Tigre na Argentina e San Isidro, bate e volta a partir de Buenos Aires

postado em: Argentina, San Isidro, Tigre | 8

A cidade de Tigre na Argentina está a 33 km de Buenos Aires e San Isidro está a 21 km.  Duas pequenas cidades com ares de interior, como as nossas no Brasil.

As duas cidades são pequenas, mas com muitos pontos interessantes. São ótimas opções para quem gosta de aproveitar para conhecer lugares próximos ao destino principal de sua viagem.

Tigre na Argentina, inicialmente era chamada de Las Conchas, teve seu nome alterado devido a história do aparecimento de um “tigre americano” próximo a cidade, que depois descobriram ser outro felino. Este foi caçado, devido ao perigo que representava para a população. Então a cidade passou a ser mais conhecida como Tigre, devido a história, que pelo nome original. Então em 1952, o Conselho Deliberativo,  alterou oficialmente o nome da cidade para o que é conhecido hoje.

San Isidro foi fundada em 1580 por espanhóis. Em 1863 a estação de Trem Mitre, já chegava a cidade. É fácil andar a pé para conhecer seus atrativos, já que estão quase todos na mesma região. Já os atrativos de Tigre, são mais distantes uns dos outros, mas ainda assim, dá para conhece-los andando.

Você também pode gostar de ler sobre a Cidade de Buenos Aires neste texto, ou sobre as casas de Show de Tango em Buenos Aires. No blog também ha muitas dicas sobre Barcelona.

 

Estação de Trem Retiro - Buenos Aires
Estação de Trem Retiro – Buenos Aires

 

Como Chegar a San Isidro e Tigre Argentina

Planejamos nossa visita a Tigre e San Isidro na Argentina, para o terceiro dia em Buenos Aires. Fomos até lá de metrô e Trem. Desta forma saímos do hotel logo após o café e rumamos para a estação do metrô.

Estávamos hospedados na Avenida de Mayo, e pegamos o metrô na estação Avenida de Mayo, Linha C, em direção a Estação de trem Retiro. Lá, compramos as passagens.

Segundo o site da cidade de Tigre Argentina, a Linha Mitre não estará chegando a cidade até o final de maio de 2019. Neste link você encontrará as opções para chegar a Tigre neste período.

 

Mapa Metrô Buenos Aires
Mapa Metrô Buenos Aires

 

Como viajar de Trem e Metrô em Buenos Aires

Em Buenos Aires, há várias estações de Metrô e Trem espalhadas pela cidade. Vou colocar aqui o mapa do Trem e do Metrô.

Para usar o metrô, ônibus, trem e lanchas é necessário adquirir o cartão Sube. Com o cartão você carrega o valor que for precisar para se locomover.

Outra particularidade dos trem em Buenos Aires, é a possibilidade levar sua bicicleta dentro do vagão. E de forma muito organizada, há pontos onde você pode pendurar sua bike para ter maior segurança.

Achei isso maravilhoso. Pena que não sabia disso, e não levamos nossas bikes. Teria sido bem melhor para aproveitar as cidades andando de bicicleta. Inclusive é totalmente possível chegar a estação de trem Retiro, de bicicleta, vou colocar o mapa aqui, para quem estiver no centro.

 

Mapa Trem Linha Retiro - Tigre Argentina
Mapa Trem Linha Retiro – Tigre Argentina

 

Valores do Trem e Metrô

Cartão Sube: $ 90,00 (Pesos Argentinos);

Passagem de ida a Tigre na Argentina: $ 37,00 (Pesos Argentinos);

Passagem de ida a San Isidro: $ 37,00 (Pesos Argentinos);

Passagem de volta a Buenos Aires: $ 37,00 (Pesos Argentinos).

Se você tiver usado o cartão no metrô, terá desconto de 55% nas passagens de trem.

Passagem do metrô: $ 14,50 (Pesos Argentinos)

Segundo o site de La Nacion, as passagens passaram para o valor de R$ 19,00 a partir de fevereiro de 2019.

Há também o benefício de valores escalonados, para recarga de mais de 20 passagens no cartão, a cada 20 passagens há um desconto no valor unitário.

1 a 20 viagens: $ 19 
21 a 30 viagens: $ 15,20 
31 a 40 viagens: $ 13,30 
A partir 41 viagens: $ 11,40

As passagens de trem e metrô são vendidas separadamente. A compra de créditos, funciona diferente daqui do Brasil, lá, no metrô você comprará os créditos para viagens de metrô somente. Para viagens de trem, você comprará créditos na estação de trem. E ambos podem ser comprados nas lotéricas. Todos estes valores foram atualizados em maio de 2019.

Internet no Exterior: a melhor forma de manter-se conectado fora do país, é utilizando um Chip da EasySim4u, com planos de internet ilimitada. Você já chega ao seu destino conectado.

 

Estação Metrô Linha C - Buenos Aires
Estação Metrô Linha C – Buenos Aires

 

O que fazer em Tigre na Argentina

A pequena cidade de Tigre tem vários atrativos para serem visitados. Eu fiquei apenas algumas horas na cidade, mas confesso que deveria ter ficado mais tempo. Também deveria ter levado a bicicleta, pois teria conseguido conhecer muitos outros lugares.

Então vamos aos pontos turísticos de Tigre Argentina.

Puerto de Frutos: É um grande recinto às margens do Rio Luján. São várias lojas com artigos de decoração feitos em vime, cerâmica e diversos outros materiais, além de lanchonetes e produtos regionais. Nas docas do Puerto de Frutos há passeios de barcos também. O local conta com estacionamento e a entrada é gratuita. O endereço do local é Sarmiento, 69.

Passeio Victoria: Andar às Margens do Rio Tigre, onde são encontrados vários restaurantes. Seguindo pela Orla, você encontrará os museus da cidade. Onde também é possível fazer passeios de barco e remo. Saindo da estação de trem, atravesse a ponte, que fica em frente a praça da estação, e vire a direita.

Museu Naval da Nação: Uma área de 3.000 m², com salas e casas. Onde estão expostos 4000 peças entre uniformes, bandeiras, modelos de navios e aeronaves, esculturas, pinturas e muitos outros objetos históricos. Localizado no Passeio Victoria, 602. Aberto de quarta a sexta, das 9h00 às 17h30, sábado e domingo das 10h30 às 18h30. Entrada gratuita.

 

Puerto de Furtos - Tigre Argentina
Puerto de Furtos – Tigre Argentina

 

Tiger Tourist Bus: É um ônibus de turismo, no estilo Hop On Hop Off. Faz passeios pelos pontos turísticos da cidade e arredores. O intervalo de tempo entre as viagens é de 30 minutos. Você pode subir e descer quantas vezes quiser nos pontos de seu interesse. Funciona todos os dias, inclusive feriados, das 10h40 às 17h10 durante a semana e até as 18h00 nos finais de semana e feriados. Você pode comprar o passeio de Bus, combinado com um passeio de barco neste link.

Museu de Artes de Tigre Argentina: Instalado em um edíficio construído em 1912, declarado Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional em 1979. Abriga um grande acervo de obras de arte figurativas da Argentina. Aberto de quarta a sexta, das 9h00 às 19h00, aos sábados e domingos das 12h00 às 19h00. Entrada no museu custa $ 50,00 (Pesos Argentinos), valor de maio de 2019.

Parque de La Costa: Um grande parque de diversões com brinquedos para todos os gostos. São vendidos passaportes para utilizar várias atrações do parque, os valores variam de $ 100,00 a $ 1.200,00 (Pesos Argentinos). O parque fica às margens do Rio Tigre, próximo a estação de trem, em Vivanco, 1509. Aberto aos sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 18h30. 

Eu fiquei somente algumas horas em Tigre na Argentina, mas há atividades suficientes para ficar um dia inteiro na cidade, talvez dois, caso queira fazer passeio de barco. Então sugiro ao menos a estada de uma noite em Tigre.

 

Estação de Trem Mitre - Tigre Argentina
Estação de Trem Mitre – Tigre Argentina

 

Onde Comer em Tigre Argentina

Eu fiquei na cidade apenas algumas horas no período da manhã, então não chegamos a comer em Tigre. Mas há muitas opções de restaurantes e lanchonetes.

Puerto de Frutos: Dentro do Puerto de Frutos, há várias lanchonetes e restaurantes.

Passeio Victoria: outro ponto onde você encontrará vários restaurantes às margens do Rio Tigre.

 

Seguro Viagem: você sabia que para entrar na maior dos países é obrigatório ter um seguro viagem? Sem contar a importância de estar coberto, caso haja qualquer problema de saúde durante a viagem. Além disso o seguro tem outras coberturas, como extravio de bagagens e atraso ou cancelamento de vôos. Com a Segurospromo, você poderá comparar os melhores planos, das melhores seguradoras, com os melhores valores. Com o Código promocional DECAPRALA5 você terá 5% de desconto em seu seguro viagem.

 

Rio Tigre Argentina
Rio Tigre Argentina

 

O que fazer em San Isidro Argentina

Catedral de San Isidro: A catedral foi construída em estilo Neo-gótico, levou 11 anos para ser finalizada, sendo inaugurada em 1906. Com sua torre de 68,65 metros de altura impressiona por sua beleza e grandiosidade.  A Catedral de San Isidro pode ser visitada diariamente das 8h00 às 18h00, exceto em horários de missa. A catedral fica na Avenida del Libertador, 16.200, junto a Praça Mitre.

Praça Mitre: Localizada em frente a Catedral de San Isidro. Com muitas árvores e jardins, é onde ocorre a feira de artesanatos todo domingo e feriado. A praça foi construída em dois níveis, na parte de baixo está o relógio de flores de 1913, o primeiro da América Latina.

Estação Trem de La Costa: Em frente a parte baixa da Praça Mitre, está a Estação do Trem de La Costa, uma construção em estilo Vitoriano de 1891. A construção é bem bonita, provavelmente haviam várias lojas e lanchonetes, infelizmente a construção está muito mal cuidada e as lojas fechadas. Mas vale passar por ela para conhecer a arquitetura.

Casa de Los Anchorena: Um construção de 1840, que era utilizada como casa de verão da família Anchorena. Uma construção lindíssima em estilo renascentista espanhol. Hoje é utilizada como casa de eventos. Localizada ao lado direito da Catedral de San Isidro.

Quinta Los Ombués: Este local é um misto de museu, biblioteca e Arquivo Histórico de San Isidro. O museu guarda peças que contam a história da cidade, algumas datam de 1778. A entrada a Quinta de Los Ombués, é gratuita, e os horários são bem diversos, dependendo dos meses do ano, então vou deixar o link aqui para que você veja os horários conforme a época de sua viagem.

 

Catedral San Isidro
Catedral San Isidro

 

Bosque Alegre: Este bosque é um campo aberto, onde há mata ciliar e salgueiros. Além de estar em meio a natureza, ele fica as margens do Rio da Prata e de alguns pontos é possível avistar Buenos Aires. Um bom lugar para um pique nique, sentar na grama ou nos bancos espalhados e ficar em paz. Fica a 1 km da Catedral de San Isidro.  Dentro do bosque há um Centro de Exposições, algumas lanchonetes e o Museu Público de San Isidro. Vale explorar o lugar com calma. Endereço Del Barco Centenera, 1014, ao lado do Tênis Clube.

Manzana Municipal: São várias construções antigas, onde funcionam a Prefeitura, o Teatro Municipal e o Museu Casa Alfaro. Localizados na Rua Ituzaingó, esta rua fica na esquina da Rua del Libertador, à direita da Catedral San Isidro. Lá você também encontrará o Centro de Informações Turísticas.

Estes são alguns dos lugares que há para conhecer em San Isidro. Confesso que gostaria de ter ficado mais tempo na cidade. Creio que um pernoite por lá seria ótimo para conhecer com calma seus atrativos. Vou deixar um link para você fazer a cotação de hotel por lá.

Sugiro ficar no mínimo um dia inteiro em Tigre Argentina e outro em San Isidro, para conhecer tudo com calma e poder visitar seus museus e apreciar suas construções antigas.

Fonte Histórica e de Pesquisa: Prefeitura de San Isidro, Prefeitura de Tigre. Para meu roteiro por Tigre na Argentina e San Isidro utilizei alguns blogs da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, da qual também faço parte, foram eles: Fui Ser Viajante, da Kléssia, e Finestrino da Anna.

 

Quinta de Los Ombués - San Isidro
Mapa Trem Linha Mitre – Tigre Argentina

 

Onde comer em San Isidro

Restaurante e Confeitaria Alvear: Este restaurante fica bem próximo a estação de trem em San Isidro. Um lugar muito bem apresentável, com garçons simpáticos, comida boa e preços justos.

Além deste restaurante, a cidade conta também com um Centro Comercial e Gastronômico no Baixo San Isidro. Esta região compreende as Avenidas, Juan Segundo Fernandez, Diogo Carman, De La Unidad Nacional e Diego Palma.

Aluguel de Carros: a RentCars te ajudará, fazendo um comparativo das melhores locadoras em todo o mundo, mostrando o melhor custo benefício.

 

Bosque Alegre - San Isidro
Bosque Alegre – San Isidro

 

Como foi conhecer San Isidro e Tigre

Estas são duas cidades com características bem diferentes.

San Isidro é uma cidade onde você irá caminhar por suas ruas, que são bem arborizadas e conhecerá muitos lugares históricos. Principalmente nas proximidades da Catedral de San Isidro. São muitos edifícios que fazem parte da história da cidade. Construções antigas e lindas.

É fácil andar por suas ruas, são praticamente todas planas e as distâncias entre os pontos que coloquei aqui são relativamente pequenas. Sendo assim, é possível conhecer todos caminhando, ou de bike se você gostar deste tipo de passeio.

Tigre Argentina, já tem características diferentes de San Isidro, também possui construções antigas, e edifícios  lindos, como é o caso dos Museus Naval e de Arte. Mas o que mais me encantou foram os Rios que cortam a cidade em vários pontos.

Este fato possibilita caminhadas às margens do Rio, e ainda passeios de barco, que não fiz nesta visita, mas pretendo voltar. A chegada a cidade pela estação de trem já é uma atração. A praça, a ponte sobre o Rio em frente a estação são lindos.

Confesso que gostei mais de Tigre do que de San Isidro, mas voltarei às duas, para conhece-las melhor.

Esta foi minha experiência conhecendo San Isidro e Tigre Argentina. Espero que as informações neste texto lhe ajudem com seu roteiro. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário aqui embaixo. Será um prazer responder.  Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.

Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Alessandra, é uma pessoa apaixonada por viagens. Formada em Comércio Exterior e escreve o blog Viagens de Cá pra Lá desde 2014. Adora ler e fazer fotos. Buscando sempre lugares inusitados para suas viagens, seu intuito é trazer informações mais completas possíveis para você, Leitor. Seja bem vindo ao blog Viagens de Cá pra Lá.

8 Responses

  1. Luciana Torezan

    Excelentes dicas de bate e volta a partir de Buenos Aires. Estou me planejando para conhecer a Argentina esse ano e ja vou incluir no roteiro visitar Tigre e San Isidro. Dicas anotadas. Obrigada por compartilhar

  2. Christian

    Só conhecia esse Tigre por causa do time de futebol, agora já sei que a cidade também é bem bonita

  3. Andrea

    Não conhecia estas cidades tão próximas a Buenos Aires, e tanto Tigre quanto San Isidro são uma graça. Quando retornar a Argentina irei incluí-las no roteiro.

  4. Gabriela Torrezani

    Eu gostei muito de fazer essa passeio para Tigre e San Isidro saindo de Buenos Aires, na minha opinião vale a pena! Adorei a dica de onde comer em San Isidro 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *