa, 1172, Vila Clementino.

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira: 11h30 às 15h00 e 18h30 às 22h30. Sábados e feriados: 12h00 às 16h00 e 18h30 às 22h30. Aos domingos está fechado.

A Rua Thomaz Gonzaga, de fato, pode ser considerada um centro gastronômico do bairro da Liberdade, aqui em São Paulo. São excelentes e variados restaurantes que oferecem deliciosas opções de comida típica do Japão, para conhecermos melhor esta culinária tão interessante.

Mas, como vocês puderam ver neste texto, há outros lugares na cidade com restaurantes de culinária japonesa. E estas são somente algumas opções.

 

Internet no Exterior: a melhor forma de manter-se conectado fora do país, é utilizando um Chip da EasySim4u, com planos de internet ilimitada. Você já chega ao seu destino conectado.

 

Restaurante São Paulo Tokyo
Restaurante São Paulo Tokyo

 

Um pouco da História da culinária Japonesa

Segundo o site Wikipedia a comida típica do Japão passou por muitas mudanças após o fim do sakoku, período político de isolamento do país, que foi até 1868. Então, a partir deste momento a culinária tradicional japonesa, sofreu influência do lado ocidental do mundo.

A comida típica japonesa, preza pela qualidade e sazonalidade dos alimentos, e também a sua apresentação. Por isso, nos restaurantes japoneses, os pratos são servidos de maneira tão primorosa.

A base da culinária japonesa é o arroz branco, todos os outros elementos servidos junto são considerados um acompanhamento.

 

Ingressos: Compre os ingressos para as atrações em suas viagens com a GetYourGyide, você terá toda a comodidade, e não perderá tempo precioso de sua viagem com filas.

Como utilizar os itens à mesa

  • Oshibori: uma toalha ou lenço, umedecido e aquecido, que é entregue nos restaurantes, e deve ser utilizado antes de comer, para higienização das mãos;
  • Chawan: são as tigelas, onde servem o arroz e as sopas;
  • Shoyo: tradicionalmente o molho de soja não deve ser colocado sobre o arroz, isso é considerado rude. O Shoyo deve ser utilizado em pratos com nabo ou tofu, por exemplo.

Nome de alguns itens da Comida Típica do Japão

 

Comida Típica do Japão
Comida Típica do Japão

 

Concluindo, espero que tenha gostado destas indicações de restaurantes de comida típica do Japão, e desta forma, possam aproveitar um pouco mais esta culinária em São Paulo. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Se acaso tiverem alguma dúvida ou sugestão, deixem nos comentários aqui embaixo. Será um prazer responder. Até o próximo post.

 

 

Japão BR
Japão BR

Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Alessandra, é uma pessoa apaixonada por viagens. Formada em Comércio Exterior e escreve o blog Viagens de Cá pra Lá desde 2014. Adora ler e fazer fotos. Buscando sempre lugares inusitados para suas viagens, seu intuito é trazer informações mais completas possíveis para você, Leitor. Seja bem vindo ao blog Viagens de Cá pra Lá.

10 Responses

  1. Ana

    Muito interessante o post sobre restaurantes japoneses em São Paulo. A cidade tem uma forte influência e os restaurantes devem ser maravilhosos.

    • Alessandra Lima

      Oi Ana,
      Realmente São Paulo tem grande influência da cultura e culinária japonesa.
      Estas são apenas algumas das opções, existem muitos mais.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  2. Gabriela Torrezani

    Adorei as dicas de comida típica do japão, realmente em São Paulo somos loucos por comida japonesa, é um restaurante em cada esquina. Sinto muita saudade disso morando fora. Amo temaki!

    • Alessandra Lima

      Oi Gabriela, sim em São Paulo há muitas opções.
      Que bom que gostou das dicas.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  3. Ana

    Amo comida japonesa!! Ja anotei as dicas para proxima vez que for a São Paulo!!

  4. Analuiza Carvalho

    Adoro a comida nipo-brasuca. No Japão tive certa dificuldade para me adaptar, mas a comida que os japoneses fazem aqui eu adoro! 🙂 São muitas as opções e embora já tem estado na Liberdade um sem par de vezes, não sabia que tinha tantas boas opções assim! Em minha próxima ida a São Paulo vou tentar experimentar alguns destes restaurantes. 🙂

    • Alessandra Lima

      Olá Analuiza,
      Imagino que a comida no Japão seja diferente, aqui ela é adaptada a nosso paladar.
      Adoro a culinária japonesa, e com certeza na Liberdade você encontrará muitas opções.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  5. Fernanda Scafi

    Eu não curto não a consistência d peixe cru então não como nem sushi e nem sashimi, mas é claro que tem muitos outros pratos sem peixe cru né? O duro é que aqui em Campinas por exemplo só tem essas coisas em restaurantes japoneses então eu nunca nem vou… Tô vendo que tenho q ir pra Liberdade mesmo pra experimentar outras opções!

    • Alessandra Lima

      Oi Fernanda, sim, tem muitas outras opções na culinária japonesa, além do peixe cru.
      A Liberdade é uma referência para conhecer estas variedades.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *