Praias do Algarve: Como foi conhecer as praias do Algarve no Inverno?

postado em: Albufeira, Algarve, Portugal | 10

Para conhecer as Praias do Algarve, no sul de Portugal, partimos do Porto, que foi nosso primeiro destino no país.

A distância entre Porto e Albufeira, que foi a cidade onde nos hospedamos, é de 533 km. Pegamos a estrada A1 e depois de Lisboa, entramos na A2, que nos levou ao Algarve.

Portugal é um país com muitas autoestradas que facilitam a circulação entre suas cidades. Todas muito bem sinalizadas e cuidadas.

Neste trecho da viagem, na estrada entre Porto, Lisboa e Algarve o valor do Pedágio foi de € 44,25 e o valor do combustível foi de € 1,56 por litro.

Assim, após uma viagem de mais ou menos 4 horas, chegamos à região das praias do Algarve. Uma região incrivelmente diferente de todos os lugares, pelos quais havíamos passado até então.

Ficamos 2 dias e meio no Algarve, foi o suficiente para conhecer os locais históricos das proximidades e também algumas praias.

Você também pode gostar de Ler:

Compre seu Seguro Viagem com 5% de desconto com o cupom DECAPRALA5

 

 

A caminho das Praias do Algarve
A caminho das Praias do Algarve

 

Vale a Pena visitar as Praias do Algarve no Inverno?

Bem, nossa visita às Praias do Algarve aconteceu em dezembro, inverno em Portugal. Mas, valeu a pena visitar a região no inverno?

A única coisa que posso dizer a você, é a minha opinião sobre esta visita, pois cada viajante tem seu modo de viajar e sonhos a realizar.

Em minha opinião, uma viagem como esta não é feita a todo momento, portanto, achei que seria interessante conhecer tudo que fosse possível nesta oportunidade.

Mas, claro, não fazendo da viagem uma maratona, ou quase…rs

Claro, que não foi possível entrar na água das Praias do Algarve, já que o tempo estava frio e a região tem muito vento.

Porém, conhecer aqueles lugares lindos, com paisagens deslumbrantes, já valeu cada momento passado no Algarve.

Aliás, até mesmo a vontade de entrar na água foi satisfeita, já que chegamos a uma das praias e a temperatura havia subido um pouco.

Então, aproveitei para colocar ao menos os pés na água, e foi maravilhoso, e talvez, se eu estivesse com um maio, eu teria entrado na água, apesar de gelada.

Mas, eu volto para aproveitar a praia como se deve.

Outro aspecto que foi positivo, já que eu não tinha muito tempo na região, foi que não havia muitos turistas.

Então, tanto a locomoção de uma praia para outra, quanto ver as praias foi mais tranquilo, pois não havia trânsito nem multidões nas praias.

Agora, vamos às praias que conheci e suas características e belezas, algo que não será fácil descrever a você.

 

Encontre seu Hotel no Algarve

 

Pôr do Sol em Albufeira
Pôr do Sol em Albufeira

 

Praias de Sagres Algarve

Em Sagres, além de várias praias, também existem fortalezas e faróis para serem visitados. No meu caso, estava buscando além das praias, as fortalezas.

Sagres, fica na pontinha do continente, e faz parte da Rota Vicentina, um circuito para caminhantes, por trilhas que passam pela costa e por áreas rurais. São 350 km de caminhada, passando por regiões e praias deslumbrantes.

Caso tenha interessem em fazer a Rota Vicentina, há o site oficial para entender melhor como funciona.

Praias em Sagres Algarve:

  • Praia do Martinhal;
  • Praia Baleeira;
  • Praia da Mareta;
  • Praia do Tonel;
  • Praia do Beliche.

Em minha visita a Sagres, conheci a Praia do Beliche. Nesta praia você chega pela estrada, onde há um platô, onde os carros podem ser estacionados.

Então, você desce uma escadeira para chegar à areia da praia.

Do outro lado da via, também há lugares para estacionar, além de um camping, com lugares para estacionar motor home.

 

Praia de Beliche - Sagres - Praias de Albufeira
Praia de Beliche – Sagres

 

Ao redor da areia da praia estão as falésias de calcário. Não é recomendável ficar nas proximidades dos paredões, nem sobre eles, nem embaixo, pois há risco de desmoronamento.

As águas do Atlântico que chegam a esta praia, chegam em pequenas ondas espumantes, com água azul esverdeada.

A paisagem do local vista do alto da falésia, é um espetáculo a parte, o mar batendo nas encostas e a paisagem ao redor, quase deserta, tudo muito diferente do que já conheci.

Sagres, fica a 89 km de Albufeira, onde ficamos hospedados. Além das praias, a região também oferece Fortalezas e um Farol.

Farol de São Vicente

Então, saímos da praia e seguimos pela estrada que nos levou ao Forte de São Vicente. Ele foi construído em 1846. A partir do forte, onde fica o Farol, é possível admirar as belezas desta parte do Litoral do Algarve, de um outro ângulo.

Sem Contar, que deste ponto é possível observar várias espécies de aves. Dentro do forte também existe um museu e a possibilidade de subir no Farol.

Horário de Visitas: As visitas são diárias das 10h00 às 18h00 de abril a setembro, e das 10h00 às 17h00 de outubro a março. A entrada no forte é gratuita.

 

Vista do Forte de São Vicente - Sagres
Vista do Forte de São Vicente – Sagres

 

Praias de Lagos Algarve

Depois de visitarmos as belezas em Sagres, partimos em direção as Praias de Lagos no Algarve. Lagos está localizado a 33 km de Sagres e a 46 km de Albufeira.

Além, de praias lindas, Lagos também oferece uma cidade histórica amuralhada para ser visitada. Não conheci a cidade histórica, pois meu objetivo era conhecer as praias da região.

Algumas das Praias em Lagos:

  • Praia Formosa;
  • Praia dos Estudantes;
  • Praia do Pinhão;
  • Praia do Camilo;
  • Praia da Piedade;
  • Praia Dona Ana.

Em lagos, conheci a Praia do Pinhão, pela parte de cima dos penhascos, que dá uma vista incrível das praias da região.

Por sobre as falésias, há trilhas, por onde é possível caminhar e ir avistando outras praias. Fiquei realmente impressionada com a beleza das praias do Algarve em Lagos.

As praias são acessíveis a partir do alto do penhasco, descendo-se por escadas. Suas águas são azuis, misturando tons claros e escuros.

A partir da areia, em alguns trechos, há pequenas aberturas na rocha, por onde se tem acesso a outra parte da praia.

 

Praia do Pinhão - Lagos - Praias do Algarve
Praia do Pinhão – Lagos

 

Praias de Portimão

Em Portimão existem inúmeras praias para serem conhecidas. É possível apreciar todas elas do alto, e ter uma vista linda, do mar e das falésias calcárias.

Segue a lista de algumas Praias de Portimão no Algarve:

  • Praia do Alvor;
  • Praia dos 3 Irmãos;
  • Praia da Prainha;
  • Praia de João Arens;
  • Praia do Vau;
  • Praia da Rocha;
  • Praia dos Careanos;
  • Praia dos 3 Castelos;
  • Praia do Alemão.

Mas, claro que não foi possível ver todas elas, então, fui parando e buscando por algumas que me chamaram atenção em minhas pesquisas.

Uma delas, era a praia do Alemão. Um dos acessos a praia é por uma trilha, mas suas areias se estendem por outras direções, atrás de rochas.

Esta praia tem uma faixa extensa de areia, e muitas rochas, tanto na areia, quanto dentro do mar.

Um pouco a frente da Praia do Alemão, está a Praia do Vau, a extensão de areia é bem grande também. Com muitos penhascos a volta e dentro do mar. Uma paisagem de encher os olhos.

É possível andar por sobre os penhascos a volta da Praia do Vau, e ter uma vista ainda mais bonita da praia.

 

Praia do Vau - Portimão - Praias do Algarve
Praia do Vau – Portimão

 

Praia de Benagil Algarve – Lagoa

Esta é uma das praias mais lindas do Algarve, ao menos em minha opinião. A praia em si, é bonita, mas simples, porém lá existe uma gruta chamada Gruta de Benagil.

A Gruta possui várias aberturas, inclusive uma superior, em seu teto. Por dentro dela, a luz que entra por suas aberturas, reflete na água azul que se mistura as cores da rocha, fazendo uma imagem de beleza indescritível.

No inverno, não é possível ir até a gruta, pois é preciso nadar, ou ir de caiaque ou barco até lá, e as águas são muito geladas.

Porém, é possível também, avistar a gruta, pela parte superior. Na rua que dá acesso a praia, existe um restaurante chamado O Algor, ao lado esquerdo dele, há uma escada, que leva a uma trilha.

 

Gruta de Benagil - Praias do Algarve
Gruta de Benagil Vista de Cima – Praias do Algarve

 

A trilha, por sua vez, que é super fácil de ser seguida, leva ao topo da Gruta de Benagil, de onde é possível ver parte de dentro da gruta.

Ela é toda cercada, pois há o risco de desmoronamento, portanto, respeite a sinalização e não ultrapasse a cerca. Tanto por sua segurança, quanto para preservar o local.

As trilhas, continuam e levam você a ter vistas de outros pontos da praia de Benagil, de outras grutas e também outras praias.

Todas lindas, com águas azuis misturando tons de azul claro e escuro. Caso não esteja de carro, é possível contratar passeios que levam até a Gruta de Benagil, a partir de Albufeira.

Outras Praias de Lagoa, próximas a Benagil:

  • Praia da Corredora;
  • Praia da M.nha;
  • Praia da Albandeira;
  • Praia do Carvalho;
  • Praia do Cão Raivoso.

 

Benagil - Praias do Algarve
Benagil – Praias do Algarve

 

Praia da Falésia – Vilamoura

A Praia da Falésia fica em Vilamoura, região de Loulé, pertinho de Albufeira e Faro. É uma grande extensão de areia, toda circundada por Falésias.

Para Chegar à praia, há um estacionamento onde se pode parar o carro. Depois, do lado direito do estacionamento, há uma ponte que atravessa a Ribeira da Quarteira, e leva você até uma passarela.

Então, andando por esta passarela, que circunda parte da praia, você encontrará bares e restaurantes e o caminho, para o topo da Falésia.

Você poderá caminhar pelas falésias e ter vistas lindas do mar.

No decorrer do caminho, pela passarela, há um local para descanso, com banco para apreciar o mar e o pôr do sol.

A Praia da Falésia não é tão bonita quanto as outras que visitei, mas é bem diferente de praias que já conheci.

 

Pôr do Sol - Praia da Falésia
Pôr do Sol – Praia da Falésia

 

Praia de Santa Eulália – Albufeira Algarve

A última praia que conheci, foi a praia que fica a uma quadra do hotel onde me hospedei em Albufeira.

Praia de Santa Eulália, tem uma pequena extensão de areia, mas a paisagem a sua volta é muito bonita.

Há um restaurante na areia, com jardim de um lado da praia e do outro lado, bancos com mesas em madeira, para apreciar o mar e aproveitar a praia.

Mapa das Praias do Algarve que visitei

Abaixo, deixo o mapa com a marcação das praias que conheci, assim, você poderá utiliza-lo para seu roteiro.

 

 

Praia de Santa Eulália - Albufeira - Praias do Algarve
Praia de Santa Eulália – Albufeira

 

 

Onde Ficar no Algarve

Bem, para minha estada nas Praias do Algarve, escolhi me hospedar em Albufeira. Que fica próxima a Faro, que era um ponto que eu tinha interesse em conhecer, e facilitava a visita às praias.

Santa Eulália Praia: Apesar do hotel ter apenas 3 estrelas, a qualidade dos quartos, limpeza e organização, surpreenderam. Hotel novo, ótimo café da manhã servido em uma área que a noite se transforma em bar, servindo drinks e lanches. Fica a uma quadra da Praia de Santa Eulália.

O que fazer em Albufeira

Albufeira é um misto de cidade litorânea, e cidade histórica. Minha visita ao centro histórico foi bem rapida.

Me perdi por suas ruas com casas e prédios brancos, com portas arredondadas e coloridas. Repleta de lojas de souvenirs, mercearias, onde encontrei goiabada Predileta.

Marca de doces do interior de São Paulo, mas que já é encontrada na capital e em Portugal!!!

Acabei não visitando os pontos históricos da cidade, já que meu foco eram as praias e Faro. Mas a cidade oferece algumas opções de locais a serem visitados.

Pontos turísticos de Albufeira:

  • Igreja de São Sebastião e Museu de Arte Sacra;
  • Igreja Nossa Senhora da Conceição;
  • Torre do Relógio;
  • Miradouro;
  • Porta da Vila (Muralha);
  • Museu de Arqueologia.

Ali na cidade, também há algumas praias que podem ser aproveitadas no verão.

A partir, da Praça da República, onde está a Torre do Relógio e o Museu de Arqueologia, há um mirante, de onde é possível admirar a praia.

 

Centro de Albufeira - Praias do Algarve
Centro de Albufeira – Algarve

 

Praias Imperdíveis no Algarve

Como, visitei as praias no inverno, foi possível conhecer várias no mesmo dia, pois a visita foi apenas para admirar as belezas do lugar.

Porém, caso você vá no verão, e possa aproveitar as praias, sugiro que fique, ao menos 2 dias em cada cidade que citei aqui.

Para poder aproveitar ao menos duas praias em cada lugar. Citei aqui que o trânsito entre as cidades estava bem tranquilo.

Mas acredito que no verão deva haver congestionamento para ir de uma praia a outra.

Pois, as estradas que usamos para chegar as praias do Algarve, eram todas simples, de mão dupla.

Portanto, no verão, quando há muitos turistas querendo aproveitar as praias, deve ser mais difícil a locomoção, como acontece nos nossos litorais. Principalmente no litoral paulista.

Caso, tenha pouco tempo para visitar as Praias do Algarve, sugiro que não deixe de visitar as seguintes praias.

Praias Imperdíveis:

  • Praia do Pinhão, em Lagos;
  • Gruta e Praia de Benagil, em Benagil;
  • Sítio e Praia de João Arens, Praia dos 3 Irmãos, Praia do Vau, em Portimão;
  • Praias, Farol do Cabo de São Vicente e Fortaleza de Sagres, em Sagres.

Claro, que estas são apenas sugestões, pois há outras praias maravilhosas no Algarve, que não consegui conhecer. Mas, estas são as mais lindas, daquelas que conheci.

 

Praia do Pinhão - Lagos - Praias do Algarve
Praia do Pinhão – Lagos

 

Onde Comer no Algarve

Restaurante Italian Republic: Restaurante requintado, com uma comida deliciosa e vinhos excelentes. Comemos 2 Grissinis, 1 massa, 1 risoto frutos do mar, 2 sobremesas 2 vinhos e a conta ficou em € 47,70

Endereço: Rua Ramalho Ortigão, 11 – Albufeira.

Hamburgueria da Baixa: Uma lanchonete bem pequena, toda em vidro, um charme. Pedimos dois lanches e dois chás gelados, a conta ficou em € 18,35.

Endereço: Avenida dos Descobrimentos, 5.

Liza’s Restaurante e Pizzaria: Um misto de pizzaria, lanchonete, restaurante e cervejaria. O lugar é simples, mas a pizza é boa. Comemos uma pizza e um refrigerante, a conta ficou em € 16,00.

Endereço: Avenida de Sá Carneiro, 89.

 

Praia de Benagil - Lagoa
Praia de Benagil – Lagoa

 

Como manter-se conectado no Algarve

Viajar para fora do país, sempre causa alguns problemas quando o assunto é conexão com a internet.

Todos gostamos de ficar conectados com nossas famílias e amigos. Além disso, ter a possibilidade de postar as fotos dos destinos nas redes sociais, também é um desejo.

Sem contar, que estando conectado o tempo todo em sua viagem, você poderá consultar seu roteiro personalizado, seguir rotas em mapas e pesquisar mais informações sobre o seu destino.

Mas, usar o roaming do celular vai gerar um custo alto, ou depender da internet wifi dos hotéis e restaurantes nem sempre resolve a situação.

Uma sugestão é levar o chip internacional aqui do Brasil, e já chegar conectada no destino. Eu sempre compro um chip de celular aqui e levo comigo.

É super prático, basta desligar o celular durante o voo e trocar os chips. Quando ligar novamente o aparelho, ele já estará conectado.

Lembrando que, mesmo que seu aparelho seja de duplo chip, retire o chip de sua operadora.

Então, basta ligar novamente o aparelho, acionar o sistema de roaming, para que, ele passe a funcionar normalmente.

Além disso, seu whats app permanecerá com seu número de telefone do brasil, sendo assim, você poderá continuar utilizando seus contatos.

 

Vista da Fortaleza do Beliche - Sagres - Praias do Algarve
Vista da Fortaleza do Beliche – Sagres

 

Dica de Segurança para sua Viagem a Portugal

Um ponto importante em que se deve pensar na programação de sua viagem, é com a segurança e saúde de todos.

Desta forma, é aconselhável contratar um Seguro Viagem Internacional. Pois, não temos como prever se teremos algum imprevisto de saúde na viagem.

Então, é melhor prevenir, que arcar com um custo elevado por causa de algum problema de saúde durante. Normalmente os hospitais e consultas médicas fora do Brasil são caríssimos.

Conheço casos de amigos que tiveram custos em torno de 25.000,00 Euros com despesas médicas, por não terem um seguro.

Portanto, investir menos de R$ 200,00 para evitar problemas, é bastante razoável. Sem contar, que o seguro viagem internacional tem várias outras coberturas além da parte médica.

Os contratos preveem despesas com cancelamento e atraso de voos, extravio de bagagem, traslado e viagem de familiar para apoio, entre outros imprevistos.

Outra dica importante: sempre deixe copias de seu contrato de seguro viagem com algum familiar no Brasil. Deixe em destaque os números de contato, caso seja necessário acionar o seguro, em ambas as copias.

Tenha também, seus contratos salvos no celular, em um e-mail que você consiga acessar facilmente. Leve estes documentos, e os comprovantes de hospedagem, passagem de retorno, também impressos. Inclusive durante a viagem, em sua bagagem de mão, caso seja solicitado na imigração.

Para contratar um seguro viagem, você pode utilizar a plataforma da SegurosPromo, um parceiro do Viagens de Cá pra Lá.

Uma plataforma totalmente segura, onde você encontrará um comparativo de várias seguradoras, com os melhores custos benefícios.

E com o cupom DECAPRALA5, você consegue um desconto de 5% em qualquer plano. Além disso, pagando em boleto, terá mais 5%. E aproveite sua viagem, com toda segurança e conforto.

Compre seu Seguro Viagem com 5% de desconto com o cupom DECAPRALA5

 

 

 

Dicas para busca de passagem aérea

Falar sobre valores de passagens é algo um tanto quanto complexo, pois os preços variam muito de um dia para outro. Às vezes, até de um minuto para outro.

Mas, existem vários sites de busca de passagens, onde você poderá encontrar ótimos preços e promoções.

Para isso, é necessário começar sua busca com antecedência de pelo menos 4 a 5 meses da data de embarque.

Assim, as chances de conseguir um bom preço, será maior.

Normalmente, faço buscas em vários sites como Passagens Promo, Google Flights, Maximilhas e Skyscanner.

 

Praia do Vau - Portimão - Praias do Algarve
Praia do Vau – Portimão

 

Conclusão

As praias do Algarve, são realmente lindas, totalmente diferentes de tudo que já conheci. As águas tem uma cor linda, o visual com as rochas saindo de dentro do mar, causam um certo fascínio.

Saber se vale ou não a pena visitar as praias do Algarve no inverno, depende muito de sua forma de ver uma viagem.

Meu sonho era conhecer Portugal, suas cidades históricas e as praias do Algarve, portanto, sim, para mim valeu muito a pena visitar as praias nesta época.

Principalmente, porquê agora, quero voltar e aproveitar as praias no verão e com calma.

Para visitar as praias e andar por sobre as falésias é necessário cuidado, pois há riscos de deslizamento das encostas.

Então, procure ficar sempre nas trilhas existentes, e não chegue muito perto da beirada, pois seu peso pode causar o deslizamento e um acidente.

Respeite as sinalizações, e se houver cercas limitando o acesso, respeite, assim você não corre riscos desnecessários, nem degrada o local.

Para montar meu roteiro pelas Praias do Algarve, eu pesquisei o assunto, em blogs parceiros, Aprendiz de Viajante, da Cláudia Bia e no Viagens Cine, do Fábio e do Cleber.

Termino assim, minhas dicas sobre as praias do Algarve e espero ter ajudado você com seu roteiro de viagem. Caso tenha alguma sugestão, ou dúvida sobre esta visita, mande uma mensagem aqui embaixo nos comentários. Será um prazer responder. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post sobre Tavira em Portugal.

Saiba mais sobre Portugal:

10 Responses

  1. Marcela

    Que maravilhosas as praias do Algarve! Lindas demais sem ninguém por perto, mas acho tão triste ir pra praia e não poder curtir um calorzinho rsrs Vou me planejar para conhecer no verão!

    • Alessandra Lima

      Olá Marcela, tudo bem com você?
      Eu acabei pelo menos colocando o pé na água…rs
      Pretendo voltar para aproveitar o verão.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  2. Helen Pusch

    Quando fui a Portugal também era inverno, e não coloquei a região do Algarve no roteiro por medo de não aproveitá-la.
    Mas cada vez que vejo fotos destas praias, bate uma pontinha de arrependimento. Fica de desculpa para visitar de novo, né? 😀

    • Alessandra Lima

      Oi Helen,
      Eu também tive dúvidas sobre visitar a região no inverno.
      Mas, também sabia que iria ficar com sentimento de arrependimento, então fiz o roteiro até lá.
      Não deu para aproveitar a praia, mas avistar estas praias lindas, valeu a pena.
      Quando voltar, me conte como foi sua visita.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  3. Leo Vidal

    As praias do Algarve são lindas. Difícil escolher algumas, por isso o ideal é passar uns 4 a 5 dias na região. Sem contar os inúmeros restaurantes deliciosos na cidade.

    • Alessandra Lima

      Olá Léo,
      Concordo com você, dá pra ficar muitos dias pela região.
      Os restaurantes são ótimos mesmo.
      Obrigada por comentar.
      Alessandra.

  4. Camila Latorre

    Eu acho q ia me frustrar de ver um mar tão lindo assim e não entrar! Socorro que praia lindas!!!
    Minha preferida, eu acho, foi a praia da falésia rsrs, acho lindo demais as falesias e o mar …
    Portugal sem duvida tem muito mais que Lisboa para oferecer.

    • Alessandra Lima

      Oi Camila,
      Realmente ficar sem entrar no mar foi difícil, por isso acabei entrando um pouquinho, só com os pés…rs
      Portugal é um país maravilhoso.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  5. Luciane

    Sou louca para conhecer as praias do Algarve, seu roteiro esta maravilhoso eu prefiro ir no verão pq amo estar dentro do mar, seu roteiro vai me ajudar muito.

    • Alessandra Lima

      Oi Luciane,
      Que bom que gostou e que vai te ajudar.
      Também quero voltar no verão, deve ser maravilhoso entrar neste mar lindo.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *