Lugares para ir em Curitiba 14 atrações para conhecer na Linha Turismo

postado em: Brasil, Curitiba, Paraná | 0

Curitiba é uma cidade extremamente organizada, toda pensada no bem estar de sua população. Dá até aquela vontade de morar por lá. Lugares para ir em Curitiba é algo impressionante, pois a quantidade de pontos turísticos da cidade é enorme.

Além de muito pontos de interesse, Curitiba também conta com uma programação intensa de Natal, repleta de luzes e e eventos por toda a cidade. As festividades desta época inicia no final Novembro. Mais informações sobre a festa de Natal em Curitiba, neste link.

Curitiba também é conhecida como a maior produtora de cerveja artesanal do Brasil, produzindo certa de 400.000 litros mensais. Há inclusive um programa de fomento aos produtores de cerveja na cidade criado pela prefeitura chamado CuritiBéra, Béra é uma gíria que os cutitibanos usam para referirem-se à cerveja. Portanto aos amantes de cerveja artesanal, Curitiba será um paraíso. Leia também no blog sobre Passeio de Maria Fumaça, Caminhos de Pedra e O que fazer em Bento Gonçalves.

Lugares para ir em Curitiba

Chegando a Curitiba
Chegando a Curitiba

 

Como disse no início do texto, há um número enorme de pontos turísticos a serem visitados em Curitiba. Alguns pontos, até são possíveis de visitar a pé, caso você esteja hospedado no centro de Curitiba. Mas a maior parte dos pontos turísticos precisam ser visitados de carro, ônibus ou transporte público. Com tantos lugares para ir em Curitiba, sugiro que você passe ao menos 4 dias na cidade.

Caso precise de um carro para sua viagem, utilize este link para fazer sua pesquisa. Você terá a melhor cotação, de várias locadoras diferentes. Fará economia na sua locação e ainda ajudará o Blog Viagens de Cá pra Lá a continuar dando dicas para sua viagem.

Se você está começando a organizar suas primeiras viagens e sente-se um pouco perdido, poderá gostar do conteúdo do Ebook 13 Dicas para um Roteiro de Viagens Inesquecível.

 

Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz - Lugares para ir em Curitiba
Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz – Curitiba

 

Praça Tiradentes

Aqui, na Praça Tiradentes, é onde tudo começa em Curitiba, é o marco zero da cidade. Ali também que se inicia a viagem com a Linha Turismo. Nesta praça está localizada a Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz, inaugurada em 1893. Construída com doações dos fiéis e em parte com o material da demolição da igreja antiga, tem estilo neogótico.

É uma igreja muito imponente, que chama a atenção de quem passa pela praça. Uma vez ao mês é feita uma visita guiada gratuita. A visita deverá ser agendada com antecedência no link ao lado. Também é possível visitar a Catedral de forma independente, toda segunda-feira, das 11h00 às 19h00, terça-feira a domingo, das 7h00 às 19h00.

Atras da Catedral, umas três quadras, está o Setor Histórico de Curitiba. Onde encontram-se lojas, restaurantes e bares. Além de Prédios antigos onde funcionam museus e teatros. Há também a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas e o Largo da Ordem.

No Largo da Ordem acontece aos domingos  a feira de artesanato da cidade e também há inúmeros restaurantes, lanchonetes e bares ao redor.

Não tão próximo, mas possível de ir em uma caminhada a partir do Largo da Ordem, está o Passeio Público, que funcionou com o primeiro zoológico de Curitiba. Ainda vivem por lá pequenos animais.

 

Praça Tiradentes - Lugares para ir em Curitiba
Praça Tiradentes – Curitiba

 

Teatro Paiol

Este ponto também está na rota da Linha Turismo de Curitiba. Antes de transformar-se em Teatro, o prédio foi um abrigo de pólvora.

Em março de 1972, após ser totalmente reformado, passou a ser palco de grandes shows da música brasileiras, com nomes famosos como Vinicius de Moraes, Toquinho e muitos outros. Além de grandes nomes, o Teatro Paiol também recebe nomes da música regional paranaense.

Sua reforma fez parte do projeto de reformas urbanas e culturais implementadas na cidade desde os anos 70. Sua reforma manteve seu formato romano, arredondado em forma de arena, e abriga 217 pessoas.

Localizado na Praça Guido Vara, S/N, no bairro do Prado Velho, funciona de terça-feira a sexta-feira das 14h00 às 18h00, sábados e domingos das 15h00 às 18h30.

 

Teatro Paiol - Lugares para ir em Curitiba
Teatro Paiol – Curitiba

 

Jardim Botânico

Eu já estive na cidade em outra ocasião, há muitos anos, por volta de 1998 e o Jardim Botânico foi um dos lugares para ir em Curitiba que mais marcou minha viagem. Eu fiquei encantada com tanto verde, aquela estrutura de metal com vidros é maravilhosa.

O Jardim Botânico de Curitiba, foi inaugurado em 1991, sua estufa abriga muitas espécies de plantas, além de uma queda d’água. Os jardins foram inspirados em jardins franceses, nos trechos de mata nativa há trilhas para caminhadas em meio a natureza.

Dentro do Jardim Botânico, há o Jardim das Sensações, onde o visitante pode experimentar as plantas com sentidos como o tato e o olfato.

Localizado na Rua Eng°. Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico, aberto a visitação todos os dias das 6h00 às 20h00 durante o horário de verão, e das 6h00 às 19h30 nos outros meses. O Jardim das Sensações fica aberto de terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00. Em épocas de chuva, o jardim das Sensações não abre para visitas.

 

Eu - No Jardim Botânico - Lugares para ir em Curitiba
Eu – No Jardim Botânico – Curitiba

 

Mercado Municipal

O Mercado Municipal iniciou suas atividades ainda em 1820, mas sem a aparência de hoje. Inicialmente eram apenas pequenos produtores de frutas e verduras que vendiam seus produtos em casinhas próximas a Praça Tiradentes.

A partir de 1958 foi criada a sede atual, quando um pequeno grupo de comerciantes aceitou a proposta do francês Alfred Agache de terem um local maior e melhor localizado.

Desde sua inauguração o Mercado Municipal passou por reformas e ampliações. O local não era somente um local de compras, também é utilizado como ponto de encontro das famílias curitibanas e de turistas.

No Mercado além de vários estandes de frutas maravilhosas, doces, verduras, legumes e chocolates deliciosos. E não é só isso que se pode encontrar no mercado. Por lá também são vendidas especiarias, queijos, vinhos, cosméticos e decoração.

Além de tudo isso, há também cursos de culinária com chefes. E foi o primeiro mercado de orgânicos do país, criado em 1998. Localizado na Avenida Sete de Setembro, 1865, aberto de terça-feira a sábado das 7h00 às 18h00, segundas das 7h00 às 14h00 e domingos das 7h00 às 13h00.

Leia aqui sobre lugares para conhecer em São Paulo, onde falo sobre o Mercado Municipal da capital paulista.

 

Mercado Municipal - Lugares para ir em Curitiba
Mercado Municipal – Curitiba

 

Centro Cívico

Sede dos Poderes do Estado do Paraná, foi implantado em 1953 quando o estado se emancipou politicamente. Neste complexo de prédios super modernos estão localizadas as sedes do Palácio Iguaçu, Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça. Também no complexo encontra-se a atual sede da Prefeitura de Curitiba.

É possível fazer visita guiada a Assembléia Legislativa de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 17h00. Para agendar sua visita ligue para (41) 3350-4007 ou através do email cerimonial.alep@gmail.com.

 

Centro Cívico - Lugares para ir em Curitiba
Centro Cívico – Curitiba

 

Museu Oscar Niemeyer

Este museu em Curitiba abriga inúmeras obras de artes visuais, arquitetura e design. É considerado o maior museu de arte da América Latina. Possui 35.000 metros quadrados de área construída e 17.000 metros quadrados de área para exposições.

Projetado pelo arquiteto que lhe deu o nome, foi inaugurado em novembro de 2002. Além de exposições e mostras de artes o espaço também é voltado para eventos em seu salão para 500 pessoas, no miniauditório para 60 pessoas e o Pátio das Esculturas que comporta 150 pessoas.

Seu formato inusitado, como todas as obras de Oscar Niemeyer, em forma de olho tem um visual surpreendente. Seu revestimento todo espelhado, muda a cada anglo que você o olhar, refletindo as nuvens do céu.

Localizado na Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico. Aberto a visitação de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, com venda de ingressos até as 17h00.  O valor do ingresso é de R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia entrada. As quartas-feiras o museu tem horário estendido até as 20h00 (com venda de ingresso até 19h30).

Também as quartas-feiras a entrada é gratuita das 10h00 às 18h00, com retirada do ingresso até as 17h00. Aos domingos o museu tem programação especial de ofinas livres com acesso até as 18h00. O museu fica fechado na véspera e dia de Natal e Ano Novo e 19 de Abril.

 

Museu Oscar Niemeyer - Lugares para ir em Curitiba
Museu Oscar Niemeyer – Curitiba

 

Bosque do papa

Bosque do Papa e Memorial Polonês ficam ao lado do Museu Oscar Niemeyer, é possível acessá-lo atravessando o bosque atrás do museu. O Bosque do Papa foi inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.

Dentro do bosque há também o Memorial Polonês, que é composto por 7 casas feitas em troncos de árvore. Lá encontra-se o Memorial da imigração Polonesa o bosque de mata nativa é um convite a integrar-se a natureza. Um bom lugar para buscar um pouco de paz e tranquilidade e respirar um pouco de ar puro.

O Bosque do Papa está aberto para visitação diariamente das 6h00 às 20h00. Já o Memorial da Imigração Polonesa abre de segunda-feira das 13h30 às 18h00, e de terça-feira a domingo das 9h00 às 18h00. Entrada gratuita.

 

Bosque do Papa - Lugares para ir em Curitiba
Bosque do Papa – Curitiba

 

Bosque Alemão

Um parque localizado em uma região de vale na cidade de Curitiba, foi um bairro que recebeu o nome em homenagem a uma família alemã que vivia na região, Jardim Schaffer. No Bosque vários pontos em homenagem a cultura germânica integrada a cidade. Como o Oratório de Bach, replica de uma Igreja Presbiteriana em estilo neogótico, hoje sala de concertos, lanchonete e sanitários.

No jardim do Oratório, há uma passarela para um mirante, que ao descer sua torre chega-se ao Caminho dos Contos, uma trilha que leva até a parte mais baixa do bosque. Durante a trilha é contada a história de João e Maria por intermédio de azulejos pintados. Lá também encontra-se uma biblioteca chamada Casa da Bruxa, onde personagens vestidas de bruxas e fadas, contam histórias para as crianças que visitam o espaço.

Localizado na Rua Francisco Schaffer, com Rua Nicolo Paganini, com Rua Franz Schubert. O bosque fica aberto diariamente das 8h00 às 18h00. A Casa da brucha funciona diariamente das 9h00 às 17h00, e a contação de história acontece aos finais de semana as 11h00, as 14h00 e as 16h00. Entrada gratuita.

Universidade do Meio Ambiente/Unilivre

A Unilivre é uma Universidade diferente, com cursos livres que levam informações sobre o meio ambiente. Levando aos cidadãos informações para conscientização da necessidade de uma vida harmônica com o meio em que vive.

Na Unilivre há uma entrada com arcos coloridos, logo na entrada há uma loja de artesanato e cafeteria, com guloseimas deliciosas.

Em meio ao bosque há uma ponte que passa sobre um pequeno córrego e que termina em uma clareira. Com um lago e altas paredes de pedras.

No lado esquerdo, há uma estrutura toda em madeira, com uma rampa em espiral, que leva os visitantes a um mirante. No cento da espiral estão várias salas onde acontecem os cursos.

É um local realmente bastante diferente de todos os complexos universitários que estamos acostumados a encontrar. Uma proposta bem inusitada. Vale a visita.

 

Unilivre - Lugares para ir em Curitiba
Unilivre – Curitiba

 

Opera de arame

Este é mais um dos lugares para ir em Curitiba, o Ópera de Arame, é um espaço cultural, palco de grandes shows. Uma estrutura em formato circular, toda em tubos metálicos e revestimento em vidro.

Está suspensa em um lago e localizada no Parque das Pedreiras, rodeada de vegetação e cascatas. É um espaço espetacular, seu visual é lindo, a noite toda iluminada é um deslumbre.

 

Opera de Arame - Lugares para ir em Curitiba
Opera de Arame – Curitiba

 

No subsolo do Ópera de Arame encontra-se o Ópera Arte, um espaço gastronômico onde é possível realizar eventos. Além dos eventos está aberto diariamente para atender aos visitantes do Ópera de Arame. Foi no Ópera Arte que aconteceu um dos jantares durante o 2º Encontro RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem.

É no Ópera de Arame também que foi criado o Vale da Música, um palco flutuante no lago do teatro, que recebe música instrumental ao vivo. As apresentações no Vale da Música ocorrem de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. A entrada para o Vale da Música é de R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia entrada.

A entrada ao Ópera de Arame é gratuita, aberto de diariamente das 10h00 às 19h00.

 

Ópera de Arame - Lugares para ir em Curitiba
Ópera de Arame – Curitiba

 

Parque Tanguá

O Parque Tanguá está localizado em uma antiga pedreira de Curitiba. Está junto a Rio Barigui, no parque há um espelho d’água em jardim em estilo francês. Ao fundo um grande terraço com mirante, duas torres, bistrô e banheiros.

Do terraço e das torres é possível ter uma vista incrível do valor e do lago na parte baixa do parque. Ao entardecer, é possível assistir ao mais incrível por do sol.

O Parque Tanguá foi inaugurado em 1996, e em 1998 foram construídos o jardim e o mirante, além de uma queda d’água.

Este parque é realmente lindo, vale a visita. Aberto diariamente das 8h00 às 18h00, o Bistrô está aberto diariamente das 9h00 às 21h00. Entrada gratuita.

 

Parque Tanguá - Lugares para ir em Curitiba
Parque Tanguá – Curitiba

 

Memorial Ucraniano e Parque Tingui

O Memorial Ucraniano, fica dentro do Parque Tingui, foi construído em homenagem aos imigrantes ucranianos que chegaram a Curitiba por volta de 1895. O parque possui uma ampla área verde e logo em sua entrada estão localizados os tributos ao povo ucraniano.

Na entrada encontra-se o Portal e pouco mais a frente uma réplica da Igreja de São Miguel (a original está localizada na Serra do Tigre, município de Mallet). As construções são em madeira, com telhados dourados em estilo bizantino.

Uma das construções é o Memorial onde estão expostos artesanatos típicos ucranianos, como as pêssankas,  que são ovos pintados a mão e logo na entrada há uma pêssanka gigante.

Durante o ano acontecem várias festas tradicionais ucranianas, como, a Benção dos Alimentos no sábado de Aleluia, a Festa Nacional da Ucrânia em agosto, a Festa da Colheita em outubro e a Festa de São Nicolau em novembro.

Localizado na Rua Mba de Ferrante, s/n, Parque Tingui, o Memorial fica aberto de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h45. Entrada Gratuita.

 

Momorial Ucraniano - Lugares para ir em Curitiba
Momorial Ucraniano – Curitiba

 

Santa Felicidade

Uma vila de Curitiba, que é formada em 1878 por imigrantes italianos, chegados a cidade. Por lá há imigrantes de regiões como Vêneto e Trentino, é o principal eixo gastronômico da cidade e mais um dos lugares para ir em Curitiba.

O bairro conta com vários restaurantes, além de casas típicas, e unidades de preservação do valor histórico e arquitetônico.

Mirante da Torre Panorâmica

Esta é a torre de serviços de telecomunicações de Curitiba e possui um mirante todo envidraçado. Do alto de seus mais de 109 metros de altura, é possível ter uma visão de 360º da cidade de Curitiba.

A altura da torre é equivalente a um edifício de 40 andares, o acesso ao mirante é realizado de elevadores. Lá de cima, além da vista privilegiada, há como apreciar uma obra feita pelo artista Poty. Foi realizada em concreto na parede central do observatório e conta a história da cidade de Curitiba.

É possível visitar a torre Panorâmica de terça-feira a domingo, das 10h00 às 19h00. A venda de ingresso é feita até as 18h30, o valor do ingresso é R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia entrada.

 

Torre Panorâmica - Lugares para ir em Curitiba
Torre Panorâmica – Curitiba

 

Sobre a Linha Turismo

A Linha Turismo é um ônibus turístico do tipo Hop on Hop off, tem um itinerário de aproximadamente 45 km e 3 horas de duração. Ele passa por quase todos os pontos turísticos da cidade. Todos os lugares para ir em Curitiba que citei acima,  estão cobertos pela Linha Turismo.

O ponto de partida inicial do ônibus de turismo é a Praça Tiradentes, e a primeira partida deste ponto é as 9h00. O ônibus passa nos pontos turísticos, a cada 30 minutos.

É possível fazer um embarque e mais 4 reembarques, para isso basta comprar a cartela com 5 tíquetes. Um é utilizado para o primeiro embarque e os outros para o restante. A compra dos tíquetes é feita diretamente no ônibus, o valor é de R$ 45,00 e o pagamento é somente em dinheiro. Neste link há todos os horários do ônibus em cada ponto turístico da Linha Turismo. Valores referentes a fevereiro de 2019.

Caso você queira fazer mais reembarques no ônibus e aproveitar para conhecer mais pontos, basta adquirir mais ingressos avulsos. O serviço de turismo inicia as 9h00 e termina as 17h30. O ônibus funciona de terça-feira a domingo, as segunda-feira só funciona em período de férias escolares e feriados nacionais.

Nos ônibus que têm o adesivo da Bicicleta na parte de traz, significa que você pode embarcar com sua bike. Todos os ônibus são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida.

 

Centro de Curitiba
Centro de Curitiba

 

Onde comer em Curitiba

Bar do Alemão: apesar do nome, este bar também serve refeições. Seus pratos são baseados na culinária Alemã, claro, mas também há pratos de carnes e peixes. Tem uma grande variedade de bebidas, cervejas artesanais e um chop especial que vem com uma canequinha dentro que contem bebida destilada. Você leva a canequinha de brinde este drinque chama-se Submarino e custa R$ 18,90. Os pratos custam a partir de R$ 47,00, alguns servem duas pessoas. Você pode experimentar a carne de onça, mas não se assuste, carne de onça é na verdade carne de vaca, moída e muito bem temperada, servida crua, e deliciosa. Localizado na Rua Dr. Claudino dos Santos, 63. É preciso bastante atenção para encontrar o Bar do Alemão, ele fica escondidinho no calçadão, entre duas construções. Uma delas é um prédio todo moderno e envidraçado, o outro um prédio antigo, amarelo.

 

Carne de Onça - Bar do Alemão - Lugares para ir em Curitiba
Carne de Onça – Bar do Alemão

 

Mercadão Municipal: na praça de alimentação no mezanino do mercadão, Poty Lazzaroto, há várias opções de lanchonetes e restaurantes. Eu escolhi comer na pastelaria, que fica no canto direito da praça, próxima a escada. Comi na pastelaria, pois queria experimentar o pastel com pinhão. Ele é feito de carne seca e pinhão, e é delicioso recomendo. O pastel de pinhão, não é barato, mas vale a pena, foi R$ 20,00. Localizado na Avenida Sete de Setembro, 1865.

 

Pastel de Carne Seca e Pinhão - Mercado Municipal - Lugares para ir em Curitiba
Pastel de Carne Seca e Pinhão – Mercado Municipal Curitiba

 

Oriente Árabe: este restaurante serve, como o nome já diz, comida árabe muito saborosa, e é um restaurante bem tradicional e Curitiba. Eu pedi a sequência de comida árabe, e é muitíssimo bem servido. Vem um prato frio, com quibe cru, babaganuche, homus e colhada, depois esfirras, quibe frito, abobrinha recheada, charuto, é maravilhoso. O valor é um pouco salgado, o rodízio saiu R$ 77,00. Localizado no Largo da Concórdia, na Rua Kellers, 95.

 

Restaurante Oriente Árabe - Lugares para ir em Curitiba
Restaurante Oriente Árabe – Curitiba

 

2º Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros Brasileiros

Todos estes passeios foram organizados pela RBBV, para o 2º Encontro da RBBV. Foram várias parcerias e patrocínios, com inúmeras palestras para profissionalizar e melhorar o trabalho dos blogueiros de viagem cada vez mais. Foi um evento que nos levou a adquirir vários novos conhecimentos e aperfeiçoar aquilo que já conhecíamos.

Esta foi também uma oportunidade maravilhosa de conhecer mais a fundo uma cidade que eu já havia visitado tempos atrás. Mas que agora em todas as minhas viagens tenho um olhar diferente para os destinos. Sempre buscando o maior número de informações para ajudar você leitor.

 

2º Encontro RBBV - Lugares para ir em Curitiba
2º Encontro RBBV

 

Esta foto estávamos assistindo ao painel do evento que falava sobre monetização dos blogs, afinal estamos nos profissionalizando para podermos trabalhar e sermos remunerados por isso. Neste painel, da esquerda para a direita, estavam participando Cláudia Beatriz Sale, criadora da RBBV e do blog Aprendiz de viajante, Fernanda Souza do blog Preciso Viajar, André Strauss do blog Ases a Bordo, Thais Towersey do blog Guia Mundo a Fora e Maurício Oliveira do blog Viagens Possíveis.

Espero que este texto ajude na organização de seu roteiro. Estas dicas de lugares para ir em Curitiba, é só uma parte dos atrativos encontrados na cidade. Farei outros posts falando de mais algumas atrações em breve. Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.

Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Alessandra, é uma pessoa apaixonada por viagens. Formada em Comércio Exterior e escreve o blog Viagens de Cá pra Lá desde 2014. Adora ler e fazer fotos. Buscando sempre lugares inusitados para suas viagens, seu intuito é trazer informações mais completas possíveis para você, Leitor. Seja bem vindo ao blog Viagens de Cá pra Lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *