Taipu de Fora na Bahia: o que fazer nesta região linda da Península de Maraú

postado em: Taipu de Fora | 0

Taipu de Fora na Bahia tem seu nome originado em uma palavra indígena, taipu, que significa morro arredondado, que é uma característica dos montes encontrados no local. Esta praia faz parte do município de Maraú, mais conhecido como Península de Maraú.

Assim como Barra Grande, esta praia faz parte da costa do Dendê, região que ganhou este nome pelo cultivo do coqueiro de dendê, que é usado para a extração do óleo de dendê, utilizado na maioria dos pratos típicos do estado.

A praia de Taipu de Fora é considerada a mais bela da Península, por suas formações de corais que formam piscinas naturais e são uma atração à parte do local. Sem contar as águas azuis e cristalinas oferecidas por esta praia.

Ali é possível encontrar uma excelente infraestrutura de restaurantes, quiosques à beira da praia, pousadas e vários tipos de comércio. Além disso, há muitas atrações para serem aproveitadas nas redondezas.

Neste artigo você conhecerá várias opções de passeios pela região de Taipu de Fora na Bahia.

 

Leia também:

O que fazer em Barra Grande;

Praias de Itacaré na Bahia;

Porto Seguro na Bahia.

 

Roteiro de Viagem Personalizado

 

Praia de Taipu de Fora Bahia
Praia de Taipu de Fora Bahia

 

O que conhecer em Taipu de Fora Bahia

Taipu de Fora é uma praia da Bahia localizada na Península de Maraú, pertencente ao município de Maraú. Este pode ser um excelente ponto de base para conhecer esta parte da Costa do Dendê.

A partir desta praia, é possível conhecer outros pontos da península que são tão lindos quanto Taipu de Fora. No decorrer deste texto apresentarei várias opções de passeios para que você possa aproveitar ao máximo sua estada nesta região.

Praia de Taipu de Fora e as piscinas naturais

Bem, esta foi a praia que escolhi para me hospedar e conhecer a região, Taipu de Fora é uma praia com uma larga e longa extensão de areia, com muitos coqueiros ao longo da orla, e águas azuis e cristalinas.

Ali, na época da maré mais seca, é possível aproveitar além da praia maravilhosa também as piscinas naturais que são formadas nas barreiras de corais. As piscinas naturais ficam localizadas na altura do quiosque Buda Bar. Para aproveitá-las é preciso estar na maré bem baixa, neste artigo sobre as Praias de Trancoso, falo em detalhes como funciona a Tábua das Marés.

 

Piscinas Naturais - Praia de Taipu de Fora
Piscinas Naturais – Praia de Taipu de Fora

 

O que fazer nos arredores de Taipu de Fora

Taipu de Fora é um excelente ponto de partida para conhecer de maneira mais tranquila os pontos mais próximos desta região. Nesta parte falarei sobre estes passeios e as maneiras de chegar até eles.

Vamos conhecer melhor a região de Taipu de fora.

Praia de Taipu de Dentro

Apesar dos nomes parecidos, a Praia de Taipu de Dentro fica a 4 km de Taipu de Fora e possui características diferentes. Ela está localizada na parte oeste da península, de frente para a Baia de Camamu, tendo águas mais tranquilas.

Outra característica diferente de Taipu de Dentro em comparação com Taipu de Fora é que o melhor período para conhecê-la é na maré alta, pois na maré baixa ela fica com aparência de mangue, tirando um pouco de suas belezas, mas ainda assim, tem seu encanto.

 

Taipu de Dentro - Bahia
Taipu de Dentro – Bahia

 

Lagoa Azul

Outro ponto para ser visitado nas proximidades de Taipu de Fora na Bahia, é a Lagoa Azul, formada por água doce e com águas ricas em lanolina. Ela está distante de Taipu de Fora, em torno de 6 km, por estrada de terra e areia, por ser um pouco mais difícil de acessá-la, não tinha quase ninguém, somente eu e minhas amigas.

A lagoa Azul tem águas calmas e com temperatura amena, fica próxima ao morro do Farol, uma ótima opção para um banho relaxante após pegar uma estrada de chão e com muito calor. Ali debaixo de uma árvore, no dia que visitei a lagoa, havia um senhor vendendo água de coco.

 

Compre seu Seguro Viagem com 5% de desconto com o cupom DECAPRALA5

 

 

Praia Bela

Tanto a Lagoa Azul, quanto a Praia Bela, fazem parte do caminho que leva a outra atração próxima a Taipu de Fora na Bahia, que você conhecerá em seguida. Praia Bela tem uma grande extensão de areia branca e fofa, além de ser cercada de coqueiros.

Esta é uma praia praticamente deserta, pouco explorada por turistas, justamente por ser de difícil acesso, devido às estradas de chão. Logo na entrada da praia há um aviso proibindo a entrada de quadriciclos ou bugs pois ao longo da orla há ninhos de tartarugas. Seu nome faz jus à sua paisagem, que é linda demais.

 

Praia Bela - Taipu de Fora Bahia
Praia Bela – Taipu de Fora

 

Trilha das bromélias gigantes

O caminho a partir da Praia Bela passa por uma trilha entre árvores, que em alguns pontos chegam a se fechar formando um túnel na estrada. Esta trilha, na verdade, é uma estrada de terra, um pouco mais estreita.

Além do arvoredo, ao longo da estrada há também várias bromélias que realmente são gigantes. Nunca tinha visto plantas tão grandes quanto aquelas, em fevereiro, quando estive por lá, elas não estavam floridas, mas deve ficar lindo quando as flores aparecem.

Lagoa do Cassange

O próximo ponto a ser visitado neste caminho a partir da Praia de Taipu de Fora, é a Lagoa do Cassange. Ela é muito grande, com águas meio marrons devido aos sedimentos de plantas que deterioram as suas margens e também dentro dela.

Além disso, a água da Lagoa do Cassange tem em sua parte superior uma temperatura morna, e na parte inferior, a água é mais fria, sem contar a grande quantidade de peixes que é possível ver ali. Uma ótima pedida para passar algumas horas relaxando e apreciando a beleza do lugar.

 

Lagoa do Cassange - Taipu de Fora Bahia
Lagoa do Cassange – Taipu de Fora

 

Praia do Cassange

Do outro lado da estrada de terra está a entrada para a Praia do Cassange, o outro ponto a ser visitado a partir da Praia de Taipu de Fora na Bahia. Esta praia tem uma extensa faixa de areia, não muito larga.

À sua volta há alguns coqueiros, porém não há estrutura de quiosques nesta praia. A estrutura está concentrada na Lagoa do Cassange. Mais a frente falarei sobre esta área de lazer da região. Esta praia possui ondas mais fortes, pois fica em uma região de mar aberto, mas é um lugar lindo para se apreciar a paisagem.

 

Praia do Cassange - Taipu de Fora
Praia do Cassange – Taipu de Fora

 

Farol de Taipu de Fora

A última parte deste passeio, voltando para Taipu de Fora é a visita ao Farol de Taipu, que fica no alto de uma colina. Um excelente lugar para assistir ao pôr do sol, além de oferecer uma vista incrível das lagoas, do mar e da região.

A subida ao Farol de Taipu é feita por uma estrada de chão, em alguns pontos com muitos buracos, outros pontos com muita areia. É preciso ter cuidado nesta subida, principalmente para quem está de quadriciclo. Para subir de carro, é necessário um 4×4, mas também é possível subir caminhando, é uma subida relativamente curta.

A estrada que leva até o farol, possui uma bifurcação no início da subida. Formando dois caminhos, a dica é subir pelo caminho à esquerda. Ele é menos íngreme, o que torna a subida mais segura, o caminho da direita é perigoso justamente por ter uma inclinação maior e ter muita areia.

Para voltar a Taipu de Fora, ao sair do farol e chegar na estrada principal, de terra também, você deve seguir para a direita. É preciso ter cuidado neste retorno, pois a estrada tem muitos buracos e um grande movimento de caminhões.

 

Vista do Alto do Farol de Taipu de Fora
Vista do Alto do Farol de Taipu de Fora

 

Passeio de Quadricíclo

Em minha estada na Praia de Taipu de Fora escolhi fazer os passeios que indiquei de quadriciclo. Alugar este tipo de veículo é a forma mais prática de visitar estes lugares, além de dar maior liberdade para fazer os passeios conforme suas necessidades.

A locação do quadriciclo eu fiz com a empresa Barra Quadri, para fazer contato com ela utilize o perfil do Instagram @barra_quadri. Além da locação de quadriciclos, eles também oferecem passeios com guias para quem não tem experiência em andar de quadriciclo.

A sede da empresa fica na vila de Barra Grande, mas eles levam os quadriciclos até a Praia de Taipu de Fora, facilitando a locação. O atendimento do Barra Quadri é excelente, eles dão toda a assistência que os clientes necessitam quando alugam o quadriciclo.

Ao entregarem o veículo para o cliente, eles dão todas as instruções de como pilotá-lo, e também passam dicas de passeios e como chegar aos pontos turísticos. Vale muito a pena contratar os serviços do Barra Quadri.

 

Eu no quadriciclo em frente a Praia Bela
Eu no quadriciclo em frente a Praia Bela

 

Pousada em Taipu de Fora Bahia

Para conhecer todas as opções do que fazer em Taipu de Fora na Bahia, eu me hospedei em uma pousada chamada Pousada Casa Mágica. A sua localização é privilegiadíssima, a pouco mais de 100 metros da praia, com chalés confortáveis e muito bem equipados.

Além dos chalés com banheiro privativo, ar condicionado e varanda, a Pousada Casa Mágica também oferece espaço para camping, fornecendo algumas barracas. Para quem gosta de preparar seu próprio alimento nas viagens há uma cozinha completa para os hóspedes.

 

Eu modelando na Pousada Casa Mágica
Eu modelando na Pousada Casa Mágica

 

O café da manhã é servido em uma varanda com uma decoração toda eclética, colorida, rústica e linda. São servidas frutas, pães, frios e sucos, o suco de manga servido por eles é simplesmente delicioso.

Os proprietários da pousada são muito atenciosos, sempre prontos a resolverem qualquer dúvida dos clientes e também deram ótimas dicas de passeios na região. Quando estive por lá, era o início da lua cheia e por sugestão do proprietário eu pude ver a lua nascer no mar, grandiosa e linda.

Além de todo acolhimento e conforto oferecidos pela Pousada Casa Mágica, você tem também a oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer uma troca de experiências, o que é muito interessante durante as viagens.

 

Quarto da Pousada Casa Mágica
Quarto da Pousada Casa Mágica

 

Onde comer em Taipu de Fora

Em Taipu de Fora, a maior parte das refeições eu fiz na pousada, que tinha uma cozinha que podia ser usada pelos hóspedes. Mas na praia de Taipu de Fora há alguns quiosques com valores mais acessíveis que é o caso do Point do Surf, Casinha do Surf e os mais badalados que são o Buda Beach e o Bar das Meninas.

Uma boa opção para quem for fazer o passeio pelas lagoas de Taipu de Fora na Bahia, é a Lagoa e Mar Bar, que fica às margens da Lagoa do Cassange. Além de ter uma comida boa, o lugar é muito bonito, com redes à beira da lagoa, mesas dentro da água e muitos coqueiros. E o principal, a comida é muito saborosa e os preços são justos.

 

Lagoa e Mar Bar - Taipu de Fora
Lagoa e Mar Bar – Taipu de Fora

 

Compensa alugar um carro em Taipu de Fora

Não é possível fazer a locomoção para conhecer as atrações de Taipu de Fora andando. A maior parte dos pontos turísticos da vila são distantes. Portanto, é necessário usar algum tipo de transporte, o carro é um conforto, porém é preciso fazer os cálculos do custo benefício desta locação.

As estradas, entre Camamu e as vilas, e também para chegar as atrações são muito ruins, desta forma para circular de carro por lá é necessário que ele seja 4×4 para enfrentar os buracos e bancos de areia.

Onde fica Taipu de Fora

Taipu de Fora é uma das vilas localizadas na Península de Maraú na Bahia, que faz parte da chamada Costa do Dendê. Esta região fica entre Salvador e Ilhéus, duas cidades importantes do Estado.

 

Taipu de Dentro na Maré Baixa - Bahia
Taipu de Dentro na Maré Baixa – Bahia

 

Como chegar a Taipu de Fora na Bahia

Para chegar até Taipu de Fora existem várias opções, mas sempre partindo de outras cidades maiores. A cidade mais próxima da vila é Camamu que é o ponto de partida para todos os turistas que visitam a península.

Chegar até a vila não é uma tarefa fácil, nem rápida, é preciso utilizar vários tipos de transportes. Abaixo falarei quais as formas de transporte existentes.

Aeroportos para chegar a Taipu de Fora 

Para quem não vive no Estado da Bahia, ou nas proximidades de Camamu, é necessário pegar um voo para chegar até lá. É possível escolher um vôo que chegue à cidade de Ilhéus, que em minha opinião é a maneira mais fácil e rápida de chegar à vila.

A cidade de Ilhéus fica a 116 km de distância de Camamu, e há ônibus em vários horários que vão até a cidade. Também é possível alugar um carro para chegar até Camamu, mas a não ser que seja um carro 4×4 não vale a pena, pois as estradas até Taipu de Fora são muito ruins.

Outro ponto de partida para quem precisa chegar de avião, é pegar um vôo até Salvador, e a partir de lá, pegar o Ferry Boat, desembarcar em Bom Despacho e a partir de lá, pegar um ônibus até Camamu, ou alugar um carro.

A distância entre Bom Despacho e Camamu é de 180 km, mais 30 a 40 minutos de Ferry Boat. Na minha opinião, a melhor opção é pegar um vôo até Ilhéus, pois a viagem é mais curta.

 

Eu no balanço da Lagoa e Mar Bar
Eu no balanço da Lagoa e Mar Bar

 

Como Chegar de ônibus 

No meu caso, eu estava fazendo uma viagem de vários dias pela Bahia, e o destino anterior à vila de Taipu de Fora foi Itacaré. Desta forma, peguei um ônibus até Camamu. A passagem custou em torno de R$ 27,00 e a viagem foi de mais ou menos 1h30.

Achei bem tranquila a viagem de ônibus, que era bem confortável, com ar condicionado e o ponto de parada, ou a rodoviária, fica em frente ao píer das lanchas que levam até a vila.

Lancha rápida

Eu não estava de carro, portanto minha opção para chegar a Barra Grande, e depois Taipu de Fora, foi a lancha rápida, que parte do píer de Camamu e após uma viagem de 30 minutos de lancha e mais 20 minutos na jardineira, já estava em Taipu de Fora. O valor da passagem de lancha foi R$ 60,00 (valores referentes ao mês de fevereiro de 2022).

Outra opção são os barcos lentos, ou catamarãs, que têm um custo menor, entre R$ 25,00 e R$ 30,00. Porém eles só fazem viagens às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, e eu cheguei lá no domingo, então tive que fazer a viagem de lancha mesmo.

A viagem de catamarã é mais demorada, segundo os atendentes da lancha a viagem dura em torno de 1h. Depois de chegar a Barra Grande de Lancha é necessário ir de taxi ou jardineira até Taipu de Fora.

 

Píer de Barra Grande - Taipu de Fora
Píer de Barra Grande

 

Como chegar a Taipu de Fora pela estrada

Você deve estar se perguntando, mas se Taipu de Fora fica em uma península na Bahia, não em uma ilha, por que não ir até lá de carro, pela estrada. Na verdade existe esta possibilidade, porém a estrada é toda de terra e são cerca de 77 km. 

Isso não seria problema, não fosse as péssimas condições da estrada, principalmente quando ocorrem chuvas. No dia que cheguei a Taipu de Fora, havia chovido bastante nos dias anteriores e até dentro da vila haviam ruas que tinham pontos de alagamento e buracos que pareciam lagoas. 

E 3 dias depois, as estradas ainda estavam com crateras alagadas. Então, não aconselho fazer o trajeto de carro, caso esta seja a intenção é importante se informar antes sobre as condições das estradas com sua pousada.

 

Jardineira
Jardineira

 

Como se locomover em Taipu de Fora

Na praia de Taipu de Fora na Bahia, é totalmente possível caminhar pela orla da praia e aproveitar suas belezas, além de visitar outras praias próximas. Porém, para conhecer as outras atrações da região, há algumas formas de transporte. 

Aluguel de Carro

Também é possível fazer a locação de um veículo ainda em Ilhéus, Itacaré ou Salvador e fazer toda a viagem de carro. Mas é importante procurar saber com sua hospedagem como está a situação das estradas até lá, pois são cerca de 77 km de estrada de chão e com chuva ficam bem ruins de transitar. 

Assim, o carro escolhido deve ser um 4×4 pois para chegar às atrações as estradas também são bem ruins, um carro comum não conseguirá passar por elas.

Jardineira

Outra opção para fazer os passeios em Taipu de Fora na Bahia, é contratar uma jardineira, que é um caminhão de porte pequeno, no qual é feita a adaptação de assentos onde os passageiros são transportados.

Neste caso, o ideal é contratar este serviço com um grupo maior, pois o valor acaba sendo dividido e mais econômico. Com a jardineira é possível acessar as lagoas e as praias mais distantes.

Quanto tempo ficar em Taipu de Fora

Bem, se você possui tempo disponível, sem preocupação com datas, sugiro que fique o maior tempo possível, pois tenho certeza que irá se apaixonar pela região. Mas como sei que nem todo mundo tem tanta liberdade de tempo assim, indico permanecer em Taipu de Fora  de 4 a 5 dias para conhecer todos os pontos que deixei neste texto.

Caso tenha mais tempo, 6 dias seria o ideal para explorar melhor a região e conhecer outras áreas, além de poder revisitar lugares que tenha gostado mais.  Eu, por exemplo, se tivesse mais tempo em Taipu de Fora na Bahia, com certeza voltaria à Praia Bela e à Lagoa do Cassange.

Com mais tempo, você também tem a possibilidade de aproveitar um pouco a hospedagem que escolher. Relaxar sem nada para fazer durante a viagem também é uma ótima atividade.

 

Piscinas Naturais - Taipu de Fora Bahia
Piscinas Naturais – Taipu de Fora Bahia

 

Quando ir a Taipu de Fora

Minha viagem para conhecer a região ocorreu no início de fevereiro de 2022 durante o verão. Portanto, minha opinião pessoal é sobre esta época do ano, mas fiz algumas pesquisas e darei alguns comparativos sobre o clima em outras épocas na Vila de Taipu de Fora na Bahia.

Verão

No verão a temperatura estava por volta de 30º, porém a sensação estava bem mais quente, principalmente devido ao sol que é bastante forte. É importante usar protetor solar sempre que for sair à rua durante o dia. Mas esta temperatura não é uma regra, em 2021 quando estive em Trancoso, por exemplo, as temperaturas estavam bem mais amenas.

A chuva não é um problema nesta época do ano, apesar de ser o período do ano com maior volume de chuvas, o sol sempre aparece. 

Os maiores problemas de realizar sua viagem no verão, por ser alta temporada, são os preços, que ficam muito altos, tanto de restaurantes, quanto de hospedagens, e pelo fluxo de turistas que é muito maior.

 

Lagoa Azul - Taipu de Fora Bahia
Lagoa Azul – Taipu de Fora Bahia

 

Inverno

No estado da Bahia o clima é sempre quente, o que altera nas outras estações do ano, é o volume de chuvas, que pode ser maior ou menor. Durante o inverno o volume de chuvas é bem menor, não passando de 60 mm.

Não há um período de seca total no estado, a chuva se distribui durante o ano todo. Suas temperaturas são sempre altas, não há um inverno bem definido por lá. Durante a estação de Inverno a mínima fica em 25º.

A grande vantagem de uma viagem à Taipu de Fora na Bahia no inverno, é que há um fluxo menor de turistas e os preços são mais amigáveis. Com exceção dos meses de férias escolares e feriados prolongados que também causam alta de preços e número de turistas.

Outono

Os meses de outono vão de março a junho, neste período os meses com maior volume de chuvas são março e abril. O que pode atrapalhar um pouco os passeios, mas é uma época com preços melhores e com menos turistas.

Portanto, pode ser uma boa escolha para quem busca economizar e não gosta de frequentar lugares muito cheios. Apesar de ter a incidência de chuvas, sempre haverá uma trégua.

Primavera

Setembro e dezembro são os meses mais calmos na vila, com menor número de visitantes. Porém é a época com maior volume de chuvas e a temperatura máxima fica na faixa dos 25º e 30º.

Os meses mais chuvosos nesta estação do ano, são novembro e dezembro, mas mesmo que ocorra chuva, muito provavelmente o sol irá aparecer. O sol está sempre presente nos céus da Bahia. Com a vantagem que, de setembro a novembro, o volume de pessoas é menor e os preços também.

 

Lagoa do Cassange - Taipu de Fora
Lagoa do Cassange – Taipu de Fora

 

Conclusão

A praia de Taipu de Fora na Bahia, é uma excelente base para conhecer as praias locais, além de todos os pontos que deixei aqui para você conhecer, também há mais algumas praias na região, como a Praia dos Algodões, que não tive tempo de visitar.

Taipu de Fora, que faz parte da Costa do Dendê na Península de Maraú, foi um lugar que me surpreendeu positivamente. O acolhimento que recebi, todas as pessoas que encontrei foram muito solícitas e sempre dispostas a ajudar, elas têm prazer em colaborar com os visitantes para conhecerem sua terra. Foi uma experiência excelente, portanto assim que tiver uma oportunidade sugiro fortemente que vá conhecer esta região, vale muito a pena.

Espero que estas informações sobre os passeios próximos à praia de Taipu de Fora na Bahia ajudem você com sua organização de viagem, e caso precise de ajuda com seu roteiro, é só entrar em contato pelo e-mail contato@viagensdecaprala.com.br, ou pelo whatsapp 11 93045-5202, ou ainda acessar este link. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades.

As indicações e links contidos neste texto foram fruto de parcerias feitas com o blog Viagens de Cá pra Lá. 
Podendo gerar um comissionamento para ajudar o blog a continuar criando conteúdos de qualidade, e você não paga nada mais por isso. Mas é importante saber que, todas as indicações realizadas aqui são de locais e prestadores de serviços, que estão de acordo com a concepção de oferecer um bom serviço aos leitores e leitoras.

Caso goste deste conteúdo e queira ajudar este blog a continuar produzindo textos para ajudar em suas viagens, 
você pode fazer uma contribuição espontânea por meio da chave pix: contato@viagensdecaprala.com.br. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.