Rio Douro Portugal: Visita de um dia no Vale do Rio Douro

postado em: Vale do Douro | 10

O Rio Douro Portugal, é um dos mais extensos da Europa. Ele nasce na Espanha, na cidade de Sória, com sua nascente a uma altitude de 2160 metros.

Então, em seu caminho, corta todo o norte de Portugal, desaguando no mar entre as cidades de Porto e Vila Nova de Gaia.

Em suas margens estão lindas cidades, além de Porto e Vila Nova de Gaia, as mais populares. Suas águas com desnível de 125 metros, são navegáveis graças a eclusas espalhadas pelo percurso.

Desta forma, percorrer parte da estrada EN 222, ou navegar por suas águas, é ter vistas lindas do Rio Douro.

 Já em Porto e Vila Nova de Gaia, você pode vislumbrar o Rio Douro por sobre a ponte D. Luiz I.

Enquanto, nos calçadões da orla das duas cidades você aprecia o ir e vir dos barcos.

A partir destas cidades saem vários cruzeiros e passeios de barcos, para conhecer o Vale do Rio Douro.

 

Leia também:

 Compre seu Seguro Viagem com 5% de desconto com o cupom DECAPRALA5

 

 

 

 

Peso da Régua - Vale do Rio Douro
Peso da Régua – Vale do Rio Douro

 

Rio Douro Portugal Mapa

O Vale do Rio Douro Portugal, possui muitas cidades durante seu curso, que vai até a Espanha.

Porém, em meu roteiro, conheci três delas.

Então, vou deixar abaixo, o mapa com as cidades e pontos de interesse que visitei.

 

 

O que fazer no Vale do Rio Douro Portugal

O Vale do Rio Douro Portugal, oferece várias opções de passeios.

Como fizemos: saímos de carro do Porto por volta de 8h30 e rumamos para Peso da Régua, pela estrada A4.

Esta foi a primeira cidade do Vale do Rio Douro que visitamos, e está a 118 km da cidade do Porto.

Mas, há outra opção para chegar até o Vale do Douro, que é seguir pela Estrada EN 222, que tem várias vistas do Rio Douro Portugal.

Porém, esta estrada é mais estreita e sinuosa, nós a pegamos, somente a partir de Peso da Régua.

Depois, de ficarmos um pouco em Peso da Régua, rumamos para a segunda cidade, Pinhão.

A partir daqui, todas as estradas e ruas que utilizamos, eram muito estreitas e sinuosas, às vezes com calçamento de pedra.

Então, nossa última parada, foi em Provesende, uma aldeia pitoresca no alto do Vale do Rio Douro.

Caso, você não esteja de carro, é possível fazer um cruzeiro fluvial, que passa por algumas destas cidades, ou fazer um tour que passará pelas mesmas cidades, com exceção de Provesende. Mas, poderá fazer degustações e conhecer vinícolas.

 

Vale do Rio Douro Portugal
Vale do Rio Douro Portugal

 

Visita de um dia ao Vale do Rio Douro

Em um dia de visita ao Vale do Rio Douro Portugal, só foi possível conhecer estes três lugares que citei acima, visitar uma vinícola e apreciar a vista de um miradouro.

Pois, as estradas entre as cidades no Vale do Douro, são bastante estreitas o que obrigada a reduzir a velocidade.

Mesmo porquê, você vai querer apreciar as vistas lindas que cada trecho da estrada oferece.

Sugiro, caso você tenha mais tempo disponível para sua viagem, que se hospede na região, por ao menos 2 dias.

Assim, poderá conhecer melhor as cidadezinhas, vinícolas e parques nacionais ao redor.

Hotéis no Vale do Rio Douro Portugal

Aqui deixarei algumas sugestões de hotéis, tanto com valores acessíveis, quanto aqueles hotéis de sonhos, com vistas lindas do Rio Douro.

Apenas lembrando, não conheci estes hotéis, coloco aqui indicações de locais, segundo os critérios que uso para a busca dos hotéis que eu uso. Que são, notas acima de 7,5, proximidade do local de interesse, bons comentários, etc.

Casa de Casal de Loivos: Este é o mais sofisticado dos três hotéis que coloquei aqui. Localizado em uma área no alto do Vale do Rio Douro Portugal. Com uma linda vista para o Rio Douro, inclusive de dentro da piscina. Esta é uma opção para ter duas noites de princesa, e claro, o valor condiz com a realeza da hospede.

Casa da Bela Vista: Esta é uma casa, que oferece acomodação em quartos com banheiros privativos. Também localizada no alto do Douro, com vista para o Vale e para os vinhedos. Possui café da manhã incluso e é uma opção mais econômica.

Dois Lagares House: Esta opção é um Cama e Café (bed and breakfast) também com café da manhã incluído, e com uma mini cozinha em todos os quartos. A vista do Vale do Rio Douro Portugal também é linda. Uma alternativa com valor intermediário entre as outras duas opções.

 

Vale do Rio Douro Portugal
Vale do Rio Douro Portugal

 

Cidades no Vale do Douro: Peso da Régua

Peso da Régua, foi a primeira área das vinhas, a ser demarcada na região do Vale do Rio Douro Portugal, com marcos de granito.

A cidade se tornou o centro da região, pois era dali que entravam e saíam todos os produtos comercializados no vale.

Foi a primeira cidade onde paramos em nossa visita ao Vale do Rio Douro Portugal. É uma cidade com pouco mais de 17.000 habitantes, e com apenas 94 quilômetros quadrados de área.

Fiquei pouco tempo na cidade e concentrei meu passeio em caminhar pela rua principal à beira do Rio Douro, que tem uma parte baixa, um calçadão, que você pode caminhar ainda mais perto do rio.

Neste calçadão, há bancos, parquinho, pista de corrida e uma vista linda da região ao nível do rio. Além, de árvores coloridas.

Também, aproveitei para caminhar sobre a ponte metálica e admirar o Rio Douro do alto.

Além disso, entrei na estação ferroviária, pequena e simples, que ao lado possui inúmeras lojas e restaurantes, alguns estavam abrindo, outros em reforma.

Mas, devem ser bem agitados na alta temporada, lembrando que visitei Portugal no inverno.

Apesar de minha breve parada na cidade, Peso da Régua oferece ainda Museus, Armazéns de Vinhos, miradouros, igrejas e outros atrativos para serem conhecidos.

Porém, aproveitei apenas, para admirar o vai e vem da cidade, a belezas de suas ruas, o rio e suas montanhas.

 

Peso da Régua - Vale do Rio Douro
Peso da Régua – Vale do Rio Douro

 

Cidades no Vale do Douro: Pinhão

Então, saímos de Peso da Régua, e seguimos para nosso próximo destino, Pinhão. Aqui, começou nossa viagem pela EN 222 uma estrada estreita e sinuosa, que guarda ainda vestígios dos marcos de granito que demarcavam as regiões de vinhas.

Esta cidade charmosa, já lhe recebe apresentando a estação ferroviária, cuja construção data de 1937. Toda em madeira, alvenaria e ornamentada de azulejos.

Fiquei encantada, tanto com a cidadezinha, quanto com a estação. A cidade rende belas fotos.

Mas, além disso, há também vinícolas, lojas de artesanatos, vindimas (na época da colheita da uva), miradouros e paisagens lindas.

Além, de conhecer o centro e a estação também visitei uma vinícola em Pinhão. Falo dela mais à frente.

Subindo por ruazinhas muito estreitas e sinuosas em pedra, chegamos também ao Miradouro Casal de Loivos, que oferece uma vista linda do Vale do Rio Douro Portugal.

Para chegar até lá, coloque no GPS Miradouro Casal de Loivos.

 

Estação de Trem Pinhão
Estação de Trem Pinhão

 

Vinícolas no Rio Douro – Quinta do Jalloto

Esta foi a única vinícola que conheci no Vale do Rio Douro Portugal, pois estava focada em conhecer as cidades e aldeias.

A Quinta do Jalloto fica na cidade de Pinhão, ou, na aldeia de Casal de Loivos. Mais precisamente ao lado do miradouro Casal de Loivos, que pertence a região de Alijó, assim como, a aldeia de Provesende.

 Esta vinícola que fica no alto do Vale do Douro, tem uma vista maravilhosa do Rio e suas vinhas.

Lá, você não irá conhecer o processo de produção de vinhos, pelo menos, não verá as máquinas.

Mas, aprenderá imensamente sobre os tipos de vinho, a história do Vinho do Porto, que é produzido no Vale do Rio Douro Portugal assim como, as diferenças entre os vinhos.

Então, a oportunidade de conhecer a Quinta do Jalloto, fazer a degustação de vinhos deliciosos e petiscar torradas com geleias e mel produzidos na região é uma experiência imperdível.

Fomos atendidos pela Marta, que nos deu uma aula sobre as plantações, os vinhos, as azeitonas e sobre a história da pisa da uva.

Aliás, o processo de fabricação dos vinhos da Quinta do Jalloto, continua sendo feito assim, com a pisa da uva feita como antigamente.

É muito interessante ouvir esta história, principalmente contada com tanto entusiasmo e por alguém que entende tanto do assunto.

As visitas para degustação a Quinta do Jalloto, são por agendamento, tem o valor de € 10,00 por pessoa. O agendamento pode ser feito pela página do Facebook da Quinta do Jalloto.

O endereço da vinícola é Rua da Calçada, 4, Casal de Loivos, em Pinhão. As ruas para chegar até a vinícola, são estreitas, sinuosas e feitas de pedras, é necessário dirigir com cuidado.

 

Vale do Rio Douro Portugal
Vale do Rio Douro Portugal

 

Aldeia Vinhateira de Provesende

Provesende na verdade, não é uma cidade, mas sim uma aldeia, chamada de Aldeia Vinhateira do Alto Douro.

Está localizada em um planalto, e entrar por suas ruas te dá a impressão de ter voltado alguns séculos no tempo.

Logo na entrada da cidade encontra-se a Igreja Matriz, e várias construções antigas, algumas bem conservadas, outras nem tanto.

Além disso, neste pequeno centro, há a Fonte que data de 1755 e o Pelourinho de 1578.

Além, destes pontos, perder-se por suas ruas, sempre vai levar você a pontos com construções em pedras, que são encantadoras.

Casas em pedras, com janelas em madeira, escadas também em pedras de granito bruto. Fiquei surpresa com a graciosidade da aldeia.

Entrei em um café, para usar o banheiro e tomar um café, o ambiente com todos os móveis antigos, mas uma máquina de café expresso super moderna. E, para minha surpresa, a senhora que atendia no balcão, a dona do café, tinha 92 anos, muito agradável e atenciosa.

Este, é o Café Central, que fica em frente ao Pelourinho, uma mostra de que a aldeia parou no tempo conservando sua história.

Esta aldeia, é lugar para parar e perder-se, aproveitar alguns pontos, que dão uma vista linda dos vinhedos e do Rio Douro e se imaginar vivendo numa cidade medieval.

 

Aldeia de Provesende - Vale do Rio Douro
Aldeia de Provesende – Vale do Rio Douro

 

Como manter-se conectado no Vale do Douro

Viajar para fora do país, sempre causa alguns problemas quando o assunto é conexão com a internet.

Todos gostamos de ficar conectados com nossas famílias e amigos. Além disso, ter a possibilidade de postar as fotos dos destinos nas redes sociais, também é um desejo.

Sem contar, que estando conectado o tempo todo em sua viagem, você poderá consultar seu roteiro personalizado, seguir rotas em mapas e pesquisar mais informações sobre o seu destino.

Mas, usar o roaming do celular vai gerar um custo alto, ou depender da internet wifi dos hotéis e restaurantes nem sempre resolve a situação.

Uma sugestão é levar o chip internacional aqui do Brasil, e já chegar conectada no destino. Eu sempre compro um chip de celular aqui e levo comigo.

É super prático, basta desligar o celular durante o voo e trocar os chips. Quando ligar novamente o aparelho, ele já estará conectado.

Lembrando que, mesmo que seu aparelho seja de duplo chip, retire o chip de sua operadora.

Então, basta ligar novamente o aparelho, acionar o sistema de roaming, para que, ele passe a funcionar normalmente.

Além disso, seu whats app permanecerá com seu número de telefone do brasil, sendo assim, você poderá continuar utilizando seus contatos.

 

Aldeia de Provesende - Vale do Rio Douro
Aldeia de Provesende – Vale do Rio Douro

 

Dica de Segurança para sua Viagem a Portugal

Um ponto importante em que se deve pensar na programação de sua viagem, é com a segurança e saúde de todos.

Desta forma, é aconselhável contratar um Seguro Viagem Internacional. Pois, não temos como prever se teremos algum imprevisto de saúde na viagem.

Então, é melhor prevenir, que arcar com um custo elevado por causa de algum problema de saúde durante. Normalmente os hospitais e consultas médicas fora do Brasil são caríssimos.

Conheço casos de amigos que tiveram custos em torno de 25.000,00 Euros com despesas médicas, por não terem um seguro.

Portanto, investir menos de R$ 200,00 para evitar problemas, é bastante razoável. Sem contar, que o seguro viagem internacional tem várias outras coberturas além da parte médica.

Os contratos preveem despesas com cancelamento e atraso de voos, extravio de bagagem, traslado e viagem de familiar para apoio, entre outros imprevistos.

Outra dica importante: sempre deixe copias de seu contrato de seguro viagem com algum familiar no Brasil. Deixe em destaque os números de contato, caso seja necessário acionar o seguro, em ambas as copias.

Tenha também seus contratos salvos no celular, em um e-mail que você consiga acessar facilmente. Leve estes documentos, e os comprovantes de hospedagem, passagem de retorno, também impressos. Inclusive durante a viagem, em sua bagagem de mão, caso seja solicitado na imigração.

Para contratar um seguro viagem, você pode utilizar a plataforma da SegurosPromo, um parceiro do Viagens de Cá pra Lá.

Uma plataforma totalmente segura, onde você encontrará um comparativo de várias seguradoras, com os melhores custos benefícios.

E com o cupom DECAPRALA5, você consegue um desconto de 5% em qualquer plano. Além disso, pagando em boleto, terá mais 5%. E aproveite sua viagem, com toda segurança e conforto.

 Compre seu Seguro Viagem com 5% de desconto com o cupom DECAPRALA5

 

 

 

 

Aldeia de Provesende - Vale do Rio Douro
Aldeia de Provesende – Vale do Rio Douro

 

Dicas para busca de passagem aérea

Falar sobre valores de passagens é algo um tanto quanto complexo, pois os preços variam muito de um dia para outro. Às vezes, até de um minuto para outro.

Mas, existem vários sites de busca de passagens, onde você poderá encontrar ótimos preços e promoções.

Para isso, é necessário começar sua busca com antecedência de pelo menos 4 a 5 meses da data de embarque.

Assim, as chances de conseguir um bom preço, será maior.

Normalmente faço buscas em vários sites como Passagens Promo, Google Flights, Maximilhas e Skyscanner.

Outra forma de conseguir passagens com bom preço, é fazer cadastro nos sites de busca, e sempre que houver alterações nos valores das passagens, você será notificada.

Nossas passagens saíram por R$ 5.162,76, isso porque comecei a buscar passagens em cima da hora da viagem. Apenas 30 dias antes.

Outra forma de baratear as passagens, é ter flexibilidade de datas e pegar voos com saídas em datas que muitas pessoas não aceitariam.

Por exemplo, em 2014 passei a véspera de Natal em voo, em 2018 passei o réveillon no avião e em 2019 passei o dia Natal voando. Mas, isso são somente sugestões, claro.

 

Estação de Trem Pinhão
Estação de Trem Pinhão

 

Conclusão

Um passeio pelo Vale do Rio Douro Portugal, é algo bem diferente e interessante, leva você a conhecer pequenas cidades e aldeias como aquelas que vemos em filmes.

Lugares com aquelas casas de pedras, senhoras com vestidos, aventais e lenços na cabeça, realmente um cenário de filmes antigos.

Além disso, você terá lindas vistas do Rio Douro, das montanhas verdinhas e, se for a época de as vinhas darem frutos, os vinhedos perfumados.

As informações para montar meu roteiro pelo Vale do Douro, eu pesquisei em blogs parceiro, no Keviagem, da Damares e no 360Meridanos, do Rafael.

Neste texto, há apenas uma parte de tudo que é possível fazer no Vale do Rio Douro Portugal. Pois, há muitas outras cidades e aldeias pitorescas e lindas na região. Mas, espero que meu relato lhe ajude a iniciar seu roteiro. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Tem alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário aqui embaixo. Até o próximo post.

10 Responses

  1. Fernanda Scafi

    Que passeio lindo esse pelo rio Douro em Portugal! Qnd fui pra lá, não passeei pelo rio propriamente, mas conheci Peso da Régua hehehe. Isso faz anos e anos e meus pais querem voltar pra fazer uma passeio de barco por esse rio!

    • Alessandra Lima

      Oi Fernanda,
      Andar pelas estradas do Vale do Rio Douro, é um passeio lindo.
      Também não fiz o passeio de barco, quero voltar para fazer.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  2. Suriàn

    A região do Douro é linda em Portugal. Eu amei conhecer. Vale inclusive estender os dias por lá. Adorei tuas dicas, obrigada por compartilhar.

    • Alessandra Lima

      Olá Suriàn, tudo bem?
      Q bom que gostou, fico feliz!!!
      Com certeza vale a pena ficar ao menos 3 dias por lá.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  3. Marcela

    Amei a dica de passei no Rio Douro! Vou fazer na minha viagem com certeza. Obrigada

    • Alessandra Lima

      Oi Marcela.
      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo, você vai amar a Região do Douro.
      É linda!!!
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  4. Lidiane Costa

    Alê, não sabia praticamente nada sobre o Rio Douro em Portugal e adorei suas dicas. Quando eu voltar a terrinha quero alugar um carro e fazer o que você fez =)

    • Alessandra Lima

      Oi Lidi,
      Que bom que gostou do conteúdo, a região do Douro é realmente linda.
      Vale uma visita.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  5. Fabíola Moura

    Nunca tinha lido nada sobre roteiros no Rio Douro Portugal e confesso que nunca tinha prestado atenção nessa região do país. Achei a região muito bonita e as dicas bem interessantes para incluir na viagem.

    • Alessandra Lima

      Olá Fabíola,
      A Região do Douro é linda, uma ótima opção para o roteiro de Portugal.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *