A capital da Itália, é uma cidade com quase 3.000 anos de história. Portanto, um roteiro em Roma, significa conhecer e reviver fatos, como se estivéssemos dentro dos livros de história.
Pois, nesta cidade fabulosa, você encontrará ruínas de tempos antigos, como o Coliseu e o Fórum Romano, que fazem parte desta história.
Além disso, seu vizinho, o Vaticano, apesar de ser um país, já está incorporado nas atrações turísticas de Roma.
Eu estive na cidade por duas vezes, uma delas passei dois dias por lá, na segunda vez, foi somente uma passagem de 8 horas.
Mas, este pequeno período, foi suficiente para conhecer as principais atrações da cidade.
Ah! Não esqueça que para entrar na Itália, é obrigatório o Seguro Viagem, com este cupom DECAPRALA5, você tem 5% de desconto. Faça sua Cotação.
Roteiro em Roma a pé
Em ambas as visitas, fiz este roteiro em Roma a pé. Pois, não é difícil conhecer a cidade andando, suas ruas são praticamente planas.
Portanto, facilita passeios a pé, claro que é necessário ter bastante disposição e gostar de caminhar.
Aqui no blog Viagens de Cá pra Lá, tem um texto com o passo a passo sobre o Turismo em Roma, explicando como chegar a cada atração.
Além disso, há também alguns textos com Indicação de Roteiro pela Itália de 20 dias, outros com dicas sobre Veneza e sobre Florença.
Vaticano
O Vaticano é o menor país do mundo, mas com pontos turísticos incríveis. Em minha primeira viagem a Roma meu roteiro iniciou-se pelo Vaticano.
Como tinha um tempo reduzido, e queria conhecer tanto o Museu do Vaticano, quanto a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro, fui com os ingressos comprados.
Desta forma, não precisei aguardar na fila gigante, que havia para compra dos ingressos. Então sugiro, que compre seu ingresso antecipadamente para os 3 monumentos. Este passeio tem duração em torno de 3 horas.
Lembrando que, não é permitido entrar no Museu, Capela e Basílica de bermuda.
Endereço: Viale Vaticano snc, 00165 Roma. O Museu fica atrás da Basílica de São Pedro, basta circundar as muralhas, a direita da Basílica.
Entrada: O valor de entrada para os 3 monumentos é de 43,90 Euros.
Horário de Funcionamento: Aberto de Segunda a Sábado das 8h00 às 18h00, última entrada às 16h00.
Castelo Sant’Angelo
Terminada a visita ao Museu e Basílica, saindo na Praça de São Pedro, e seguindo pela rua em frente à praça, você chegará ao Castelo Sant’Angelo.
Então, você já começará seu roteiro em Roma. A visita guiada tem duração de 2 horas.
Uma construção do ano de 138 d.c. com 48 metros de altura, foi construído como monumento fúnebre do Imperador Adriano.
Além disso, o local é considerado como um museu, um monumento e uma área arqueológica.
Endereço: Lungotevere Castello, 50 – 00193 ROMA
Entrada: Tour guiado por 49,00 Euros, você pode comprar o tour antecipado aqui.
Horário de Funcionamento: Aberto diariamente das 9h00 às 19h30.
Piaza Navona
Com características da Roma Barroca, está localizada e delimitada por prédios construídos sobre as ruínas do Estádio Domiciano.
O antigo estádio foi construído em 86 d.c. para práticas de atletismo e corridas a cavalo.
A praça possui 4 fontes, Moro, Calderari e Netuno, todas obras de Giacomo della Porta, a quarta fonte é a Quatro Fiumi, obra de Gian Lorenzo.
Endereço: Piazza Navaona 000186.
Entrada: Gratuita.
Horário de Funcionamento: Visitação aberta.
Pantheon
O Pantheon é um monumento que foi fundado em 27 a.c. pelo Imperador Agripa. Foi destruído e reconstruído 3 vezes.
Foi, então, convertida em Igreja Católica, em homenagem a Santa Maria dos Mártires no ano 609, pelo então Papa Bonifácio IV.
Sua cúpula é a maior de sua época, com 43,5 metros de diâmetro, e a mesma medida de altura.
Além disso, abertura no topo da cúpula, mede 8 metros de diâmetro e garante a entrada de luz no Pantheon.
Nesta parte de seu roteiro em Roma, você ficará impressionada com a grandiosidade deste monumento.
Endereço: Piazza de la Retonda, 000186.
Entrada: Gratuita.
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado das 8h30 às 19h15, domingos das 9h00 às 17h45. Feriados (exceto domingo) das 9h00 às 13h15.
Fontana di Trevi
Esta é a mais famosa e mais visitada Fonte de Roma. Sua arquitetura é monumental, com esculturas em tamanho natural.
Com representações de fluxo de água e com a estátua de Ocean no centro de sua carruagem, em forma de concha.
A versão atual da Fontana di Trevi, foi solicitada pelo Papa Clemente XII, em 1732. A fonte está a frente do Palácio Poli, junto a ele, uma construção igualmente linda.
Desta forma, você não pode deixa-la de fora de seu roteiro em Roma.
Endereço: Fontana de Trevi.
Entrada: Gratuita.
Horário de Funcionamento: Visitação Livre.
Piazza Venezia e Monumento Vitorio Emanuelli II
Piazza Venezia é o ponto onde cruzam a maior parte das linhas de transporte público da cidade de Roma.
Além disso, nesta praça, você encontrará o Palácio Veneza, e o Palácio da Segurança Geral, e bem em frente à praça, o monumental Vitorio Emanuelli II.
Um monumento construído entre 1878 (ano de sua idealização) a 1935 quando foi totalmente concluído. É possível visitar seu terraço e ter uma vista privilegiada de Roma, e do Fórum Romano.
Endereço: Piazza Venezia.
Entrada: 7,00 Euros.
Horário de Funcionamento: Diariamente das 9h30 às 19h30.
Fórum Romano
As ruínas encontradas no Fórum Romano, datam dos séculos VII a.C. a IV d.C.
Foram construídos vários edifícios para cuidar da parte administrativa da cidade, àquela época.
Além, de edifícios administrativos, também foram construídos templos em homenagem a Imperadores da época.
Os imperadores homenageados foram Tito, Vespasiano, Antonio Pio e Faustina. Desta forma, fazer uma caminhada por estas ruínas é algo emocionante. Aconselho comprar a entrada antecipadamente.
Mas, é necessário entrar primeiro no Fórum Romano. Esta é uma atração que não pode ficar fora de seu roteiro em Roma.
Endereço: Largo della Salara Vecchia 5/6
Entrada: A visita ao Fórum Romano dá direito a visita ao Coliseu, 37,80 Euros entrada sem fila.
Horário de Funcionamento: Os horários variam entre 8h00 à 16h30 e 8h00 à 18h00, dependendo da época do ano.
Que tal um tour virtual por Roma Antiga? Clique no link que deixei aqui e saiba como.
Coliseu
O nome oficial do Coliseu, é Anfiteatro Flávio, construído em 71 d.C. Outro ponto que não podem ficar fora de seu roteiro em Roma.
O Coliseu possui 188 metros de comprimento, 156 metros de largura e 57 metros de altura, uma enormidade, que comportava 50.000 pessoas.
Além disso, foi construído com tijolos e todo revestido de mármore travertino, tinha vários níveis para acomodar os visitantes, quanto mais próximo a arena, maior o nível da pessoa.
O Coliseu foi utilizado para combates entre gladiadores, e entre gladiadores e animais selvagens. Esta, era a forma utilizada para a diversão da população Romana.
Horário de Funcionamento é o mesmo do Fórum Romano. Clique aqui para fazer um tour virtual pelo Coliseu?
Andar pelas Ruazinhas de Roma
Outra opção de roteiro em Roma, é andar por suas ruas, perder-se por Roma, e assim, conhecer lojinhas simples e graciosas.
Aquelas ruazinhas, que são permitidas apenas para pedestres, e que, por todos os lados, haverá uma construção antiga, algum monumento, praça e restaurantes com mesas na rua.
Dicas de Hospedagem – Roteiro em Roma
Para realizar este roteiro, sugiro que você fique hospedada próxima ao Vaticano, ou Praça Navona, ou Castelo Sant’Angelo.
Desta forma, facilitará sua caminhada por estes pontos turísticos, além de aproveitar caminhadas pelas lindas ruas de Roma.
Para fazer a cotação de hotel em Roma utilize este link.
Dicas para economizar com Passagens Aéreas
As passagens aéreas são uma parte que impacta consideravelmente o custo de um roteiro em Roma. Claro que não é o maior custo, normalmente hospedagem e alimentação costumam ser os maiores valores.
- Para conseguir melhores valores para sua passagem a primeira dica é ter flexibilidade nas datas de sua viagem. O ideal seria marcar suas férias no período que conseguir a passagem mais em conta, mas sei que nem sempre isso é possível;
- A segunda dica, é começar a fazer buscas das passagens com ao menos 5 meses de antecedência;
- Terceira dica é criar nos mecanismos de buscas, alertas sobre alterações dos valores das passagens para o destino escolhido;
- A quarta dica, é buscar passagens para Bolonha, é a cidade que sempre encontro passagens mais em conta para entrar na Itália. Gênova também tem bons preços. Claro que isto não é uma regra, mas comece sua busca por estas cidades e depois vá tentando outras;
- Por fim, algo que ajuda a reduzir o valor das passagens, é comprar a chegada e partida pela mesma cidade. Vou dar dicas de como organizar o roteiro.
Há vários mecanismos de busca de passagens que você pode utilizar na hora de montar seu roteiro Roma. Eu normalmente utilizo o Passagens Promo, Skyscanner, Google Flights e Melhores destinos.
Segurança para seu Roteiro em Roma
Outro ponto importante em que se deve pensar na programação de sua viagem à Roma, é com a segurança e saúde de todos. Inclusive o Seguro Viagem é uma exigência para entrada na Europa.
Desta forma, é aconselhável contratar um Seguro Viagem Internacional. Não temos como prever se teremos algum imprevisto de saúde na viagem.
Então, é melhor prevenir, que arcar com um custo elevado por causa de algum problema de saúde durante sua viagem. Normalmente os hospitais e consultas médicas fora do Brasil são caríssimos.
Conheço casos de amigos, que tiveram custos em torno de 25.000,00 Euros com despesas médicas.
Portanto, investir menos de R$ 200,00 para evitar problemas, é bastante razoável. Sem contar, que o seguro viagem internacional tem outras coberturas, além da parte médica.
Os contratos preveem despesas com cancelamento e atraso de voos, extravio de bagagem, traslado e viagem de familiar para apoio, entre outros imprevistos.
Outra dica importante, sempre deixe copias de seu contrato de seguro viagem com algum familiar no Brasil. Deixe em destaque os números de contato, caso seja necessário acionar o seguro em ambas as copias.
Tenha também seus contratos salvos no celular, em um e-mail que você consiga acessar facilmente online. Leve estes documentos, e os comprovantes de hospedagem, passagem de retorno, também impressos. Inclusive durante a viagem, em sua bagagem de mão, caso seja solicitado na imigração.
Para contratar um seguro viagem, você pode utilizar a plataforma da SegurosPromo, um parceiro do Viagens de Cá pra Lá.
Uma plataforma totalmente segura, onde você encontrará um comparativo de várias seguradoras, com os melhores custos benefícios.
E com o cupom DECAPRALA5, você consegue um desconto de 5% em qualquer plano. Além disso, pagando em boleto, terá mais 5%. E aproveite seu roteiro em Roma, com toda segurança e conforto.
Dica para manter-se conectado na Itália
Viajar para fora do país, sempre causa alguns problemas quando o assunto é conexão com a internet.
Todos gostamos de ficar conectados com nossas famílias e amigos. Além disso, ter a possibilidade de postar as fotos dos destinos nas redes sociais, também é um desejo.
Sem contar que estando conectado o tempo todo em sua viagem, você poderá consultar seu roteiro personalizado, seguir rotas em mapas para seu roteiro em Roma e pesquisar mais informações sobre o destino.
Mas, usar o roaming do celular vai gerar um custo alto, ou depender da internet wifi dos hotéis e restaurantes nem sempre resolve a situação.
Uma sugestão é levar o chip internacional daqui do Brasil, e já chegar conectada no destino. Eu sempre compro um chip de celular aqui e levo comigo.
É super prático, basta desligar o celular durante o voo e trocar os chips. Quando ligar novamente o aparelho, ele já estará conectado.
Lembrando que, mesmo que seu aparelho seja de duplo chip, retire o chip de sua operadora.
Então, basta ligar novamente o aparelho, acionar o sistema de roaming, para que, ele passe a funcionar normalmente.
Além disso, seu whats app permanecerá com seu número de telefone do brasil, sendo assim, você poderá continuar utilizando seus contatos.
Conclusão
Este roteiro em Roma é totalmente possível de ser feito caminhando, claro que é necessário que se tenha o hábito de caminhar.
Mas fazendo estes passeios em dois dias, será muito tranquilo de completá-lo sem grande desgaste.
Na segunda vez que estive em Roma, fiz este mesmo Roteiro em um dia, foi corrido, mas foi até que tranquilo.
Então, no final do passeio, peguei o metrô na estação em frente ao Coliseu e voltei ao aeroporto para pegar o voo, de volta ao Brasil.
Com este roteiro em Roma, você conhecerá as atrações mais procuradas da cidade. Além, de ver outras construções lindas pelo caminho. Ficou com dúvidas sobre este roteiro? Tem outras sugestões de passeios por Roma? Deixe seu comentário aqui embaixo, será um prazer responder. Gostou destas dicas? Então, siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.
13 Responses