Passeios em Minas Gerais, Roteiro de 1 dia em Congonhas

postado em: Congonhas | 3

A cidade de Congonhas, é uma ótima opção de passeios em Minas Gerais, pois lá são encontradas a maior concentração de obras de Aleijadinho ao ar livre. A cidade foi criada inicialmente como Freguesia de Nossa Senhora da conceição de Congonhas, em 1734, pelos mineradores em busca de ouro.

Você também pode gostar de ler dicas sobre Ouro Preto, no texto Turismo em Minas Gerais, ou dicas sobre o que fazer em Tiradentes MG, ou então, conhecer o maior Museu de Arte Contemporânea do Brasil, e também dicas sobre Lugares para ir em Curitiba.

Já a construção da Igreja do Senhor bom Jesus de Matosinhos, onde estão as esculturas dos Profetas, feitas por Aleijadinho, foi resultado de uma promessa de Feliciano Mendes. Por estar muito doente, pediu a cura ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, e por ter alcançado a graça, começou a angariar donativos para a construção da igreja. Sua construção iniciada em 1757, só foi concluída em 1790.

Quando estive em Congonhas, na semana anterior havia terminado a comemoração do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que acontece anualmente de 7 e 14 de setembro. Mas ainda estavam espalhadas pelas redondezas da igreja, as barracas de roupas, artesanatos, comidas e doces que participaram da festa. Sempre gosto de participar destas festas tradicionais das cidades que visito.

 

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos - Passeios em Minas Gerais
Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

 

Passeios em Minas Gerais

Reservei somente uma noite e um dia para conhecer Congonhas, pois todas as buscas que fiz sobre a cidade, só encontrei menção a Igreja e obras de Aleijadinho. Porém quando estive por lá, notei que precisaria ao menos de dois dias na cidade.

Sim, a principal atração de Congonhas é a Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, por ter a maior concentração de obras de Aleijadinho. Mas há outros passeios em Congonhas MG para serem feitos.

Parque Ecológico da Cachoeira: Passei pela Central de Atendimento ao Turista, onde me entregaram alguns folhetos sobre outros pontos a serem visitados na cidade. Lá descobri que há um parque municipal, chamado Parque Ecológico da Cachoeira.

 

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos - Passeios em Minas Gerais
Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

 

Neste parque há uma grande área recreativa, anfiteatro, camping, lanchonetes e restaurantes. A principal atração é a Cachoeira de Santo Antonio. Adoraria ter conhecido, mas não tive tempo. O parque funciona de terça-feira a domingo, das 8h00 às 18h00.

Museu de Congonhas: Este museu foi construído em 2015, com o intuito de interpretar o sítio histórico do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Nele há exposições, assim como leituras de textos contando a história e tradições das praticas religiosas da cidade. Há exposições de acervo doado pelo IPHAN, com ex-votos (itens deixados nas igrejas para pagamento de promessas), santos , livros raros e publicações sobre a arte barroca.

Há também um anfiteatro ao ar livre, vídeos e maquetes, todas contando a história da religiosidade contida no Santuário. O museu funciona de terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00, às quartas-feiras das 13h00 às 21h00. O valor do ingresso é de R$ 10,00, estudantes com carteirinha e idosos pagam meia entrada, crianças até 11 anos não pagam. Entrada  gratuita às quartas-feiras.

Para um passeio mais completo veja este texto da Camila, do blog E aí, férias! Falando sobre a Estrada Real, caminho velho de Congonhas.

 

Museu de Congonhas - Passeios em Minas Gerais
Museu de Congonhas

 

Basílica Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Cheguei em Congonhas por volta das 11h00, deixei as malas no hotel e já saí para conhecer a cidade, pois o tempo era curto. Fui direto a Basílica Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que era meu ponto principal a ser conhecido por lá.

Segundo informações que tive em minhas buscas, a Basílica fecha às 12h00 aos domingos, mas com a Festa do Jubileu, ficou aberta o dia todo. Então pude conhecê-la com tranquilidade, apesar de ter muita gente fazendo o mesmo.

A Basílica é simplesmente espetacular, toda decorada com esculturas e pinturas barrocas. Foi arrepiante, saber que eu estava em lugar com tanta história em sua construção e decoração. Ela não é muito grande, mas é esplendorosa.

As esculturas dos 12 Profetas, de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, estão dispostas ao redor da escadaria de acesso a igreja. Todas em tamanho natural, é impressionante imaginar que este trabalho foi feito por uma pessoa com as dificuldades físicas que o artista tinha. A riqueza de detalhes, os contornos perfeitos, realmente impressionam.

Este é um dos passeios em Minas Gerais, que fiz em Congonhas, mesmo próximo a Basílica já encontra-se outros pontos a serem visitados.

 

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos - Passeios em Minas Gerais
Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

 

Outros Pontos de Interesse

Ao redor da praça da Basílica há outros pontos interessantes a serem visitados, além do Museu de Congonhas.

Passos da Paixão: São as seis Capelas dos Passos da Paixão que abrigam algumas cenas dos últimos momentos de Cristo. Todas as capelas permanecem fechadas, e só é possível ver seu interior através das aberturas existentes nas portas. Todas as esculturas foram executadas por Aleijadinho.  O conjunto das Capelas, a Basílica e os 12 Profetas, constituem o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Romaria: É uma construção de 1932, utilizada como hospedaria aos romeiros que participavam do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Em 1968 parte da construção foi demolida para construção de um hotel, que não aconteceu. Então, em 1981 foi tombado, e reconstruído em 1995 seguindo o projeto original. Localizada no final da rua do Museu de Congonhas.

 

Capelas da Paixão
Capelas da Paixão

 

Igrejas em Congonhas – Passeios em Minas Gerais

Como toda cidade histórica de Minas Gerais, o que não falta em Congonhas, são igrejas.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição: Esta igreja foi construída em 1734, em estilo jesuítico. Do Período Colonial, é uma das maiores em estilo barroco de Minas Gerais.

Igreja Matriz de São José: Em estilo colonial, uma das poucas igrejas brasileiras com torres arredondadas. Ela fica na Rua São José, esquina com a Rua Bom Jesus. Próxima a ela está a Ladeira Caminho da História, com casario do Período Colonial e o Museu da Ladeira.

Igreja Nossa Senhora do Rosário: Uma igreja bem simples por fora, construída por escravos no século XVII, é a igreja mais antiga da cidade.

Igreja Nossa Senhora da Ajuda: Esta igreja está localizada em Alto Maranhão, um distrito de Congonhas, localizado a 16 km da cidade. Neste distrito também é possível conhecer as ruínas da cadeia.

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição
Igreja Nossa Senhora da Conceição

 

Roteiro de 1 dia em Congonhas

Acima estão todos os passeios possíveis de serem feitos em Congonhas. Vou colocar abaixo, os passeios que consegui fazer em um dia na cidade.

Visita ao Museu de Congonhas, um espaço com muita história para contar. Tanto em áudios e vídeos, quanto em imagens e esculturas. É possível também solicitar aos monitores explicações sobre as obras expostas, o que dará melhor sentido a visita. Para visitar com calma este museu, é necessário ao menos uma hora. Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77.

Santuários Senhor Bom Jesus de Matosinhos, para conhecer com calma, tirar fotos maravilhosas e apreciar em detalhes as obras de Aleijadinho, são necessárias ao menos duas horas por lá. Pois o Santuário é formado pela Basílica e pelas Capelas da Paixão. Localizado na Praça do Santuário, s/n.

 

Ladeira com Artesanato
Ladeira com Artesanato

 

Visita as Lojas de Artesanatos e doces: São casas também em estilo Colonial, localizadas na viela do lado direito da Basílica. Produtos lindos e deliciosos.

Igreja Nossa Senhora do Rosário: Uma igreja simples por fora, mas que vale a visita por seu legado histórico. Sendo a primeira da cidade. Localizada na Rua do Rosário, na altura do número 449.

Igreja Nossa Senhora da Conceição: Esta igreja é linda, com um interior não tão glamouroso quanto a Basílica, mas muito bela por fora. Localizada na Praça 7 de Setembro, 32.

 

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Igreja Nossa Senhora do Rosário

 

Conclusão

A cidade de Congonhas, é uma ótima opção de passeios em Minas Gerais, apesar de ser uma cidade simples, tem muita história para contar. Seu turismo não se baseia, como muitos pensam somente na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Há vários outros pontos a serem conhecidos na cidade.

Por isso sugiro uma visita de dois dias na cidade, ou ao menos um dia e meio, claro, se você como eu também gosta de história. Outra sugestão, é contratar um guia para explicar a história, da Basílica e Capelas, com mais detalhes.

Desta vez não tenho sugestão de restaurantes, pois o único que fui, foi péssimo. Comi uma pizza no Restaurante Cova do Davi, horrível. Não recomendo. Se for a Congonhas em setembro e houver uma tenda montada ao lado do Museu de Congonhas, coma o pastel de lá, é delicioso. O Café que fica na entrada do Museu parece bom também, comida por quilo, mas não comi lá e me arrependo…rs.

Para a visita a Alto Maranhão, eu aproveitei minha saída para São João Del Rei, pois é no caminho. Mas no horário que passei, na segunda de manhã, a Igreja Nossa Senhora da Ajuda estava fechada.

Fonte Histórica: Prefeitura de Congonhas

Blogs que pesquisei para meu roteiro: Trilha Marupiara, da Kellen Bittencourt e Retrip, do Antônio Jr.

Com estas dicas de passeios em Minas Gerais, espero que te ajude em seu roteiro para Congonhas. Caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda, deixe seu comentário aqui embaixo. Será um prazer responder. Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.

3 Responses

  1. Marcos Santos

    Bom dia
    Como estamos com agenda apertada, aceitamos sugestão. Daria para fazer num dia…Tiradentes, São João Del Rey e Congonhas?

    • Alessandra Lima

      Bom dia Marcos, tudo bem?
      Não recomendo, tanto Tiradentes, quanto São João del Rei tem atrações para ao menos 2 dias, e Congonhas precisa de pelo menos 1 dia para conhecer com calma.
      Caso necessite de ajuda com a viagem eu trabalho com a organização de roteiro, precisando é só chamar pelo whatsapp 11 93045-5202.
      Um abraço.
      Alessandra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *