O que fazer em Porto Portugal, Roteiro Incrível: 7 dias com bate e volta

postado em: Porto | 12

A cidade do Porto, foi minha primeira parada neste roteiro de viagem por Portugal. E o que não faltam, são opções de o que fazer em Porto.

Repleta de lugares históricos, mesmo que você não entre em nenhuma das atrações, ainda assim, será uma experiência maravilhosa.

Porto tem uma história longa, os vestígios de civilização no local, remontam do século IV a. C. quando a cidade era administrada por romanos.

A Sé do Porto, era o ponto central das atividades romanas, além de ser o ponto mais importante na parte estratégica romana.

E, na Época Medieval, Porto foi um ponto mercantil importante, além de cenário de disputas entre clérigos, reis e burgueses.

Assim, tudo que se vê pela cidade, são cenários de histórias reais e incríveis, vividas por muitos séculos.

Aproveite também, para saber neste texto, qual o custo de uma viagem a Portugal. Outros textos que podem lhe interessar são, informações de opções do que fazer na Suíça, ou então este roteiro completo por Roma, ou talvez, um roteiro de 20 dias pela Itália.

 

Muralha Antiga Fernandina - O que fazer em Porto
Muralha Antiga Fernandina – Porto

 

O que fazer em Porto Portugal no inverno

Quando cheguei em Porto, era início de dezembro, as temperaturas já estavam baixas, mas não passaram de 10 graus positivos.

A temperatura é justificada, devido a Porto estar localizada na região mais ao norte de Portugal, portanto com temperaturas mais baixas.

Mas, nada que impossibilite realizar os passeios. Há mais ventos, houve vários dias ensolarados, e alguns chuvosos.

Desta forma, é possível fazer qualquer dos passeios que mencionarei no texto, sem maiores problemas. Talvez, os passeios de barco sejam menos recomendados, devido ao vento, mas não fiz este tipo de passeio no Porto.

Mesmo nos dias chuvosos, consegui fazer os passeios, sem maiores problemas, pois eram chuvas rápidas, ou apenas uma garoa mais intensa.

Um outro ponto a ser observado na visita a Porto no inverno, ou qualquer outro lugar da Europa, é que, no inverno, os dias são mais curtos.

Por exemplo, nas cidades que visitei em Portugal, anoitecia por volta de 17h20/17h30, mas isso não foi impedimento para conhecer estas cidades lindas.

Além disso, em dezembro, tudo estava enfeitado de luzes para o Natal, assim, as cidades estavam ainda mais lindas.

 

Compre seu Seguro Viagem com 5% de desconto com o cupom DECAPRALA5

 

 

 

 

 

Praça Infante Dom Henrique - Porto
Praça Infante Dom Henrique – Porto

 

O que fazer em Porto Portugal a noite

Durante os dias que estivemos no Porto, nos sentimos totalmente seguros. Em nenhum momento surgiu algum tipo de apreensão para andar nas ruas, inclusive a noite.

Aliás, é bastante agradável fazer passeios a noite por Porto. Andar pela Avenida dos Aliados, com seus largos canteiros centrais e ver toda a agitação local. Jantar em um dos restaurantes por ali. Nesta avenida fica também a Câmara Municipal.

Outra opção para um passeio noturno, é andar pela Rua Santa Catarina, onde parte dela é fechada ao trânsito de veículos. Então, as pessoas aproveitam para ver as lojas, ir aos restaurantes, shoppings e bares por ali.

Mais uma opção de o que fazer em Porto a noite, é caminhar pela Ribeira, que é a orla do Rio Douro. Sentar-se nos bancos e apreciar o movimento dos turistas, ou caminhar pela ponte Luís I e fazer um passeio pela orla do Douro, do lado de Vila Nova de Gaia.

Tanto na Ribeira, quanto em Vila Nova de Gaia, há várias opções de restaurantes também.

Além destas, há outras opções para caminhar a noite, como a Rua Galeria Paris e arredores, as ruas laterais à Torre dos Clérigos, são muitas opções.

Como estive lá em dezembro, as temperaturas eram de 10 graus a noite, mas com um bom casaco é totalmente possível fazer estes passeios.

 

Igreja do Carmo - Porto - O que fazer no Porto
Igreja do Carmo – Porto

 

Quantos dias ficar em Porto

Minha estada em Porto, teve o intuito de conhecer, além, da cidade em si, outras cidades próximas.

Como, para esta viagem a Portugal eu reservei 20 dias, então fiz uma divisão, para que eu pudesse, desfrutar tudo que fosse possível na cidade base, e sua região.

Então, para esta visita, e para conhecer tudo o que tem pra fazer em Porto, reservei 7 dias inteiros.

Que dividi da seguinte forma: 3 dias inteiros em Porto, e os outros 4 dias, utilizei para fazer bate e volta na região.

Estes 3 dias, que reservei para conhecer o Porto, foram uma boa quantidade de tempo, para visitar os pontos que eu havia escolhido.

E ainda sobravam as noites livres na cidade, para explora-la um pouco mais.

 

Avenida dos Aliados - Porto
Avenida dos Aliados – Porto

 

Roteiro em Porto e Arredores

Neste roteiro por Porto, acrescentei bate e volta das seguintes cidades:

Braga;

Guimarães;

Aveiro;

Vale do Douro.

Em outros textos colocarei o roteiro completo que fiz em cada uma das cidades.

Um dia em cada cidade, foi suficiente para conhecer os principais e mais interessantes pontos turísticos.

No caso do Vale do Douro, foram 3 cidades visitadas, já que, Vale do Douro é uma região com várias cidadezinhas charmosas. Passei por:

  • Peso da Régua;
  • Pinhão;
  • Provesende.

Você pode pensar, mas não dá para conhecer nada, passando por 3 cidades no mesmo dia! Mas, o ponto alto da região, é realmente passar pelas estradas e ir fazendo paradas para admirar as vistas. E foi lindo!!!

Todas estas cidades estavam a uma distância máxima de 170 quilômetros de Porto, assim, as viagens não se tornam cansativas. Sem contar que as estradas eram de ótima qualidade e muito bem sinalizadas. São ótimas opções do que fazer em Porto, como bate e volta.

Para fazer este roteiro com bate e volta, alugamos um carro, o que facilitou muito o roteiro. Para a locação do veículo, utilizamos a plataforma da RentCars, que é totalmente seguro, e faz um comparativo de todas as locadoras do mercado. E assim, você poderá escolher a melhor opção para sua locação.

 

Faça a cotação do seu Carro aqui

 

 

 

Provesende - Vale do Douro - Portugal
Provesende – Vale do Douro – Portugal

 

Pontos turísticos em Porto

Além de todos os passeios possíveis em caminhadas pelas ruas do Porto, há inúmeras opções do que fazer em Porto.

São vários museus, parques, igrejas seculares, estações de metrô e muitos locais para ver os tradicionais azulejos portugueses.

Nos 3 dias de estada na cidade consegui ver quase todas as atrações que havia programado.

Abaixo citarei as atrações, na ordem de dias de visita com todas as informações sobre horários, valores e uma breve descrição de cada local.

Sempre que monto um roteiro, procuro o máximo de informações sobre a visitação, para não correr o risco de perder atrações por estar fechada em determinado dia da semana.

Claro que, isso nem sempre é possível, já que fatalmente você estará em alguma cidade às terças-feiras ou segundas-feiras. E muitas atrações fecham em um destes dias para manutenção.

Mas é totalmente possível montar um roteiro, para se evitar ao máximo estes inconvenientes.

Você pode verificar vários passeios em Porto no site da Civitatis que é um parceiro do blog Viagens de Cá pra Lá.

 

Torre dos Clérigos - Porto - O que fazer em Porto
Torre dos Clérigos – Porto

 

Estação de São Bento no Porto

A estação de São Bento em Porto é a mais central, e está em funcionamento desde 1896. Sua construção tem proporções enormes, e nem parece uma estação de metrô. Internamente suas paredes com pé direito alto, são todas ornamentadas com azulejos.

Normalmente os azulejos que cobrem paredes em Portugal, contam histórias da vida cotidiana da população, e também fatos históricos da cidade, ou do país.

Horário de Visitação: A estação de São Bento, fica aberta diariamente entre 6h00 e 1h00 da madrugada.

Ingresso: Entrada gratuita.

Endereço: Avenida Fernão de Magalhães, 1862.

Igreja, Museu e Torre dos Clérigos

Uma construção em estilo barroco do século XVIII, seus desenhos, curvas, reentrâncias e janelas, fazem deste imponente monumento, um ponto obrigatório de visita em Porto.

São três atrações em uma.

A Igreja dos Clérigos, que é assustadoramente linda.

A torre, que com seus 75 metros de altura, e 225 degraus acima lhe dará uma vista de 360º da cidade do Porto.

E o museu, antiga Casa da Irmandade, que traz muita história dos clérigos que habitaram o lugar para tratamento de saúde, e hoje apresenta várias exposições.

Horário de Visitação:  Aberta diariamente das 9h00 às 19h00, com as seguintes exceções: 24/12 das 9h00 às 14h00, 25/12 das 11h00 às 19h00, 31/12 das 9h00 às 14h00, 01/01 das 11h00 às 19h00.

Ingresso: O valor da entrada é de € 6,00.

Endereço: Rua de São Felipe de Nery.

 

Estação de São Bento - Porto
Estação de São Bento – Porto

 

Igreja do Carmo, Igreja Carmelita

Construída no século XVIII, junto com a Igreja dos Carmelitas, tem uma estrutura imponente em estilo Barroco e Rococó.

A Igreja do Carmo, chama atenção por sua parede lateral ser toda coberta de azulejos, que contam a história da formação da Ordem Terceira do Carmo, responsável por sua construção.

Além, de toda esta beleza, ainda há uma curiosidade, entre as duas igrejas há uma pequena casa, que foi chamada de Casa Escondida. Esta casa, tem pouco mais de 2 metros de largura, e é o que separa as duas igrejas. Sua construção foi finalizada em 1768, hoje faz parte do acervo turísticos da Igreja do Carmo e pode ser visitada junto com a igreja.

Horário de Visitação: Segunda a Quarta, das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00. Terça e quinta, das 9h00 às 18h00. Sábados das 9h00 às 16h00. Domingo das 9h00 às 13h30 e feriados das 9h00 às 12h00.

Ingresso: Entrada Gratuita.

Endereço: Rua do Carmo.

 

Igreja do Carmo e Carmelita - Porto - O que fazer em Porto
Igreja do Carmo e Carmelita – Porto

 

Livraria Lello

Esta livraria poderia passar despercebida até alguns anos atrás, porém, após serem divulgadas informações de que sua escadaria inspirou a autora dos livros de Harry Potter, transformou-se em ponto turístico.

Além disso, a arquitetura da livraria, suas colunas, vitrais e teto, são realmente uma obra de arte.

Uma construção com 114 anos, chama atenção também, por sua fachada em estilo neogótico.

Horário de Visitação: Aberta diariamente das 9h30 às 19h00. Nos dias 24/12 e 31/12 fecha as 17h00. Fechada no dia de Natal e Ano Novo, Domingo de Páscoa, 01 de maio e 24 de junho.

Ingresso: Entrada € 5,00, este valor é abatido na compra de um livro.

Endereço: Rua das Carmelitas, 144.

 

Livraria Lello - Porto
Livraria Lello – Porto

 

Palácio da Bolsa

Palácio da Bolsa, ou Associação Comercial do Porto, foi construído em estilo neoclássico. Um edifício imponente, com grandes salões.

Não consegui visita-lo, pois no dia que havia programado para a visita, estava acontecendo um evento fechado e a entrada estava proibida. A segunda vez, devido ao horário do estacionamento do carro, não conseguimos aguardar o horário da visita. As visitas tem horários específicos.

Segundo o que li, há vários salões no interior do prédio, que são muito bonitos.

Horário de Visitação: O Palacio da Bolsa, abre de novembro a março, das 9h00 às 13h00 edas 14h00 às 17h30. De abril a outubro, das 9h00 às 18h30. Porém não são todos os dias que o Palácio está aberto, é necessário verificar disponibilidade no site. Todas as visitas são guiadas, e têm duração de 45 minutos.

Ingresso: Entrada custa € 11,00.

Endereço: Rua Ferreira Borges.

Sé do Porto (Claustros e Museu)

A Sé do Porto, ou Catedral do Porto, fica em uma região alta da cidade. No mesmo local, no Terreiro da Sé, estão o Paço Episcopal e o Pelourinho.

A catedral foi construída no século VII. Construção Imponente, com claustro com paredes revestidas de azulejo, com suas arcadas em estilo Gótico.

Além, da beleza de sua construção externa, o interior da igreja é muito rico. Há o terraço superior, de onde é possível avistar o Rio Douro.

Horário de Visitação: Igreja: Horário de Verão das 9h00 às 12h30, e das 14h30 às 19h00. Horário de Inverno: fecha as 18h00. Claustros e Museu: Horário de Verão das 9h00 às 12h15, e das 14h30 às 18h30. Horário de Inverno, das 9h00 às 12h15, e das 14h30 às 17h30. Estes estão fechados no Natal, Páscoa (a tarde), domingos e feriados religiosos (de manhã).

Ingresso: Entrada somente para igreja é gratuita, Museu e Claustros custa € 3,00, combinado com Paço Episcopal sai € 5,00.

Endereço: Terreiro da Sé.

 

Sé do Porto - O que fazer em Porto
Sé do Porto

 

Paço Episcopal

O Paço Episcopal é o primeiro Palácio do Porto, uma construção monumental, em estilo Tardo-Barroca, localizada no Terreiro da Sé, ao lado da Catedral.

Ainda hoje, é utilizado como casa do Bispo do Porto e sede da Cúria Diocesana. A parte aberta ao público é a mais imponente, com várias salas com exposição de itens de mobiliário e obras de arte.

Sua escadaria também é muito bonita, as paredes parecem revestidas de mármore, e de suas janelas, é possível ter uma linda vista do Douro.

Horário de Visitação: Aberto diariamente das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Ingresso: Entrada custa € 5,00, mas combinada com a Sé do Porto, sai por € 5,00 as duas entradas.

Endereço: Terreiro da Sé.

Muralha Primitiva ou Muralha Fernandina

Construída no século XIII, em granito, possui 10 metros de altura e tinha um perímetro de 2500 metros.

Possuía várias torres quadradas. A largura da muralha é de 2,5 metros.

É possível entrar em seu terreno e subir ao miradouro, que dará uma vista da cidade e do Rio Douro. A entrada da muralha, fica na porta lateral da Igreja de Santa Clara. Infelizmente eu não consegui visitar.

Horário de Visitação: Aberta de segunda a sexta das 9h00 às 17h00.

Ingresso: Entrada Gratuita

Endereço: Está localizada no Largo 1º de dezembro, passando o arco de acesso a Igreja de Santa Clara, bem junto ao Comando Metropolitano da PSP.

 

Paço Espiscopal e Sé do Porto - Vistos de cima da Torre dos Clérigos
Paço Espiscopal e Sé do Porto – Vistos de cima da Torre dos Clérigos

 

Ponte Luiz I

Uma ponte com 45 metros de altura, feita entre os anos de 1881 e 1888, é bastante interessante atravessa-la caminhando.

Do alto da ponte, se tem uma vista linda do Rio Douro e da cidade do Porto. Atravessando a ponte você chega a Vila Nova de Gaia

Mosteiro Serra do Pilar

Atravessando a Ponte Luiz I, do lado esquerdo, no alto, está o Mosteiro Serra do Pilar. Subindo a rua entre muralhas, chega-se ao pátio do Mosteiro.

Do alto do Mosteiro, você terá uma vista do Rio Douro, de Porto e de uma parte de Vila Nova de Gaia.

É possível visitar a parte interna do mosteiro, mas eu não entrei, aproveitei a vista de lá de cima e fui para Vila Nova de Gaia.

Horário de Visitação: Aberto de outubro a março, das 10h00 às 17h30, de abril a setembro das 10h00 às 18h30. Fechado aos domingos e terças.

Ingresso: Entrada para visita completa custa € 4,00.

Endereço: Para chegar ao Mosteiro, atravesse a ponte Luiz I, ele fica a esquerda da ponte, no alto da colina.

 

Mosteiro Serra do Pilar - Vila Nova de Gaia
Mosteiro Serra do Pilar – Vila Nova de Gaia

 

Matosinhos

Matosinhos é uma pequena cidade litorânea, que fica na região metropolitana do Porto. Lá existe um grande porto de embarcações comerciais.

Uma parte do passeio por lá, é caminhar pela orla da praia, ver o Castelo do Queijo e conhecer o parque da cidade.

Assim, foi este nosso passeio por matosinhos, que na caminhada pela orla, também nos levou até a Foz do Douro. Onde, no calçadão, há uma parte com um pergolado muito bonito e bancos para descansar da caminhada.

Matosinhos fica a 9 quilômetros do centro de Porto, basta seguir pela rua que beira a orla do Rio Douro.

Jardins do Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal, hoje não é mais um palácio, é um recinto esportivo e chama-se  Pavilhão Rosa Mota.

Mas, o grande jardim em sua volta, é o ponto alto deste passeio. E foi isso que fui conhecer por lá.

O jardim, é grande mesmo, não sei precisar o tamanho, mas creio que seja igual, ou maior que o parque Ibirapuera,em São Paulo.

Neste jardim, ou parque, você encontra vários tipos de aves, como o pavão, por exemplo. Há lagos, muralhas, mirantes com vistas lindas do Douro.

Indo no período da manhã, você conseguirá tirar fotos lindas do sol refletindo do rio. Além de tudo isso, há também uma Igreja, a Igreja Luterana de Portugal, ela estava fechada, mas por fora era bem bonita.

O lugar é lindo. Vale muito a visita.

Horários de Visitação: Aberto de segunda a domingo, das 8h00 às 19h00.

Ingresso: Entrada aos jardins é gratuita.

Endereço: Rua Dom Manuel II, altura do número 270.

 

Jardim Palácio de Cristal - Porto - O que fazer em Porto
Jardim Palácio de Cristal – Porto

 

Mercado do Bolhão

Quando estive no Porto, o edifício original do mercado, estava em reforma, desta forma, ele estava instalado em um outro edifício. Então, não consegui conhecer o Mercado Bolhão original, mas foi legal ver como é um mercado municipal em Porto.

O Mercado do Bolhão, temporário, fica na Rua de Fernandes Tomás, 506.

Praça da Batalha

Próximo a esta praça está localizada a Igreja de Santo Ildefonso, e na época de Natal, é montada uma Vila de Natal por lá. Localizada, próxima a Igreja de Santa Clara.

Capela das Almas

Localizada na Rua Santa Catarina, esquina com a Rua Fernandes Tomás. Todas as suas paredes externas, são revestidas de azulejos.

Pontos turísticos em Porto que não consegui visitar

Infelizmente, não consegui visitar tudo que eu gostaria, mas deixarei aqui os pontos, para que você possa saber que existem mais opções.

  • Igreja de São Francisco:  Além da igreja em estilo gótico, com interior em estilo barroco e ouro, existe no local catacumbas e um museu.
  • Museu Serralves: Pelo que pesquisei, é um museu em que suas obras são expostas nas áreas abertas do parque Serralves, parecido com o Museu Inhotim. O Ingresso combinado com o Palácio da Bolsa, sai mais em conta.
  • Mercado Bom Sucesso: Outro mercado municipal, com muitos estandes de comidas e outras lojas.

 

Palácio da Bolsa e Igreja São Francisco - Porto
Palácio da Bolsa e Igreja São Francisco – Porto

 

Restaurantes em Porto

Como sempre digo nos meus textos, sou uma pessoa que não busca restaurantes alto padrão para comer. Normalmente como em lanchonetes e restaurantes simples, desde que sejam limpos e a comida seja boa.

Então, abaixo, coloco os restaurantes, que fui em Porto, apenas um deles, o primeiro da lista, foge ao meu padrão de restaurantes.

Restaurante Mal Cozinhado

Um restaurante sofisticado, que fica no porão de uma construção antiga, na Ribeira. Eles servem muitas variações de peixes e bacalhau. Além disso, há apresentações de Fado, por isso, fomos a este restaurante. Eu sei, poderia ter assistido a uma apresentação de Fado em vários outros lugares, mas acabamos ficando neste. O prato de bacalhau para duas pessoas, duas taças de vinho, duas sobremesas e uma água de 1,5 l, saiu por € 68,00. Bem salgado e muito acima do que costumamos gastar nas refeições, mas a comida era muito boa e o vinho também.

Endereço: Rua do Outeirinho, 13.

Restaurante Cucina Dei Fratelli

Uma cantina, simples, mas com uma comida muito boa, e com bons preços. Uma massa, um risoto e uma 7 Up, saiu por € 22,10.

Endereço: Rua Ferreira Borges, 74.

Il Pizzaiolo

Uma pizzaria que fica próxima a Livraria Lello, a pizza é muito boa. A massa é fina, bem recheada e preço justo. As pizzas variam de € 8,00 a € 13,00, caso vá até a pizzaria, peça uma taça do vinho Prova Regia, muito bom, para quem gosta de vinhos mais leves.

Endreço: Rua de Cândido dos Reis, 18.

 

Restaurante Il Pizzaiolo - Porto - O que fazer em Porto
Restaurante Il Pizzaiolo – Porto

 

Stupendo Fast Food

Este fast food, fica no shopping Via Santa Catarina, tem massas muito boas, bem servidas e o preço muito bom. Apesar de ser um fast food, a comida é muito saborosa. Duas massas e um Ice Tea, saíram por € 13,05.

Endereço:  Shopping Via Santa Catarina, Rua Santa Catarina, 312, loja 4.

Micha Bar

Este é um misto de bar, lanchonete e restaurante, que fica na Vila Nova de Gaia. Eles servem uma grande variedade de pratos, lanches, porções e a famosa Francesinha. Foi onde experimentei esta iguaria portuense.

Confesso, que esperava mais da Francesinha. Não é ruim, mas é normal, aconselho a experimentar e ter sua própria opinião, para mim esperava algo melhor. Mas, expectativa sempre gera decepções…rs.

Pedimos um x-burguer, uma Francesinha, e um Ice Tea, que saiu por € 14,80. Meu namorado disse que o sanduíche não estava bom, então, pode ser este o motivo de eu não ter gostado muito da Francesinha. Lugar errado.

Endereço: Avenida Diogo Leite, 158, Vila Nova de Gaia.

Hand’Go

Uma pequena lanchonete, próxima a Torre dos Clérigos, que vende pizzas em pedaços.

Lugar simples, mas a pizza é muito saborosa. Dois pedaços de pizza e um refrigerante, saíram por € 6,30.

Endereço: Rua da Assunção, 9.

Fábrica de Nata

Sem sombra de dúvidas, o melhor pastel de nata que comi na vida. A massa crocante, e ao mesmo tempo macia.

O doce do recheio, no ponto certo da doçura (não gosto de nada muito doce) e da cremosidade, temperatura excelente, nem queimava a boca, nem estava frio.

Simplesmente maravilhoso, € 1,00 cada pastel de nata e € 0,60 o café. Tem que ir.

Endereço: Rua Santa Catarina, 333, em frente ao shopping.

Sabores do Porto

Uma doceria dentro do shopping Via Santa Catarina, um doce de ovos moles, € 2,00, era bem grande, tipo um pote de mousse de chocolate. Era gostoso, mas para meu gosto, muito doce.

Gelateria Amorino

Se você costuma ler meus posts aqui no blog, sabe que sou apaixonada por sorvete, e gosto de experimentar esta delícia pelos destinos que visito.

Então, eu não poderia deixar de tomar ao menos um sorvete em Portugal, não é?

Esta sorveteria, também fica próxima a Livraria Lello, e o sorvete é muito bom.

Você pode tomar o sorvete no potinho comum, ou pedir que façam a tradicional flor no cone, que custa € 3,50.

Endereço: Rua das Carmelitas, 158. E, se você está indo para Portugal com crianças, a Carolina do blog Vamos por Aí, tem um post completo sobre Porto com crianças, passa lá para ver!!!

 

Gelateria Amorino - Porto
Gelateria Amorino – Porto

 

Onde se hospedar no porto

O hotel que ficamos em Porto, está localizado no centro histórico, o que foi muito conveniente, pois facilitou muito a locomoção pela cidade.

Portanto, foi possível visitar os pontos históricos mencionados aqui no texto, caminhando.

Quando fiz minhas pesquisas, para montar o roteiro de Porto, havia informações que a cidade tinha muitas subidas. O que dificultaria fazer passeios caminhando.

Isso é verdade, a cidade não é plana, mas não são subidas muito íngremes. Assim, para quem gosta de caminhar e não tem restrições de locomoção, pode tranquilamente fazer os passeios a pé.

A parte mais difícil, é sair da Ribeira e chegar a Sé, por exemplo, que fica na parte alta da cidade, pois o caminho é quase todo por escadas.

Por isso, hospedar-se no centro, é uma boa ideia, principalmente porquê o trânsito em Porto, é bastante ruim.

Deixo aqui o link do Hotel Peninsular, que foi onde ficamos. O hotel é simples, bem antigo, mas limpo, com café da manhã farto, bom atendimento e ótima localização. Ficava a meia quadra da Estação São Bento.

 

Busque aqui seu Hotel

 

 

Região central do Porto - Marcação da Localização do Hotel Peninsular
Região central do Porto – Marcação da Localização do Hotel Peninsular

 

Importância do Seguro viagem

Um ponto importante em que se deve pensar na programação de sua viagem, é com a segurança e saúde de todos.

Desta forma, é aconselhável contratar um Seguro Viagem Internacional. Pois, não temos como prever se teremos algum imprevisto de saúde na viagem.

Então, é melhor prevenir, que arcar com um custo elevado por causa de algum problema de saúde. Normalmente os hospitais e consultas médicas fora do Brasil são caríssimos.

Conheço casos de amigos que tiveram custos em torno de 25.000,00 Euros com despesas médicas, por não terem um seguro.

Portanto, investir menos de R$ 200,00 para evitar problemas, é bastante razoável. Sem contar, que o seguro viagem internacional tem várias outras coberturas além da parte médica.

Os contratos preveem despesas com cancelamento e atraso de voos, extravio de bagagem, traslado e viagem de familiar para apoio, entre outros imprevistos.

Outra dica importante: sempre deixe copias de seu contrato de seguro viagem com algum familiar no Brasil. Deixe em destaque os números de contato, caso seja necessário acionar o seguro, em ambas as copias.

Tenha também seus contratos salvos no celular, em um e-mail que você consiga acessar facilmente. Leve estes documentos, e os comprovantes de hospedagem, passagem de retorno, também impressos. Inclusive leve as cópias em sua bagagem de mão durante a viagem, caso seja solicitado na imigração.

Para contratar um seguro viagem, você pode utilizar a plataforma da SegurosPromo, um parceiro do Viagens de Cá pra Lá.

Uma plataforma totalmente segura, onde você encontrará um comparativo de várias seguradoras, com os melhores custos benefícios.

E com o cupom DECAPRALA5, você consegue um desconto de 5% em qualquer plano. Além disso, pagando em boleto, terá mais 5% de desconto. E aproveite sua viagem, com toda segurança e conforto.

 

Compre seu Seguro Viagem com 5% de desconto com o cupom DECAPRALA5

 

 

 

 

Como manter-se conectado no Porto

Viajar para fora do país, sempre causa alguns problemas quando o assunto é conexão com a internet.

Todos gostamos de ficar conectados com nossas famílias e amigos. Além disso, ter a possibilidade de postar as fotos dos destinos nas redes sociais, também é um desejo.

Sem contar, que estando conectado o tempo todo em sua viagem, você poderá consultar seu roteiro personalizado, seguir rotas em mapas e pesquisar mais informações sobre o seu destino.

Mas, usar o roaming do celular vai gerar um custo alto, ou depender da internet wifi dos hotéis e restaurantes, nem sempre resolve a situação.

Uma sugestão é levar o chip internacional aqui do Brasil, e já chegar conectada no destino. Eu sempre compro um chip de celular aqui e levo comigo.

É super prático, basta desligar o celular durante o voo e trocar os chips. Quando ligar novamente o aparelho, ele já estará conectado.

Lembrando que, mesmo seu aparelho sendo de duplo chip, retire o chip de sua operadora.

Então, basta ligar novamente o aparelho, acionar o sistema de roaming, para que, ele passe a funcionar normalmente.

Além disso, seu whats app permanecerá com seu número de telefone do brasil, sendo assim, você poderá continuar utilizando seus contatos.

 

Castelo do Queijo - Matosinhos
Castelo do Queijo – Matosinhos

 

Conclusão

Esta foi uma das cidades que conheci em Portugal, foi por ela que comecei a realização de meu sonho, de conhecer este país, que se mostrou lindo, além de minhas expectativas.

Porto é uma cidade incrível. Logo no primeiro momento que comecei a andar por suas ruas, e criar maior intimidade, me apaixonei.

Os três dias de estada na cidade, que mencionei no início do texto, são suficientes para conhecer grande parte dos pontos turísticos de Porto.

Mas, para conhecer melhor, tudo o que fazer no Porto, eu sugiro ficar na cidade 5 dias.

Procure locomover-se pela cidade andando, ou de metro, pois o trânsito em Porto não é amigável

Além disso, uma hospedagem na área central, facilitará sua locomoção, sem contar que, estacionamentos na cidade são bem caros, 44 horas de estacionamento saiu € 34,00.

O inverno não foi impedimento para conhecer o que fazer em Porto, mas, sou uma pessoa que prefere o frio, ao calor.

Para montar meu roteiro, fiz pesquisas sobre Porto nos blogs, Mala de Viagem da Anna e Keviagem, da Damares Lombardo.

Então, espero que estas dicas sobre o que fazer em Porto, ajude você a montar seu roteiro de viagem. Caso precise de ajuda, entre em contato. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.

12 Responses

  1. Marcelo de Carvalho

    Muito bom! Dicas preciosas!! Alessandra o Hotel que vcs ficaram na cidade do Porto tinha estacionamento? Ou deixaram o carro na rua/estacionamento ?

    • Alessandra Lima

      Olá Marcelo,
      Não, os hotéis não tinham estacionamento, deixamos na rua conforme indiquei no post, e uma vez em um estacionamento.
      Que bom que gostou das dicas.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  2. ana paula

    Porto parece ser um lugar muito interessante em Portugal. O post ta bem legal!

    • Alessandra Lima

      Oi Ana Paula,
      Fico feliz que tenha gostado do post.
      Realmente Porto é uma cidade muito interessante.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  3. Lulu Freitas

    Não conheço Portugal mas sem dúvidas é um país incrível. Quantos lugares lindos você conseguiu visitar em apenas 3 dias! Amei o seu post e já salvei para uma futura viagem.

    • Alessandra Lima

      Oi Lulu, tudo bem?
      Realmente o Porto é uma cidade linda e com muita coisa para fazer.
      Adorei conhecer Portugal e recomendo o destino.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  4. Vanessa Orfão

    Ahh, Portugal e seus encantos. Sem dúvida, ir para lá e não conhecer o Porto é como se não tivesse ido para Portugal. Eu fui para o Porto, mas confesso que não fiz todos esses passeios. Vou ter que voltar com certeza para conhecer tudo que ficou faltando. 🙂

  5. Mariana Menezes

    Quanto dica boa do que fazer em Porto! Eu estive nesta cidade no fim do ano e amei! Pena que você não conseguiu fazer o passeio guiado no Palácio da Bolsa. É bem interessante! E o prédio é lindo por dentro. 🙂

    • Alessandra Lima

      Oi Mariana,
      Fiquei bem triste por não ter conseguindo visitar.
      Que bom que gostou das dicas.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

  6. Anna Luiza

    Eu gostei muito do Porto. Concordo que três dias inteiros lá são suficientes. Quando estive na cidade, o Porto tinha sido campeão nacional. A Avenida dos Aliados estava tomada pela festa. Muito legal. E curti uma festa universitária em Matosinhos. Vale visitar mesmo!

    • Alessandra Lima

      Oi Anna, o Porto é uma cidade linda. Muita vida dia e noite.
      Deve ter sido incrível participar destas festas.
      Obrigada por comentar.
      Abraço,
      Alessandra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *