Lugares Tranquilos para Passar o Carnaval na América do Sul

Nem todo brasileiro é adepto as folias de carnaval. Se você é como eu, provavelmente está em busca de lugares tranquilos para passar o carnaval em 2019. E não vejo problema algum nisto. Nos meus tempos de adolescente sempre gostei do carnaval, mas como morava no interior o carnaval, os “bailes de carnaval”, aconteciam nos clubes da minha cidade.

Era mais tranquilo, não era muito tumultuado e ainda assim era divertido. Nada contra quem gosta do agito dos blocos de carnaval de rua. Deve ser muito divertido também, mas eu já estou em uma vibe diferente, querendo ficar longe de muito agito…rs

Mas se tiver oportunidade tente conhecer um “baile de carnaval” que ocorre nos clubes, é divertido também. Como o feriado de carnaval é um feriado prolongado, são quase 5 dias de folga para alguns (quatro e meio para outros), é uma ótima oportunidade para descansar e relaxar.

Abaixo a lista de lugares que já visitei, alguns deles no carnaval outros em outras épocas. Mas fiz uma pesquisa e descobri que são lugares tranquilos para passar o carnaval, pois não têm tradição de carnaval de rua.

 

Lugares Tranquilos para passar o Carnaval - Parque Caracol - Canela-RS
Parque Caracol – Canela-RS

 

Lugares Tranquilos para Passar o Carnaval

  1. Buenos Aires;
  2. Montevidéu;
  3. São Bento do Sapucaí;
  4. Campos do Jordão;
  5. Visconde de Mauá;
  6. Penedo;
  7. Canela;
  8. Bento Gonçalves;
  9. Cambará do Sul;
  10. Capitólio.

Esta lista será suficiente para você verificar qual o lugar mais legal para sua viagem. Com ela em mãos você poderá buscar valores de passagens aéreas, ou caso queira economizar, poderá escolher um lugar mais próximo a você. E assim fazer uma viagem de carro, o que reduz bastante o custo.

Neste texto farei um resumo rápido de cada destino, mas você encontrará as informações completas sobre os destinos no blog Viagens de Cá pra Lá. Deixarei os links para cada texto complementar.

Mas, vamos ao que interessa.

 

Lugares tranquilos para passar o carnaval - Capitólio-MG
Capitólio-MG

 

Lugares Fora do Brasil para passar o Carnaval

Buenos Aires

A capital da Argentina é uma cidade que me apaixonou desde a primeira vez que a visitei. Uma cidade toda plana, com arquitetura preservada e um povo hospitaleiro. Por todos os lugares onde andei, sempre havia uma pessoa solicita para passar informações. Tirando uma certa dificuldade com o Idioma, já que meu portunhol funciona muito bem…rs, sempre consegui as informações que precisei.

Buenos Aires tem muitos pontos turísticos a serem visitados, é possível fazer uma visita guiada a Casa Rosada, ao Congresso Nacional e até cemitério é aberto a visitação. Meio macabro este passeio, mas eu também já fiz.

Há várias opções de museus, parques e monumentos para conhecer. Sem contar os outlets espalhados  pela cidade. É possível usar o ônibus hop on hop of para conhecer todos os pontos.

Até existem alguns festejos de carnaval, mas bem mais tranquilo que no Brasil. E mesmo sendo feriado na segunda e terça a cidade não para totalmente, apenas bancos e casas de cambio ficam fechados. Portanto é bom trocar seu dinheiro logo na chegada, ou levar do Brasil. Veja neste texto 12 dicas de passeios em Buenos Aires para montar seu roteiro. Aproveite para cotar hospedagem em Buenos Aires neste Link.

 

Lugares tranquilos para passar o Carnaval - Casa Rosada - Buenos Aires-AR
Casa Rosada – Buenos Aires-AR

 

Montevidéu

A capital uruguaia também é um bom destino para quem quer ter um período de descanso no feriadão de carnaval. A cidade é simples, mas tem alguns pontos turísticos interessantes, como o Teatro Sollis, a Praça da Independência, Palácio Salvo, Palácio Estevez, Catedral Metropolitana e o Porto de Montevidéu.

Estes foram os pontos que consegui conhecer na minha visita de um dia à cidade. Mas infelizmente somente uma visita para fotos, pois cheguei a Montevidéu de Navio, num domingo e era Natal. Ou seja, nada estava aberto, mas ainda assim foi um passeio excelente, para me mostrar que tenho que voltar a cidade e conhecer tudo em detalhe.

No carnaval, a segunda e terça também é feriado e tudo estará fechado, mas você poderá aproveitar estes dois dias para conhecer Punta Del’Este e Colônia do Sacramento. Punta Del’este fica a  131 km de Montevidéu, já Colônia do Sacramento fica a 181 km da capital uruguaia. Totalmente possível fazer um bate e volta de carro. No blog Viagens de Cá pra Lá tem um texto sobre o que fazer em Montevideu. Neste link você encontrará opções de hospedagem em Montevideu.

 

Lugares tranquilos para passar o carnaval - Montevidéu - Uruguai
Montevidéu – Uruguai

 

Lugares Tranquilos para passar o Carnaval no Brasil

São Bento do Sapucaí-SP

Uma pequena cidade no interior de São Paulo, localizada na Serra da Mantiqueira. Um destino para quem gosta de contato com a natureza. Na cidade é possível realizar trilhas, escaladas, treking e visitas a cachoeiras.

Fica do ladinho de outras cidades tão lindas quanto ela, como Santo Antonio do Pinhal, Gonçalves-MG e Campos do Jordão. Também é uma opção de hospedagem para visitar Campos do Jordão, já que tem hospedagens mais em conta.

Um dos passeios que fizemos foi a subida a Pedra da Ana Chata, de onde se tem uma vista maravilhosa da região. Também visitamos várias cachoeiras em um passeio de bike, que já se tornou um ponto alto em nossa forma de turistar pelos destinos.

Por lá você encontrará muita tranquilidade, já que o único evento relacionado ao carnaval é o Bloco do Zé Pereira, que desfila pela cidade com seus Bonecos Gigantes. E poucas pessoas o acompanham. É até um daqueles carnavais de antigamente, bem mais tranquilos.

Neste post conto tudo sobre estas cidades turísticas de São Paulo, São Bento do Sapucaí, Santo Antonio do Pinhal, Gonçalves-MG  e Campos do Jordão. Espero que lhe ajude a montar seu roteiro, neste lugar tranquilo para passar o carnaval.

 

Lugares tranquilos para passar o carnaval - Vista do Alto da Pedra Ana Chata - São Bento do Sapucaí
Vista do Alto da Pedra Ana Chata – São Bento do Sapucaí

 

Campos do Jordão-SP

Sou apaixonada por esta cidade, se tiver uma oportunidade dou um pulinho por lá, tanto que ela faz parte de várias indicações no blog Viagens de Cá pra Lá.

A cidade não é das mais baratas, em termos de hospedagem e alimentação, mas realmente vale a pena uma visita. O centro comercial tem arquitetura toda inspirada em construções alemãs.

O clima da cidade é maravilhoso, estive por lá no carnaval de 2018, acho que foi a melhor época para visitar a cidade. Mesmo sendo fevereiro, que é um mês quente, as temperaturas eram bastante amenas. Durante o dia não fazia aquele calorão, e a noite a temperatura caia um pouco mais e era super gostoso para dormir.

Como Campos é uma cidade muito turística em São Paulo, está sempre bastante cheia e no carnaval não tinha tantos turistas. Foi realmente uma visita para descansar. Para não dizer que não teve nada relacionado a carnaval, havia um grupo de músicos que passava pelas ruas do centro tocando marchinhas de carnaval.

Aproveitei a época para conhece pontos menos conhecidos dos turístas como o Horto Florestal, conheci também o Museu Felícia Leirner e o Bosque do Silêncio, que são pontos turísticos em Campos do Jordão, que poucas pessoas conhecem.

Para ter um Carnaval tranquilo, Campos será uma ótima opção de lugar para visitar. Para hospedagem em Campos do Jordão utilize este link.

 

Lugares tranquilos para passar o carnaval - Museu Felícia Leirner - Campos do Jordão-SP
Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão-SP

 

Visconde de Mauá-RJ

Visconde de Mauá é uma pequena vila da Cidade de Resende, no Rio de Janeiro. É realmente pequena, com poucas ruas, onde a rua principal é onde encontram-se restaurantes, cafés, lojas de artesanatos e guloseimas.

Esta vila se divide, na verdade entre Resende e Itatiaia, é um lugar em que o estado do Rio de Janeiro mais investiu na preservação de animais silvestres. Existem, ao longo da estrada de acesso a Visconde de Mauá, passagens subterrâneas e aéreas para a locomoção dos animais.

A vila é simples, mas ao redor há várias opções de passeio em meio a natureza. No centrinho comercial mesmo é possível fazer uma trilha de 2 km, pelo Bosque do Visconde. Atrás das lojas há um trecho que terreno gramado, onde corre o Rio Preto, é muito relaxante andar pela margem deste rio.

Mais a frente sobre o Rio Preto, há a Ponte dos Cachorros que leva a um parque. Ao lado de Visconde de Mauá, estão as vilas de Maromba e Maringá, esta última se divide entre Maringá do Rio e Maringá de Minas. A vila é literalmente dividida entre os dois estados, de um lado do Rio Preto, está o estado do Rio de Janeiro e do outro lado está Minas gerais.

Maromba é um lugar para ser explorado de quadriciclo, visitando suas lindas cachoeiras, já Maringá, é repleta de lojinhas, restaurantes, artesanato e deliciosos chocolates.

Creio que irá adorar passar o carnaval nestas vilas. Será uma excelente opção, tanto para descanso, quanto para passeios pela natureza. Para se hospedar em Visconde de Mauá, faça sua pesquisa por este link.

 

Lugares Tranquilos para passar o carnaval - Vista do Bosque do Visconde - Visconde de Mauá-RJ
Vista do Bosque do Visconde – Visconde de Mauá-RJ

 

Penedo-RJ

Outra vila encantadora, esta pertencente a Itatiaia, também no Rio de Janeiro. Esta vila também fica próxima a Visconde de Mauá e as outras vilas de Resende.

Nesta vila há o shopping Vale dos Duendes, com muitas lojas de roupas em couro, artesanatos, móveis e decorações lindos e doces e queijos deliciosos.

Ainda no centrinho de Penedo há a pequena Finlândia, uma galeria a céu aberto, com lojas de artesanatos, roupas, doces, chocolates, sorvetes, queijos e muitas delicias.

Na pequena Finlândia é onde fica a vila do Papai Noel, é um lugar encantador, para crianças e adultos também. Adorei conhecer Penedo, e será um lugar tranquilo para passar o carnaval, além de estar do lado do Parque Nacional de Itatiaia, onde é possível fazer trilhas, escaladas e conhecer várias cachoeiras.

Mesmo sem sair da vila, é possível visitar cachoeiras bem próximas ao centro. Com certeza, será uma excelente opção tanto para descanso, quanto para desestressar em contato com a natureza.

Neste texto conto tudo que é possível fazer em Penedo, e neste como é visitar o Parque  Nacional de Itatiaia. E para encontrar a melhor hospedagem em Penedo, neste link você terá as melhores opções com o melhor custo benefício.

 

Lugares tranquilos para passar o carnaval - Pequena Finlândia - Penedo-RJ
Pequena Finlândia – Penedo-RJ

 

Canela-RS

É uma pequena cidade da Serra Gaúcha, muito conhecida dos turistas, mas que normalmente nem é mencionada nos sites que falam de turismo.  Isto porque a cidade mais famosa na região é Gramado, as duas cidades ficam coladas uma na outra. Há até confusão de qual ponto turístico pertence a uma, ou a outra.

Mas como Canela é menos famosa, também é menos lotada, o que dará uma certa tranquilidade para o descanso no feriadão do carnaval. Canela tem muitos pontos turísticos interessantes, tem a ruazinha do centro, com lojas, galerias e casinhas de madeira, com muito artesanato e doces.

Um pouco mais atras das casinhas de madeira coloridas, há um galpão, por lá aos finais de semana costuma acontecer uma feira. Mas não é uma feira comum, por lá são expostos vários produtos que são produzidos por locais.

Por lá são vendidos molhos, geleias, pães, queijos e muitas outras delicias do campo. Sem contar o contato com a natureza que você terá, visitando o Parque do Caracol e incontáveis museus e parques temáticos.

Tem todas as informações sobre o que fazer em Canela, neste texto. E para escolher a melhor hospedagem em Canela, com o melhor custo use este link.

 

Lugares tranquilos para passar o carnaval - Cascata Caracol - Canela-RS
Cascata Caracol – Canela-RS

 

Bento Gonçalves-RS

Bento Gonçalves é o lugar mais apaixonante que conheci, uma cidade movimentada, mas simples. Com muitas igrejas, e repleta de vinícolas e produtores de queijos deliciosos.

O Carnaval em Bento Gonçalves, é como aquele que citei no início do texto, todos em clubes, portanto, quem não curte os festejos, não participará obrigatoriamente.

São muitas opções de passeios para se divertir na cidade. Passeio de bike para visitar a vinícola Aurora que fica dentro da cidade, conhecer o portal da cidade e algumas igrejas. O passeio que eu recomendo muito é o passeio de Maria Fumaça, e se puder fazer o completo será ainda melhor.

Outra visita maravilhosa é fazer o Caminhos de Pedra, são várias construções do tempo da imigração italiana na cidade. A sensação que se tem caminhando por elas é de estar em uma vila no interior da Itália. Fiquei apaixonada pelo Caminhos de Pedra.

Como o feriado de Carnaval é longo, é totalmente possível ir até Bento Gonçalves, o aeroporto mais próximo é o de Porto Alegre. Caxias do Sul também é próximo, mas o aeroporto de lá sempre fecha por mau tempo e isso poderá estragar sua viagem. Faça sua reserva de hospedagem em Bento Gonçalves por este link.

 

Lugares Tranquilos para passar o carnaval - Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves-RS
Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves-RS

 

Cambará do Sul-RS

Outra pequena cidade do Rio Grande do Sul, com apenas 6.000 habitantes, a cidade em si não tem muito o que fazer. Porém é uma região abençoada por uma natureza exuberante. Em suas áreas rurais, enquanto busca os locais mais lindos, você passa por grupos de vacas e bois, ovelhas e carneirinhos e um incontável número de aves.

Em seu entorno há inúmeras cachoeiras, algumas podem ser visitadas de carro, outras necessita o acompanhamento de guias em carros 4 x 4. Mas a maior atração da cidade são os canyons.

Eles estão localizados em dois parques o Parque Nacional da Serra Geral e o Parque Nacional Aparados da Serra. Em ambos é possível fazer passeios pela natureza por trilhas que te levarão a vistas espetaculares, realmente de tirar o fôlego.

No parque Nacional da Serra Geral há trilhas que exigem um pouco mais de preparo para serem feitas. São mais longas e alguns trechos mais íngremes, outros trechos é necessário passar por dentro de um rio, raso, mas precisa passar por cima de pedras.

Já no Parque Nacional Aparados da Serra, as trilhas são mais simples sem muitas subidas e descidas. A maior delas tem a extensão de 6 km, ida e volta, e é bem fácil. Eu fiz os dois parques em um único dia. Foi um pouco cansativo, mas valeu cada centímetro caminhado.

Neste texto sobre o Canyon Itaimbezinho em Cambará do Sul, há todas as dicas de como visitar, como chegar e quais os horários de funcionamento dos parques e trilhas. Tenho certeza que irá se apaixonar por este lugar. Use este link para reservar sua hospedagem em Cambará do Sul.

 

Lugares tranquilos para passar o carnaval - Cascata dos Venâncios - Cambará do Sul-RS
Cascata dos Venâncios – Cambará do Sul-RS

 

Capitólio-MG

Nesta cidade você também encontrará canyons e cachoeiras, mas com características totalmente diferentes. Desta forma com uma beleza única, que nunca encontrei em nenhum destino até agora.

De todos que citei, este talvez não seja um dos lugares mais tranquilos para passar o carnaval, pois já se transformou em um ponto turístico bem conhecido. Mas com certeza, mesmo com toda sua movimentação e até com uma comemoração de carnaval na praça principal da cidade, será maravilhosa sua estada.

Apesar de ser bem procurada por turistas, suas cachoeiras mais bonitas ficam bastante afastadas do centro da cidade. Este fato faz com que estas cachoeiras sejam menos lotadas.

Na cidade de Capitólio em Minas Gerais, também é possível fazer passeios de barco, que levam a lugares especiais, como o Bar Flutuante e Lagoa Azul e a Cachoeira dos Canyons. Os passeios são feitos em lanchas ou em chalanas, que são antigas balsas.

Estes passeios são feitos pelo Lago de Furnas, o maior lago artificial do mundo, com 1.457 km quadrados também conhecido como Mar de Minas. Todos os passeios saem da ponte do Rio Turvo, que não tem como não encontrar, estará cheio de pessoas e ônibus de turistas parados. Por lá também há dois restaurantes com preços razoáveis.

No texto que coloquei o link acima, conto tudo que tem pra fazer em Capitólio, como chegar, onde comer e todas as cachoeiras que consegui conhecer. Para hospedagem em Capitólio, use este link.

 

Lugares tranquilos para passar o carnaval - Capitólio-MG
Capitólio-MG

 

Cuidados em sua viagem

Em toda viagem que inclua passeios em meio a natureza e próximo a rios e cachoeiras é necessários alguns cuidados. Veja as dicas para aproveitar ao máximo estes lugares tranquilos para passar o carnaval, sem correr riscos.

  • Sempre leve repelente e protetor solar;
  • Hidrate-se o tempo todo, lembre que o carnaval ocorre em uma época bem quem do ano;
  • Sempre visite lugares como os canyons, cachoeiras e trilhas de calçados presos aos pés, como tênis ou botas de treking, nunca use chinelos, sandálias ou sapatilhas;
  • Tome cuidado redobrado com as crianças, alguns dos canyons que citei, não têm barreiras e o precipício é aberto;
  • Ao visitar cachoeiras sempre verifique a previsão do tempo, se houver previsão de chuvas não entre nas cachoeiras, ou fique sobre pedras muito próximas ao curso do rio. Caso ocorra uma tromba/cabeça d’água, a força da água pode arrastá-lo, é muito perigoso;
  • E lembre-se, “não leve nada da natureza além de suas memórias, não tire nada além de fotos e não deixe nada além de pegadas”. Desconheço o autor desta frase, mas que é muito importante para a preservação do meio ambiente, e para continuarmos podendo visitar estes lugares incríveis.
Considerações finais

Neste texto coloquei várias opções de lugares tranquilos para passar o Carnaval e em vários estados do Brasil, e alguns lugares fora do país. Desta forma, creio que caso você não queira ter altos custos com sua viagem, poderá optar por algum destino mais próximo de você.

E assim conseguirá divertir-se sem ter um custo tão alto. Ah, só como informação extra, este ano passarei o feriadão de carnaval, novamente em meio a natureza e num lugar tranquilo, vou para São Francisco Xavier. Aguardem novas informações.

Caso precise de um carro para sua viagem, utilize este link para fazer sua pesquisa. Você terá a melhor cotação, de várias locadoras diferentes. Fará economia na sua locação e ainda ajudará o Blog De Cá Pra Lá a continuar dando dicas para sua viagem.

Fonte: Brasileiros por Buenos Aires, Prefeitura de São Bento do Sapucai.

Espero que esta dica de lugares tranquilos para passar o Carnaval ajude você a ter um ótimo descanso e relaxamento no próximo feriadão. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário aqui embaixo. Será um prazer responder. Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Até o próximo post.

Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Alessandra, é uma pessoa apaixonada por viagens. Formada em Comércio Exterior e escreve o blog Viagens de Cá pra Lá desde 2014. Adora ler e fazer fotos. Buscando sempre lugares inusitados para suas viagens, seu intuito é trazer informações mais completas possíveis para você, Leitor. Seja bem vindo ao blog Viagens de Cá pra Lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *