Lugares para Viajar no Frio, 19 destinos lindos para sua viagem

Lugares para Viajar no Frio

O inverno está chegando e com ele aquele clima que eu super adoro. Você também gosta do inverno? Neste texto deixarei a indicação de lugares para viajar no frio, destinos ótimos com clima de montanha, para curtir uma viagem de inverno.

Pelo menos para mim o inverno é a estação propícia para uma viagem mais tranquila, pois é o momento em que as baixas temperaturas colaboram para caminhadas, sem tanto cansaço.

São cidades em vários estados brasileiros, que com as temperaturas mais amenas, farão sua viagem mais agradável.

Lugares para Viajar no Frio

Minas Gerais

Tiradentes: Tiradentes é uma cidade que expira romantismo. Suas ruas estreitas em pedra, suas construções coloniais, são de um charme infinito.

Em cada sacada com flores coloridas, um convite para se emocionar. É difícil explicar as sensações transmitidas por esta pequena cidade mineira, repleta de história.

Seu patrimônio histórico, é muito bem preservado e a acolhida oferecida por seus moradores complementam a graciosidade da cidade.

Em seu centro histórico há vários bares e restaurantes de clima romântico, um convite para um jantar ou um drink a dois. Para saber tudo sobre o que fazer em Tiradentes, acesse este texto com o roteiro completo.

 

Tiradentes - Minas Gerais - Lugares para viajar no Frio
Tiradentes – Minas Gerais

 

Ouro Preto: Esta é a cidade mineira com o maior patrimônio histórico brasileiro preservado. Com suas ladeiras com calçamento em pedras e suas construções datadas do período colonial, encantam aqueles que passam por suas ruas.

São muitos pontos de interesse que contam a história do Brasil colonial. Suas igrejas, casarões e museus são o testemunho de um tempo longínquo, mas muito importante de nossa história.

Visitei a cidade em setembro, final do inverno, e as temperaturas ainda estavam amenas. Como gosto do inverno, creio que os meses de junho a agosto, sejam bastante agradáveis para sua viagem a Ouro Preto.

Neste texto sobre Turismo em Minas Gerais, há o roteiro completo para sua visita a Ouro Preto.

 

Ouro Preto - Minas Gerais - Lugares para viajar no frio
Ouro Preto – Minas Gerais

 

Mariana: Mariana também é uma cidade com um patrimônio histórico muito vasto, mas não muito preservado. Há vários prédios bastante deteriorados, mas ainda assim, uma cidade graciosa.

Ela fica a poucos quilômetros de distância de Ouro Preto, assim é totalmente possível unir as duas cidades na mesma viagem.

Creio que o inverno também será uma boa opção para fugir do calor da região, facilitando as caminhadas pelas cidades com maior conforto.

Fiz um roteiro completo sobre Mariana, no texto Pontos Turísticos de Minas Gerais.

 

Mariana - Minas Gerais - Lugares para viajar no frio
Mariana – Minas Gerais

 

Poços de Caldas: Uma cidade que já foi muito procurada por turistas na década de 1990. Hoje já não é muito conhecida, mas ainda é um destino gostoso para uma viagem despretensiosa, para ter contato com a natureza.

Poços como chamávamos a cidade lá nos idos 1980 e 90 era tida como um destino romântico, muito visitado por casais em lua de mel. Hoje a cidade não é a famosinha de antigamente, mas ainda tem seus encantos e romantismo.

Há vários pontos turísticos interessantes e passeios divertidos na cidade, veja um roteiro completo neste texto sobre o que fazer em Poços de Caldas.

 

Represa Bortolan - Poços de Caldas - Minas Gerais - Lugares para viajar no frio
Represa Bortolan – Poços de Caldas – Minas Gerais

 

Monte Verde: Creio que Monte Verde dispense apresentações, mas ainda assim, vale lembrar dela aqui.

Este destino é tudo de bom, no inverno com seu clima de montanha é delicioso para descansar. Suas temperaturas de montanha propiciam aquele clima romântico, e também oferece passeios que agradam aos pequenos.

Monte verde é uma cidade lindíssima, e oferece restaurantes, bares, cervejarias com ótima gastronomia e passeios para todos os gostos. Trilhas, passeios de quadriciclo, fazendinhas com diversão para crianças e adultos e muitas lojas deliciosas e lindas.

Neste texto Para Onde Viajar Próximo a São Paulo, há várias dicas sobre Monte Verde.

 

Hotéis: encontre os melhores hotéis, com os melhores preços e com toda praticidade, sem pagar nada mais por isso, e cancele quando quiser no Booking.com.

 

 

Monte Verde - Minas Gerais - Lugares para viajar no frio
Monte Verde – Minas Gerais

 

Paraná

Curitiba: Curitiba é uma capital com ares de cidade do interior, apesar de ser bem movimentada, mas ainda assim é uma cidade tranquila. Possui uma organização excelente e infraestrutura invejável.

Com seus parques e monumentos, esta é mais uma indicação de lugares para viajar no frio, tanto para uma viagem a dois, quanto para toda a família.

Possui uma linha de ônibus chamada Linha Turismo, que faz um tour pela cidade mostrando todos os pontos de interesse, onde é possível embarcar e desembarcar várias vezes.

Neste texto sobre Lugares para Ir em Curitiba, há todas os pontos de interesse que você encontrará na cidade.

 

Jardim Botânico - Curitiba - Lugares para viajar no frio
Jardim Botânico – Curitiba

 

Morretes: Esta pequena cidade fica a poucos quilômetros de Curitiba. Uma graça de lugar, e que pode ser acessada pela famosa Estrada da Graciosa.

A cidade é cortada por um rio muito largo e com restaurantes e lojas a suas margens, o que cria um charme irresistível a cidadezinha. A cidade é bastante quente no verão, por isso sugiro a visita no inverno, o que tornará as caminhadas por suas pequenas ruas, mais agradável.

Além de conhecer seu centro histórico e experimentar o Barreado, prato típico da região, você ainda pode aproveitar o passeio de trem até Curitiba. O trem passa por lugares com vistas incríveis.

Neste texto sobre O que fazer em Morretes, tem o roteiro completo na cidade.

 

Ingressos: Compre os ingressos para as atrações em suas viagens com a GetYourGyide, você terá toda a comodidade, e não perderá tempo precioso de sua viagem com filas.

 

Morretes - Paraná - Lugares para viajar no frio
Morretes – Paraná

 

Rio de Janeiro 

Penedo: Penedo não é uma cidade, e sim uma vila mais afastada de Itatiaia, no Rio de Janeiro. A vila tem poucas ruas, uma avenida principal com seu centrinho, e onde tudo acontece.

Por lá existem vários restaurantes, bares e galerias repletas de lojas de doces, queijos, roupas em couro, móveis e decoração. Uma perdição.

Ainda no centrinho há a Pequena Finlândia, uma vilinha, dentro da vila e onde está a casa do Papai Noel. A pequena Finlândia é toda murada e possui várias casinhas onde funcionam lojas de artesanatos e lembrancinhas da cidade. Além de lojas de chocolate, doces e sorveteria.

No texto sobre o que fazer em Penedo, você encontrará o roteiro completo na vila.

 

Pequena Finlândia - Penedo
Pequena Finlândia – Penedo

 

Visconde de Mauá: Visconde de Mauá também não é uma cidade, esta vila, apesar de ficar muito próxima a Penedo, pertence a Resende, também no Rio de Janeiro.

A vila também é cortada por um rio, e suas casas centrais e lojas são as margens do rio. A vilinha é um encanto, com muitas lojas, cafés e restaurantes.

Além do clima romântico, há também várias atividades ao ar livre para serem realizadas em Visconde de Mauá, como trilhas e mirantes para avistar as lindas paisagens da região.

Próximo a Visconde de Mauá há outros dois destinos, Maromba, mais voltadas a passeios em cachoeiras e Maringá. A vila de Maringá se divide pelo rio em Maringá do Rio e Maringá de Minas. Um encanto esta vila também.

Estas são outras opções de lugares para viajar no frio e você encontra o roteiro completo neste texto sobre Visconde de Mauá.

 

Aluguel de Carros: a RentCars te ajudará, fazendo um comparativo das melhores locadoras em todo o mundo, mostrando o melhor custo benefício.

 

Visconde de Mauá - Resende
Visconde de Mauá – Resende

 

Rio Grande do Sul

Gramado: Esta é minha cidade favorita no Rio Grande do Sul. Foi um sonho de muitos anos conhece-la, e quando o realizei, superou todas as minhas expectativas.

Uma cidade limpa, organizada e muito acolhedora. Repleta de atrativos tanto para adultos, quanto para crianças.

Muitos restaurantes, lojas e fábricas de chocolates, uma delícia. O único problema da cidade é que não é um destino barato. Mas valeu a pena cada centavo investido.

A cidade mais romântica que já visitei. Seus restaurantes com mesas na área externa na Rua Coberta, e as cadeiras com pelegos e os aquecedores, são um charme total.

Se ainda não conhece Gramado, sugiro fortemente que vá até lá, a cidade é maravilhosa.

Fiz um roteiro completo sobre a cidade no texto O que fazer em Gramado.

 

Praça da Rua Coberta - Gramado
Praça da Rua Coberta – Gramado

 

Canela: Canela fica coladinha a Gramado, também é uma cidade graciosa. Seu centro onde se encontra a Catedral de Pedra, é também onde você encontra lojas de artesanatos, alguns restaurantes e lanchonetes.

Já na saída da cidade há um outro “centro” onde há galerias com lojas e algumas casinhas coloridas onde funcionam lojas de artesanatos e comidinhas.

Em uma rua atrás das casinhas coloridas há um galpão, onde funciona aos sábados e domingos uma espécie de feira de produtos da região. Compramos duas cucas deliciosas lá.

Uma ótima opção de lugares para viajar no frio, e neste texto sobre O que Fazer em Canela RS, você terá o roteiro completo da cidade.

 

Parque Caracol - Canela
Parque Caracol – Canela

 

Nova Petrópolis: Outra cidade vizinha a Gramado e apesar de simples é uma cidade graciosa. No centro, a Praça da República com seu Labirinto de Flores, é uma das atrações para adultos e crianças.

Ao redor da praça restaurantes, lojas, galerias e lanchonetes. É lá também que se encontra o recinto onde acontecem as festas típicas da cidade.

Há muitos pontos interessantes a conhecer em Nova Petrópolis, inclusive pontos que lhe dão uma vista espetacular da região.

Veja o roteiro completo de Nova Petrópolis neste texto.

 

Aldeia dos Imigrantes - Nova Petrópolis
Aldeia dos Imigrantes – Nova Petrópolis

 

Bento Gonçalves: A cidade é famosa por seus vinhedos e vinícolas. Além de ter um espetáculo que homenageia seus imigrantes italianos e um passeios de trem super lúdico.

É possível ainda fazer visitas a suas vinícolas e degustar os maravilhosos vinhos produzidos na região.

No Caminhos de Pedra é possível conhecer construções do período da imigração e conhecer um pouco desta história.

Eu gostei demais de conhecer esta região dos vinhedos, e creio que seja um ótimo destino para o inverno.

Deixo aqui o link com todos os textos sobre Bento Gonçalves para montar seu roteiro pela cidade.

 

Internet no Exterior: a melhor forma de manter-se conectado fora do país, é utilizando um Chip da EasySim4u, com planos de internet ilimitada. Você já chega ao seu destino conectado.

 

Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves
Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves

 

São Paulo

Santo Antonio do Pinhal: Um destino para curtir o friozinho ao lado de uma lareira com uma taça de vinho ou um chocolate quente, acompanhada ou não.

Esta pequena cidade da Serra Paulista, fica muito próxima a Campos do Jordão. Cidadezinha simples, mas com muitas belezas naturais.

Seu centro possui uma igreja no topo de uma colina, várias lojinhas de artesanatos, doces, chocolates e sorvetes deliciosos.

Ao redor da cidades muitas possibilidades de atividades ao ar livre e também o passeio de trem até Campos.

Faça seu roteiro com as dicas deste texto sobre Santo Antonio do Pinhal.

 

Santo Antônio do Pinhal - São Paulo
Santo Antônio do Pinhal – São Paulo

 

Cunha: Não é necessário viajar a Provence, na França para conhecer uma plantação de lavanda. Claro que guardando as devidas proporções, é possível conhecer um lavandário aqui pertinho de São Paulo.

A cidade de Cunha, na Serra Paulista, fica a poucos quilômetros de Paraty, no Rio de Janeiro. Além dos lavandários também possui um parque com muitas belezas naturais e é uma grande produtora de cerâmicas e jóias artesanais.

Os moradores de Cunha são muito hospitaleiros e estão sempre prontos a ajudar e dar informações. Pela cidade você encontrará muitas lojas de cerâmicas e jóias, além de ótimos restaurantes com ótimos preços.

Todas as informações sobre o que fazer em Cunha, você encontra no link que deixei aqui.

 

Cachoeira no caminho do Parque Nacional da Serra do Mar - Cunha
Cachoeira no caminho do Parque Nacional da Serra do Mar – Cunha

 

Campos do Jordão: Uma das mais românticas cidade do interior Paulista. Muito conhecida já pelos turistas, mas continua sendo uma ótima pedida de lugares para viajar no frio. Eu já visitei a cidade três vezes  e iria muitas outras.

Sempre acabo descobrindo um novo ponto turístico que ainda não havia conhecido. Mesmo que não tenha muito tempo na cidade, um passeio pelo centro Capivari, já é o suficiente para se apaixonar por Campos.

A cidade tem diversão para quem gosta de compras, gastronomia, cervejas artesanais, chocolates e sorvetes deliciosos, passeios ao ar livre, trilhas e parque de aventura. Tem de tudo um pouco por lá.

Para montar seu roteiro não deixe de ver todas as dicas que tem nestes textos sobre Campos do Jordão.

 

Seguro Viagem: você sabia que para entrar na maior dos países é obrigatório ter um seguro viagem? Sem contar a importância de estar coberto, caso haja qualquer problema de saúde durante a viagem. Além disso o seguro tem outras coberturas, como extravio de bagagens e atraso ou cancelamento de vôos. Com a Segurospromo, você poderá comparar os melhores planos, das melhores seguradoras, com os melhores valores. Com o Código promocional DECAPRALA5 você terá 5% de desconto em seu seguro viagem.

 

Horto Florestal - Campos do Jordão
Horto Florestal – Campos do Jordão

 

Lugares para Viajar no Frio – Bate e Volta de São Paulo

Aqui vou deixar também algumas dicas de lugares para viajar no frio, mas que são bem próximas a São Paulo e totalmente possível uma visita de bate e volta.

Guararema: Esta é uma pequena cidade localizada a apenas 80 km de São Paulo. Uma ótima opção para um bate e volta, ou mesmo para passar um final de semana e relaxar.

A cidade tem alguns atrativos e o principal deles é o passeio de trem, em dois textos do blog conto tudo o que tem pra fazer em Guararema, deixo o link aqui com os textos.

 

Entrada para Ilha Grande em Guararema - São Paulo
Entrada para Ilha Grande em Guararema – São Paulo

 

Paranapiacaba: Esta charmosa vila de Santo André, cidade que faz parte da região do ABCD em São Paulo, é uma boa pedida para um passeio de domingo. Ela possui todo um clima especial, principalmente quando o nevoeiro cai sobre a vila e cobre tudo.

Este fato ocorre mesmo durante o verão, e é uma sensação inexplicável. Há vários eventos durante todo o ano que são realizados por lá. Neste textos, você encontrará informações sobre os pontos turísticos da Vila de Paranapiacaba e também do festival de inverno que acontece todo ano por lá.

São Roque: Estive em São Roque duas vezes, uma delas para participar da festa das Cerejeiras que acontece anualmente por lá, e outra para fazer a Rota do Vinho.

Também é muito próxima a São Paulo, são apenas 66 km de distância, excelente destino para um final de semana ou passeio de domingo. E no inverno, a cidade é ainda mais charmosa.

Deixo aqui o link com os textos com todas as atrações de São Roque.

Estes são destinos muito interessantes, ótimos lugares para viajar no frio. Todas estas cidades com climas de montanha e românticos. Espero que estas informações ajudem você a escolher seu destino para as próximas viagens. Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, será um prazer responder. Até o próximo post.

Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Alessandra, é uma pessoa apaixonada por viagens. Formada em Comércio Exterior e escreve o blog Viagens de Cá pra Lá desde 2014. Adora ler e fazer fotos. Buscando sempre lugares inusitados para suas viagens, seu intuito é trazer informações mais completas possíveis para você, Leitor. Seja bem vindo ao blog Viagens de Cá pra Lá.

10 Responses

  1. Lulu Freitas

    Amei a lista de lugares para viajar no frio pelo Brasil. São tantas opções!!!! Morro de vontade de conhecer o interior de Minas Gerais. As cidades histórias estão na minha lista e imaginar que também são boas para conhecer no inverno só aumentou a minha vontade.

  2. Carla Mota

    Gostei da sua ideia. A ideia de viajar quando faz frio assusta as pessoas mas pode ser maravilhoso. Eu, por exemplo, adoro!

  3. Marcela Marques

    Que delícia essas sugestões! Confesso que sempre fujo pra praia, mesmo com frio, mas fiquei morrendo de vontade de conhecer alguns desses destinos. Obrigada pelas dicas.

    • Alessandra Lima

      Oi Marcela, ainda não fui a praia no frio, já pensei no assunto, mas faltou coragem…rs
      Estes destinos são muito charmosos para uma visita no inverno.
      Abraços,
      Alessandra.

  4. Liany Garves Nogueira

    Ai chega esse friozinho e eu já penso em todos esses destinos e me dá uma vontade de comer foundue e beber vinho! Adorei todas as dicas. Alguns ainda não conheço e estão super na minha lista como Visconde de Mauá!

    • Alessandra Lima

      Oi Liany, realmente o frio é bem convidativo para estas degustações.
      Visconde de Mauá é uma gracinha, você vai gostar.
      Abraço,
      Alessandra.

  5. Andrea

    Olá,
    Adorei as dicas, ano que vem entro no ritmo das férias escolares e comecei a pensar em como aproveitar a semana de julho. Minas agora entrou na minha lista de lugares para conhecer.

    • Alessandra Lima

      Oi Andrea, que bom que gostou do conteúdo.
      Minas é um Estado lindo, sou apaixonada por suas cidades, seja para contato com a natureza, ou visitas as cidades históricas.
      Abraço,
      Alessandra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *