Ícone do site Viagens de Cá pra Lá

Praia do Sono em Paraty: Roteiro de 4 dias no paraíso

A Praia do Sono em Paraty faz parte da APA Cairuçu – Área de Preservação Ambiental de Cairuçu. A vida nesta terra de areias brancas e águas cristalinas iniciou-se com 220 famílias que viveram ali até a década de 1970, quando foi aberta a Rodovia Rio-Santos.

Até então, as famílias viviam da produção do próprio alimento e com a pesca artesanal. Porém, com a construção da rodovia, investidores convenceram as famílias a deixarem suas terras oferecendo uma indenização, restando apenas 17 famílias que continuaram lutando por suas terras e sua preservação.

Hoje, existem na Praia do Sono 60 famílias que fazem o cultivo da mandioca, produzindo farinha em uma casa de farinha mantendo assim a tradição alimentar. A economia local atualmente gira em torno do turismo que ocorre em épocas específicas, como férias de verão e feriados prolongados.

As hospedagens do local são formadas por algumas pousadas, algumas casas de temporada e várias áreas de camping. Esta vila caiçara é bastante segura, além de garantir muita tranquilidade para relaxar.

Neste texto sobre a Praia do Sono em Paraty você conhecerá as maneiras de chegar até a ilha, as atrações existentes no local e ver suas belezas.

Leia Também:

O que fazer em Paraty

Praias de Ubatuba

Praia do Litoral Norte de São Paulo

Por do Sol – Praia do Sono Paraty

Como chegar à Praia do Sono em Paraty

O acesso à Praia do Sono em Paraty é feito a partir do bairro Laranjeiras no distrito de Trindade. Ali você encontra vários estacionamentos, que fora da temporada têm o custo de R$ 50,00 a diaria, um pouco mais à frente há outros lugares para estacionar o carro que tem um custo um pouco menor de R$ 25,00 (valores de setembro de 2021).

Este local não é exatamente um estacionamento, são ruas mais tranquilas fora do condomínio onde há “flanelinhas”. Eu e minhas amigas conseguimos parar no quintal da casa de um pastor, a vantagem é que este “estacionamento” fica bem perto da trilha para a Praia do Sono.

Como chegar de carro à Trindade

Saindo de São Paulo, há a possibilidade de seguir pela Airton Sena, Carvalho Pinto e Oswaldo Cruz que normalmente não têm tanto trânsito. Outra opção é seguir pela Rodovia dos Imigrantes e pegar a Rio-Santos, neste caminho você tem vistas maravilhosas do litoral norte de São Paulo, mas a probabilidade de ter grandes trechos de congestionamento é grande. Sem trânsito a viagem leva em torno de 4h30.

Saindo do Rio de Janeiro existem 3 opções para chegar a Praia do Sono em Paraty, uma delas é a mais demorada, são quase 5 horas de viagem, segue pela Dutra e pega um trecho da Rio-Santos. A segunda opção é seguir pela Carvalho Pinto e depois sair na Rio-Santos, ou, Dutra, Carvalho Pinto e Rio-Santos, ambas com 4h30 de viagem, mais ou menos.

Aproveitando que você está na região, que tal conhecer também Trindade em Paraty, neste texto a Klécia do Fui Ser Viajante, conta tudo que tem para fazer na cidade.

Aluguel de Carros: a RentCars te ajudará, fazendo um comparativo das melhores locadoras em todo o mundo, mostrando o melhor custo benefício.

Como Chegar a Praia do Sono de ônibus

Para visitar a Praia do Sono de ônibus, é preciso fazer o trajeto até Paraty, partindo do terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo, com as empresas Reunidas, ou Primar. Estas companhias têm saídas entre 9h00 e 22h00.

Chegando à rodoviária de Paraty, é necessário pegar um ônibus de linha, o 1040, até a Vila Oratório (Laranjeiras). É importante pedir informações sobre o ônibus ao chegar à rodoviária, pois podem ocorrer mudanças na linha até a data de sua viagem.

Partindo da Rodoviária do Rio de Janeiro, a companhia que faz o trecho até Paraty é a Costa Verde. Com horários de saída entre 4h00 e 20h00, chegando à rodoviária de Paraty,  basta se informar onde pegar o ônibus de linha até Trindade e verificar se continua sendo a mesma linha, 1040.

Como ir à Praia do Sono a partir do Bairro de Laranjeiras

Independentemente de fazer o trajeto até Trindade de Carro, ou de ônibus, ao chegar neste ponto, as formas de chegar à Praia do Sono é por barco, ou por trilha. As embarcações partem do píer localizado no condomínio Laranjeiras, basta perguntar ao pessoal dos estacionamentos como acessar os barcos, tem o custo de R$ 50,00 e leva em torno de 30 minutos de viagem.

Como chegar à Praia do Sono por trilha

A outra opção para acessar a Praia do Sono além do barco, é fazer a trilha que tem em torno de 3 km, com subidas e descidas em meio a Mata Atlântica. Esta trilha tem nível médio de dificuldade, por isso é importante chegar leve ao local.

Para quem pretende fazer a trilha, que é gratuita, é importante levar pouca bagagem, pois o peso dificultará mais a caminhada. Mantenha-se sempre na trilha demarcada, que é muito fácil de seguir, e tenha atenção por onde pisa. No último trecho da trilha, chegando à praia, a vista do alto é linda, este ponto fica na última subida da trilha, onde há a escada para descer pro Sono.

Vista da Praia do Sono a partir da Trilha

O que fazer na Praia do Sono em Paraty

A Praia do Sono é um lugar paradisíaco, muito sossegado, com poucas pessoas, principalmente na baixa temporada (estive lá em setembro de 2021), o tempo ali passa mais devagar. Nesta praia existem algumas opções de restaurantes, lanchonetes e bares.

Esta vila Caiçara oferece também um mini mercado, onde há alguns itens de higiene, limpeza e alimentos. Os preços são compatíveis com a dificuldade que existe na entrega da mercadoria para a vila, mas ajuda em uma emergência.

A Praia do Sono em Paraty oferece inúmeras opções de atividades, principalmente para quem gosta de estar em meio a natureza. Mas para quem prefere só relaxar também há esta possibilidade. É só estender a canga na areia e ficar apreciando aquele mar azul maravilhoso e dar um mergulho.

Trilha do mirante da Praia do Sono

Além da vista que se tem a partir da última subida da trilha para chegar à Praia do Sono, também é possível ter um visual lindo da praia, a partir do mirante do lado esquerdo. É possível avistá-lo da areia, no alto há uma pequena pérgola.

Para chegar ao mirante é preciso subir muitos degraus, é em torno de 1 km de subida não muito íngreme, e a vista que se tem lá de cima vale cada degrau e cada metro de caminhada. Ele fica no início da trilha para Antigos.

Mirante Praia do Sono em Paraty

Trilha da praia de Antigos

Aproveitei para fazer a trilha de Antigos no mesmo dia que subi até o mirante, pois ficam no mesmo caminho. A distância entre a Praia do Sono e a Praia de Antigos é de 1900 metros, com algumas subidas e descidas, passando por dentro da Mata Atlântica.

A trilha da Praia de Antigos é muito bem demarcada, não há como errar o caminho, além disso existem placas indicando a entrada da praia, assim como a continuação das outras trilhas. Esta praia tem uma faixa de areia extensa, além de pedras que completam o cenário. Águas azuis, com uma temperatura agradável e cristalinas e com muitas árvores em volta.

Por ser uma praia com acesso por trilha, ela é bem tranquila, praticamente deserta, é excelente para aproveitar o mar e relaxar.

Trilha da praia de Antiguinhos

Voltando para a trilha, onde há a placa indicando os outros destinos, é só seguir por mais uns 700 metros e chegará a Praia de Antiguinhos. Esta praia é um pouco menor, mas com uma faixa larga de areia, pedras e árvores ao redor.

Outra praia tranquila com águas cristalinas e com temperatura agradável, muito boa para descansar e relaxar antes de voltar à próxima trilha. Para continuar a trilha basta voltar onde está a placa de Antiguinhos e seguir a indicação.

Praia de Antiguinhos

Trilha da Praia e Cachoeira das Galhetas

O próximo ponto a ser conhecido na Praia do Sono em Paraty é a Cachoeira e a Praia das Galhetas. Este trecho da trilha até a cachoeira tem 1,2 km, e até a praia são em torno de 300 a 400 metros. A cachoeira das Galhetas fica para o lado esquerdo no final da trilha e a Praia para o lado direito.

Durante todo percurso destas trilhas há placas indicando o caminho a ser seguido e as distâncias até os destinos.

A Cachoeira das Galhetas tem uma formação rochosa muito bonita com a queda d’água do lado esquerdo e poço onde é possível se banhar. As fotos ali ficam lindas.

Voltando a trilha chega-se a Praia das Galhetas, o caminho passa por uma ponte sobre o rio que forma a cachoeira, uma visão muito bonita também.

Depois de atravessar a ponte, há outro pedaço de trilha onde se caminha por entre árvores e plantas nativas, a praia fica à direita. A Praia das Galhetas é bem pequena, com muitas pedras e é linda.

Trilha da Cachoeira do Jacaré

Outra trilha possível de ser feita na Praia do Sono em Paraty, é a da Cachoeira do Jacaré. O início da trilha fica dentro da vila, ao lado da igreja, neste ponto há uma placa indicando o caminho. Esta trilha tem nível fácil, com alguns trechos um pouco mais difíceis, por ser necessário passar por um riacho, sobre pedras, portanto é importante estar com as mãos mais livres possível.

Durante o percurso, tanto nesta, quanto nas outras trilhas você encontra outras pessoas, o que dá um pouco mais de segurança. Esta trilha eu fiz sozinha, e em alguns momentos me senti um pouco insegura, mas quando encontrei outras pessoas pelo caminho, fiquei mais tranquila. Ela tem em torno de 1,1 km de distância, é um lugar bonito e tranquilo, bom para meditação.

Cachoeira das Galhetas – Praia do Sono em Paraty

Trilha da Cachoeira do Saco Bravo

A Praia do Sono em Paraty foi o último destino de uma viagem de 10 dias que estávamos fazendo, com várias trilhas. Algumas mais fáceis e outras mais difíceis, e eu estava bastante cansada, então resolvi não fazer a trilha da Cachoeira do Saco Bravo.

Mas esta trilha pode ser feita a partir da Praia do Sono até a Praia de Ponta Negra, seguindo as trilhas de Antigos, Antiguinhos e Galhetas, ou pode-se chegar até Ponta Negra de Barco e fazer somente o trecho até o Saco Bravo.

O valor da viagem de barco até Ponta Negra é de R$ 50,00 cada trecho por pessoa. Chegando a praia é preciso contratar o serviço de um guia, pois não é permitido fazer a trilha do Saco Bravo sozinho.

Para esta trilha fizemos contato com a Fernanda @guia.sacobravo.paraty, que conhece muito bem a região. Esta trilha tem nível avançado de dificuldade, portanto é preciso um bom condicionamento físico para ser feita. Mas apesar das dificuldades vale a pena o sacrifício, o lugar é deslumbrante.

Praia do Sono

Na Praia do Sono em si, também é possível fazer algumas atividades na comunidade caiçara. O contato com os locais dá a possibilidade de conhecer a cultura dos moradores, além de realizar algumas atividades como passeios de canoa e visitar o cerco (método de pesca artesanal), estes passeios podem ser realizados com o pessoal da Pousada Mãe D’Água.

Nestas atividades os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais profundamente a cultura local, acompanhando a vida cotidiana e atividades caiçaras. Outra atividade para vivenciar os hábitos tradicionais é estar ao redor da fogueira fazendo peixe assado na folha de bananeira.

Trilha da Praia de Ponta Negra

A trilha da Praia de Ponta Negra é a continuação da trilha de Antigos, Antiguinhos e Galhetas. São em torno de 3,8 km de distância, a trilha não é tão difícil, possui algumas subidas e descidas, de nível moderado.

Por todo o trajeto há placas indicando a direção e as distâncias de um local para outro, assim é fácil fazer a trilha sem guia. Somente a partir de Ponta Negra, caso queira fazer a trilha do Saco Bravo, é necessária a contratação de um guia.

Onde se hospedar na Praia do Sono em Paraty

Minha hospedagem na Praia do Sono em Paraty foi na Pousada Mãe D’Água, que é quem faz os passeios de canoa e a imersão na cultura do povoado. Mas existem outras opções de acomodações, que deixarei os links abaixo. Para contatar a Pousada Mãe D’Água basta entrar neste link.

Outras opções de pousadas na Praia do Sono:

Camping e Chalé do Claudinho: Pousada pé na areia, com ótima avaliação, conta com chalés e espaço para camping.

Chalé Azul Praia do Sono:  Excelente acomodação localizada a 50 metros da praia do sono com ótimas avaliações.

Onde comer na Praia do Sono

Existem algumas opções de bares e restaurantes na Praia do Sono em Paraty, algumas das pousadas também oferecem restaurantes com vários pratos elaborados com peixes, frutos do mar e carnes.

Também existem opções vegetarianas em alguns deles, uma das opções para lanches ou mesmo petiscos e drinks, é a Pousada Mãe D’Água. Os hambúrgueres são elaborados artesanalmente, e também servem cervejas artesanais da região.

Outra opção para petiscos, pratos e drinks, é o Samburá Bar e Restaurante, onde pude experimentar o drink Jorge Amado feito com a famosa Cachaça da região Gabriela.

Praia das Galhetas – Praia do Sono

Quantos dias ficar na Praia do Sono

Minha estada na Praia do Sono em Paraty foi de 3 noites, portanto tive 4 dias inteiros no local o que me deu a possibilidade de fazer todas as atividades que tinha planejado, e também relaxar na praia. O primeiro dia foi usado no deslocamento, entre a viagem de Paraty até Laranjeiras, a trilha para chegar à praia e para descansar.

Para quem gosta de fazer viagens mais tranquilas, conseguindo aproveitar as atividades e também descansar e relaxar, indico a estadia de ao menos 4 noites, com este tempo será possível fazer as trilhas e também tirar um tempo só para ficar na praia.

Melhor época para visitar a praia do sono

Visitei o Sono no mês de setembro, que foi um período bem tranquilo, não havia muitos turistas e o clima estava bem ameno.

Teve um pouco de chuva, mas nada que tenha atrapalhado fazer as trilhas. Por ser um local com acesso mais difícil, segundo a dona da pousada que fiquei, a Praia do Sono não costuma ter um movimento muito grande durante o ano todo.

Porém, os períodos fora de férias escolares e feriados prolongados são sempre os mais indicados para visitar a praia. Além disso, o índice de chuvas na região também é algo importante a ser levado em consideração. O período menos chuvoso na Praia do Sono é entre os meses de maio e setembro.

Cachoeira do Jacaré – Praia do Sono

Dicas e cuidados para conhecer melhor a Praia do Sono

Como o acesso à Praia do Sono em Paraty é um pouco mais difícil, existem algumas dicas que podem tornar a viagem mais tranquila.

Caso você pretenda chegar à praia por trilha, a dica mais importante é levar uma bagagem fácil de carregar, e que não esteja muito pesada. Uma mochila é a melhor opção, levando somente itens essenciais, o mesmo vale para quem pretende chegar à praia de barco, pois será necessário caminhar um trecho em areia com a bagagem.

Outro ponto importante a ser levado em consideração, é que a Praia do Sono é em meio a natureza, fazendo parte de parques naturais, portanto é importante levar um bom repelente. Caso você goste de incensos, levar um alguns de citronela também podem ajudar a espantar os pernilongos.

Como é um destino propício para a realização de trilhas, é importante levar um calçado fechado para isto, as melhores opções são: um tênis com solado de borracha ou uma bota de trekking. Chapéus, bonés e protetores solares também são primordiais.

Durante as trilhas procure manter-se no caminho demarcado, sem pisar fora da trilha, isso ajuda na preservação do local, sem agredir outros trechos da mata, e também para sua segurança.

Tenha sempre atenção onde pisa, pois como são trilhas no meio da mata é possível ter algum animal e pode ocorrer algum acidente.

Não retire nada da natureza, nem mesmo uma pedra, pois ela faz parte de um ecossistema e sua retirada pode causar danos à vida na natureza. Preserve os lugares, para termos sempre a oportunidade de voltar a visitá-los.

Outro ponto importante é levar água e lanches para realizar as trilhas, pois as praias que serão visitadas, Antigos, Antiguinhos e Galhetas, não possuem nenhuma estrutura. Lembrando sempre de trazer o lixo que produzir de volta para o descarte adequado.

Conclusão

Visitar a Praia do Sono em Paraty foi uma experiência surpreendente para mim, um destino que não havia entrado em meu radar até então, e que possui muitas belezas. Um local que oferece contato com uma cultura diferente, com um pedaço de Mata Atlântica quase intocado e com atividades ao ar livre.

Fazer trilhas na Praia do Sono, aproveitar o mar azul de águas cristalinas e temperatura amena, com certeza é a melhor forma para relaxar e se libertar do estresse do dia a dia. O contato com os moradores desta vila caiçara, permite conhecer melhor as dificuldades enfrentadas no local e assim, conseguirmos ter mais atenção com nossas ações nos destinos.

Entender que um local como a Praia do Sono enfrenta sérias dificuldades com o manejo dos resíduos produzidos é algo muito importante para construirmos uma consciência sobre nossa produção de lixo. Deixa muito evidente que o “jogar fora” não existe, todos estes resíduos ficarão acumulados em algum lugar, portanto o consumo desenfreado só trará prejuízos para nós mesmos.

Espero que você tenha gostado destas dicas sobre a Praia do Sono em Paraty, um paraíso que merece ser visitado e preservado. Caso necessite de ajuda com seu roteiro basta enviar um e-mail para contato@viagensdecaprala.com.Br ou entrar em contato pelo WhatsApp 11 93045-5202 ou acesse este link. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.